Índice

1. Conceito

Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes referente à integração com a plataforma Goomer. Essa integração traz a possibilidade, ao usuário do PDV Fácil, de receber os pedidos feitos nos cardápios digitais e vinculados às Comandas do sistema - tendo, assim, a possibilidade de imprimir a Ordem de Produção e demonstração no KDS da cozinha.

Modo Comanda disponível!

No Modo Comanda, o Cliente chega ao estabelecimento e recebe uma Comanda que possui um QRCode ou tecnologia NFC. Ao realizar um pedido, o tablet lê esse QRcode/NFC e, então, é enviado o número da mesa e da Comanda para o seu sistema via integração.

2. Pré-requisitos

Para que seja possível fazer a integração com o Goomer, é necessário seguir alguns pré-requisitos. Sendo eles:

2.1 Intranet

Na Intranet,  torna-se necessário:

  • Possuir o módulo Integração Goomer liberado;
  • Possuir o módulo de Comanda ativo.

2.2 Retaguarda

No sistema de Retaguarda:

  • Ative o parâmetro Ativar Integração Goomer;
  • Configure a loja:
    • ID / Token da loja;
    • Senha.
  • Libere as permissões de acesso à Comanda.

3. Configurações

Veja as orientações para fazer as configurações da integração e passar a utilizar o Goomer:

  1. Com o módulo Integração Goomer habilitado nas chaves do PDV Fácil e AutoSystem, acesse o menu Configurações > Módulos > Integração Goomer:

2. Selecione a Empresa e habilite a flag Ativar Integração Goomer;

3. Em seguida, informe a URL de comunicação e o ID/Token da Loja:

4. Clique em Salvar.

Observação

A sincronia é feita para o PDV. Os dados dessa configuração estão presentes na tabela config_local, do Banco de Dados do PDV.


5. No PDV, torna-se necessário configurar o Banco de Dados de pré-venda, conforme o Manual.

6. Com as informações sincronizadas, o PDV irá iniciar a integração dos produtos da base para o Goomer. Ao finalizar a integração, os produtos estarão disponíveis na plataforma para montagem do cardápio e vínculos:

Nota

Para fazer a montagem e edição do cardápio, acesse o Manual do Usuário do Goomer e veja as informações.


7. Ao integrar o cardápio, o tablet estará pronto para realizar pedidos:


Caso deseje, pode-se adicionar opcionais, desde que os mesmos estejam vinculados a um produto da Retaguarda e estejam na composição no cadastro do produto - assim, serão impressos juntamente na Ordem de Produção que vai para a cozinha:

No PDV, é apresentada a Comanda com os consumos e o nome da Mesa:


Ao receber o pedido pelo Goomer, a Ordem de Produção é impressa conforme a configuração de regra de impressão na Retaguarda:

3. Envio de produtos

Nesta integração, é feito o envio de produtos com as seguintes informações:

  • Carga inicial;
  • Atualização de produtos;
  • Remover/Inativar produtos.

Regras:

  • Carga inicial: a carga inicial de produto é sempre enviada via lote de produtos;
    • São enviados somente os produtos de loja;
    • Não são enviados os produtos de troca de óleo e combustíveis.
  • Atualização de produtos: a cada alteração de produtos, são enviados somente aqueles produtos que foram alterados, não o cadastro todo;
  • Remover/Inativar: quando o produto for excluído ou inativado no sistema de Retaguarda, é enviado o comando para removê-lo na API.

4. Cadastrar Comandas

É feito o envio das Comandas cadastradas no sistema de Retaguarda para a API, com as informações:

  • Enviar lote de Comandas;
  • Alterar Comanda:
    • Nome;
    • QRCode ou Cod.Barras;
    • Taxa de serviço;
    • Status: Ativo/Inativo.
  • Excluir Comandas.

Regras:

  • A carga inicial é enviada via lote de Comandas;
  • A cada alteração no cadastro do cartão Comanda, é enviada a alteração para a API;
  • É enviada a taxa de serviço na Comanda, caso haja a configuração no sistema de Retaguarda.

Observação

Caso o usuário deseje, pode-se utilizar a opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer. Com essa opção selecionada, o sistema irá permitir o uso de lote de comandas na integração com a Goomer.

Com a opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer:

  • pode-se controlar quais lotes serão enviados para a Goomer;
  • a opção é apresentada no sistema apenas se a chave de integração com a Goomer estiver ativa;
  • o sistema permite selecionar a opção nas rotinas de inclusão e edição;
  • o sistema envia os dados para o PDV Fácil por meio da sincronização.

A opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer pode ser configurada no menu Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Lotes > Lote de Comanda > Configurações.

Veja uma imagem de exemplo da opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer:


5. Receber pedido

O sistema faz, através de um Serviço, uma consulta às Comandas com consumo aberto na API.

6. Manipulação do pedido

Veja informações referentes à manipulação do pedido:

Ações do pedido:

  • Consultar: busca os pedidos pela referencia da Comanda;
  • Abrir: abre a Comada pelo PDV e envia o comando para adicionar item na Comanda;
  • Alterar:
    • Adicionar consumo: envia o novo item para a API;
    • Excluir consumo: envia o cancelamento do consumo para a API;
    • Transferir consumo:
      • Transferir total: envia todos os consumos para a Comanda destino;
      • Transferir parcial: envia cada item para a Comanda destino.
  • Cancelar: envia o cancelamento para a API;
  • Fechar:
    • Envia o fechamento do pedido para a API;
    • Baixa a Comanda.
  • Reabrir: reabre a Comanda.




Regras:

  • Ao receber um pedido, onde o produto esteja dentro da regra de produção, o PDV irá manter o mesmo comportamento já existente:
    • Imprimir a Ordem de Produção;
    • Enviar o pedido/item para o KDS, caso haja configuração no KDS.
  • Ao abrir a Comanda pelo PDV, ela será enviada para a API:
    • É enviada a referência da mesa no campo Local.
  • A referência da mesa vinda no pedido será salva como o campo Local já existente na Comanda.
  • Sem rótulos