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📑 CONCEITO

Para lojas que não trabalham com pré-atendimento, a operação de vendas no Linx POS é iniciada com a informação do vendedor e cliente. A informação do vendedor identifica o pagamento de comissões e a informação do cliente permite atualizar seu histórico.

A apresentação do histórico do cliente na tela de venda é opcional, configurada no Linx POS Manager por meio da opção Configurações de Venda. Normalmente, as lojas a utilizam para o gerenciamento do Cadastro de Clientes, uma vez que na tela de venda é possível consultar, inserir ou alterar dados cadastrais, inserir número do cartão fidelidade, dentre outras opções.

Caso não configurada a apresentação do histórico do cliente na tela de vendas, o botão Clientes apresenta uma tela para consultas, alteração e inclusão de dados e características do cliente. Nesta opção, é possível informar um limite de crédito. Desta forma, na ocasião de uma venda com cheque, caso o limite seja excedido, será apresentada uma mensagem informativa. Nestes casos, para que a venda seja feita com a forma de pagamento cheque, somente será realizada com a senha do gerente. Outras modalidades de pagamento serão permitidas.

Como funciona:

1.   Na tela de vendas, informe os campos:

  • Vendedor - Neste campo deve ser selecionado o vendedor.
  • Código/CPF - Neste campo deve ser selecionado o CPF do cliente. Caso ainda não esteja cadastrado ou seja um novo cliente, é possível efetuar um novo cadastro.

Cadastro de novos clientes

Quando a venda for realizada para um novo cliente, será apresentada uma tela para cadastro de seus dados. Nas vendas posteriores, de acordo com a configuração, esta tela será apresentada.

Pensando na agilidade da venda, o sistema possibilita que os dados sejam cadastrados em uma outra oportunidade, prosseguindo com a venda mesmo sem o cadastro do novo cliente.

No cadastro, são feitas consistências do número do CPF e do CEP. Os demais dados são informados pelo operador.

Procedimentos

1.   Na tela de vendas, após informar o vendedor, informe o número do CPF do cliente.

Será apresentada uma tela informando que o cliente não foi encontrado, perguntando se deseja cadastrá-lo agora.

2.   Clique no botão OK.

3.   Preencha os dados e clique no botão Salvar e, em seguida, no botão Voltar, para retorna à tela de vendas.



Consulta de clientes

No Linx POS 7.8SPK4 foi implementado o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI, com a finalidade de inibir a pesquisa de clientes nas telas de Cadastro de Clientes, de Vendas, Pré-venda e Orçamento, para que os usuários do Linx POS, não escolham erroneamente o cliente a pesquisa, entrando em contato com ele de forma indevida e gerando reclamações relacionadas à LGPD.

Este parâmetro será criado na instalação do Service Pack 4 e o seu gerenciamento será efetuado a partir da retaguarda, na tela Parâmetros do Linx ERP.


⚠️ IMPORTANTE

  • Nas telas Cadastro de Clientes, Venda, Pré-venda e Orçamento, quando o novo parâmetro estiver ligado, em modo de pesquisa, o campo nome do cliente deve ficar desabilitado, mas deve ser exibido.
  • Na tela Cadastro de Clientes, em modo de inclusão/alteração, o campo do nome do cliente deve manter o comportamento normal, independe.


✔️ PASSO A PASSO

  • Quando o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI=F : Não permitir pesquisar o cliente pelo nome. O campo Nome deve estar habilitado para Consulta.

Tela Vendas: deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Tela de Pré-venda / Orçamento: deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Cad. Clientes: deve ser possível pesquisar pelo nome do cliente.

Venda recuperada: nome do cliente deve estar habilitado.

  • Quando o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI = T - Não permiti pesquisar o cliente pelo Nome.

Campo Nome não deve estar habilitado para Consulta. Deverá permitir fazer a busca pelo CPF.

Venda recuperada: nome do cliente não deve estar habilitado.

Vendas: não deve ser possível pesquisar pelo nome do cliente.

Pré-venda / Orçamento: não deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Cad. Clientes: não deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente.

Cad. Clientes: habilita o nome em alteração e inclusão.

Cad. Clientes: entra em modo de edição e em seguida limpar a tela.


🎞️ EXEMPLO

Observe como o sistema se comportará na tela de vendas, se o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI estiver como verdadeiro:

*vídeo sem som


  • Sem rótulos