Como configuro mais de uma forma de pagamento para clientes a prazo?
Os clientes cadastrados no Postofácil geralmente utilizam a forma de pagamento Nota a Prazo, pois possuem um ciclo de consumo onde ao chegar ao fim, são realizados fechamentos e então efetuado os pagamentos daquilo que foi consumido. Caso o cliente a prazo em algum momento opte por efetuar o pagamento de outra forma (além da nota a prazo), é necessário que alguns parâmetros do cadastro do cliente estejam configurados.
Como fazer?
A configuração é realizada através do menu Cadastros ► Clientes ► Aba Parâmetros ► FORMA(S) DE PAGAMENTO PERMITIDA(S) PARA ESTE CLIENTE NO CAIXA FÁCIL WINDOWS:
Conforme destacado na imagem acima, as formas de pagamento disponíveis são:
- TODAS: Habilita no caixa todas as formas de pagamento para o cliente.
- DINHEIRO: Habilita no caixa a forma de pagamento dinheiro no caixa.
- CARTÃO DÉBITO: Habilita no caixa a forma de pagamento de cartão de débito.
- CARTÃO CRÉDITO: Habilita no caixa a forma de pagamento de cartão de crédito.
- CHEQUE PRÉ: Habilita no caixa a forma de pagamento de cheque pré datado.
- CHEQUE A VISTA: Habilita no caixa a forma de pagamento de cheque a vista.
Após definir as formas de pagamento desejadas, basta clicar em Gravar.
No caixa, no momento de escolher a forma de pagamento a ser utilizada, ao clicar no botão Formas de Pgto será apresentada a tela para que o usuário indique a forma de pagamento:
Caso o usuário selecione alguma opção que não esteja habiliada no cadastro do cliente, será apresentado a seguinte mensagem:
Observações:
Não é permitido realizar o pagamento mesclado (utilização de mais de uma forma de pagamento em uma mesma venda) com a forma de pagamento Nota a Prazo.