Processo

SOLICITACAO MELHORIA SISTEMA

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

OBJETIVO

Definir os critérios e procedimentos para solicitar melhorias no DMS-SISDIA-PEUGEOT. 

CAMPO DE APLICAÇÃO

Aplica-se a toda rede de concessionários da marca Peugeot. 

DEFINIÇÕES

Entende-se por SMS, formulário padrão para solicitar melhorias no DMS-PEUGEOT, no qual deverá estar identificado o código da concessionária junto a Peugeot e uma numeração seqüencial crescente (1, 2, 3,...) criada e controlada pelo próprio concessionário.
Entende-se por CSM, formulário proposto para controlar o andamento das SMS´s. 
Os procedimentos descritos neste processo, dizem respeito somente às melhorias no sistema, as solicitações para correção de "erros" e por força de lei, seguem processo específico via chamados diretamente efetuados pela concessionária na página Internet da Dia System. 
Visando padronizar nomenclaturas a SMS terá os seguintes estágios: 
1º SMS Endossada: quando aprovada pelo Especialista do DMS da Peugeot; 
2º SMS Pré-Aprovada: quando a Gerência do DMS aprovar a solicitação; 
3º SMS Orçada: quando a Dia System tiver dado orçamento e estimado o prazo de desenvolvimento; 
4º SMS Aprovada: quando o orçamento estiver aprovado pela Gerência de Organização de Projetos e Informática. 

Estimativas de prazos no tratamento da SMS

Somente para efeito comparativo de desempenho no tratamento das SMS´s, apresentamos o quadro abaixo: 

Ação

Responsável

Prazo Estimado

Recebimento da SMS e análise inicial

Especialistas do DMS (Peugeot)

4 dias (consulta a outras concessionárias)

Registro da SMS e controle na Peugeot

Organização de Projetos

1 dia

Analise e pré-aprovação da SMS

Gerência do Projeto DMS

3 dias

Orçamento da SMS

Dia System

4 dias

Aprovação do Orçamento

Gerência Organização de Projetos e Informática

2 dias

Abertura do chamado junto ao desenvolvedor e formalização das respostas ao concessionário

Organização de Projetos

1 dia

 

PRAZO NORMAL =

15 dias


Casos complexos de alterações conceituais no DMS e outros a considerar:

Divergências de posições sobre o assunto, reuniões, revisões junto ao concessionário, ausências, problemas técnicos diversos

Todos envolvidos

10 dias

 

TOTAL

25 dias

Desenvolvimentos das solicitações

A partir da SMS aprovada, os desenvolvimentos serão feitos seguindo o calendário anual de versões a ser disponibilizado para rede de concessionários (vide anexo IV).
Casos considerados como "Urgentes" pela Peugeot poderão ter tratamentos diferenciados e seguirão datas de desenvolvimento pré-definidas. 

PROCEDIMENTOS

Responsável

Descrição da Ação

Área Solicitante da Concessionária

  1. Identifica a necessidade de melhoria no DMS, encaminha solicitação ao responsável da informática na concessionária.
    Nota: recomendamos que essa tarefa seja feita formalmente, através de e-mail.

Informática da Concessionária

  1. Recebe a solicitação e analisa, efetuando se necessário consulta ao CAC (Centro de Atendimento ao Cliente da Dia System) ou ainda através da orientação dos Especialistas da Peugeot para o DMS.
  2. Solicitação procede?

    Não – justifica os motivos ao solicitante e/ou fornece alternativas para solução do caso, encerra o processo.

    Sim – abre uma SMS e encaminha ao Especialista da Peugeot responsável pelo assunto.

Especialistas DMS (Peugeot)





Especialistas DMS (Peugeot)

  1. Recebe a SMS e analisa se a solicitação está clara, se o problema foi devidamente descrito, todos elementos auxiliares explicativos e exemplos foram anexados, caso não tenham sido, solicita maiores detalhes ao responsável da informática no concessionário.
  2. Solicitação procede?

    Não – justifica os motivos ao responsável da informática da concessionária e/ou fornece alternativas para solução do caso, encerra o processo.

    Sim – endossa a SMS e verifica junto a outras concessionárias se realmente teremos um ganho operacional com a sugestão. Após esta verificação, decide pela continuidade ou não do assunto. Encaminha SMS para área Organização do Projeto.

Organização do Projeto

  1. Recebe a SMS, verifica se todos os elementos estão contidos na solicitação (descrição do problema, exemplos), estando tudo correto, registra SMS(acompanhamento do andamento do processo) e encaminha simultaneamente para aprovação(Gerência DMS, Dia System); caso esteja faltando elementos devolve o processo ao especialista para complemento.

Gerência do DMS

  1. Recebe SMS e analisa principalmente quais serão as implicações diretas e indiretas sobre a funcionalidade do sistema e impactos nas demais áreas, bem como se existem projetos na Peugeot que poderão ter impactos no assunto tratado.
  2. Solicitação procede?

    Não – justifica os motivos e/ou fornece alternativas para solução do assunto, devolvendo o assunto para área Organização de Projetos.

    Sim – aprova a SMS e devolve para área Organização de Projetos.

Dia System

  1. Recebe SMS e analisa os impactos no sistema, identificando os programas a serem alterados, grau de dificuldade técnica e coerência da solicitação.
  2. Solicitação procede?

    Não – justifica os motivos e/ou fornece alternativas para solução do assunto, devolvendo para área Organização de Projetos.

    Sim – fornece orçamento para efetivar a melhoria, bem como prazo estimado indicando em qual versão poderá estar disponível para os testes, encaminhando SMS orçada para área Organização de Projetos.

Organização de Projetos

  1. Recebe o retorno das análises da Gerência do DMS e da Dia System:


    SMS pré-aprovada e orçada?
    Não – registra os motivos da recusa nos controles e devolve ao Especialista que endossou a SMS. Encerra processo.

    Sim – encaminha SMS a Gerência da Organização de Projetos e Informática para aprovação do orçamento.

    Nota: como regra geral, o retorno das análises da Gerência do DMS e da Dia System deverá ser por consenso, competindo a área da Organização de Projetos obtê-lo para que o assunto tenha o devido encaminhamento.

Gerência da Organização de Projetos e Informática

Gerência da Organização de Projetos e Informática

  1. Recebe SMS pré-aprovada e orçada e analisa o custo x benefícios estimados. Verifica se não existem projetos na Peugeot que irão ter impacto no assunto.
  2. Desenvolvimento compensa?

    Não – justifica os motivos e /ou fornece alternativas para solução do assunto, devolve o processo para área Organização de Projetos.

    Sim – aprova SMS e devolve o processo para área Organização de Projetos.

Organização de Projetos



  1. Recebe SMS da Gerência da Organização de Projetos e Informática:


    SMS recusada – registra os motivos nos controles e devolve ao Especialista que endossou a SMS.

    SMS aprovada – abre o chamado na página Internet da Dia System e acompanha processo de desenvolvimento. Informa simultaneamente o Especialista e o Responsável da Informática da Concessionária sobre o número do chamado aberto e a previsão de desenvolvimento.

Especialista DMS (Peugeot)

  1. Recebe o retorno da área Organização de Projetos sobre a análise da SMS:

    SMS recusada – verifica os motivos da recusa, estando de acordo, repassa ao responsável da Informática da Concessionária; não estando de acordo, reforça argumentação e retoma o assunto enviando SMS para Organização de Projetos para nova rodada de avaliação.

    SMS aprovada – agenda a data estimada para desenvolvimento e acompanha até recebimento dos programas para testes.

Informática da Concessionária


Informática da Concessionária

  1. SMS recusada – recebe informação do Especialista DMS, registra a informação da recusa, posicionando a área Solicitante da Concessionária.
  2. SMS aprovada - Recebe da área Organização de Projetos o número do chamado aberto na página da Internet da Dia System para acompanhamento dos prazos de desenvolvimento. Posiciona a área Solicitante na concessionária e encerra o processo.

Área Solicitante da Concessionária

  1. Recebe retorno do responsável da Informática sobre o aceite ou recusa da solicitação. Para o aceite acompanha os prazos fornecidos. Caso não concorde com as justificativas fornecidas da recusa, deverá preparar uma nova abordagem do assunto através de uma nova SMS.

ANEXOS


ANEXO I - FLUXOGRAMA DO PROCESSO
ANEXO II- MODELO DA SMS
ANEXO III- MODELO DO FORMULÁRIO CSM
ANEXO IV- CALENDÁRIO DE VERSÕES PARA O ANO 2003
ANEXO V - RELAÇÃO DOS ESPECIALISTAS DMS PEUGEOT


Documentação de versões anteriores deste programa

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