RECE6235 Devolução de Cheques Pré-Datados
Este programa tem como objetivo reprogramar a cobrança de cheques devolvidos pelo banco.

v03.40 – Setembro/2003
Uma Filial pode efetuar a devolução de um cheque, desde que esta seja a mesma que depositou o cheque. Neste caso é necessário "logar" na Filial onde o cheque foi depositado. O programa gera automaticamente os lançamentos contábeis de transferência (vide "Resumo de Contabilizações"). Para a utilização deste processo é necessário cadastrar em ambas as Filiais, o tipo de conta "TRANSFREC" ("CONT0400") e a relação do tipo de conta/dependências ("CONT0410"). Para o Caixa e Bancos, cadastrar este tipo de conta no ("FINA0100").
v03.40.03 – Setembro/2003
Existe uma opção para estornar a baixa de um cheque, gerando automaticamente os lançamentos contábeis (vide "Resumo de Contabilizações"). Para esta finalidade, informar zero "0" no campo "Devolução". A situação do cheque volta a ficar com "A" (A depositar) e o registro do recebimento do cheque é excluído.
v03.45.02 – Setembro/2003
O programa abre uma tela de ajuda contendo as parcelas do cheque que podem ser baixadas. Alteração devido a implantação do ("RECE6245").


Após informar a identificação do cheque devolvido, os campos Estorno / Devolução, data da devolução, nova situação do cheque: "D" (devolvido) ou "A" (a depositar) e nova data de vencimento, o programa gera um lançamento na contabilidade (vide "Resumo de Contabilizações").
Para o estorno dos juros, o programa informa automaticamente "0" (Estorno de Baixa) no campo "Estorno/Devolução", que é a operação permitida neste caso. A data do estorno é a data em que o juro foi depositado (automaticamente). A nova situação e a nova data de vencimento ficam mantidas com a mesma do cheque, sem necessidade de alteração (automaticamente).
v03.60.02 – Junho/2004
Existe o campo "Motivo da Devolução" para informar a situação do cheque quanto a sua devolução. O código do motivo da devolução deve estar cadastrado no programa (" RECE0750").
Também existe o campo "Banco do Depósito" que é solicitado quando o banco de depósito for "zero" (0), para que o sistema contabilize a conta credora como "BANCOS" e não como "CAIXA". O número do banco/agência/dígito deve estar cadastrado no programa ("CADA0230").
v03.70.02 – Janeiro/2005
Existe a tabela ("crrecdev") que é um espelho da tabela ("crrecche" - Recebimentos de Cheques) para armazenar o histórico do recebimento dos cheques. É utilizada no programa de conciliação ("CONT4000") para sanar o problema de quando um cheque é devolvido e seu saldo aparece em aberto na posição do mês.
v04.10 – Março/2008
O programa atualiza o conceito do cliente de acordo com o motivo de devolução do cheque ("RECE0750").

v04.22 – Maio/2009
Após efetuar a Devolução do Cheque, existe a pergunta "Deseja Alterar o Conceito de Cliente", se a escolha for "S" (Sim) é carregado o Programa ("CLIA1000").


v04.45 – Novembro/2011
Inclusão do campo "Nro. Docto.", onde é registrado nos lançamentos caixa e bancos ("FINA1300").
v04.75.01 – Novembro/2013
A tela foi alterada para mudar a validação do campo "Novo Vencimento", antes o mesmo exigia que a data informada fosse maior ou igual a data atual (data do dia em questão), agora o mesmo será validado de acordo com a "Data de Devolução", permitindo assim que a data do "Novo Vencimento" seja maior ou igual ao que foi informado no campo da "Data de Devolução".
v04.81.01 –Setembro/2014
Verificação da filial de origem nas baixas de transferências de outras filiais, contas "TRANSFREC", "TRANSFPAGA" e "TRANSFDESP". No momento da digitação da filial de origem dos títulos que serão baixados, o sistema verifica se há registros e se ela está cadastrada como origem para a filial logada, programa CONT0110. Se existirem lançamentos, e a filial de origem estiver cadastrada para a filial destino logada, o sistema continua o processo. Se não estiver, o processo é barrado.