1 Permissões
Para que seja possível fazer a integração, é preciso possuir determinadas permissões. As permissões descritas abaixo são sincronizadas e validadas no PDV, de acordo com cada funcionamento e comportamento descrito.
Permissão Alterar o vencimento de cheque no recebimento no caixa:
- Esta permissão encontra-se no menu Financeiro > guia Recebimentos. Selecionando a forma de pagamento, o sistema exibe a janela Cheque (imagem de exemplo 1);
- Caso o usuário não possua esta permissão: o campo Data Compensação fica bloqueado, não permitindo fazer edição;
- Caso o usuário possua esta permissão: o campo Data Compensação fica desbloqueado, sendo possível editá-lo.
Permissão Aceitar cheque com CMC7 inválido (no AutoSystem, por sua vez, seja com ou sem permissão, não é permitido inserir CMC7 inválido):
- Ao incluir o CMC7, o PDV verifica se o conteúdo informado é valido. Caso seja inválido:
- Caso o usuário não possua permissão, o sistema solicita uma elevação de permissão. Ao informar os dados válidos, o foco retorna para o campo CMC7;
- Caso o usuário possua permissão, o sistema segue a venda normalmente.
Permissão Aceitar cheques de terceiros:
- Ao informar como forma de pagamento um cheque, o PDV valida se o portador é o mesmo cliente identificado na venda. Caso seja diferente:
- Usuário sem permissão: ao inserir um CPF/CNPJ diferente do identificado na venda, o PDV exibe uma janela de elevação de permissão (imagem de exemplo 2);
- Caso o usuário inserido possua permissão, o sistema segue com a identificação do cheque normalmente;
- Caso o usuário inserido não possua permissão ou a janela seja fechada, o PDV não permite a identificação de terceiros.
- Usuário com permissão: o sistema segue com a identificação do cheque normalmente.
- Usuário sem permissão: ao inserir um CPF/CNPJ diferente do identificado na venda, o PDV exibe uma janela de elevação de permissão (imagem de exemplo 2);
Permissão Aceitar cheque com CMC7 já cadastrado no sistema (no AutoSystem, por sua vez, seja com ou sem permissão, não é permitida a venda para o mesmo cheque):
- Ao incluir o CMC7, o PDV verifica se o conteúdo informado já foi cadastrado no sistema como um cheque recebido. Se cadastrado:
- Caso o usuário não possua permissão, o sistema solicita a elevação de permissão;
- Caso o usuário possua permissão, o sistema segue com a venda normalmente.
Permissão Lançamento para cheque Devolvido:
- Ao informar como forma de pagamento um cheque, o PDV valida se não existe restrição de cheque devolvido para o cliente identificado na venda;
- Usuário sem permissão:
- Ao confirmar o lançamento, o PDV exibe uma janela de elevação de permissão (imagem de exemplo 3);
- Caso o usuário inserido possua permissão, o sistema segue com o lançamento do cheque normalmente;
- Caso o usuário não possua permissão ou a janela seja fechada, o PDV não permite o lançamento.
Abaixo veja as imagens de exemplo:
Imagem exemplo 1: janela cheque
Imagem exemplo 2: elevação de permissão
Imagem de exemplo 3: elevação de permissão
2 Configurações
Acesse o menu Configurações > Gerais. Na guia Financeiro, há o campo Consumir apenas o crédito do portador do cheque na consulta de crédito de clientes. Essa configuração serve para definir se o consumo de limite de crédito, seja da forma de pagamento cheque ou geral, deve ser consumida apenas do portador, no caso o CPF/CNPJ informado no cheque.
- Com o campo desmarcado: o sistema consulta o valor do cheque tanto no cliente da venda quanto no emissor do cheque, para os casos de cheque de terceiro onde o cliente não é o emissor do cheque.
- O consumo é feito:
- Na consulta de crédito de cliente;
- Nas validações de crédito para lançamento de cheque.
- O consumo é feito:
- Com o campo marcado: o sistema consulta o valor do cheque pelo CPF ou CNPJ dos dados do cheque somente.
- O consumo é feito:
- Na consulta de crédito de cliente;
- Nas validações de crédito para lançamento de cheque.
- O consumo é feito:
Veja a imagem de exemplo do campo:
Configuração de cheque de terceiro
Prazo padrão, prazo mínimo e prazo máximo para cheque
O cadastro de prazo é feito no menu Cadastro > Motivo de Movimentação. Veja o comportamento dos campos no sistema:
- Campo Prazo padrão (guia Forma de pagamento > Vencimento):
- Se este campo for informado, será calculada a data de compensação com base no valor informado somando a data atual;
- Caso não seja informado (campo zero ou nulo), a data de compensação será a mesma data atual.
- Campo Prazo mínimo (guia Forma de pagamento > Vencimento):
- Se o campo seja informado, o sistema não irá aceitar uma data menor do que o calculado com base no valor informado;
- Caso não seja informado, o sistema não irá fazer validação de prazo mínimo.
- Campo Prazo máximo (guia Forma de pagamento > Vencimento):
- Se o campo for informado, o sistema não irá aceitar uma data maior do que o calculado com base no valor informado;
- Caso não seja informado, o sistema não irá fazer validação de prazo máximo.
Veja as imagens de exemplo:
Prazo de vencimento
Janela cheque
Cadastro do cliente > Política comercial > Venda
Esses dados são sincronizados e validados no PDV, conforme descritos abaixo:
- Bloquear o recebimento de cheque de terceiros: este campo tem como objetivo administrar o recebimento de cheque de terceiros durante a venda no PDV para o cliente em especifico. Atualmente, o PDV já sincroniza esse campo.
- Com o campo habilitado: caso sejam alteradas as informações do titular do cheque (CPF/CNPJ ou nome), o sistema exibe uma mensagem (conforme o exemplo da imagem abaixo) e não permite a finalização da venda. Ao confirmar a mensagem, o campo de CPF/CNPJ e nome do titular do cheque são limpos, voltando o foco no campo do CPF;
- Com o campo desabilitado: o sistema permite o recebimento de cheque de terceiros, validando a permissão de usuário Aceitar cheques de terceiros.
Cliente bloqueado para cheque de terceiros
- Dias de tolerância para cheques devolvidos: esse campo tem como objetivo administrar os dias de tolerância para cheques devolvidos, que será utilizado para bloqueio de lançamento de cheque para cliente com cheque devolvido.
- Com o campo preenchido: o sistema verifica se a data do cheque devolvido, incluído para o cliente mais os dias de tolerância é igual ou menor que a data atual:
- Caso seja maior, o sistema não aplica a restrição de crédito;
- Caso seja igual ou menor, o sistema aplica a restrição de crédito e segue com a validação da permissão de usuário.
- Com o campo em branco: o sistema verifica se a data do cheque é igual ou menor que a data atual:
- Caso seja maior, o sistema não aplica a restrição de crédito;
- Caso seja igual ou menor, o sistema aplica a restrição de crédito e segue com a validação da permissão de usuário Lançamento para Cheque Devolvido.
- Com o campo preenchido: o sistema verifica se a data do cheque devolvido, incluído para o cliente mais os dias de tolerância é igual ou menor que a data atual:
Veja a imagem de exemplo:
Cadastro do cliente
3 Tipos de Cheque
Atualmente, o PDV apresenta sempre a janela Cheque com todas as informações do Cheque Completo. Os demais tipos de cheque descritos abaixo são sincronizados e validados no PDV.
Observação
É possível selecionar o tipo de cheque para o motivo de movimentação. Essa configuração pode ser feita em: Motivo de Movimentação > guia Informações > guia Informações > campo Informações adicionais.
Veja os tipos de cheque e os campos apresentados:
Cheque: exibe os seguintes campos:
- CPF/CNPJ;
- Titular;
- Comp;
- Nr Banco;
- Nr Cheque;
- C3;
- Valor;
- Bom para;
- Flag Cheque Terceiro.
Completo: exibe os seguintes campos:
- CMC7;
- Flag Cheque Terceiro;
- CPF/CNPJ;
- Titular;
- Comp;
- Banco;
- Agência;
- C1;
- Conta;
- C2;
- Nr Cheque;
- C3;
- Valor;
- Dias;
- Data Compensação;
- Portador.
Cheque Placa: exibe os seguintes campos:
- CMC7;
- Flag Cheque Terceiro;
- CPF/CNPJ;
- Titular;
- Banco;
- Agência;
- C1;
- Conta;
- C2;
- Nr Cheque;
- C3;
- Valor;
- Dias;
- Bom para;
- Placa;
- Fone;
- Portador.