Pré-requisito para Instalação do processo T-DOS:


  • Instalação do JAVA 1.7 no servidor
  • Parametrização do programa TDOS0100

Instalação:


O ambiente do T-DOS requer alguns diretórios essenciais à sua execução. Estes diretórios devem ser criados embaixo do diretório raiz de execução do SISDIA, ou seja, onde ficam os executáveis (42r e 42m) do sistema:

  • ConfigTdos: diretório "raiz" para localização das demais pastas e o arquivo de configuração utilizado para conexão com o banco de dados.
  • ConfigTdos/txt - Criado dentro da pasta ConfigTdos, este diretório armazena os arquivos .txt's gerados a partir da importação dos .xlsx ou então dos arquivos de texto gerados pela tela de contingência (TDOS0001).
  • ConfigTdos/logs - Criado dentro da pasta ConfigTdos, este diretório armazena os arquivos de log gravados durante a geração dos layouts.


Observação:
Estas pastas são pré-requisito para a execução dos processos do TDOS.


  • O arquivo "TDOS_Shell.zip" deve ser enviado para o diretório /ext/sisdia/shell/ e depois descompactado:
    • unzip TDOS_Shell.zip*

SHELLs de execução (arquivos .sh) e APIs (arquivos .JAR):

  • Run_TDOS_Automatico.sh: Chama o executável T-DOS.jar com configuração para executar as requisições das planilhas excel.
  • Run_TDOS_Conexao.sh: Chama o executável T-DOS-Conexao.jar
  • Run_TDOS_Manual.sh: Chama o executável T-DOS.jar com configuração para executar as requisições manuais (a partir da tela de contingência).
  • Run_TDOS_Parametros.sh: Download das planilhas e persistência no banco
  • Run_TDOS_START.sh : Controle de execução do shell "Run_TDOS_Automatico.sh"

    Importante: No shell “Run_TDOS_START.sh” deve ser alterado (se necessário) o diretório de chamada do shell (linha 17) para o diretório de instalação do sisdia. Ex: /ext/sisdia/configTdos/ para /ext/sisdia/SisdiaEvolution/configTdos





Os arquivos .jar ficam parametrizados no diretório /sisdia/lib e são cadastrados automaticamente através do instalador a partir da versão 9.20 para clientes que utilizam o Sisdia Evolution.
Para clientes que utilizam o Sisdia BDS é necessário realizar o download do arquivo "TDOS_Jar.zip" disponibilizado  em Linx Download APP e descompactar os arquivos dentro do diretório /sisdia/lib

  • T-DOS.jar: Criação dos arquivos txt's dos layouts existentes
  • T-DOS-Conexao.jar: Realiza a conexão com o banco quando necessário
  • T-DOS-Parametros.jar: Chama o executável T-DOS-Parametros.jar


Configuração:

CADA0410: Após a instalação ter sido feita com sucesso, é necessário rodar este programa para realizar a configuração dos acessos ao banco de dados, FTP e redirecionamento ao portal T-DOS.
Este programa exige um nível de usuário elevado, solicitando usuário e senha de acesso ao entrar no programa. (Permissão no CADA0295 -415 – Permissão de alteração parâmetros t-dos)

  • Usuário e senha do banco de dados devem ser informados
  • Usuário e senha de acesso ao FTP Toyota (CADA9000 VC1 e VC2) devem ser informados
  • URL do FTP Toyota : edi.toyota.com.br
    Diretório de Download e upload devem ser informados. Defaut : tdos/ 

Ao gravar as informações, um arquivo será gerado no diretório criado anteriormente, (ConfigTdos), chamado TdosParams.json. Este arquivo possui as informações de conexão com a instância sisdia do Informix.

Importação .xlsx :

Arquivo .xlsx: este arquivo é uma planilha com os layouts que entraram na fila de geração dos arquivos de texto. Dentro deste arquivo excel, terá informações como data transmissão, tipo transmissão, etc.
Este arquivo é colocado no servidor da Toyota pela própria TDB e buscado via FTP pela aplicação (Run_TDOS_Parametros.sh).
É possível realizar a importação de duas formas:

  • De forma manual, executando o comando
  • "sh/sisdia/shell/Run_TDOS_Parametros.sh ext/sisdia/configTdos/TdosParams.json" através do "putty".
  • De forma automática, com agendamento pelo crontab.


Os dados são importados e salvos no banco do Dealer na tabela "tdosftp".
Observação: Todas as informações sobre os layouts disponíveis e o conteúdo dos mesmos encontra-se na documentação da montadora, que é a proprietárias desses layouts.

Geração de txt's Manualmente:

TDOS0001: Para situações que sejam necessárias gerar novamente algum layout ou alguma geração esporádica que não estava contemplada no excel importado, o Dealer tem a opção de gerar manualmente através deste programa.

Campos da tela:
Diretório de Geração do Arquivo: diretório onde os arquivos de texto serão gerados no ambiente do Dealer.
Layout: Layout que será gerado pela tela. "Control + E" para ajuda.
Tipo Transmissão: Define os filtros que serão aplicados a busca : D – Diário / H – Histórico.
Gerar o Arquivo Agora: Caso seja necessário a geração do arquivo de maneira instantânea o agente é capacitado a realizar esta operação. Para isto, basta inserir o valor "S" neste campo. Caso a opção seja está, ele não passara pelos campos data transmissão e hora transmissão.
Data Transmissão: Data que o arquivo será gerado e transmitido.
Hora Transmissão: Hora que o arquivo será gerado e transmitido.
Data Inicio: Para o tipo de Transmissão Histórico, é necessário inserir o intervalo de data que será utilizada como parâmetro para busca dos dados. Este campo é data inicial.
Data Fim: Para o tipo de Transmissão Histórico, é necessário inserir o intervalo de data que será utilizada como parâmetro para busca dos dados. Este campo é data fim.

Geração de txt's Automático:

Os txt's são gerados a partir dos parâmetros enviados pela TDB no arquivo excel ou pelas informações inseridas no TDOS0001. Para que a geração automática dos txt's seja efetiva, existe a necessidade da parametrização de um comando no crontab (agendador de tarefas do Linux), que é apresentado na próxima sessão.

Crontab:

Existem 3 scripts que precisam estar inseridos no crontab para o funcionamento padrão do T-DOS. São eles: 

  • Script de Busca Excel:
    */1 * * * * /ext/sisdia/shell/Run_TDOS_Parametros.sh /ext/sisdia/configTdos/TdosParams.json >>/sisdia/configTdos/logs/TDOSParametroDisplay.log 2>>/sisdia/configTdos/logs/TDOSParametroErros.log
    O comando acima, executa o shell /sisdia/shell/ Run_TDOS_Parametros.sh, de 1 em 1 minuto, direcionando as saídas de display do programa para o arquivo /sisdia/configTdos/logs/ TDOSParametroDisplay.log e as saídas de erro para o arquivo /sisdia/configTdos/logs/ TDOSParametroErros.log

  • Script de Geração do .txt:
    */30 * * * * sh /sisdia/shell/Run_TDOS_Automatico.sh /ext/sisdia/configTdos/TdosParams.json >>/sisdia/configTdos/logs/TDOSDisplay.log 2>>/sisdia/configTdos/logs/TDOSErros.log
    O comando acima, executa o shell /sisdia/shell/Run_TDOS_Automatico.sh de 30 em 30 minutos, direcionando as saídas de display do programa para o arquivo /sisdia/configTdos/logs/TDOSDisplay.log e as saídas de erro para o arquivo /sisdia/configTdos/logs/TDOSErros.log
    */10 * * * * /sisdia/shell/Run_TDOS_START.sh 1>/sisdia/configTdos/logs/TDOS_STAR T.log 2>/sisdia/configTdos/logs/TDOS_START_Erros.log
    O comando acima, executa o shell /sisdia/shell/Run_TDOS_START.sh de 10 em 10 minutos, direcionando as saídas de display do programa para o arquivo /sisdia/configTdos/logs/TDOS_START.log e as saídas de erro para o arquivo /sisdia/configTdos/logs/TDOS_START_Erros.log



OBS: De acordo com a aplicação utilizada o diretório da instalação sisdia pode ser diferente. (/sisdia , /SisdiaEvolution , /Evolution25) . Neste caso é necessário alterar a linha do crontab para o diretório correto. Ex: /ext/sisdia/configTdos/TdosParams.json passa para /ext/sisdia/SisdiaEvolution/configTdos/TdosParams.json caso o diretório de instalação for /ext/sisdia/SisdiaEvolution.  

OBS 2: No crontab não é necessário alterar na linha o diretório de busca do shell para o nome da base , ou seja, "/ext/sisdia/shell" continua como "/ext/sisdia/shell" , pois os diretórios /ext/sisdia/shell e /ext/sisdia/lib são fixos em todos os servidores com instalação sisdia.

Monitoramento (TDOS0002):


Esta tela mostra todas as operações realizadas de geração de arquivos. A partir de um filtro específico selecionado pelo usuário (campos da tela), o sistema lista as requisições de geração feitas a partir das planilhas excel enviadas pela montadora, ou as requisições manuais feitas pelos usuários.

Ao teclar [ENTER] sobre a requisição, o sistema lista todos os arquivos desta requisição presentes no diretório configTdos/txt