1. Conceito
Este guia tem por objetivo orientar nos procedimentos de Reserva de Chopps para fábrica, disponível para os estabelecimentos vinculados a franqueadora CBE. A nova funcionalidade permite aos estabelecimentos informarem a sua necessidade de reserva que será solicitado na próxima semana.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
- A Retaguarda Empório na versão 11.28.0000 ou superior;
- Possuir permissão de acesso aos menus:
- Operações → Solicitação de Reserva
Para utilizar esta funcionalidade é necessário a configuração do parâmetro para indicar que seu estabelecimento possui liberação de acesso ao menu de Reserva de Chopp.
Em casos de dúvidas sobre a configuração de seu ambiente entre em contato com nosso time de suporte.
2.1 Liberação do perfil de acesso
Para habilitar quais perfis de acesso pode acessar o menu de Reserva de Chopp é necessário acessar Cadastros → Sistemas → Perfis de acesso.
Após selecionar o perfil desejado basta clicar no ícone de permissões para realizar a alteração do perfil.
3. Solicitação de Reserva
Para estabelecimentos parametrizados para realizar a solicitação de Reserva será disponibilizado o menu Operações-> Solicitação de Reserva:
A solicitação de reserva via retaguarda Empório permite que o estabelecimento envie a estimativa de compra dos CHOPPS recebidos em Barris, que utilizem vasilhame. Para realizar o envio da reserva de chopp após acessar o menu basta iniciar uma nova reserva.
4.1 Nova Reserva
Após clicar em <NOVA RESERVA> o usuário será direcionado para a janela de solicitação de reserva de mercadoria. Onde devem ser informadas as quantidades desejadas de Barris de Chopp.
Informações sobre os campos da tela de Reserva:
- STATUS: Indica o status da reserva da semana, podendo constar como Aberto, Enviado ou Cancelado;
- ABERTO: Reserva que ainda não foi realizado o processo de enviar reserva para a franquia;
- ENVIADO: Reserva que já foi preenchido os valores e o usuário clicou em <enviar reserva>;
- CANCELADO: Caso após o envio da reserva o usuário informe o valor zero em todos os campos de quantidade solicitada a reserva semanal será cancelada.
- PREVISÃO DE ENTREGA: As reservas possuem uma previsão de entrega de acordo com a semana vigente e a data de solicitação. A previsão inicia sempre nas segundas-feiras e encerra em uma sexta-feira da semana seguinte a data máxima de envio. Exemplo se a data máxima para envio da reserva é 28/08, a previsão de entrega iniciará em 02/09 até 06/09.
- RESERVA NÚMERO: Sequencial automático de controle do número da reserva;
- CAMPO DE INCLUSÃO DE PRODUTO: Campo para incluir novos produtos na reserva digitando a descrição ou EAN do produto desejado;
- DESCRIÇÃO PRODUTO: Exibe a descrição completa dos produtos disponíveis para reserva;
- CÓDIGO EAN: Exibe o código de barras para indicar o produto que será reservado;
- DATA DA SOLICITAÇÃO: Exibe a data de solicitação da reserva semanal
- UNIDADES VENDIDAS ÚLTIMOS 7 DIAS: Exibe a quantidade vendida que foi faturada (emitido notas) nos últimos 7 dias.
- UNIDADES VENDIDAS ULTIMOS 90 DIAS: Exibe a quantidade vendida que foi faturada (emitido notas) nos últimos 90 dias.
- INCLUIDO POR: Nome do usuário que clicou em nova reserva
- DATA ALTERAÇÃO: Data de alteração da reserva
- QUANTIDADE SOLICITADA (BARRIL) : Campo para informar a quantidade que o usuário deseja reservar.
Na visualização inicial será listado os 8 produtos mais vendidos pelo estabelecimento para ser informado apenas a quantidade de Barris desejado para cada variação do produto.
Caso necessário é possível incluir outros produtos informando a Descrição ou Ean do produto desejado.
A nova solicitação iniciará com o status em ABERTO, e o usuário só precisa informar a quantidade que deseja reservar para a próxima semana :
Pode ser utilizado o seletor de incremento de quantidade ou digitada o valor desejado em barril, sendo o limite de Barril 999 unidades.
Após preenchimento dos campos de quantidade solicitada deve ser clicado em <ENVIAR RESERVA> para transmitir para a franqueadora a solicitação.
Após o envio da Reserva será exibido o alerta de sucesso para o usuário:
Não é necessário informar quantidade solicitada para todos os produtos listados, manter com campo com o valor Zero ou Vazio caso não deseje reservar.
Enquanto a janela de solicitação de Reserva constar aberta é possível realizar alterações nos produtos ou cancelar a reserva e enviar novamente para a Franqueadora as modificações.
IMPORTANTE: Existe uma janela de envio de reservas acordada com a AMBEV, dessa forma será exibida em cada acesso ao menu a data máxima para envio da reserva para o consultor da franquia. A Janela de envio permite 1 solicitação de reserva semanal, onde o limite para envio é todas as quartas-feiras até 16horas.
Após o horário definido de 16:00 das quartas-feiras não será possível enviar reservas. Sendo que a janela será aberta novamente no próximo dia.
Será listado ao usuário alerta indicando do fechamento da janela de reserva de Chopp caso o usuário tente enviar a reserva após o fechamento da janela, conforme o exemplo abaixo:
4.2 Visualização de Reservas anteriores
Através do ícone <VISUALIZAR SOLICITAÇÕES ANTERIORES> é possível visualizar as reservas de períodos anteriores conforme os filtros disponíveis em tela:
Será possível realizar consultas utilizando os filtros de Nº da Solicitação, Data de Reserva( de e até), Status (em Aberto, Enviado, Cancelado);
As reservas exibidas na pesquisa permitem a visualização detalhada das reservas anteriores, conforme filtros de pesquisa aplicados:
Os produtos que não forem informado quantidade solicitada constaram zerados na pesquisa, e na listagem de produtos será exibido todos os chopps que o estabelecimento possui cadastrado e ativo.
1 comentário
Diego Bettker Pinto
Muito bom!