ASSUNTO

Integração com o sistema Renault Opt In/Out (LGPD) e DMSDI

Produto

Linx DMS

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Fabrica

Data

Autor

P&D

Área

Automotivo


  
FINALIDADE

Promover a integração com o sistema Opt In Out (LGPD) e DMSDI da montadora.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca RENAULT que devem efetuar a integração com o sistema Opt In Out (LGPD) e DMSDI da montadora.

APLICAÇÃO

Tem por objetivo detalhar como configurar o processo de comunicação dos dados entre o Linx DMS e os sistemas internos da Renault. O processo inclui o envio de dados cadastrais de clientes, Notas fiscais, Ordem de Serviços e Notas Canceladas, garantindo que as informações sejam transmitidas em tempo real.





Opt In/Out (LGPD) e DMSDI


Configuração Parâmetros

Acesso: Menu → Fábrica → Renault → Parâmetros → Aba "Atualização Cadastral Opt IN/OUT e DMSDI"

  • Deve ser marcado a opção "Utiliza Opt In/Out" e os campos necessários (autenticações e endereço das filas de entrada e saída);
  • Campo "Aceita dados automaticamente da montadora (Opt IN/OUT)". Ver seção "Aceite dos dados para contato";
  • Atenção! O campo <URL Integração> não precisa ser parametrizado, pois caso esteja vazio, será utilizada a URL padrão da Montadora. Somente informe o valor deste campo se necessário utilizar o ambiente de homologação ou mediante instrução da Linx ou Montadora.

Dica: os dados são fornecidos pela Montadora.

                                                                         

                                                                       Tela de configuração da integração Opt IN/OUT aba "Comunicação GCP"                   

Habilitar Autenticação Renault (OKTA)

Acesso: Menu → Fábrica → Renault → Parâmetros → Aba "RDCS / Renew"

Autenticação Renault (OKTA) é um provedor de autenticação da Renault que é necessários para diferentes aplicações disponibilizadas pela Renault.

  • Os dados de para autenticação são únicos para todos os clientes  que utilizam o Linx DMS,  então  não é necessário o preenchimento dos dados, já estão internos no sistema. As opções de Habilitar o "Utiliza Integração Renew" não faz parte desse processo e NÃO deve ser marcada.

       Tela de configuração de autenticação com OKTA


Opt In/Out (LGPD)- Atualização Cadastral

O processo de atualização cadastral é realizado através do integrador LDIRenIntegradorOPTIn_Out, ele é responsável por realizar o envio das alterações dos cadastros de clientes e receber as atualizações dos dados.

As alterações que são feitas no cadastro do cliente são enviadas para o servidor da Renault onde lá são manipuladas e distribuída para as outras concessionárias do mesmo grupo.

Configuração do LinxDMS Integrador

Integração Renault Opt In/Out (LGPD)

  • Acessar o diretório onde foi instalado o Linx DMS Integrador.
  • Executar o programa LDIConfig.exe.
  • Ir no menu "Configuração > Renault Opt In/Out
  • Na tela de configuração do banco de dados, deve ser preenchida as informações para acesso ao banco de dados.

Campos:

  • Tipo de banco de dados: Informe qual banco de dados é utilizado pela Revenda.
  • Host: Informe o IP onde se encontra o banco de dados.
  • Database: Informe o nome da base de dados.
  • Usuário: Informe o usuário do banco de dados.
  • Senha: Informe a senha do usuário do banco de dados.
  • Após informar todos os dados, clique no botão Testar conexão para verificar se o sistema irá conseguir se conectar com o bando de dados.

                   

                                                                                Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, acesso ao banco de dados


Após a apresentação da mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso”, clique em Next. Caso seja informado erro ao tentar conectar com o banco de dados, verifique os dados informados e teste novamente.

  • Na tela Renault Opt IN/Out deve ser preenchido a configuração da tarefa de integração e o tempo do ciclo da integração.

                   

                                                                              Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, nome descrição


Após realizar a configuração, o serviço do Linx DMS Integrador pode ser reiniciado.

Reinicie o serviço do integrador

  • Localize o gerenciador de serviços do Windows;
  • Clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
  • Clique em "Reiniciar o serviço";
  • Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".

                                         

                                                                                                                       Gerenciador de Serviços do Windows

Cadastro de Cliente (Opções de comunicação)

Acesso: Menu → Linx DMS → Faturamento → Manutenção de Clientes → Cadastro de Clientes → Aba "Manutenção" → Sub Aba "Comunicação"

Deve ser informado no cadastro dos clientes as informações de como este cliente deseja ser contatado, deverão ser marcadas as opções.

                                           

                                                                                                Tela de comunicação do cadastro de cliente


Após as configurações forem realizadas, o sistema realizará automaticamente a integração com o Opt IN/Out.

Acompanhamento status do processo de integração OPT IN/OUT.

Abra o programa LDIConfig.exe que fica em "C:\LinxDMSIntegrador";
Acesso: Configuração > Monitor do Log de Execução

                                                               

                                                                             Tela do Monitor Log de Execução

No programa "Monitor Log de Execução", clique no botão Configurar Conexão para abrir a janela "Configuração de Conexão".
Preencha os campos com os dados de acesso da base que deseja monitorar.
Clique em "Testar Conexão" para verificar se a comunicação com a base de dados está ok.

                                                                                                                                                                                                                                                                  Tela do Monitor Log de Execução


Na opção Módulo selecionar o processo LDIRenIntegradorOPTIn_Out onde poderá visualizar o andamento do processo.

     

Tela do Monitor Log de Execução

            

Aceite dos dados para contato

Acesso: Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out)

Quando o parâmetro "Aceita dados automaticamente da montadora" estiver marcado, o sistema ira aceitar automaticamente os dados de alteração de cadastro referente a contatos.

Caso o parâmetro não esteja marcado, os dados de contatos (e-mail, telefone e celular) devem ser aprovados manualmente no Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out) para que possam ser inseridos no sistema.

Aba Aceite de Dados:

Apresenta os registros pendentes de aprovação.

Opção Atualizar Dados: Atualiza as informações apresentadas do grid.

Opção Aprovar Dados Selecionados: Aprova os registros pendentes de aceite.

                               

                                                                        Tela de aprovação (aceite) dos dados para contato do cliente

Aba Listagem de Aprovação:

O resultado são os registros aprovados de acordo com o período informado.

                             

                                                                           Tela da Listagem de Aprovações.     


DMSDI- Dados de Nota Fiscal e Dados de OS.

O processo DMSDI é realizado através do integrador eLDIRenault, ele é responsável por realizar o envio das notas fiscais, notas fiscais canceladas e ordens de serviço para a Renault.

Configuração do LinxDMS Integrador

Integração Renault DMSDI

  • Acessar o diretório onde foi instalado o Linx DMS Integrador.
  • Executar o programa LDIConfig.exe.
  • Ir no menu "Configuração > Renault DMSDI
  • Na tela de configuração do banco de dados, deve ser preenchida as informações para acesso ao banco de dados.

Campos:

  • Tipo de banco de dados: Informe qual banco de dados é utilizado pela Revenda.
  • Host: Informe o IP onde se encontra o banco de dados.
  • Database: Informe o nome da base de dados.
  • Usuário: Informe o usuário do banco de dados.
  • Senha: Informe a senha do usuário do banco de dados.
  • Após informar todos os dados, clique no botão Testar conexão para verificar se o sistema irá conseguir se conectar com o bando de dados.

                                                                    Tela de configuração da integração DMSDI, acesso ao banco de dados

Após a apresentação da mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso”, clique em Next. Caso seja informado erro ao tentar conectar com o banco de dados, verifique os dados informados e teste novamente.

Integração de Notas Fiscais - NFE

  • No passo "Integração de Notas Fiscais - NFE" deve ser preenchido a configuração da tarefa de integração e o tempo do ciclo da integração;
  • Caso o período de Envio das Notas fiscais e notas fiscais canceladas, no campo inicial esteja em branco, será considerado o dia anterior ao da execução;
  • Campo <Forçar o reenvio de notas já integradas> irá reenviar as notas que já foram transmitidas com sucesso anteriormente.

                                                                         Tela de configuração da integração de Notas Fiscais - NFE

Integração de Ordem de Serviço

  • No passo "Integração de Ordem de Serviço" deve ser preenchido a configuração da tarefa de integração;
  • O campo <Solicitar Carga Inicial> ao clicar nesta opção será possível efetuar o envio da carga de OSs de período retroativo (em dias). Será solicitada a data inicial para envio da carga, estando como default a data de 01/01/2023. Para fazer a análise da carga enviada, avaliar o  tópico abaixo: Envio da Carga Histórica.

                                                                                Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço

Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço- Carga inicial


Após realizar a configuração, o serviço do Linx DMS Integrador pode ser reiniciado.

Reinicie o serviço do integrador

  • Localize o gerenciador de serviços do Windows;
  • Clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
  • Clique em "Reiniciar o serviço";
  • Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".

                                                                       Gerenciador de Serviços do Windows

Acompanhamento status do processo de integração DMSDI.

Abra o programa LDIConfig.exe que fica em "C:\LinxDMSIntegrador";
Acesso: Configuração > Monitor do Log de Execução

                                                             

                                                                                            Tela Monitor Log de Execução

No programa "Monitor Log de Execução", clique no botão Configurar Conexão para abrir a janela "Configuração de Conexão";
Preencha os campos com os dados de acesso da base que deseja monitorar;
Clique em "Testar Conexão" para verificar se a comunicação com a base de dados está ok.

                                                                                                                                                                                                                                    Tela Monitor Log de Execução


Na opção Módulo selecionar o processo eLDIRenault.exe onde poderá visualizar o andamento do processo.

  Tela Monitor Log de Execução


Consulta Log WEB

Acesso: LinxDMS Principal → Configuração → Consulta Log Web

  • Processo: Integração Renault LGPD e DMSDI
  • Operação: Selecionar a operação que deseja consultar
  • Para consultar os logs de comunicação com a Renault, selecione o registro no grid (Resultado) superior e, no grid inferior (Detalhes JSON), irá visualizar os detalhes da integração.

                                                                                     Tela de consulta de log WEB


Envio da Carga Histórica

Para realizar o envio da Carga histórica de dados de OS, a solicitação inicial da Montadora é que seja enviado os dados de 2023 e 2024 , para isso é necessário acessar o menu do DMSDI no Integrador . Ao executar a rotina, serão enviados os dados completos de OS até a data em que se encerra o envio da carga.

Dica: a indicação desta data foi solicitada pela Montadora para a implantação  das melhorias do projeto  liberadas em  Julho/2025, após esse período de implantação,  a carga pode ser utilizada sempre que necessário e a data inicial  pode variar de acordo com a necessidade da montadora.

Integração Renault DMSDI

  • Acessar o diretório onde foi instalado o Linx DMS Integrador.

  • Executar o programa LDIConfig.exe.

  • Ir no menu "Configuração > Renault DMSDI

  • Integração de Ordem de Serviço

Clicar na opção Solicitar Carga Inicial

Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço

Ao clicar, será solicitado o período, sendo que por default já vem a opção de 01/01/2023 .

Importante: com a liberação da melhoria no processo de envio dos dados de Ordem de serviço realizado em Julho/2025, a montadora solicita o envio da carga inicial dos anos de 2023/2024, portanto basta confirmar a  no OK para seguir com o envio.

Esse processo deve ser executado em todas as configurações, ou seja, para todas as lojas.

Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço-Carga Inicial

Após a  confirmação, será exibido a quantidade de registros encontrados para o envio da Carga.


Com o integrador em execução, será iniciado o envio da Carga de dados para a montadora.

Importante: Tirar um print dessa tela para envio á Montadora como evidência da quantidade de registros gerado por loja. Enviar a informação para os e-mails  que constam no comunicado e informa qual o número do DN.

O acompanhamento ao envio da carga deve ser feito utilizando o Monitor Log d Execução

Na opção Módulo selecionar o processo eLDIRenault.exe onde poderá visualizar o andamento do processo. Observar que no início do envio da carga, por loja, será apresentado  a quantidade de registros que estão sendo processados, que deve ser o mesmo apresentado na tela da solicitação da carga.

Tela Monitor Log de Execução


Os envios são realizados pelo Linx Dms Web, pode ser acompanhado também a evolução do envio da carga e caso seja necessário filtrar o envio de alguma OS em específico, usando os filtros que  tela oferece.

Acesso: LinxDMS Principal → Configuração → Consulta Log Web

  • Processo: Integração Renault LGPD e DMSDI
  • Empresa e Revenda: Pode ser usado o filtro por loja para facilitar o acompanhamento
  • Operação: Selecionar a operação 3 - Ordem de Serviço
  • Para consultar os logs de comunicação com a Renault, selecione o registro no grid (Resultado) superior e, no grid inferior (Detalhes JSON), irá visualizar os detalhes da integração.

Tela do Monitoramento Web

Serão apresentados em tela os registros , um a um das OS's que estão sendo enviadas,  os registros com Sucesso e os registros com Erro.

Tela do Monitoramento Web


Esse "ERRO" que ocorre é devido ao alto volume de dados que está sendo processado e o serviço da Renault pode ter um gargalo no processamento. Pode ser observado que a mensagem  de retorno será Too Many Requests. Isso indica que aquele registro não foi processado. Mas não é necessário realizar nenhuma ação, o sistema armazena esse registro e o reenvia novamente ao final do processamento, portanto, todos os registros da carga serão enviados.

Tela do  detalhamento do log

Caso seja necessário localizar algum registro de OS específico, pode ser utilizado o filtro "Descrição"  e informar o número da OS que deseja avaliar.

A título de informação: O campo Detalhe  na tela do Resultado , quando tem um "J" indica que  apresenta o Json dos dados enviados á Montadora, isso será usado somente se necessário para avaliar alguma informação.

Tela do detalhamento do log- busca de dados


No campo do Detalhamento do json, o campo RequestBody apresenta os dados enviados, caso seja necessário copiar esses dados, basta clicar 3X em cima do campo que será selecionado o texto completo.

Tela do detalhamento do log- detalhes Json


Após o envio da carga, os envios diários retornam ao normal.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.