Prezado Cliente,
Disponibilizamos este comunicado em parceria com a Nissan para reforçar algumas ações e rotinas que devem ser adotadas em relação ao processo do NissanRIM, visando evitar situações que causam divergência no envio de dados, bem como no controle do estoque, que reflete diretamente nas sugestões de pedidos de peças via Syncron.
1º Envio de dados duplicados.
O NissanRIM quando está em execução no modo Monitoramento Ativado, fica lendo e enviando os dados á Nissan e, portanto, deve rodar exclusivamente com 1 executável aberto. Em caso de necessidade de consultar alguma informação, pode ser aberto uma segunda instância, desde que, somente seja utilizada para consultar o histórico de informações e este executável deve ser fechado assim que finalizar a consulta.
Em caso de necessidade de envio de alguma informação manualmente, é fundamental desativar o Monitoramento automático do NissanRIM antes, executar os envios manuais e depois ativar o monitoramento novamente.
2º Notas Duplicadas.
O controle do estoque é fundamental para garantir que as informações da posição do estoque, disponibilizadas diariamente para a Nissan via PE001, sejam enviadas refletindo a real posição de cada item. Para isso, é importante estar atento ao realizar o processo de entrada de notas fiscais de peças faturadas pela Nissan.
A concessionária deve fazer o processo de efetivação das Notas Fiscais preferencialmente pela interface AT001 do NDI, sempre com a função " Atualizar notas já existentes na importação de NF-e" habilitada. Posteriormente, a importação do XML para complementação de dados dever ser realizada sempre na Tela de Manutenção de Notas de Entrada. O problema da criação de duplicidades existe quando, estando a interface AT001 do NDI ligada, a concessionária utiliza diretamente o recurso de importação do XML para efetivação da NF. Ainda assim, se a concessionária utilizar diretamente a importação de XML para efetivação de NF, para não criar duplicidades de notas fiscais, o usuário deverá observar a mensagem de alerta do sistema, escolhendo a opção “Não” para a pergunta referente a criação de um novo contador e em seguida “Sim” para a pergunta se deseja atualizar a NF com os dados do XML.
Então, é importante para o processo do RIM que as notas de peças sejam efetivadas a partir desta importação para que não haja duplicidade na criação da capa das notas. Se as notas não forem efetivadas por esse processo, o saldo pendente de peças em Trânsito ficará em aberto, sendo enviado via PE001 que ainda consta saldo de peças para serem recebidos, e o Syncron pode não sugerir o pedido da peça.
O passo a passo da maneira correta de dar entrada nas notas e controlar se há capas de notas duplicadas, bem como a maneira correta para excluir estas capas duplicadas, está descrito no Manual Operacional do NissamRIM e deve ser observado por todos, incluindo o responsável pelas liberações de sistema, para efetuar a adequação dos usuários que executam a função do controle do estoque e entrada de notas.
Manual disponível através do link https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=392242557 - No índice procurar pelo tópico NOTAS DUPLICADAS.
Uma maneira de identificar as notas duplicadas existente na base, é realizar uma consulta através do menu Faturamento>Notas Fiscais> Manutenção. Nas opções de Filtro, usar as configurações conforme abaixo, indicando o período que deseja consultar.
Na tela de resultados, o número da Nota que é apresentada duas vezes na tela de resultados, deve-se excluir a capa da nota que está com o Status "A" e sem a data do processamento preenchida, o que indica que ainda não foi efetivada. Usar a opção de gerar em Excel para facilitar a busca.
3º Notas de transferências entre filiais.
O processo de efetivação das entradas de notas fiscais de transferências é importante para o processo do RIM e devem ser realizados logo no recebimento da mercadoria. É fundamental que seja efetuado o processo da forma correta, conforme apresentando no Manual Operacional do NissanRIM, ou não será feito o vínculo devido para baixar as quantidades em Trânsito que é gerado na filial que irá receber o item.
Jamais deve ser DIGITADA a nota de entrada de peças em transferência, e sim, utilizada a opção da importação da nota. O passo a passo da maneira correta de dar entrada nas notas de transferência está descrito no Manual Operacional do NissamRIM e deve ser observado por todos os envolvidos.
Manual disponível através do https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=392242557 - No índice procurar pelo tópico PEDIDOS DE TRANSFERÊNCIA.
É importante reforçar que está disponível á toda rede a gravação do webinar que foi apresentado sobre o NissanRIM, nele há toda explicação sobre o funcionamento do processo, pode ser acessado através do link: https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=400986720
Este comunicado também está disponível no Feed de Notícias do Linx DMS (Web) que, em breve, será o meio de comunicação oficial para comunicados.
Em caso de dúvidas, abra um chamado junto ao RC Automotivo pelo Portal do Cliente.
Atenciosamente, Linx DMS