Processo

Implantação da Nova Rotina de Peças Toyota

Tarefa

ATENDER A LOGÍSTICA DE REPOSIÇÃO DE PEÇAS DA REDE DE CONCESSIONÁRIAS TOYOTA

Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos

(CADA0610)Cadastro de Classes Especiais de Inventário – SCC
(CADA0620)Cadastro de Classes de Controle de Inventário
(CADA0630)Cadastro de Classes de Inventário
(CADA0635)Cadastro de Faixas Para Demanda/Frequência (Matriz)
(CADA0640)Cadastro de Classes ICC-SCC – Estoque de Segurança
(CADA0660)Cadastro dos Índices de Estoque por Fornecedor
(CADA0670)Cadastro de Produtos com Classes Especiais de Controle
(PEDT0100)Geração da Sugestão do Pedido de Compra
(PEDT0801)S/R – Atendimento Imediato (Service Rate)
(PEDT1000)At. Fornecedor – Produto (Estoque)
(PEDT1100)At. Fornecedor – Produto (Período)
(PEDT1510)Dias de Inventário - S/M
(PEDT2000)Manutenção da Sugestão do Pedido de Compra
(PEDT3000)Reclassificação do Estoque – ICC-SCC
(PEDT3010)Consulta Produto – Nova Metodologia

Passo a Passo 

Classificações

As classificações são divididas em:
Demanda: Da letra "A" até a letra "J".
Frequência: De 01 até 05.


Descrição

As letras intercaladas de "A" até "E", são classificações que irão ser base para a sugestão de pedido. Existem regras para pedir ou não letras neste intervalo, como também letras que não fazem parte deste intervalo, mas possuem Classe Especial de Controle, ou seja, cada Concessionária poderá definir qual a Classificação (ICC) que deseja que o sistema gere a sugestão ou não, e qual Classe Especial (SCC) quer que gere a sugestão ou não de compra.

A Toyota sugere que as peças classificadas como sendo ICC = "A" e "B" sejam analisadas de forma automática, e as demais sejam analisados quando necessário.

As faixas de Demanda e Frequência que o sistema deverá interpretar, são parametrizadas pela Concessionária. O sistema irá entender internamente como se fosse uma matriz, cruzando as faixas de Demanda e Frequência, para determinar qual a classificação de cada Produto.

Abaixo, segue um exemplo de uma matriz simplificada para melhor entendimento. A linha Horizontal determina a Frequência, e a linha vertical, a Demanda. O símbolo "~" significa a faixa. Ex: 5 ~7, ou seja, uma faixa entre 5 e 7.

INTERVALO A SER CONSIDERADO (EM VERDE)

 

 

 

 

 

 

 

8 ~

+

A5

A4

A3

A3

A2

A1

5 ~ 7

7

B5

B4

B3

B2

B1

 

4

4

C5

C4

C2

C1

 

 

3

3

C5

C4

C1

 

 

 

2

2

D5

D1

 

 

 

 

1

1

E1

 

 

 

 

 

 

 

1

2

3

4

7

+

 

 

1

2

3

4

5 ~ 7

8 ~


No exemplo acima, verifica-se que: 

Um produto com Demanda de 08 (peças) e com uma Frequência de 08 (saídas-pedidos), será classificado como sendo um item "A1", cor azul na matriz. 

Um produto com Demanda de 08 (peças) e com uma Frequência de 07(saídas-pedidos), será classificado como sendo um item "A2", cor laranja na matriz. 

Um produto dom Demanda de 07 (peças) e com uma Frequência de 05 (saídas-pedidos), será classificada como sendo um item "B1", cor verde na matriz. 

Lembrando que será classificado assim, caso os parâmetros da concessionária estiverem setados como a matriz acima. 

Nessa Matriz poderá ser efetivada manutenção quando a Concessionária achar conveniente, pois a mesma é totalmente parametrizada pela própria concessionária.| 

PROGRAMAS ENVOLVIDOS NA METODOLOGIA COM DETALHES

Módulo de Parâmetros

(CADA0610)
Nesse programa são cadastradas as classes especiais que a Concessionária desejar. Para essas SCC'S é possível determinar que um produto que tiver a referida SCC, deverá gerar sugestão ou não. Ex. Um produto que não tem movimentação suficiente para gerar sugestão, mas pertence a um Lexus e existe um cliente que possui esse modelo, e o mesmo não pode ficar sem esse produto, é possível atrelar essa SCC a esse produto, onde o mesmo será exibido na geração da sugestão, independente do mesmo ter movimentação suficiente para determinar compra. Como também pode ser o inverso, ou seja, um determinado produto com muita movimentação, mas não se deseja que o mesmo seja sugerido para a compra, pois pertence a uma operação específica de garantia, atrelamos a este produto essa SCC, e mesmo que o produto tenha movimentação, não será sugerido.
Algumas classes especiais são padronizadas pela Toyota e o sistema já as cadastra da seguinte forma:
N1 - SCC Novas até 06 meses de cadastro   
N2 - SCC Novas de  06 meses até 12 meses
N3 - SCC Novas acima de 12 meses, 


(CADA0620)
Nesse programa são cadastrados as referidas classes e o tempo de inatividade, para que o programa (PEDT3000) possa automaticamente de acordo com esses dias, alterar as classificações dos produtos, de acordo com o tempo de não movimentação. Esses parâmetros já são pré-definidos pela Toyota do Brasil.

(CADA0630)
Nesse programa são cadastradas as classes de inventários dos produtos (A,B,C,D,E..). Esses parâmetros já são pré-definidos pela Toyota do Brasil.

(CADA0635)
Nesse programa a Concessionária irá parametrizar as faixas de Demanda e Frequência que o sistema deve respeitar para classificar cada produto em seu ICC respectivo. Este programa é o parâmetro principal, (é a Matriz descrita nesse manual). Esses parâmetros ficam a critério de cada Concessionária, onde a mesma pode obter ajuda, junto ao representante de Pós-Venda da Toyota que o atende.

(CADA0640)
Nesse programa é onde se parametriza o estoque de segurança para cada ICC e seu respectivo SCC, caso houver.

(CADA0660)
Este programa determina o tempo de Entrega/Atraso, para cada Fornecedor, ou seja, o tempo de entrega pode mudar, de acordo com cada Fornecedor.

(CADA0670)
Este programa indica para o Sistema que um determinado produto possui uma SCC (Classe Especial), onde é possível parametrizar a sugestão de um item com ou sem demanda, (ex: Itens de Campanha Promocional, itens de Lexus).


Bases

(PEDT1000)
Este programa cadastra automaticamente o relacionamento produto/fornecedor, levando em consideração a última entrada.


(PEDT1100)

Este programa cadastra automaticamente o relacionamento produto/fornecedor, levando em consideração todas as compras do mesmo, ou seja, se um produto foi comprado em dois fornecedores, ele faz o relacionamento para esses dois fornecedores.


(PEDT3000)

Este programa faz a reclassificação dos produtos, atribuindo para os produtos as classificações para cada um, dependendo dos parâmetros criados na tabela parametrizada pela concessionária

(CADA0635).


Compra de Peças

(PEDT0100)
Este programa faz a geração da sugestão de compra, de acordo com a classificação de cada produto (ICC) e a média de sua movimentação. Se tentar executar esse programa, sem ter executado a reclassificação do estoque o sistema automaticamente acessa o programa (PEDT3000) para poder reclassificar o estoque de forma automática.

(PEDT2000)
Possibilita a Manutenção da Sugestão, igual ao conceito do programa (PEDC2000)


Monitoramento do Estoque

(PEDT0801)
Service rate é o atendimento que o departamento de peças tem quanto aos pedidos colocados pelo distribuidor.

(PEDT1510)
É o valor disponível em função das vendas

(PEDT3010)
Nesse programa é possível fazer uma consulta gerencial de um determinado produto, utilizando os conceitos da nova metodologia, como se fazia pelo programa ("PEDC3010").


Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.