- Criado por Josiane Cristina Henrique Dos Santos, última alteração em fev 21, 2024
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Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx ITEC. É possível utilizar a funcionalidade no Módulo de Tele-Entregas.
É possível utilizar essa integração no Tele-Entregas ou PDV (Tela de Vendas).
Assista aos vídeos DicaLinx para saber mais sobre o assunto:
A integração com o POS Connect possui dois fluxos: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas) e Pagamento Direto (PDV), porém nessa versão está disponível apenas a Listagem de pedidos.
- Listagem de Pedidos: permite a criação de uma lista de pedidos a serem pagas no POS.
- Pagamento direto de Pedidos: permite a criação de um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado. Este fluxo é utilizado na venda direta no PDV, onde POS se comporta como um TEF.
O propósito dessa integração é utilizar o fluxo Listagem de Pedidos no módulo de controle de entregas, disponibilizando no POS entregue ao motoqueiro uma listagem de entregas a serem feitas/recebidas em cartão. Dessa forma, o motoqueiro terá a facilidade de recebimento, visto que será necessário apenas selecionar o pedido e realizá-lo. E os recebimentos automáticos no sistema retornarão dados assertivos em valores, parcelas, NSU e bandeiras utilizados, sem a necessidade de inserção manual.
- Para utilizar a funcionalidade no Linx ITEC, é necessário entrar em contato com o nosso time comercial.
- Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos: Listagem de Pedidos ou Pagamento Direto. Essa configuração é realizada no ambiente Stone pela equipe Comercial.
Aplicação Versão Configuração POS Connect Para configuração do POS Connect, acesse o caminho: Esta tela será dividida em duas abas, "Configuração" e "De/Para Bandeiras". Figura 01 - Configuração POS Connect Na aba Configuração constam os campos: Na aba "De/Para Bandeiras" é possível realizar a configuração para vincular as bandeiras recebidas pela "Pagar.me" às bandeiras existentes no Linx Itec, para lançamento dos cartões. Figura 02 - De/Para Bandeiras - Vinculadas POS Connect Aba De/Para Bandeiras: Para editar um registro da GRID, usuário deverá excluir o vínculo e refazer. Nesta aba será apresentadas todas as bandeiras cadastradas no Itec. Figura 03 - De/Para Bandeiras - Não Vinculadas POS Connect As bandeiras cadastradas no ITEC serão apresentadas em uma grid contendo: Ao clicar no botão "Ações" abrirá a tela "Vincular Bandeira", nela será possível realizar as configurações para vínculo entre o Itec e o POS Connect. Figura 04 - Vincular bandeira Foi criado no Módulo Logística > Painel > Gerenciador POS Connect, a tela "Gerenciador POS Connect - Listagem Pedidos". Na tela "Gerenciador POS Connect - Listagem Pedido", será possível observar os filtros: Figura 05 - Listagem de Pedidos (filtros) Após concluir a pesquisa, carregará na grid a listagem de pagamentos vinculados ao POS Connect. Nesta mesma tela será possível observar as colunas: Figura 06 - Listagem de Pedidos (colunas) Ao selecionar uma das linhas, serão apresentadas informações mais detalhadas do registro de uma cobrança junto ao POS Connect. Ao selecionar mais do que um registro, as informações detalhadas serão apresentadas referente a linha que estará com destaque em amarelo quando "Status" estiver como "Recebido". Ao concluir a pesquisa, as informações serão apresentadas nas colunas: Nesta mesma tela serão apresentados os botões: : Atualizará o "Status" do pedido selecionado; : Será possível Remover o Pedido do POS Connect, o uso desse botão apenas para pedido com "Status" Pendente ou Recebido. : Permitido para lançamentos do POS Connect que não estão vinculados a uma entrega, ou seja, lançamentos avulsos feitos diretamente no POS. Será apresentado em tela as entregas que estão com o entregador, mas sem vínculo com POS Connect, nesta tela será possível fazer a seleção do vínculo. Lembrando que os valores dos recebimentos, não poderão ser maiores que os valores das entregas. : Permitido para lançamentos com "Status Pendente" e ou "Status Recebido", onde o mesmo será desvinculado do POS Connect de uma entrega. Essa opção será utilizada quando o valor de recebimento no POS não for o mesmo da tele-entrega original, não havendo a possibilidade de realizar a baixa automática. : Permitido apenas para lançamentos com "Status Pendente". Este processo troca o lançamento de um terminal POS para outro. Esta função será liberada apenas quando para a filial em uso tiver mais de um terminal configurado. Figura 07 - Listagem de Pedidos (resultado pesquisa) Se o sistema não estiver habilitado, apresentará o pop-up para entrar em contrato com setor comercial. Figura 08 - Pop-Up Contato Comercial Será carregada uma lista das entregas para cada maquineta cadastrada no sistema, possibilitando realizar as entregas selecionadas com maior agilidade e assertividade, sem que essas informações tenham que ser manipuladas, ou seja, dados da transação serão capturados automaticamente, como NSU, Bandeira, Credenciadora, etc. Para não precisar informar o terminal POS venda a venda, o sistema solicita essa informação no momento de informar o motoqueiro para as tele-entregas selecionadas. A conclusão da entrega permanece sendo como baixa no retorno do entregador. Não será alterado o valor da venda (mesmo que tenha sido alterado pelo entregador na integração invoice layer), apenas será possível ajustar as condições de pagamento no sistema para as recebidas pelo POS, conforme funcionamento atual da tela, neste momento ocorre a finalização do pedido com a Pagar.me. Caso a venda seja cancelada, o sistema realizará a finalização da venda com a Pagar.me para que seja baixada da Listagem. Abaixo será explicado o fluxo da entrega, após ser realizada a venda. Para configurar o envio de pedido, no "Módulo Logística", acesse o caminho "Painel > Conferência e Saída", se a filial estiver configurada integração junto ao POS Connect e houver pelo menos um (1) Terminal POS com status "Ativo", o usuário, ao registrar a saída do motoqueiro, deve acrescentar uma nova opção para selecionar onde o usuário poderá fazer o envio da cobrança para o POS Connect, essas informações serão observadas na tela de saída, abaixo da grid dos pedidos. Figura 09 - Conferência e Saída Ao selecionar e adicionar uma entrega à GRID, será possível o usuário selecionar qual Terminal POS será enviado a cobrança. Para apresentar as opções, validar os terminais cadastrados para filial com STATUS de "ATIVO". Usuário poderá selecionar apenas um (1) terminal para o envio. Ao desmarcar a opção "Enviar para POS Connect", a cobrança não será enviada para o Terminal POS. Para o processo de envio do(s) pedido(s) para o terminal POS, deve ser utilizado a chamada de "Criar pedido para maquineta": O limite para registros de lista no POS Connect são de 30 registros. No processo de enviar lista/entrega para o POS Connect validar se a quantidade de registros não ultrapassa esta quantidade, se a quantidade de registros ultrapassar o limite permitido, apresentará a mensagem "Limite de registros no POS Connect atingidos, execute o fechamento dos pedidos e ou refaça a lista para ser encaminhada", clique em OK. A integração para o fluxo Listagem de Pedidos (Tele-entregas) permite que o usuário crie uma lista de pedidos a serem pagas no POS. Nesse fluxo, o POS integrado irá listar todos os pedidos em aberto para esse terminal nessa conta no Pagar.me, dessa forma, o operador do POS poderá selecionar um pedido para realizar seu pagamento. Figura 10 - POS Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, o mesmo ficará listado em tela como PAGO. Na tela de "Conferência e saída", na aba de pedidos "Em trânsito", quando a integração POS Connect estiver ativo e filial em uso estiver configurada integração junto ao POS Connect, para será possível validar os pedidos vinculados ao POS Connect. Foi criado o filtro e a coluna com o nome "Status POS". Figura 11 - Em Trânsito No filtro Status POS, foram incluídas as opções: Foi criado abaixo da grid, o detalhamento do pedido quanto às informações referentes ao POS Connect, neste detalhamento terá as informações referentes: Foi criado o botão , que será utilizado para atualizar o status do pedido selecionado. Este botão estará ativo, somente quando o pedido estiver com status "Pendente". Criado o botão , que ao clicar neste botão, abrirá a tela "Gerenciador POS Connect". Ao realizar o processo de entrega de uma venda que possui vínculo com o POS Connect, com Status "Pendente", apresentará mensagem indicando que "A entrega encontra-se em uma Lista POS e não possui recebimento. Deseja continuar com a baixa da entrega com outra forma de pagamento?" com opção de "PROSSEGUIR" ou "ABORTAR". Ao clicar em "PROSSEGUIR", será realizada a baixa da entrega e fechamento do pedido, onde o mesmo será cancelado ou realizado o lançamento de baixa junto ao POS. Ao realizar o processo de entrega de uma venda que possuí vínculo com o POS Connect, o status estará como "Recebido", o valor do recebimento será igual ao valor da entrega. Apresentará na tela de finalização do pedido, que a mesma está integrada a lista POS Connect, contendo "Número da Nota" e a "Data de Emissão" da mesma. Figura 12 - Finalizar Pedido Após a finalização da entrega e recebimento, o status do pedido será lançado como baixado junto ao POS, que poderá ser visualizado na tela "Gerenciador POS Connect". Ao concluir a entrega de uma venda que possui vínculo com POS Connect e o status estiver como "Recebido com Divergência" e recebimento do valor for: Criado a coluna "Status POS", onde será identificado o status da cobrança junto ao POS Connect, como por exemplo, um pedido em trânsito e será necessário realizar o retorno desse pedido para que o mesmo seja reagendado ou cancelado. Essa atividade valerá apenas para pedidos com status "Pendente", para vendas com integração POS Connect, com status POS "Recebido" e o for solicitado retorno da entrega, apresentará a mensagem "Essa tele-entrega já possui recebimento pela Lista POS, não é possível voltá-la para pendente". Figura 13 - Status POS Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves. Figura 14 - Pagar.Me - Chaves Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos. Figura 15 - Pagar.Me - Pedidos Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças. Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado. Figura 16 - Pagar.Me - CobrançasPré-Requisitos
Módulo Suíte 4.26.01 Módulo Logística 24.01.1002 Banco de Dados - SQL Server 23.12.21.20 Módulo Itec Suíte > Movimentação > Integração > POS Connect Configuração
De/Para Bandeiras
Vinculadas
Não Vinculadas
Gerenciador POS Connect
Fluxo do Processo de Entrega
Fluxo Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)
Envio de Pedido
Listagem do Pedido no POS
Acompanhamento da Entrega
Baixa de Entrega
Retorno da Entrega
Pagar.Me
Fluxo: Listagem de Pedidos (Tele-Entregas)
Fluxo: Pagamento Direto (PDV)
- Sem rótulos