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Faturamento - Microvix > Venda Fácil > Vendas em Aberto - Venda Fácil



Para consultar a listagem de pré-vendas e/ou orçamentos gerados é necessário acessar a opção Vendas em Aberto no menu lateral.


Menu Venda Fácil


Nota

  • Para utilizar o recurso de pré-venda/DAV é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização;


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível emitir Pré-Venda/DAV no Venda Fácil é necessário que o parâmetro "Utiliza DAV" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS esteja marcado.

Executando a Rotina

Ao acessar serão exibidas as pré-vendas e/ou orçamentos gerados nos últimos 7 dias.


Listagem dos DAVs


Para localizar uma pré-venda e/ou orçamento, através da barra de pesquisa é possível buscar pelo Número ou Cliente.



Busca pelo Pedido 


Para refinar a listagem, basta utilizar o botão "Filtros" e serão apresentados os seguintes filtros: 

  • Cliente;
  • Data inicial e final;
  • Número: correspondente a venda realizada;
  • Status: para empresas que possuem a funcionalidade de Link de Pagamento contratada, serão exibidos os seguintes status: aguardando, capturada, cancelada, pré-autorizada, autorizado, verificando cartão e não autorizada;
  • Canceladas: ao marcar esta opção serão apresentados os documentos cancelados, porém nenhuma ação poderá ser tomada sobre ele.
  • Faturada(s): ao marcar esta opção serão apresentados os documentos já faturados;


Busca Avançada

Dados do Vendedor

Após o processo de realização das vendas por qualquer vendedor, por padrão esses registros vão constar nesta listagem. Porém, caso o usuário logado tenha a seguinte permissão habilitada "Visualizar relatórios de vendas somente deste vendedor", localizada em Empresa > Segurança > Configurar Usuário > Listar > Configurar Permissões > Grupo Faturamento > Permissões Gerais do Grupo Faturamento e tenha um vendedor vinculado no seu cadastro. O sistema irá exibir nessa listagem somente registros de vendas/pré-vendas que foram feitos pelo vendedor vinculado ao usuário logado.

Caso o usuário não tenha a permissão habilitada e/ou não tenha um vendedor vinculado ao seu cadastro, a listagem irá exibir por padrão todos os registros de venda/pré-venda feitos por todos os vendedores.

Pré-Vendas filtradas por vendedor

Agrupamento de Pré vendas

Ao abrir as vendas em aberto, será possível agrupar duas ou mais pré-vendas. Desta forma, irá possibilitar fatura-las de uma única vez, gerando apenas um único documento fiscal. Ao agrupar uma ou mais pré-vendas, o sistema gera uma nova pré-venda. Este novo registro será um agrupado com todos os produtos, vendedores e formas de pagamentos. Para realizar o agrupamento, selecione as pré-vendas que deseja e clique no botão "AGRUPAR". 


Listagem de pré-venda 



Pré-vendas agrupadas


Ao clicar em "Abrir Resumo" e depois em finalizar, na tela de itens irá exibir separadamente de qual pré-venda pertence cada produto.


Nota

Para saber mais informações sobre a rotina de Agrupamento de Pré-Vendas assista ao tutorial em vídeo clicando aqui.

Cancelamento de Agrupamento

Para cancelar um agrupamento clique sobre o ícone  e em seguida em "Cancelar" e, ao confirmar em "Sim", automaticamente as pré-vendas agrupadas serão reativadas. 


Nota

  • Ao agrupar as pré-vendas, o sistema gera um novo "numero ficha",  bloqueando automaticamente todas as pré-vendas contidas nela. Pode-se visualizar esse bloqueio na listagem de pré-vendas através do ícone , que expõe todos os motivos de não agrupamento (pré-vendas óticas, agrupadas ou que tenham link de pagamento);


  • Para múltiplos vendedores, o parâmetro "Habilitar rateio igual do valor total da venda para os vendedores" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > POS deve estar ativado. Caso não esteja, o sistema irá reconhecer apenas o vendedor da primeira pré-venda selecionada. 

  • Quando gerar uma pré-venda/DAV, caso o parâmetro "Reserva estoque automaticamente ao gerar uma Pré-Venda/DAV" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > POS esteja marcado, será feita a reserva de estoque dos produtos;


Copiar Orçamento

Para que seja possível copiar o orçamento para uma outra empresa, é necessário que o seguinte parâmetro restrito esteja habilitado.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para copiar um orçamento é necessário que o parâmetro "Permite realizar cópias de orçamentos (Pré-Vendas)" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Orçamentos esteja marcado.



Com o parâmetro marcado, em Vendas em Aberto, na coluna de ações estará disponível a opção de Copiar orçamento (Pré-venda).



Em seguida selecione qual a loja destino que receberá a cópia do orçamento, o vendedor responsável pelo orçamento e se a pré-venda original será cancelada mediante a cópia.



Nota

  • Será possível fazer cópias de orçamentos diversos, porém se for uma loja diferente da loja atual (sessão logada) não será possível fatura-la;
  • Uma vez copiado o orçamento de uma empresa X para Y, irá constar no Vendas em Aberto da empresa Y;
  • Seguindo a mesma prerrogativa do lançamento de um orçamento na empresa X para Y, caso/quando ela seja efetivada, irá compor a venda para o vendedor da empresa X;
  • O combo de vendedores vai ser preenchido de acordo com a loja de destino escolhida. Lembrando que o vendedor precisa estar habilitado na loja destino para mostrar.


Resumo 

Ao clicar no ícone  será possível acessar o detalhamento do documento em questão.


Resumo


Poderão ser consultadas as seguintes informações:

  • Ficha;
  • Cliente;
  • Data;
  • Validade: poderá visualizar a data limite que a pré-venda tem para ser efetivada. Para definir os dias de validade das pré-vendas, acesse o menu Configurações do Venda Fácil e defina os dias no grupo Preferências da Loja;
  • Origem: POS ou Venda Fácil;
  • Frete;
  • Desconto;
  • Valor Total;
  • Compartilhar Pré-Venda: será apresentado o link da pré-venda para compartilhá-lo com o cliente através da cópia do link, envio pelo WhatsApp ou pelo e-mail. Clicando sobre o ícone do WhatsApp, será exibida uma janela para informar o número;


Informar Número de WhatsApp


  • Detalhes Pedido Catálogo Digital: serão exibidas as informações do pedido feito por pedido online através do catálogo de produtos;
  • Link de Pagamento: serão apresentadas as informações sobre pagamento com link: data de expiração, status de pagamento, opções de compartilhamento (quando o link não expirou), gerar novo link (quando expirado), etc.;
  • Produtos;
  • Serviços: serão exibidos detalhes do serviço;


Detalhes do serviço


  • Pagamentos: formas de pagamento utilizadas no DAV;
  • Observação: será exibida a data de validade da pré-venda em questão em que será válido ainda efetivá-la;
  • Voltar: ao selecionar esta opção retorna para a listagem dos DAVs;
  • Cancelar: efetua o cancelamento do documento em questão;
  • Pedido Separação: exibe o pedido de separação da pré-venda para impressão. Ao abrir a impressão do pedido de separação, será exibido o documento com informações do cliente e do pedido;


Impressão do Pedido de Separação


  • Editar: permite editar a pré-venda antes de efetivá-la;
  • Efetivar: finaliza a venda normalmente.


Nota

  • Caso em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil a permissão "Altera Vendedor de Pré-Vendas" esteja desabilitada, não será possível modificar o vendedor durante a efetivação;
  • Caso o usuário tenha a permissão "Realizar apenas o cadastro e alteração de Pré-venda" marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil, ele poderá realizar alterações na pré-venda, mas não poderá efetivá-la;
  • Caso o parâmetro: "Exibe campo para informar número de OS no Venda Fácil e no Acerto de Venda Ambulante" estiver marcado e a venda estiver no modo Venda Ambulante, possível informar o número da Ordem de Serviço em "Dados Adicionais" no momento de efetivar uma pré-venda;
  • Caso uma Natureza de Operação esteja selecionada no parâmetro "Naturezas de Operação que obrigam informar Nr. de OS" e ela esteja sendo usada em uma venda do modo Venda Ambulante então será obrigatório informar a Ordem de Serviço em "Dados Adicionais" no momento de efetivar uma pré-venda;
  • Para o cadastro e alteração de pré-venda, mesmo que os dois parâmetros acima estejam configurados, não será obrigatório o preenchimento da Ordem de Serviço, somente quando for finalizar a pré-venda;
  • Caso a pré-venda tenha uma remessa vinculada, no momento de efetivar a venda no modo Venda Ambulante, será verificado se há saldo da remessa;
  • Para alterar a data de validade de uma pré-venda é necessário que a permissão de usuário "Alterar data de validade da Pré-venda" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil esteja marcada;
  • Quando for pedido oriundo do Orçamento ou Pré-Venda/DAV do POS, o prazo de validade não será aplicado;
  • Quando uma pré-venda estiver com o prazo de validade vencido, o usuário não conseguirá finalizar a pré-venda. Somente um usuário com a permissão poderá ajustar a data de validade para que em seguida a pré-venda possa ser faturada. Ou a pré-venda expirada deverá ser cancelada pelo vendedor e cadastrada uma nova;
  • Caso a Pré-Venda tenha sido gerada com Lote, a informação será carregada no momento da efetivação. O mesmo ocorrerá com efetivação de pedidos;
  • Caso a Pré-Venda tenha produtos com Lote e não tenham sido informados os Lotes, o usuário poderá inserir na edição da Pré-Venda antes de efetivar.
  • Não será permitido efetivar a pré-venda de um serviço sem informar um cliente;
  • Será permitido efetivar ou cancelar pré-vendas com serviços;
  • Para editar pré-vendas oriundas do Catálogo Digital, será necessário que a permissão "Permite editar pré-vendas oriundas do Catálogo Digital" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Venda Fácil esteja marcada;
  • Ao cancelar uma pré-venda e o parâmetro "Enviar e-mail ao cliente ao cancelar uma pré-venda" o sistema irá enviar o e-mail automaticamente para o cliente após a confirmação do cancelamento. Caso não possua e-mail cadastrado, será necessário informar um em tela;
  • Caso o pedido integrado do E-Commerce (vindo do B2C) não possua uma adquirente informada, não será possível faturar.


Inconsistência no faturamento

  • Caso a permissão "Realizar faturamento parcial de pedidos/orçamentos" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido esteja habilitada, então o usuário poderá editar a quantidade de produtos no momento do faturamento para o faturamento parcial do pedido;
    • O pedido poderá ser visualizado no relatório de orçamentos/pedidos em Faturamento > Orçamento/Pedido > Relatórios > Orçamentos/Pedidos como Parcialmente Faturado (P), bem como deve estar linkado com o documento fiscal emitido no faturamento parcial;
    • Após concluir o faturamento parcial o sistema irá manter o orçamento/pedido sendo listado na rotina de Venda em Aberto, para possibilitar que o usuário posteriormente faça o faturamento dos demais produtos que não foram faturados inicialmente.


Pré-Vendas com Consumidor Final

Na listagem de vendas em aberto, as pré-vendas para consumidor final serão exibidas com a identificação definida pelo usuário na geração. 


Pré-Vendas para Consumidor Final


Ao clicar em detalhar serão exibidas as informações da venda e será possível efetivá-la. No entanto, caso nas validações fiscais, o tipo de venda seja NF-e será obrigatório selecionar ou cadastrar um cliente válido.


Obrigatoriedade do Cliente


Edição de uma Pré-Venda

Para editar uma pré-venda é necessário selecionar o botão de "Editar" disponível no detalhamento. Ao editá-la, o usuário será redirecionado para a tela inicial de vendas, na qual será possível realizar as seguintes alterações:

  • Alterar o cliente;
  • Inserir novos produtos;
  • Alterar a quantidade dos produtos existentes;
  • Excluir um produto;
  • Conceder desconto no item e/ou na venda;
  • Inserir ou editar os dados adicionais;
  • Alterar o serial;


Edição da Pré-Venda


  • O vendedor poderá ser alterado, desde que a permissão "Altera Vendedor de Pré-Vendas" esteja marcada em:  Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil, caso contrário, esta opção estará bloqueada para modificação.


Alteração de Vendedor Bloqueada


Ao realizar uma alteração nos produtos será exibido um alerta sobre a remoção dos planos de pagamento e se deseja continuar mesmo assim.


Remoção dos Pagamentos


Ao removê-los, na tela de pagamento será necessário inserir novamente os planos. Caso os planos de pagamentos sejam mantidos, o usuário poderá excluir e inserir novos conforme a necessidade. 


Seleção de Novos Planos de Pagamento


Clicando em "Salvar" na tela de inserção de itens e depois em "Finalizar" as alterações ficarão salvas e a pré-venda continuará disponível em Vendas em Aberto para efetivar ou realizar novas alterações se necessário. Porém, se o usuário alterar os dados, clicar em "Pagar" e depois em "Finalizar", a venda será efetivada. 


Importante

Para que o usuário possa realizar a alteração de uma pré-venda a permissão "Bloquear 'Alterar Pré-Venda'" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Venda Fácil deve estar DESMARCADO.


Nota

  • Caso a pré-venda tenha um Link de Pagamento autorizado ou em aguardo, não será possível realizar a edição;


Aviso de Link de Pagamento Ativo


  • Caso a pré-venda seja efetivada com alterações nos itens, serão recalculadas as ações promocionais;
  • Caso a pré-venda seja apenas alterada, será considerada a nova ação promocional, sendo aplicada normalmente no momento da efetivação;
  • Caso o produto possua um desconto em percentual e a sua quantidade seja alterada, o valor do desconto será recalculado;
  • Caso a pré-venda tenha sido criada apenas com os dados básicos do cliente, sem inserir um cadastro do CRM, no momento de editar, serão apresentados os mesmos dados já preenchidos anteriormente;
  • Não será obrigatório o pagamento total na edição da pré-venda, apenas na efetivação;
  • A opção "Outros Valores", na tela de pagamento, somente poderá ser editada caso não haja nenhum plano de pagamento selecionado;
  • Caso a pré-venda possua produto do ramo óptico do tipo "Lente", não será permitido realizar alterações. Porém, será permitido remover o item e assim alterar o que desejar.
  • Pré-vendas com serviços também poderão ser editadas;
  • Caso a pré-venda selecionada para edição tenha reserva de estoque, o sistema irá questionar se o usuário deseja mesmo realizar a edição. Caso clique em "Sim", as reservas de estoque da pré-venda serão removidas e o fluxo seguirá para a tela de edição;
  • Na edição de pré-vendas de remessa poderão ser inclusos novos produtos não ópticos ou ópticos de pronta entrega;


Campos NSU/Cód. Autorização

No momento de finalizar um pedido de orçamento ou uma pré-venda, caso nas configurações de venda o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" esteja marcado será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.


Campos Não Informados


Caso a pré-venda tenha sido efetuada sem um plano de pagamento, então será necessário informá-lo juntamente com os campos de NSU e Código de Autorização na tela de pagamento. O mesmo vale para a finalização de um pedido, os campos também serão requisitados na tela de pagamento.


Campos Não Informado


Se for selecionado mais de um plano de pagamento com cartão não TEF, será necessário preencher os campos em todas as seleções.


Mais de um Plano de Pagamento com Cartão não TEF


Clicando sobre o link para edição, será exibida uma janela para digitá-los.


Informar Campos


Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização, ao tentar prosseguir será apresentado o seguinte alerta.



Alerta para Informar os Campos


Os campos de NSU e Código de Autorização somente serão obrigatórios caso o pedido e pré-venda tenham sido efetuados com cartão de crédito ou débito não TEF.


Nota

Sobre as opções de Link de Pagamento:

  • Para que estejam disponível é necessário a contratação da solução Linx Pay;
  • A efetivação do DAV com link de pagamento seguirá as seguintes observações:
    • Caso esteja com status "pago" a finalização ocorrerá normalmente;
    • Caso o link ainda não tenha sido utilizado será exibido um alerta bloqueando a ação.

Alerta

Sobre a impressão do Pedido de Separação:

A impressão do pedido de separação poderá ocorrer em:

  • Finalização ao gerar uma pré-venda;
  • Finalização ao gerar uma venda de qualquer tipo;
  • Detalhamento de pré-venda;
  • Minhas Vendas.


Sobre a efetivação de uma pré-venda sem pagamento:

  • A efetivação seguirá o mesmo fluxo de um faturamento de pedido;
  • Não será possível adicionar, alterar ou remover itens;
  • Não será possível alterar qualquer valor que possa modificar o valor total da venda (desconto, acréscimo, frete, seguro, despesas acessórias);
  • Para os itens, somente será possível informar lote e serial, caso o produto se enquadre nestas condições;
  • Poderão ser adicionados ou removidos pagamentos de acordo com a necessidade.

  • Sem rótulos