Gerencie os KPIs da sua operação omnichannel. Promova análises e insights visando melhores resultados.
A operação omnichannel dos varejistas envolve desafios de negócio que vão além da tecnologia. Garantir que os pedidos do carrinho estejam disponíveis, com prazos de entrega atrativos nos canais de venda e percorram todo o fluxo de criação, separação, despacho e transporte dentro dos SLAs acordados e vendidos para ele pode ser um dos principais desafios para o varejista que deseja ampliar sua rede omnichannel. Por causa disso, ferramentas de gestão para o dia a dia de sua operação são fundamentais para o cumprimento do compromisso firmado com o consumidor final no momento da venda. Com o crescimento da demanda por entregas no mesmo dia ou dia seguinte, o desafio fica ainda mais latente.
A Torre de Controle OMNI foi desenvolvida para facilitar a gestão centralizada de toda a operação omnichannel dos nossos clientes, através de dashboards e indicadores de performance (KPIs). A partir das informações disponíveis na Torre, o varejista poderá tomar decisões mais rapidamente e melhorar os seus resultados operacionais e financeiros. Podemos citar os seguintes ganhos esperados:
- Fidelização de seu consumidor final: o operador omni que fará o acompanhamento das métricas no dashboard será capaz de tomar ações antes que um problema possa afetar o consumidor final, aumentando sua satisfação e garantindo sua fidelidade à marca. Por exemplo, ele poderá identificar e acionar rapidamente uma filial que possui muitos pedidos acumulados no status pendente de separação, evitando atrasos na entrega.
- Eficiência operacional: Esqueça as inúmeras planilhas e busque suas respostas de forma rápida para identificar oportunidades de ganhos de eficiência em toda a operação e tome decisões de forma ágil.
- Ampliação da cultura focada em omnichannel: Através de um acompanhamento centralizado e das ações de gestão, espera-se um maior engajamento dos gestores de lojas e de franquias em identificar oportunidades nos seus processos que envolvem o omnichannel, garantindo sua melhoria contínua.
Figura 1: A Torre de Controle Omni v1.0
A TORRE DE CONTROLE OMNI V1.0
A Torre de Controle estará disponível na primeira aba do cockpit “Torre de Controle”. Nessa primeira versão será permitido o filtro de um período máximo de 31 dias corridos, que você seleciona no canto superior direito. Se desejar, no canto superior esquerdo você pode, também, escolher um filtro de filial / loja ou canal (I)*.
Logo abaixo, você poderá checar o GMV transacionado no período, bem como a quantidade de pedidos criados e o ticket médio (II). O ticket médio é o valor médio por pedido e é calculado pela divisão entre o GMV e a quantidade de pedidos do período selecionado.
Além dos valores consolidados, é possível, também, consultar o seu comportamento ao longo do período no gráfico logo abaixo (III), que pode indicar variações não planejadas desses índices que, provavelmente, irão se desdobrar em planos de ações.
No lado direito do gráfico temos o totalizador de fulfillments que indica o número de entregas criadas no período selecionado. Lembrando que usando o OMS é possível gerar duas ou mais entregas (fulfillments) para um único pedido, quando não houver todos os itens do carrinho do cliente em uma única filial. Nesse caso, o número de fulfillments (IV) sempre deve ser igual ou maior que o número de pedidos. Logo abaixo do total de fulfillments temos a quebra desse número entre o total de fulfillments do tipo Pickup e total de fulfillments do tipo Shipment (Envio pela loja) (V).
Logo abaixo ao totalizador por tipo de fulfillment, tem-se uma seção com o totalizador de fulfillments por status (VI). Através dessa informação e do Ranking de Filiais por status (VII), o Gestor Omni pode identificar gargalos nos processos de loja e atuar. Exemplo de cenário:
Passo 1) Gestor Omni identifica um volume alto de pedidos no status pendente (pendente de separação) às 14h.
Passo 2) Gestor Omni verifica quais são as lojas com maior volume de pedidos pendentes de separação na seção “Ranking de filiais por status”
Passo 3) Gestor Omni entra em contato com as lojas para darem andamento nessas entregas para não haver atrasos.
Esse é apenas um exemplo de como a Torre de Controle pode facilitar a gestão do dia a dia da operação Omni, sem precisar entrar em cada uma das filiais para fazer essa checagem ou trabalhar com planilhas manuais. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de relacionamento.
ANEXO*
Mapa da Torre de Controle Omni 1.0
Figura 2: Mapa da Torre de Controle Omni v1.0
IMPORTANTE!
COMO OBTER ACESSO À TORRE DE CONTROLE?
Para obter acesso à Torre de Controle é necessário que o seu usuário tenha permissão de Admin ou que o seu usuário tenha uma permissão à feature "Torre de Controle" habilitada. Para habilitar, o usuário com perfil de Admin deverá ir em:
Menu do Cockpit > Usuários > Permissões > Editar > Próxima > e Selecionar a opção "Torre de Controle" para o seu tipo de permissão.
Por exemplo, se você possui a permissão "Coordenador Omni", o usuário Admin precisará ir em Permissões > Coordenador Omni e a modificar para que o seu perfil possa acessar a Torre de Controle. Uma vez habilitada essa configuração para o seu tipo de permissão "Coordenador Omni", todas as pessoas com o tipo de permissão "Coordenador Omni" passará a ter acesso à Torre de Controle desse cliente.
Figura 3: Ativar permissão na Torre de Controle Omni v1.0