OFIC7960 Exporta Informações OS para Peugeot
Este programa tem como objetivo exportar informações sobre O.S. para a Peugeot.
Deve-se informar o período que deseja exportar as informações.
São gerados quatro arquivos para serem transmitidos:
COS – Informações das "capas" das O.S.
TOS – Tipo de serviço das O.S.
SOS – Serviços / Tempos das O.S.
POS – Peças Pendentes das O.S.
Abaixo, segue especificação da fábrica sobre os arquivos a serem gerados:
Interface para extrair dados de Ordens de Serviços do DMS Peugeot
CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES
Usuário Responsável pela Validação | Assinatura | Data |
Mariângela dos Santos |
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Responsável DSIN pela Validação | Assinatura | Data |
Luciano Jobim Mattos |
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Responsável no departamento de Organização |
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Jean-Sylvain Boudoy |
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INTRODUÇÃO
O objetivo desse documento é descrever o arquivo de interface referente a ordens de serviços (O.S.) que o DMS instalado nas concessionárias Peugeot deverá gerar.
Procedimento Atual
Hoje, a Peugeot não recebe nenhuma informação em arquivo eletrônico sobre andamento e conteúdo de O.S. nas concessionárias que têm o DMS Peugeot.
Isso prejudica a resolução das reclamações dos clientes finais.
Procedimento Proposto
Deverá ser criado uma rotina no DMS para gerar um arquivo que contenha os dados pedidos pelo Departamento Relacionamento Clientes da Peugeot (Sra. Mariângela dos Santos).
A geração desse arquivo poderá ser feita pelo DMS Peugeot e disparada:
- ou manualmente pelo responsável do CPD de cada concessionária,
- ou automaticamente pelo DMS. (vão ser desenvolvidas as duas possibilidades?)
A opção do envio automático implica várias coisas:
- a concessionária tem que estar de acordo com essa saída totalmente automática de informações;
- a concessionária tem que ficar permanentemente conectada a Internet (não pode aproveitar a conexão que fazem para envio das declarações de vendas?);
- deverá ser desenvolvido um mecanismo no DMS de envio automático até a Peugeot (hoje não existe, qualquer envio depende da colocação manual pela concessionária dos arquivos no ABC Net).
Esse arquivo apenas poderá ser recuperado das concessionárias que têm o DMS Peugeot.
Interface
Será gerado com uma periodicidade a definir vários arquivos texto (interligados entre eles) com os dados das OS como definido abaixo.
Esses arquivos deverão conter apenas as OS com um tipo de OS externo (venda a cliente final e garantia). Não serão contempladas as OS de tipo interno (serviços de oficina a custo da própria concessionária, sem faturamento a um cliente externo ou à Peugeot).
Serão mandadas todas as OS externas que acabaram de ser abertas, modificadas, ou fechadas. Caso não haja modificação da OS, nenhum dado será mandado.
As OSs devem ser vinculadas ao chassi do veículo, pois se um mesmo dono fizer o serviço em duas concessionárias diferentes, ao se cadastrar o cliente no DMS da concessionária que não possuía o cliente em sua base, o registro da Oss será identificado pelo chassi do veículo e colocado na BCC e na base do Clarify no histórico daquele veículo. No caso de uma transferência de veículo de proprietário, o histórico do veículo deve acompanhá-lo.
Arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS Peças"Arquivo "Cabeçalho da OS"Os arquivos são interligados da seguinte forma :
Arquivo "Tipos de OS"1 .. n
1 .. nArquivo "Conteúdo de cada tipo de OS Serviço"
O arquivo "Cabeçalho da OS" contém as seguintes informações:
Campo | Descrição | Tipo |
Tipo de Operação | I- Insert, U- Update, D- Delete | Alfa – 1 |
Código da concessionária (este número deve ser o mesmo que já é usado para identificar a concessionária na BCC e no Clarify) | Código da concessionária que cuidou da OS | Alfa – 6 |
Código da loja | Código da loja da concessionária onde a OS foi realizada OS | Alfa – 2 |
Número OS | Número da OS | Numérico – 6 |
Data hora abertura OS | Data e hora de abertura da OS | dd/mm/aaaa hh:mm |
Data hora fechamento OS | Data e hora de fechamento da OS | dd/mm/aaaa hh:mm |
Chassi | Chassi do veículo ligado à OS | Alfa – 17 |
Placa do veículo | Placa do veículo ligado à OS | AAA-NNNN |
Quilometragem do veículo | Quilometragem do veículo na OS | Numérico - 6 |
CGC / CPF | CGC / CPF do proprietário do veículo. | Numérico – 14 |
Nome | Nome do proprietário | Alfa – 40 |
Logradouro | Logradouro do endereço do proprietário (Rua, Av., etc.) | Alfa – 30 |
Título | Título associado ao nome da rua no endereço do proprietário (Dr., Cap., etc.) | Alfa – 10 |
Endereço | Nome da rua no endereço do proprietário | Alfa – 20 |
Bairro | Bairro do endereço do proprietário | Numérico – 8 |
Cep | Cep do endereço do proprietário | Alfa – 20 |
Cidade | Cidade do endereço do proprietário | Alfa – 2 |
Telefone profissional | Telefone profissional do proprietário | O formato deverá ser fixo = 00-00000000. Caso o número tenha apenas 7 dígitos, um espaço deverá ser colocado no lugar do primeiro "0" |
Telefone residencial | Telefone residencial do proprietário |
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Telefone celular | Telefone celular do proprietário |
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UF | Estado do endereço do proprietário | Numérico – 12 |
Retrabalho | Define se a OS foi um retrabalho ou não de uma OS anterior da concessionária | S / N |
Seguradora | Identificação da seguradora | Alfa-40 |
A chave desse arquivo principal é "Concessionária + loja + número de OS+Chassi".
= Todos os campos com este sinal devem ser preparados para serem exportados do DMS, mas não deve haver a importação dos mesmos a princípio, até que a rede esteja consciente das consequências do preenchimento correto destas informações.
O arquivo "Tipos de OS" contém as informações abaixo. A vinculação de cada registro deste arquivo com um registro do "Cabeçalho da OS" é feita com a chave "Concessionária + loja + número de OS".
Campo | Descrição | Tipo |
Código da concessionária | Código da concessionária que cuidou da OS | Alfa – 6 |
Código da loja | Código da loja da concessionária onde a OS foi realizadada OS | Alfa – 2 |
Número OS | Número da OS | Numérico – 6 |
Chassi | Chassi do veículo ligado à OS | Alfa – 17 |
Código do tipo de OS | Esse código não será importado na BCC, mas servirá como chave de identificação dos registros no arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS" | Alfa - ? |
Descrição de cadastro do tipo de OS | Descrição padrão do tipo de OS, vindo do cadastro do DMS | Alfa – 20 |
Descrição real do tipo de OS | Descrição do tipo de OS colocado na OS pelo usuário (pode ser diferente da descrição padrão) | Alfa - 60 |
A chave desse arquivo principal é "Concessionária + loja + número de OS + código tipo de OS+Chassi".
O arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS Serviço" contém as informações abaixo. A vinculação de cada registro deste arquivo com um registro do "Tipos de OS" é feita com a chave "Concessionária + loja + número de OS + Chassi+código tipo de OS".
Campo | Descrição | Tipo |
|
Código da concessionária | Código da concessionária que cuidou da OS |
| Alfa – 6 |
Código da loja | Código da loja da concessionária onde a OS foi realizadada OS |
| Alfa – 2 |
Número OS | Número da OS |
| Numérico – 6 |
Chassi | Chassi do veículo ligado à OS |
| Alfa – 17 |
Código do tipo de OS | Esse código não será importado na BCC, mas servirá como chave de identificação dos registros no arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS" |
| Alfa - ? |
Descrição do serviço | Descrição padrão do serviço ligado ao tipo de OS |
| Alfa – 40 |
Status do serviço | Código dos status pelos quais o serviço passou e está passando (0 = temporariamente parado, 1 = em andamento, 2 = concluído, 3 = parado por falta de peças) |
| Numérico - 1 |
Data / Hora início status | Data e hora de início do status acima |
| dd/mm/aaaa hh:mm |
Data / Hora fim status | Data e hora de fim do status acima |
| dd/mm/aaaa hh:mm |
O arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS Serviço" contém as informações abaixo. A vinculação de cada registro deste arquivo com um registro do "Tipos de OS" é feita com a chave "Concessionária + loja + número de OS + Chassi+código tipo de OS+Descrição do Serviço Padrão".
Campo | Descrição | Tipo |
Código da concessionária | Código da concessionária que cuidou da OS | Alfa – 6 |
Código da loja | Código da loja da concessionária onde a OS foi realizadada OS | Alfa – 2 |
Número OS | Número da OS | Numérico – 6 |
Chassi | Chassi do veículo ligado à OS | Alfa – 17 |
Código do tipo de OS | Esse código não será importado na BCC, mas servirá como chave de identificação dos registros no arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS" | Alfa - ? |
Descrição do serviço | Descrição padrão do serviço ligado ao tipo de OS | Alfa – 40 |
Código da peça | Código da peça ligada ao tipo de OS | Alfa – 21 |
Descrição da peça | Descrição da peça ligada ao tipo de OS | Alfa – 40 |
Peças pendentes | Quantidade de unidades pendentes da peça acima | Numérico – 2 |
existe codificação para essas descrições??
OBS.: existem casos no DMS onde pode ter um tipo de OS sem nenhuma peça e nenhum serviço atrelados, mas com uma data de início e de fim de status. No caso, o arquivo "Conteúdo de cada tipo de OS" conterá campos vazios exceto os dois "Data / Hora início status" e "Data / Hora fim status".
OBS: RETRANSMITIR SEMPRE OS TODOS OS CONTEÚDOS DE SERVIÇO E PEÇAS E O TIPO.