Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Entrada De Mercadoria - FAT110


      Este programa é utilizado para efetuar o lançamento de notas fiscais de entrada de mercadorias na farmácia, bem como devoluções para fornecedores, entradas por transferência entre filiais que não utilizam integração on-line, entradas de bonificação, pré-notas de compra e outras entradas, que são identificadas pelo CFOP de lançamento.


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Entrada de Mercadorias

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta de produtos / Consulta por nome

F3 - Nova nota fiscal

F4 - Finalizar a nota que está sendo lançada

F5 - Acesso ao programa Cupom Fiscal

F6 - Acesso ao programa Nota Fiscal Manuscrita série D

F7 - Emitir espelho da nota fiscal que está na tela

F8 - Acesso ao programa Pré-venda

1 F9 - Zerar FSD

  F10 - acesso ao programa GNRE

2  F11 - Lançar os produtos pelo código no fornecedor

F12 - Acesso ao programa de Transferências

Ctrl + O - Informações complementares manuais

Ctrl + R - Inserir informações de frete

ALT + N - Iniciar nova nota

ALT + G - Finalizar a nota que está sendo lançada

ALT + M - Acesso ao programa Compras por Cliente

ALT + D - Acesso ao programa Cadastro de Fornecedores

ALT + P - Acesso ao programa Cadastro de Produtos

ALT + F - Fechar a tela de Entrada de Mercadorias


1 F9 - Zerar FSD: esse atalho zerará os valores de frete, seguro e despesas de todos os itens, porém somente será permitido em entrada manual de nota e devolução de compra, não podendo ser executado em notas que foram importada pela NF-e ou transferência automática.
2 F11 - Lançar os produtos pelo código no fornecedor: Se a farmácia deseja agilizar o processo de entrada de mercadorias para os fornecedores que não possuem pedido eletrônico, pode utilizar-se desta opção, porém é necessário anteriormente fazer a conexão dos produtos com o fornecedor por meio do programa Conexão manual. Para informar o código do produto no fornecedor, é preciso informar o código do fornecedor da nota fiscal e pressionar F11, ao que irá aparecer uma escrita no campo de código de barras dizendo: "Digitando código de produtos do fornecedor".

Campos Disponíveis

  • Operação: Selecione a operação que deseja realizar (Entrada de Mercadorias, Entrada por transferências, Pré-nota de compra, Entrada Bonificação, Devolução Fornecedor, Outras Entradas). O sistema traz automaticamente a opção padrão conforme a configuração dos parâmetros da farmácia. Caso utilize pré-entrada de mercadorias, será aberta a tela já trazendo a opção Pré-nota selecionada.
  • Nota: Informe o número da nota fiscal de entrada. Ao lançar uma nota fiscal de entrada por transferência o sistema já informa automaticamente e número da nota fiscal que deverá ser lançada, visto que segue uma seqüência do banco de dados.
  • Série: Informe o número de série da nota fiscal que está sendo lançada no momento. Este número deve ser maior ou igual a 1. Caso a nota fiscal não tenha série é necessário deixar este campo em branco. Segundo a legislação, não existe série de nota fiscal igual a zero (0). Se o sistema estiver configurado para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica no ambiente de Produção, são exibidos apenas os sequenciamentos de nota fiscal do tipo "Nota Fiscal Eletrônica".
  • Data de Emissão: neste campo deverá preencher com a data de emissão da nota de entrada, para os produtos controlados pelo SNGPC essa informação será exportada.

OBS.: Em casos de entrada de psicotrópicos, o sistema lançará a data de entrada atual, ou seja, a data do servidor e não a data de lançamento da nota. Esse procedimento é exigido pela ANVISA.


  • Data de Recebimento: o sistema inserirá a data de lançamento da nota automaticamente, porém esse campo somente poderá ser editado quando o parâmetro "Exigir conferência de lançamentos" (Parâmetros > Parâmetros > SNGPC) estiver devidamente parametrizado.
    • O SoftPharma validará se a data de recebimento do produtos não pertence ao período de envio de movimentações ao SNGPC, não podendo essa pertencer a um mesmo período em que já tenha sido enviado o arquivo de movimentações.
  • Modo Pgto: Informe a forma de pagamento da nota fiscal, à vista ou a prazo.

Atenção! No lançamento de notas com preços à vista, mas para pagar com X dias após a entrega. Neste caso esta nota deve ser considerada "a prazo", pois o pagamento é posterior a data de entrega.

  • Fornecedor: Selecione o fornecedor da mercadoria. Caso o fornecedor não estiver cadastrado, acesse o programa Cadastro de Fornecedores para efetuar o cadastro do mesmo. O cadastro pode ser feito chamando o programa pelos atalhos da tela de entrada, sem ter que fechar a tela e informar todos os dados novamente.
  • Tipo Docto: Informe o código do tipo de documento de origem da nota fiscal. Exemplo: (Nota fiscal/Duplicatas/Nota M1/Notas de prestação de serviços...).
  • Local Pgto: Informe o código do local de pagamento da nota fiscal. Exemplo: (Carteira/Banco do Brasil/Caixa Econômica...).
  • CFOP: O sistema mostrará todos os CFOP (códigos de operação fiscal) cadastrados no sistema para a operação que está realizando. O usuário pode selecionar um ou mais CFOP's para dar a entrada da nota fiscal.

Atenção! Na entrada de mercadorias não deve ser informado o mesmo CFOP descrito na nota fiscal, visto que este representa a venda feita pelo fornecedor, e deve ser informado um CFOP de entrada das mercadorias na farmácia - verifique com o contador quais os CFOP's devem ser lançados. Caso o código de operações não existir, acesse o Cadastro de Configuração Tributária e cadastre-o antes de iniciar o lançamento da nota fiscal de compra.

Obtenha aqui a listagem dos CFOP's mais utilizado pela farmácias.

Importante!

    • Quando o CFOP está configurado para "Calcular Custo Médio", é calculado o Custo Médio Financeiro e o Custo Médio Contábil.
    • No momento de lançar manualmente ou realizar a importação de notas com CFOP 5910 e 6910 (1910 e 2910), referente a bonificação, o sistema validará se o CNPJ da empresa emitente pertence à alguma filial cadastrada (quando houver). Se for igual, ou seja, quando se tratar de uma 'transferência de mercadorias' entre filiais com base de CNPJ diferente, será calculado APENAS o Custo Médio Contábil.
    • Caso o CFOP selecionado esteja configurado para não calcular C.M.V., o sistema mostrará logo à frente uma mensagem informativa ao usuário sobre essa situação.
    • O usuário pode selecionar mais de um CFOP por nota. Lembrando que isso ocorrer, deverá informar o CFOP correspondente a cada item da nota fiscal.
    • Ao informar um item com tributação de Substituição Tributária, automaticamente o sistema o registra o item com o CFOP ST vinculado ao CFOP principal. Para isso é necessário que no programa Configuração Tributária o cadastro dos CFOP's esteja configurado corretamente. Peça ajuda do contador da farmácia para fazer essa configuração conforme deve ser.
    • Ao inserir um item ST, caso o CFOP de Substituição Tributária não esteja selecionado no campo CFOP, o sistema o marca automaticamente. Ao deletar um item ST, caso não tenha mais nenhum adicionado com a mesma tributação, o sistema automaticamente retira a seleção do CFOP correspondente no campo acima. 
  • Modelo: Informe o modelo da nota fiscal que está sendo lançada:
    • 01 - Modelo 1/1A: Utilizada para as notas fiscais normais.
    • 1B - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica: Utilizada para lançar as notas fiscais avulsas.
    • 55 - Modelo NF Eletrônica: Utilizada somente no caso de nota fiscal eletrônica.
  • Vlr da Nota: Informe o valor total a pagar da nota fiscal que está sendo lançada.
  • Código de Barra: Informe o código de barras do produto ou a descrição do item para localizá-lo. Caso a farmácia desejar, pode lançar os produtos informando o código do produto no fornecedor, mas para isso, deve fazer o processo de Conexão de produtos com fornecedor sem PE.
  • Laboratório: Neste campo o sistema mostra, somente para informação ao usuário que está lançando a nota fiscal, o nome do laboratório a que pertence o produto informado.
  • MM/AAAA: Informe o mês e o ano de vencimento do produto que está sendo lançado. Este campo somente fica habilitado para os produtos que não utilizam o controle de lotes e vencimentos.
    • Controle de Lotes & Vencimentos: Ao lançar um produto pertencente a algum tipo de produto que utilize controle de lotes e vencimentos, ou que pertença ao grupo Psicotrópico, ao invés de informar o mês e ano de vencimento, é aberta outra tela, onde devem ser informados os lotes, e para cada lote, seu respectivo vencimento e quantidade adquirida.
  • Tributação: Informe o código da tributação correspondente ao item que está sendo lançado. Por padrão o sistema já traz a tributação que está no cadastro do produto, porém o usuário pode alterá-la conforme a necessidade da farmácia.
  • CFOP: Caso o usuário tenha selecionado mais de um CFOP para a nota fiscal, neste campo o usuário deve informar o CFOP do item que está sendo lançado.
  • Qtde Nota: Informe a quantidade de itens adquirida do produto nesta nota fiscal.
  • Fração: O sistema exibe neste campo a fração que está configurada no cadastro do produto. Exemplo: Anador comprimidos - compra do fornecedor caixa com 128 blisters e vende separadamente. Quando efetuar uma entrada de mercadorias de produto fracionado, o sistema busca antes a fração específica do fornecedor, e caso não exista, faz a entrada baseada na fração da tela principal do cadastro de produtos.
  • Qtde Entrada: O sistema pega a quantidade da nota e multiplica pela fração do produto, informando neste campo a quantidade total que entrará no estoque. Exemplo: Anador comprimidos: comprado 2 caixas (Qtde Nota) e fração = 128 envelopes (2 * 128 = 256 envelopes - Qtde entrada).
  • Unitário Nota: Informe o preço unitário que está na nota de compra do fornecedor.
  • Unitário Item: Este valor é calculado automaticamente pelo preço unitário da nota dividido pela fração do produto. Através deste valor o sistema atualiza o preço de custo (caso liberado nos parâmetros e fora da promoção de venda), e o cálculo do C.M.V. (Custo da Mercadoria Vendida).

Importante!

      • Quando informado o preço unitário e nos parâmetros está configurado para atualizar preços na compra (para baixo ou para cima) o sistema pega o valor informado neste campo e informa como preço de custo. A partir disso, baseado na margem de lucro que está no cadastro deste produto, calcula o novo preço de venda. Obs.: Isso ocorre somente quando configurado no tipo de produto para atualizar o preços dos produtos ligados ao tipo de produto informado.
      • Se a farmácia teve um desconto no item, ou seja, o preço unitário não mudou, o que houve foi somente uma negociação diferenciada e a farmácia não deseja repassar isso para o preço de venda, é necessário deixar o preço unitário normal (atual) e informar o desconto recebido ou o valor total do item que está na nota, que o sistema já calcula o valor do desconto.
  • % Desc: Informe o percentual de desconto recebido da distribuidora que está na nota fiscal. Caso o produto não tenha desconto, deixe este campo em branco, teclando Enter.
  • Vlr Desc: Informe o valor do desconto recebido da distribuidora que está na nota fiscal. Caso o produto não tenha desconto, deixe este campo em branco, teclando Enter.
  • Valor Total: Quando informada a quantidade, o valor unitário e o percentual de desconto, o sistema calcula o valor total do item. Caso seja informado um valor total menor, o sistema considera como percentual de desconto no item.
  • Valor IPI: Informe o valor do IPI pago no item que está sendo lançado. É importante que esse valor seja informado corretamente, pois é utilizado no cálculo do C.M.V. do produto.
  • Desconto: essa opção está no rodapé da tela, onde, ao clicar no botão '+' pode-se inserir um valor de desconto geral para a nota, que será rateado para todos os produtos. Quando existir na nota um produto com 'porcentagem' de desconto, o valor a ser informado no novo campo 'Desconto' deverá ser calculado de acordo com o valor líquido do item (ou seja, o cálculo será baseado no valor do produto considerando o desconto). Para exemplificar, consideremos uma nota com um produto que custa R$ 100,00 e para este, foi recebido um desconto de 15%, então seu valor líquido será de R$ 85,00. Se for adicionado um valor de desconto geral de R$ 20,00, para o rateio será considerado o valor de R$ 85,00 e não de R$ 100,00.
  • Base ICMS ST: Informe a base de ICMS de Substituição Tributária. Este campo fica habilitado caso no cadastro do fornecedor esteja marcada a opção "Exigir Base de ICMS ST". Caso seja informada base de ICMS ST no item, o sistema exige que seja informado também o valor de ICMS ST.
  • Valor ICMS ST: Informe o valor de ICMS de Substituição Tributária. Este campo fica habilitado caso no cadastro do fornecedor esteja marcada a opção "Exigir Valor de ICMS ST". Caso seja informado valor de ICMS ST no item, o sistema exige que seja informada também a base de ICMS ST.
  • ICMSST GNRE: somente estará disponível para as notas que tiveram a GNRE lançadas no sistema e se o item que estiver sendo lançado for CST 60. Quando informado o valor em algum item, este campo na tela de desdobramento também estará bloqueado, porém o total deverá condizer com o informado no lançamento da GNRE, caso contrário acusar mensagem, solicitando revisão.

Observações

      Para as farmácias que possuírem o produto "80-Silo Digital" liberado...

  • Na entrada de mercadorias, seja ela manual ou automática, serão aplicadas regras para garantir que as informações estejam corretas e de acordo com o XML da nota.
  • No programa "Entrada de Mercadorias", independente da operação utilizada, a chave da NF-e será validada junto ao Silo Digital, assim como a existência da nota. Se a nota não for encontrada no Silo, uma mensagem retornará do Silo e não será permitido a entrada como modelo ''55-Nota Fiscal Eletrônica''. Caso a nota seja encontrada, será validado o status da Assinatura Digital da mesma:
    • Quando "À Validar" – Será solicitado para que aguarde a confirmação da assinatura.
    • Quando "Inconsistente" – Informará que a assinatura está inconsistente para que o usuário verifique a NF-e no Silo Digital.
    • Quando "Confirmada" – Será efetuado o download do XML, na sequência o campo ''Vlr da nota'' será preenchido automaticamente de acordo com a respectiva informação presente no XML, não permitindo alteração.

      A importação da nota será possível, apenas quando a nota estiver "autorizada", caso esteja "cancelada" o processo de importação será abortada.

      Caso sejam selecionadas as opções de notas ''1-Nota Fiscal'' ou ''1B-Nota Fiscal Avulsa Eletrônica'', será solicitado senha para prosseguir com a operação. A senha será solicitada conforme a parametrização na guia "Controle de Filial" do programa Parâmetros. Se a filial utilizar Senhas de liberação, será solicitado a Senha de liberação e caso utilize controle por Colaborador, será solicitado a senha do colaborador e este deverá possuir: Liberação Geral – Várias Operações, em seu cadastro


Operações

Entrada de Mercadoria

      Selecione esta opção caso desejar lançar uma nota de compra diretamente no estoque sem passar por conferência antes da finalização. Esta opção é usada para dar uma entrada "rápida" no estoque e também para as farmácias que não tem interesse em conferir os itens da nota por outro usuário antes de confirmar a entrada da nota no estoque.

      No caso da Servimed, o valor de repasse da nota fiscal é rateado e embutido no desconto de cada item da nota fiscal, o que o diferencia dos outros fornecedores.

      Para cálculo de CMV do produto, são considerados os valores de ICMS Substituído, Despesas Acessórias, Seguro, Valor total de IPI, Repasse de ICMS e valor de ICMS retido (CST 60), acrescentando ao CMV o valor proporcional do item à soma dos produtos, sem distinção de tributação, CST ou CFOP. Somente o valor de ICMS e as despesas financeiras não entram no cálculo.

      Quando adicionado um produto que possua controle de lotes, ao informar o mesmo na linha de digitação, o campo de vencimento fica desabilitado para que seja mostrado ao final, permitindo que o usuário informe "n" lotes para o mesmo item.

      Sempre que o fornecedor envia nota fiscal com informação de desconto geral da nota e não informar o desconto por item (descontos específicos), o sistema realiza o rateio do desconto entre todos os itens da nota fiscal. O cálculo de rateio é proporcional ao valor dos itens, ou seja, quanto maior o valor do item, maior será seu desconto. Pode ocorrer do último item da nota fiscal ficar com desconto maior ou menor que os outros, pois possíveis arredondamentos de valores são feitos neste item.

      Era comum que fornecedores enviassem Notas M1, e passaram enviar NF-e, mas com a mesma série e número,  e por muitas vezes o mesmo número se repete no sistema da farmácia, o Softpharma permitirá a entradas das notas para um mesmo fornecedor com mesmo número e série, mas com data de emissão diferente, lembrando que para o segundo lançamento será lançado um "0" (zero) a esquerdas no número da nota.

      A partir do release 144.0 é possível realizar a entrada de mercadorias com valor de ICMS ST igual a '0' (zero) para os CSTs 10, 30 e 70, no item ou no desdobramento da nota conforme informado na Nota Fiscal.

      Quando a entrada de mercadoria for via Balanço com Confronto, a condição de pagamento será igual a "Outros", porém no DANFE essa informação não será impressa na modalidade de pagamento.

Entrada por Transferência

      Esta opção é utilizada para dar entrada no estoque de mercadorias que chegam na farmácia via transferência de outra filial. Caso selecionado esta opção, o sistema traz automaticamente o número da próxima requisição. Observação: Quando utilizada essa opção, o sistema não atualiza os dados do último fornecedor, preço e custo médio.

      Podem ser lançados produtos com CST 10, 30 ou 70, porém o usuário deve ter atenção para somente registrar itens com esta situação tributária quando for entrada por transferência oriunda de uma filial com característica de distribuidora. Nas transferências entre filiais esta situação não pode ser utilizada.

      A requisição de compra, quando lançada automaticamente, sempre é lançada com o CFOP correspondente à transferência que a originou, sem precisar selecionar, mesmo quando configurado mais de um CFOP para requisição de compras.

  • Partiu da Filial: Quando for entrada por requisição de compras e o sistema está on-line, o mesmo solicitará qual foi a filial que enviou a transferência para dar entrada.

      Para fins de evitar erros de consolidação, na emissão de Nota Fiscal de Transferência deverá ser lançado o valor de frete, seguro e despesas acessórias por item quando houver. 

Pré-nota de Compra

      Esta opção é utilizada para lançar a nota de compra e depois efetuar a conferência da mesma por outro usuário e liberar a mercadoria para o estoque. Para usar esta opção é necessário marcar em Parâmetros > Entradas a opção "Utilizar pré-entrada de mercadorias?" e todas as notas lançadas nesta opção e por pedido eletrônico, precisarão ser conferidas pelo programa de pré-entrada de mercadorias para que seja dado entrada os itens para o estoque da farmácia. 

Entrada Bonificação

      Esta opção é utilizada para lançar notas fiscais de entrada de mercadorias recebidas por bonificação. Ao efetuar entrada de mercadorias por esta opção, não é lançado nenhuma duplicata no Contas a Pagar. Lembre-se que deve ser selecionado o código de operações fiscais específico para entrada de bonificação, caso ainda não tenha cadastrado, acesse Parâmetros > Manutenção de CFOP e cadastre a CFOP para a operação de bonificação. 

Atenção: Deve-se tomar um cuidado especial nas entradas de bonificação, pois no CFOP pode estar marcado o campo "Calcular CMV nesta entrada". Neste caso, pode baixar muito o custo médio do produto. 

Devolução Fornecedor

      Selecione esta opção caso desejar lançar uma nota de devolução para fornecedor. Este processo é utilizado quando, na nota de compra, consta algum produto que não estava no pedido, ou com valor e quantidade errados. Para lançar uma nota fiscal de devolução é necessário informar o número da nota que foi lançada a mercadoria que está sendo devolvida e o fornecedor que a enviou. Após carregar as informações, selecione os itens que deseja devolver e clique no botão "OK". A seguir, os dados serão carregados para a tela de lançamento de nota para concluir a devolução.

  • Tipo da Nota: Selecione o tipo da nota que está lançando, M1. Para imprimir a nota em formulário M1, é necessário configurar a estrutura de M1 para a CFOP da nota fiscal na qual está lançando a nota. Para saber como configurar as estruturas acesse o manual de configuração de Estrutura de Notas M1.
  • No desdobramento de Impostos, todos os valores (valor ICMS, valor ICMS substituído, IPI...) são recalculados de acordo com os itens que foram carregados para a devolução.
  • Enquanto a duplicata referente a esta nota ainda não estiver paga, será vinculado a ela um crédito no valor da devolução dos produtos. Caso a mesma já tenha sido paga, a nota de devolução será lançada normalmente, porém não será vinculado nenhum crédito e o valor ficará pendente para vincular manualmente pelo contas a pagar em qualquer duplicata do mesmo fornecedor. Veja como vincular um crédito de devolução no Contas a pagar.
  • Quando a nota fiscal não puder mais ser cancelada, no caso das NF-e, que têm prazo de 24 horas para que seja feito o cancelamento, a farmácia pode utilizar a opção de devolução total da nota.

Atenção! Não é permitido informar valor de devolução maior que o saldo do contas a pagar.

  • Caso seja selecionado o tipo de nota M1, é obrigatória a impressão da nota fiscal de devolução no momento do lançamento da mesma. Se não houver configuração de impressora no sistema ou não tiver estrutura de devolução para fornecedor configurada, o processo é abortado, sendo necessário configurar impressora e estrutura antes de continuar o lançamento da nota fiscal.
  • Os valores referente à devolução para o fornecedor são lançados no Razão de fornecedor somente quando feito o pagamento total da duplicata a que o crédito está vinculado.
  • Ao efetuar a devolução de mercadorias, o sistema traz os CFOP's correspondentes de acordo com a tributação dos produtos que estão sendo lançados. Para isso é necessário que os CFOP's estejam configurados e ligados ao processo de devolução de mercadorias.


Importante!

    • Quando realizado devolução para fornecedor de itens com controle de lotes, após informar a quantidade a ser devolvida de cada item, deve-se informar de qual lote deseja deduzir as quantidades. Neste momento são listados todos os lotes que estão cadastrados no cadastro de produtos para o item.
    • Quando utilizado o parâmetro "Não aceitar estoque negativo", ao fazer a devolução de uma nota de compra em que não houver mais o estoque necessário para a devolução, o sistema não permite a finalização da nota fiscal. Para isso, é necessário ajustar a quantidade no cadastro de produtos.
    • Se configurada como ambiente de Homologação, quando a série M1 estiver configurada para emissão de NF-e o sistema segue os mesmos passos da emissão da Nota Fiscal Eletrônica.
    • A partir do release 143.0 o lançamento de frete, seguro e despesas acessórias está sendo realizado por item, porém para as notas gravadas antes desta alteração e a devolução for parcial, o sistema fará o rateio dos valores pelo volume devolvido, e no desdobramento da nota, não será permitido alterar os respectivos valores, apenas zerá-los.
    • A partir do release 151.0 não será mais possível contemplar em uma mesma nota itens que sejam como devolução e outros como não devolução, se em uma nota tenha produtos de compra e outro bonificação ao emitir a NF de devolução destes dois itens, serão emitidas duas notas fiscais.
    • Ao efetuar a devolução de produtos que possuam ICMS ST GNRE, o sistema considerará as informações do novo campo para estornar o estoque.
    • No arquivo .XML as notas de devoluções serão identificadas como finalidade 4 - Devolução de Mercadoria, e caso o item devolvido conter IPI essa informação será gerada em um campo específico.
    • Para o Estado Rio Grande do Sul: Na emissão da nota de devolução de compra será emitido também uma NF-e de ressarcimento de ICMS ST. Medida tomada para atender exigências do Estado em questão.

Outras Entradas

      Esta opção é usada para efetuar lançamentos de outras entradas não especificadas nos itens acima. Neste caso, o sistema não calcula o C.M.V. da mercadoria comprada e também não gera duplicatas a pagar para o fornecedor. Esta opção pode ser utilizada em muitas operações, simplesmente sendo diferenciadas pela CFOP de lançamento da nota.

      Quando a entrada de mercadoria for um item do imobilizado o sistema verificará se o CFOP selecionado está configurado como Imobilizado, e também caso o item estiver com o campo "Item fora do estabelecimento", na aba Patrimônio do Cadastro de Produtos, marcado efetuará a entrada normalmente do produto e posteriormente desmarcará o status.

Entrada de Imobilizados

  • Não é permitido lançar na mesma nota fiscal, medicamentos e produtos imobilizados. Os produtos pertencentes ao grupo de Imobilizados, devem ser lançados em nota fiscal separada.
  • Ao efetuar entrada de mercadorias de imobilizados, é necessário informar o plano de contas onde será lançada a nota.
  • Para efetuar operações com produtos imobilizados é preciso que o produto 32 - Imobilizados esteja liberado para o código da farmácia (caso não esteja, é necessário entrar em contato com a célula Comercial da SoftPharma). Além disso, o usuário precisa ter acesso ao controle de imobilizados, para verificar esse parâmetro, acesso o Cadastro de Usuários.

Estorno de Devolução

      Esta opção é usada para efetuar o estorno da devolução de mercadoria. Consiste em gerar um novo documento fiscal, anulando a nota de devolução de mercadoria e retornando os produtos ao estoque. Poderá ser utilizada, por exemplo, quando a nota de devolução ao fornecedor for emitida  e, por algum motivo, o fornecedor não aceitar a nota e já tenha ultrapassado o prazo para realizar o cancelamento desta nota.     

      Ela estará disponível somente para NF-e e para os usuários que possuírem a tabulação 7 deste programa marcada.      Quando selecionada, abrirá o programa "Consulta Rápida de Notas" para selecionar a nota de devolução que deseja estornar.     

      Ao realizar o estorno, as quantidades devolvidas na nota de devolução de compra serão estornadas, para que  possa ser efetuada  uma nova devolução ao fornecedor.      O fornecedor da nota de estorno será o mesmo selecionado para a nota de devolução.

      Um ponto importante desta opção é que será realizado um vínculo entre a nota de Estorno de Devolução e a nota de Devolução de Compra, isso para possibilitar a consulta de XML, sabendo que foi feito o Estorno. Também não será possível ao usuário escolher quais produtos deseja que seja estornado nem os valores, a nota será emitida conforme a nota de Devolução selecionada.    

  • Quanto ao Financeiro: O sistema identificará se há registro de crédito, gerado a partir da devolução de mercadoria e, havendo, o cancelará.
  • Quanto ao Custo Médio: O cálculo do Custo Médio e Custo Médio Contábil, dependerá do CFOP configurado para a operação de estorno de devolução, que veremos mais à frente.
  • Produtos com controle SNGPC: Quando houver um produto controlado, com lote enviado ao SNGPC no período da devolução de compra que está sendo estornada, não será possível gerar a nota de Estorno de Devolução. O sistema abortará o procedimento e apresentará uma mensagem informativa ao usuário. Caso NÃO tenha lote enviado ao SNGPC no período da devolução de compra que está sendo estornada, o estorno será efetivado e o lançamento de devolução de compra ficará sinalizado como: Suprimido.

Desdobramentos

Desdobramento dos Impostos


  • Total Valor Bruto: Traz o valor total bruto dos produtos.
  • Total Descontos: Demonstra o valor total de descontos para os produtos.
  • Base ICMS: Este campo traz a base de ICMS dos itens informados na nota fiscal. Para evitar erros de cálculos, este campo é preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Valor ICMS: Este campo traz o valor de ICMS dos itens informados na nota fiscal. Para evitar erros de cálculos, este campo é preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Base ICMS ST: Informar o valor da base do ICMS substituído da nota fiscal. Caso a nota não tenha base de ICMS substituído, tecle Enter. Caso tenha sido informada a base de ICMS ST por item, este campo já vem com a soma dos valores informados para cada item, não sendo possível alterar seu valor.
  • Valor ICMS ST: Informar o valor do ICMS substituído da nota fiscal. Atenção para este valor, pois este valor é acrescido ao C.M.V. do produto. Caso tenha sido informado o valor de ICMS ST por item, este campo já vem com a soma dos valores informados para cada item, não sendo possível alterar seu valor.
  • Valor total IPI: Este campo mostra o valor total de IPI da nota fiscal. Este valor é obtido através da soma do IPI de cada item da nota e tem em produtos de perfumaria. Atenção para este valor, pois o mesmo é acrescido ao C.M.V. do produto.
  • Frete: Informar o valor de frete ou outras despesas da nota.
  • Tipo de Frete: Informe o tipo de frete (0-Por conta de terceiros; 1-Por conta do emitente; 2-Por conta do destinatário; 9-Sem cobrança de frete).
  • Valor de Seguro: Informe o valor do seguro da carga que está sendo recebida.
  • Despesas acessórias: Informe o valor das despesas acessórias da nota fiscal que está sendo dado entrada.
  • Despesas financeiras: Informar o valor gasto com despesas de cobrança da nota ou duplicata

Desdobramento do Contas a Pagar

  • Documento: Informar o número da duplicata do fornecedor para controle no contas a pagar, caso não tenha, pode-se deixar este campo em branco.
  • Data de Vencimento: Informe a data de vencimento da nota fiscal, ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data "Jan", este botão abre um calendário para a procura da data. Esta data e o valor da duplicata, vai ser lançado no contas a pagar para o fornecedor da mercadoria. O usuário tem a opção de dividir o valor da nota em até 9(nove) parcelas de igual ou diferentes valores, o importante é que no final do lançamento a soma das duplicatas lançadas fechem com o valor total da nota.
  • Valor da Parcela: Informe o valor da parcela, ou se a nota tem somente um pagamento, informe o valor total da nota. O valor referente às despesas financeiras é rateado e calculado automaticamente entre as duplicatas e lançados no contas a pagar.
  • Desconto Financeiro: Caso a duplicata tenha um desconto financeiro, informe o valor neste campo para que no contas a pagar seja consultado no momento do pagamento da duplicata e depois tecle ENTER ou pressione F4 para salvar a nota fiscal no banco de dados.
  • Vcto Desc Fin: Informe a data de vencimento do desconto financeiro. O sistema traz automaticamente a mesma data de vencimento da nota fiscal, podendo ser alterada.
  • Observação: Informar alguma possível observação a ser gravada em cada duplicata da nota a ser lançada.

Observações Gerais

  • Toda nota de compra é lançada no grupo 2 e conta 1 do plano de contas. (2.1 C.M.V./Duplicatas pagas).
  • Toda nota de requisição de compra é lança na grupo 2 e conta 5 do plano de contas. (2.5 Requisição de compras).
  • Ao realizar lançamentos de Entrada de Mercadoria e Pré Nota de Compra, para produtos que serão comercializados, quando o usuário pressionar ENTER no campo "Valor Total" o sistema validará algumas informações antes da inclusão do item na nota:
    • Se no cadastro do CFOP do item está marcada a opção "Calcular CMV na entrada?".
    • Se o "Valor unitário da nota" e o "Preço de Custo Atual" possuem uma oscilação maior que 20%.
      • Onde lê-se "Valor unitário da nota" é o valor do item na nota fiscal de entrada e no "Preço de Custo Atual" traz a informação do cadastro do produto.
      • Quando a oscilação for maior que 20% apresentará a mensagem:"O valor informado para este produto na Nota Fiscal de Compra comparado ao custo do produto, possui uma oscilação de xx%. Deseja continuar com o lançamento deste item ? [SIM]/[NÃO]". 
      • Cálculo do percentual de variação: o percentual de variação é encontrado entre o "Valor unitário de compra" e o "Preço de Custo Atual".





Configurações por Usuário

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Entrada de Mercadorias - FAT110" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a Tabulação "Nota de Compra" para que usuário não tenha acesso a lançar entrada de mercadorias diretamente para o estoque.
  • Desmarque a Tabulação "Requisição" para que o usuário não tenha acesso a lançar requisição de compras com entrada diretamente para o estoque.
  • Desmarque a Tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso a lançar pré-entrada de mercadorias para conferência.
  • Desmarque a Tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso a lançar entradas de bonificação no sistema.
  • Desmarque a Tabulação 5 para que o usuário não tenha acesso a efetuar devoluções para fornecedor.
  • Desmarque a Tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a lançar notas ficais de outras entradas.
  • Desmarque a Tabulação 7 para que o usuário não tenha acesso a estornar uma devolução de mercadoria.

Guias

  • Desmarque a Guia 1 para que o usuário TENHA acesso a alterar a fração do produto na entrada de mercadoria. Essa alteração é utilizada apenas para calcular a quantidade da entrada, sem alterar o cadastro de produtos. Isso acontece porque fornecedores entregam com frações diferentes, mas a venda sempre é igual.
  • Desmarque a Guia 2 para que o sistema permita a entrada por transferência somente pelo preço de custo ou custo médio da mercadoria da filial que está dando a entrada. Essa configuração se baseia nos parâmetros, onde o usuário configura se a transferência será pelo preço de custo ou custo médio.
  • Desmarque a Guia 3 para que o sistema gere estatísticas de compras e calcule o valor do novo CMV dos produtos em todas as entradas por transferência efetuadas via transferência automática ou manual.
  • Desmarque a Guia 4 para que o usuário não tenha acesso a alterar a tributação do item que está dando entrada.
  • Quando a Guia 5 estiver desmarcada o campo Modo de Pagamento ficará bloqueada com a opção A prazo selecionada, exceto quando os lançamentos forem: Entrada Bonificação e Devolução Fornecedor.
  • Sem rótulos