1. Conceito
Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes referente à integração com a plataforma Goomer. Essa integração traz a possibilidade, ao usuário do PDV Fácil, de receber os pedidos feitos nos cardápios digitais e vinculados às Comandas do sistema - tendo, assim, a possibilidade de imprimir a Ordem de Produção e demonstração no KDS da cozinha.
Modo Comanda disponível!
No Modo Comanda, o Cliente chega ao estabelecimento e recebe uma Comanda que possui um QRCode ou tecnologia NFC. Ao realizar um pedido, o tablet lê esse QRcode/NFC e, então, é enviado o número da mesa e da Comanda para o seu sistema via integração.
2. Pré-requisitos
Para que seja possível fazer a integração com o Goomer, é necessário seguir alguns pré-requisitos. Sendo eles:
2.1 Intranet
Na Intranet, torna-se necessário:
- Possuir o módulo Integração Goomer liberado;
- Possuir o módulo de Comanda ativo.
2.2 Retaguarda
No sistema de Retaguarda:
- Ative o parâmetro Ativar Integração Goomer;
- Configure a loja:
- ID / Token da loja;
- Senha.
- Libere as permissões de acesso à Comanda.
3. Configurações
Veja as orientações para fazer as configurações da integração e passar a utilizar o Goomer:
- Com o módulo Integração Goomer habilitado nas chaves do PDV Fácil e AutoSystem, acesse o menu Configurações > Módulos > Integração Goomer:
2. Selecione a Empresa e habilite a flag Ativar Integração Goomer;
3. Em seguida, informe a URL de comunicação e o ID/Token da Loja:
4. Clique em Salvar.
Observação
A sincronia é feita para o PDV. Os dados dessa configuração estão presentes na tabela config_local, do Banco de Dados do PDV.
5. No PDV, torna-se necessário configurar o Banco de Dados de pré-venda, conforme o Manual.
6. Com as informações sincronizadas, o PDV irá iniciar a integração dos produtos da base para o Goomer. Ao finalizar a integração, os produtos estarão disponíveis na plataforma para montagem do cardápio e vínculos:
Nota
Para fazer a montagem e edição do cardápio, acesse o Manual do Usuário do Goomer e veja as informações.
7. Ao integrar o cardápio, o tablet estará pronto para realizar pedidos:
Caso deseje, pode-se adicionar opcionais, desde que os mesmos estejam vinculados a um produto da Retaguarda e estejam na composição no cadastro do produto - assim, serão impressos juntamente na Ordem de Produção que vai para a cozinha:
No PDV, é apresentada a Comanda com os consumos e o nome da Mesa:
Ao receber o pedido pelo Goomer, a Ordem de Produção é impressa conforme a configuração de regra de impressão na Retaguarda:
3. Envio de produtos
Nesta integração, é feito o envio de produtos com as seguintes informações:
- Carga inicial;
- Atualização de produtos;
- Remover/Inativar produtos.
Regras:
- Carga inicial: a carga inicial de produto é sempre enviada via lote de produtos;
- São enviados somente os produtos de loja;
- Não são enviados os produtos de troca de óleo e combustíveis.
- Atualização de produtos: a cada alteração de produtos, são enviados somente aqueles produtos que foram alterados, não o cadastro todo;
- Remover/Inativar: quando o produto for excluído ou inativado no sistema de Retaguarda, é enviado o comando para removê-lo na API.
4. Cadastrar Comandas
É feito o envio das Comandas cadastradas no sistema de Retaguarda para a API, com as informações:
- Enviar lote de Comandas;
- Alterar Comanda:
- Nome;
- QRCode ou Cod.Barras;
- Taxa de serviço;
- Status: Ativo/Inativo.
- Excluir Comandas.
Regras:
- A carga inicial é enviada via lote de Comandas;
- A cada alteração no cadastro do cartão Comanda, é enviada a alteração para a API;
- É enviada a taxa de serviço na Comanda, caso haja a configuração no sistema de Retaguarda.
Observação
Caso o usuário deseje, pode-se utilizar a opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer. Com essa opção selecionada, o sistema irá permitir o uso de lote de comandas na integração com a Goomer.
Com a opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer:
- pode-se controlar quais lotes serão enviados para a Goomer;
- a opção é apresentada no sistema apenas se a chave de integração com a Goomer estiver ativa;
- o sistema permite selecionar a opção nas rotinas de inclusão e edição;
- o sistema envia os dados para o PDV Fácil por meio da sincronização.
A opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer pode ser configurada no menu Configurações > Módulos > Comanda Eletrônica > Lotes > Lote de Comanda > Configurações.
Veja uma imagem de exemplo da opção Usar lote de comandas na integração com a Goomer:
5. Receber pedido
O sistema faz, através de um Serviço, uma consulta às Comandas com consumo aberto na API.
6. Manipulação do pedido
Veja informações referentes à manipulação do pedido:
Ações do pedido:
- Consultar: busca os pedidos pela referencia da Comanda;
- Abrir: abre a Comada pelo PDV e envia o comando para adicionar item na Comanda;
- Alterar:
- Adicionar consumo: envia o novo item para a API;
- Excluir consumo: envia o cancelamento do consumo para a API;
- Transferir consumo:
- Transferir total: envia todos os consumos para a Comanda destino;
- Transferir parcial: envia cada item para a Comanda destino.
- Cancelar: envia o cancelamento para a API;
- Fechar:
- Envia o fechamento do pedido para a API;
- Baixa a Comanda.
- Reabrir: reabre a Comanda.
Regras:
- Ao receber um pedido, onde o produto esteja dentro da regra de produção, o PDV irá manter o mesmo comportamento já existente:
- Imprimir a Ordem de Produção;
- Enviar o pedido/item para o KDS, caso haja configuração no KDS.
- Ao abrir a Comanda pelo PDV, ela será enviada para a API:
- É enviada a referência da mesa no campo Local.
- A referência da mesa vinda no pedido será salva como o campo Local já existente na Comanda.