ASSUNTO

Implementação do projeto Datamart Linx. Integração Concessionárias → Montadoras.

PRODUTOLinx DMS
MENUFabrica > Geral > Parametriza Datamart Linx
DATA

 

AUTORAutomotivo Montadoras
ÁREAP&D
FINALIDADE

O Datamart Linx é um processo de integração entre a concessionária e montadora cujo objetivo é abastecer a Montadora/ Parceiro com informações dos mais diversos departamentos da concessionária. Esse processo pode ser utilizado em nossos produtos Linx DMS e Autoshop.

ABRANGÊNCIA

Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias/lojas de todas as marcas.

APLICAÇÃO

Configuração do Sistema e inclusão dos DNs de integração

  1. Acessar o Fabrica, menu Fabrica > Geral > Parametriza Datamart Linx.
  2. Caso a revenda integre com o Datamart Linx, informe a forma de contato no campo <Forma Contato ShowRoom>, que será utilizada para o envio dos contatos de tráfego de ShowRoom.
  3. Caso a revenda integre com o Datamart Linx, informe o DN da revenda em questão no campo <Número DN>.
  4. Caso a revenda integre com o Datamart Linx, informe, no campo <E-mail aviso erro de integração>, o e-mail que irá receber um aviso quando houver algum erro no processo de integração.


Figura: Configuração dos Parâmetros


Clique em <Processos>.


Figura: Manutenção de Horário de Processos


Nessa tela, podemos ter 3 situações diferentes:

    • Caso a revenda integre com o Datamart Linx e a grade desta tela esteja preenchida, não é necessário alterar nada. Basta fechar a tela e seguir com o processo.
    • Caso a revenda integre com o Datamart Linx, e a grade desta tela não esteja preenchida, será necessário incluir manualmente todos os processos disponíveis no campo <Processo>, marcando a opção <Interface Ativa> e no campo <Data Último Movimento> informar a data inicial de integração.
    • Caso a revenda não integre com o Datamart Linx e a grade desta tela esteja preenchida, será necessário alterar todos os registros da grade, desmarcando o campo <Interface Ativa>.

Clique em <Gravar Parâmetros>.

Repita esses passos para todas as empresas/revendas cadastradas na base de dados.

Configuração do Linx DMS Integrador

  1. Execute o programa LDIConfig.exe, existente na pasta principal do Linx DMS Integrador;
  2. Acesse o menu "Configuração > Datamart Linx";
  3. Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;


Figura: Tela de configuração do banco de dados

Clique em "Testar Conexão".

Prosseguir somente se for apresentada a mensagem "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.

Clique em "Next";


Na tela "01 Exportação XML NFe", clique em "Incluir";


Figura: Tela de configuração do envio de XML de NFe

Preencha os dados para o acesso ao serviço.

Opções disponíveis:

  • Nome: Utilize o padrão de nomenclatura colocando XMLNFe_ no início e DN00000, onde 00000 é o DN da revenda que está sendo configurada, sempre com 5 dígitos. Exemplo: Caso esteja configurando o Datamart Linx da revenda de DN 12345, então deverá colocar o nome: XMLNFe_DN12345;
  • Descrição: Descrição da configuração;
  • DN: DN da revenda que está sendo configurada, sempre com 5 dígitos.
  • Diretório de Envio do FTP: Informar "/uprevenda/" (sem aspas).
  • Diário: Clique se deseja enviar o processo uma vez ao dia. Ao selecionar essa opção, será apresentada a opção de definir um horário para rodar o processo e em quais dias da semana ele deverá ser executado;
  • Intervalo: Clique se deseja enviar o processo mais vezes ao dia. Ao selecionar essa opção, será apresentada a opção de definir um intervalo de tempo em minutos, onde o processo será executado.


Importante:
O botão "Executar Manualmente" efetua a comunicação com o Datamart Linx, sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.

    1. Grave as informações, clicando em "Salvar";
    2. Agora, clique em "Replica configuração processos";

Clique em "Yes" para confirmar a replicação na tela que será exibida.

    1. Neste momento, a configuração do processo atual será copiada para todos os outros processos, porém, apenas para a revenda configurada.
    2. Agora, navegue até o processo "19 Exportação Agendamentos" e configure-o para ser executado por Intervalo.


Segue mais um exemplo de configuração  para a  "19 Exportação Agendamentos", clique em "Incluir";


Figura: Tela de Exportação Agendamentos

Preencha os dados para o acesso ao serviço.

Opções disponíveis:

  • Nome: Utilize o padrão de nomenclatura colocando Agendamento_ no início e DN00000, onde 00000 é o DN da revenda que está sendo configurada, sempre com 5 dígitos. Exemplo: Caso esteja configurando o Data Mart da revenda de DN 12345, então deverá colocar o nome: VendaVeiculos_DN12345;
  • Descrição: Descrição da configuração;
  • DN: DN da revenda que está sendo configurada, sempre com 5 dígitos.
  • Diretório de Envio do FTP: Informar "/uprevenda/" (sem aspas).
  • Diário: Clique se deseja enviar o processo uma vez ao dia. Ao selecionar essa opção, será apresentada a opção de definir um horário para rodar o processo e em quais dias da semana ele deverá ser executado;
  • Intervalo: Clique se deseja enviar o processo mais vezes ao dia. Ao selecionar essa opção, será apresentada a opção de definir um intervalo de tempo em minutos, onde o processo será executado no exemplo selecionamos a opção de 120 minutos.


  • Grave as informações, clicando em "Salvar";


Após finalizar todas as configurações

Finalize as configurações, indo até a guia "Conclusão" e depois em clique em "Finish".


Figura: Tela de conclusão das configurações

Dica: Caso seja necessário configurar todos os processos para outra revenda, navegue novamente para o processo "01 Exportação XML NFe" e clique em "Copia configuração para outras Revendas";

Clique em "Yes", na tela que será exibida, para confirmar a cópia para todas as revendas da marca.

Os endereços FTPS não precisam ser configurados uma vez que estão registrados dentro da própria aplicação.

  • Reinicie o serviço do integrador
  1. No Windows, pressione a tecla do logotipo do Windows + "R";
  2. Digite services.msc e clique em "Ok";
  3. Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
  4. Clique em "Reiniciar o serviço";
  5. Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".


Figura: Tela do serviço

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.