Esta funcionalidade permite que lojistas Linx Commerce que utilizam o módulo Omni Commerce, sincronizem suas locations diretamente com o Google, facilitando a gestão de inventário local no Google Business.
Item não disponível para clientes Linx OMS. |
---|
Requisitos
- Funcionalidade OMNI Commerce habilitada na plataforma.
Como Funciona
Após configurar o canal do Google, realizando a autenticação e preenchendo as informações obrigatórias da Loja Commerce e Origem de Acesso, será possível iniciar a configuração para envio das locations. Uma vez configuradas as locations, basta salvar o canal para que as locations e os produtos sejam cadastrados automaticamente no programa de inventário local do Google.
Configuração das Locations
O Commerce permite cadastrar e mapear locations já existentes no Google, facilitando a integração com o Google Business.
- Cadastro de Location: Se a location ainda não existir no Google, o Commerce a criará automaticamente com os dados básicos.
- Mapeamento de Location: Se a location já existir no Google, mas o código da loja não for reconhecido pelo Commerce, será possível realizar o mapeamento (DE-PARA) entre as locations do Commerce e as do Google.
Pontos Importantes
- Após cadastrar ou atualizar qualquer location, é necessário aguardar no mínimo 24 horas para que o Google sincronize as informações. Antes desse período, tentar integrar produtos pode resultar em erro, pois o Google ainda não reconhecerá a location.
- Após cadastrar uma location via Commerce ou diretamente no Google, é preciso verificar a empresa diretamente no Google para que o Google torne a location e os produtos visíveis ao público.
- Se o lojista já utiliza o aplicativo do Google no Commerce, será necessário reautenticar-se para obter as permissões necessárias para usar a nova API de Business do Google.
Instruções para Configuração
- Acesse o canal Google no app Loja > Meus Aplicativos > Social.
- Faça a autenticação no Google para obter o token de acesso à API.
- Após a autenticação, na mesma página, localize a seção Estoque.
- Preencha as informações necessárias relacionadas aos perfis de empresa na plataforma Google Business:
- E-mail do Administrador do Perfil: Usado para solicitar acesso aos perfis de empresa vinculados a esse administrador, permitindo que a conta do Google Merchant vincule os produtos com as locations no Google Business.
- Grupos de Unidades de Empresa: Após a vinculação ser aprovada pelo administrador, serão listados os grupos de unidades de empresa disponíveis. O lojista deve selecionar o grupo para que tenha acesso a determinadas empresas, quais o merchant será responsável.
- Grupo de Locais: No Google Business, há a opção de criar grupos de locais. Os grupos associados à unidade de empresa selecionada anteriormente serão listados. Essa seleção é necessária para indicar onde o Commerce deve buscar e cadastrar as locations, além de permitir o acesso a locais de outras contas Business, caso o administrador dessas contas permita.
- Após preencher as informações acima, as configurações serão liberadas.
- Por fim, selecione as locations que deseja enviar para o Google e escolha uma das duas operações:
- Cadastrar: Preencha a categoria Google para essa location.
- Mapear: Selecione a location correspondente já existente no Google.
- Após salvar e ativar o canal, as locations serão cadastradas ou mapeadas, permitindo a integração e a vinculação dos produtos.
Observação Importante:
- O cadastro de locations no Google Merchant poderá levar até 24 horas para refletir devido a um delay de replicação no Google Shopping.