Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »


INTRODUÇÃO

Neste documento vamos apresentar o modelo de Análise RFV do Linx Reshop, que apoia e empodera o varejista nas análises referente a performance de compra dos consumidores, oferecendo a possibilidade de classificá-los de acordo com a pontuação atingida na somatória dos parâmetros de Recência, Frequência e Valor.


OBJETIVO

Gerar insumos para análise da base de dados, tendo como métrica a performance de compra dos consumidores em um determinado período, classificando-os a partir dessas informações. 
A partir disso, é possível direcionar e segmentar a atuação do varejista junto a esses clientes.


CONFIGURAÇÃO

Passo-a-passo de configuração

Passo 1: Definição dos parâmetros RFV: 

Função: Estabelecer parâmetros para cálculo da pontuação RFV.

Desça até a área "Parâmetros do RFV" e clique no botão "Novo": 


Ao clicar, será exibido um pop-up para iniciar a definição dos intervalos dos parâmetros e das suas respectivas pontuações, conforme abaixo: 


Nesse pop-up temos três blocos (Recência, Frequência e Valor), com os campos Início, Fim e Pontos para cada um deles. 

Estes campos servem para que sejam inseridos os intervalos (Início e Fim) e definir as pontuações para cada intervalo. 


Após a primeira inserção, basta salvar e o resultado será exibido na grid, conforme abaixo:


Acima, está a definição de um intervalo para cada parâmetro RFV. É possível inserir quantos intervalos o usuário entender que faz sentido para o seu modelo.


No exemplo abaixo, temos 5 intervalos para cada parâmetro RFV: 


Passo 2: Cadastro de pontuação mínima por Classificação:

Função: Definir os parâmetros de pontuação mínima para que seja possível estabelecer a classificação RFV de cada consumidor.

Na área "Cadastro de pontuação mínima por Classificação" clicar no botão Novo:


Ao clicar no botão Novo, será exibido um pop-up para definição do Nome da Classificação e da Pontuação Mínima necessária para que o consumidor faça parte desta categoria: 

Após as inserções dos registros, o resultado ficará exibido dessa forma em tela: 


Importante

Nesta etapa é possível inserir até cinco classificações. Ao atingir as cinco, o sistema automaticamente desabilitará o botão "Novo", impedindo que sejam inseridas mais classificações e permitirá apenas a edição das classificações existentes.

Após o processo acima, o relatório está concluído.


ANÁLISE RFV

Passo 1: Utilizando os filtros:

Função: Proporcionar possibilidades de geração de registros distintos a partir de segmentação prévia. 

Para a geração das bases, utilizaremos alguns filtros que trarão registros já classificados e com suas respectivas pontuações somadas. 

Esses filtros se concentram em: 

  • Recência (em dias) : Filtra o período de vendas a ser analisado;
  • Frequência: Número mínimo de compras efetuadas;
  • Valor Mínimo e Valor Máximo: Intervalo entre valores de compras a que se deseja buscar;
  • Classificação: Aliado aos filtros anteriores permite buscar apenas clientes de uma determinada classificação, especificamente;
  • Somente clientes fidelizados: Indica se a pesquisa deve retornar apenas clientes fidelizados ou se retorna também clientes não fidelizados (Clientes fidelizados = clientes que fazem parte de algum programa de fidelidade da marca no Reshop).


Passo 2: Analisando dados (retorno dos filtros efetuados).

Função: Entregar informações relevantes com base nos filtros utilizados para evidenciar a classificação de cada consumidor.

No exemplo abaixo, utilizaremos os filtros com a seguinte configuração: 

  • Recência (em dias) : 90 dias
  • Frequência: Mínimo de 1 compra
  • Valor Mínimo: R$ 0,00
  • Valor Máximo: R$ 2.000,00
  • Classificação: Não foi filtrada
  • Somente clientes fidelizados: OFF

E obtivemos o seguinte resultado:




EXEMPLOS DE ANÁLISE

Exemplo de análise 1: Utilizando como exemplo o cliente do CPF 000.000.000-00 , verificamos que ele está na categoria PRATA com uma pontuação RFV de 5 pontos, que corresponde à seguinte análise: (realizada no dia 19-05-2023)


Recência: Sua última compra foi realizada no dia 09-03-2023, portanto correspondente ao intervalo entre 61 e 90 dias = 2,25 pontos

Frequência: Efetuou nesse período de 90 dias apenas 1 compra, portanto correspondente ao intervalo entre 1 e 3 compras = 0,75 pontos

Valor: A soma dos valores das compras efetuadas no período de 90 dias é de R$ 100,00, portanto correspondente ao intervalo entre R$ 50,01 e R$ 100,00 = 2,00


Somando sua pontuação, temos um total de 5 pontos conforme é mostrado na coluna Pontuação RFV da grid do relatório.


Exemplo de análise 2: Utilizando  como exemplo o cliente do CPF 000.000.000-00 , verificamos que ele está na categoria PLATINA com uma pontuação RFV de 11 pontos, que corresponde à seguinte análise: (realizada no dia 19-05-2023)

Recência: Sua última compra foi realizada no dia 30-03-2023, portanto correspondente ao intervalo entre 31 e 60 dias = 2,50 pontos

Frequência: Efetuou nesse período de 90 dias 7 compras, portanto correspondente ao intervalo entre 7 e 10 compras = 4,50 pontos

Valor: A soma dos valores das compras efetuadas no período de 90 dias é de R$ 630,00, portanto correspondente ao intervalo entre R$ 150,01 e R$ 1000,00 = 4,00


Somando sua pontuação, temos um total de 11 pontos, conforme é mostrado na coluna Pontuação RFV da grid do relatório.


Informações adicionais: 

  1. Na grid de retorno dos resultados filtrados, é possível obter informações relevantes do cadastro dos consumidores, como: 
    1. Telefones (fixo e celular)
    2. E-mail
    3. Endereço completo
    4. Aniversário
    5. Loja de origem: onde fez sua primeira compra
    6. Loja da última compra
    7. Loja preferida: onde mais fez compras no período

  2. Na área abaixo, é possível visualizar o número sumarizado de clientes por classificação e sua representação sobre a base de clientes gerados pelo relatório: 




  • Sem rótulos