- Criado por Lidiane Malacarne, última alteração por Mylena Ribeiro De Castro em dez 29, 2023
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A partir da versão 211.002 foi implementada a Inserção de Imagens no Cadastro de Produto. As imagens são um elemento fundamental para os produtos vendidos na loja.
Para uma melhor exibição, o tamanho sugerido de imagem é 110px x 110px.
A tela é acessada através do menu Cadastros > Produtos. Vá para a aba Produtos e acesse a subaba 1. Principal.
1 - Principal
Quando no campo Tipo de Cadastro está selecionada a opção Produto, a aba Principal irá conter as informações abaixo para seja possível cadastrar informações adicionais sobre o produto, tais como fabricante (laboratório), tipo de produto, preços, fração e entre outros.
Figura 01 - Cadastros de Produtos - Produtos - Principal
No campo Laboratório o usuário deve informar qual é o fabricante do produto selecionado. Caso o mesmo não esteja cadastrado, poderá efetuar o cadastro através da aba Laboratórios.
Na sequência, informe o Tipo de Produto ao qual o produto pertence.
Ao cadastrar um novo item, se alterar o tipo de produto, o sistema muda automaticamente a margem de lucro para o percentual do novo tipo;
Ao alterar um produto, se o novo tipo de produto informado possuir margem de lucro diferente da atual, o sistema exibe uma mensagem de confirmação para a alteração do percentual;
Ao alterar um produto e a margem de lucro do novo tipo for igual ao percentual atual do cadastro, não mostra mensagem de confirmação ao usuário e altera o tipo de produto normalmente;
Sempre que se muda o percentual da margem de lucro, é alterado preço de custo do produto, pois o preço de venda é tabelado e não pode ultrapassar o valor máximo permitido pela ABCFarma;
É permitido alterar o tipo de produto do cadastro de um produto qualquer para outro tipo de produto que possua a mesma descrição, como por exemplo: "1.2 Éticos - pós" para "1.3 Éticos - pós".
Observações
Os Tipos de Produtos são cadastrados através do menu Parâmetros > Tipo de Produtos. O Tipo de Produto possui algumas configurações que interferem diretamente na comercialização do produto, tais como comissão, regras de descontos, entre outras, além de identificar o produto como Ético, Psicotrópicos, etc.
Por isso há a necessidade de configurar corretamente o Tipo de Produto.
Quando a farmácia trabalha com a organização dos produtos por seções (prateleiras), poderá identificar a localização do produto através do campo Seção.
O cadastro de seções é realizado através da aba Seção. A unidade de medida, por padrão, o sistema trás selecionada UN (unidade), porém poderá ser alterada conforme a necessidade do usuário.
Caso não possua a unidade desejada, poderá ser cadastrada na aba Unidade Medida.
A unidade de medida é legalmente obrigatória, pois a versão PAF-ECF e o SPED-EFD exigem essa informação.
Para emitir somente uma etiqueta no ato do lançamento da nota de compras, basta selecionar a unidade de medida="ENV" (Envelope).
Selecione a Lista (Positiva, Negativa ou Neutra) que o produto pertence, conforme a configuração do produto. A margem de tributação é fixada pelo governo.
No campo Vencimento (M/A) deve informar o mês e ano de vencimento deste produto. Na nota fiscal de compra o usuário poderá informar este vencimento.
O sistema não aceita vencimento com 10 (dez) anos retroativos. Para os tipos de produtos que a farmácia utiliza controle de lotes e vencimentos, vale o vencimento do lote do produto.
Quando utilizado módulo de NFS-e, ao informar um tipo de produto vinculado ao grupo de serviços, este campo fica desabilitado.
No campo Fração informe a quantidade em caixa deste produto. Por exemplo: Anador Comprimidos, caixa com 128 envelopes, se a farmácia vende este produto em envelope deve ser informada fração = 128. Se o produto é comprado e vendido na mesma apresentação, este campo deve ficar no padrão = 1.
Através do campo Quantidade é possível visualizar o total de estoque do produto selecionado, porém deve-se tomar cuidado quando a farmácia utiliza "Deduzir estoque em pré-venda?", pois o sistema pode mostrar neste campo o estoque "real", mas na consulta de produtos aparecerá o estoque já com as quantidades de pré-vendas deduzidas.
A alteração de estoque somente é permitida mediante lançamentos de notas fiscais de entrada e saída de mercadorias.
Quando existir mais de uma filial no banco de dados, à direita do campo 'quantidade' terá o ícone . Ao clicar sobre esse ícone, será aberta a tela de estoque das filiais, conforme a imagem abaixo:
Figura 02 - Estoque Disponível nas Filiais
No campo Valor Estoque (Figura 01) é apresentado o valor total em estoque deste produto. Este valor é calculado pelo preço de custo da mercadoria e serve apenas como informativo para controle gerencial.
Preços
Informe o Preço de Fábrica do produto. Esta informação é utilizada em produtos "similares", nos quais a farmácia pode trabalhar com uma margem de lucro maior.
Informe o Preço de Custo do produto conforme a lista oficial, e, na sequência, o % Lucro.
O Sistema já traz automaticamente a margem de lucro padrão cadastrada no tipo de produto.
No campo Preço de Venda o sistema mantém valor de venda do produto, que é o preço máximo ao consumidor fixado pela ABCFarma.
Os campos Preço Tabloide Plugpharma, Preço Lista Plugpharma e Valor de PMC, são somente leitura e armazenam os preços importados dos tabloides e listas de preços vigentes e liberados do Plugpharma.
Ao clicar no botão , é possível visualizar informações adicionais do tabloide/lista de preços ao qual o produto pertence, tais como: nome e situação do tabloide, as filiais em que o mesmo está liberado, o período de vigência e os dias da semana configurados para o tabloide.
O Valor PMC será usado como valor unitário do item no cálculo do preço de venda, quando for utilizado a promoção da lista de preços.
Custos
Custo Médio
No Custo Médio é exibido o valor médio de custo do produto, já considerando o desconto do item na compra e ICMS Substituído pago na nota fiscal de compra.
Ao cadastrar um produto, o sistema informa automaticamente o custo médio igual ao preço de custo.
Após o cadastro, este campo somente é atualizado automaticamente nas Entradas de Notas Fiscais.
O sistema também verifica se o custo médio está maior que o preço de venda, se SIM apresentará a seguinte mensagem: "O custo médio deste produto está maior que o preço de venda. Isso irá gerar um CMV na venda deste produto acima de 100%. Deseja continuar com a gravação?". Essa validação auxilia o usuário na revisão do cadastro.
Esta validação não será efetuada quando for selecionada a opção "F8 - Alt. Selecionada" e o campo "Custo Médio" não estiver habilitado.
No cálculo do custo médio, os itens bonificados (CFOP1910) são considerados como desconto caso o CNPJ emitente não seja uma filial, e quando for uma filial será mantido o valor do produto sem atualizar o custo médio.
Fórmulas
Cancelamento de notas: (Qtde em Estoque Anterior * Custo médio atual) – (Qtde Movimentada * Custo Médio Original da Entrada)) / (Qtde. em Estoque Anterior - Qtde. Movimentada)
A formação do Custo Médio parte do seguinte princípio:
- Custo Médio: (Estoque Atual + Entrada) / Quantidade Atual;
- Sendo que a Entrada = Valor do Produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesas;
- No Custo Médio não considera-se o valor da bonificação mantendo o valor de estoque o mesmo, mas dividindo pela quantidade nova;
Ao realizar o cancelamento de uma nota de entrada e o produto não possuir entradas anteriores, o valor de custo médio deste ficará zerado; mesmo que tenha sido informando manualmente no cadastro do produto.
Custo Médio Contábil
Este campo apresenta o custo médio contábil do produto.
É importante que seja marcado o campo Calcular CMV na entrada no programa Parâmetros da Empresa através do menu Parâmetros > Parâmetros.
No cálculo de custo médio contábil, considerando que o valor do item entra no estoque, a bonificação é entendida como estoque, idem a uma compra de mercadoria. Neste caso, a bonificação efetua o mesmo cálculo de uma compra normal.
Os créditos de ICMS serão deduzidos apenas em empresas que apuram o ICMS de forma normal. Neste caso, não inclui a opção Simples Nacional (opção 1 do Cadastro de Filiais), somente para os itens que lançaram créditos de ICMS.
Os créditos de PIS/COFINS, serão deduzidos apenas para empresas que creditam. Neste caso, as enquadradas no Lucro Real e somente para os itens que lançam o crédito de PIS/COFINS, a exemplo com o CST 50.
Fórmulas:
Cancelamento de notas: (Qtde em Estoque Anterior * Custo médio atual) – (Qtde Movimentada * Custo Médio Original da Entrada)) / (Qtde. em Estoque Anterior - Qtde. Movimentada).
Observações
Para que os cálculos de Custo Médio e Custo Médio Contábil sejam realizados, os CFOPs utilizados nas notas devem estar marcados para calcular o custo médio.
Essa configuração é feita através do programa "Configuração Tributária".
As operações marcadas são:
- Compra de mercadoria para revenda;
- Devolução de compra;
- Devolução de venda;
- Entrada por transferência;
- Entrada por bonificação;
Para formação do Custo Médio Contábil:
- Entrada = Valor do Produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesa - Crédito ICMS/PIS/COFINS (lucro real com CST 50 só então para PIS e COFINS);
- No Custo Médio Contábil a bonificação entra no estoque aumentando/diminuindo o seu valor;
Custo Contábil
Para formação do Custo Contábil, segue o seguinte princípio:
- Entrada = Valor do produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesa - Crédito ICMS/PIS/COFINS (lucro real com CST 50 só então para PIS e COFINS).
Descontos
No Linx Softpharma é possível configurar percentuais de descontos direto no cadastro do produto. Para tais configurações, são disponibilizados os campos a seguir:
Cesta Básica %: o percentual de desconto informado neste campo será repassado para todas as vendas independente de sua forma de comercialização. Este desconto fica na segunda regra da hierarquia de descontos;
Promoção %: campo utilizado para o controle de promoções Linx Softpharma. Caso a farmácia desejar fazer uma promoção do produto, poderá informar neste campo o percentual de desconto que será cedido no ato da venda. Para informar o percentual, o usuário deverá clicar no botão. Maiores informações sobre as regras de desconto promoção.
Quando realizado alterações neste campo, em cadastro de produtos que pertençam a lista de promoções/tabloides, o sistema apresentará uma mensagem informando o nome da lista e para quais filiais a mesma está liberada. Na sequência solicitará se o usuário deseja ou não alterar o % (percentual) de promoção para as demais filiais que também não possuem a lista liberada.
VIP I % e VIP II %: nas venda para clientes de convênio VIP I que está determinado no cadastro de convênios, o sistema informará este desconto para todas as vendas à vista e a prazo;
Tabloide: Selecione este campo para informar que o produto pertence a um tabloide Softpharma. Em todas as vendas o sistema verifica se o produto é tabloide e se no cadastro do convênio do cliente está liberado o desconto tabloide;
Permitir cobertura de ofertas: Quando marcada essa opção permitira na venda que o funcionário possa efetuar a cobertura de ofertas. Este tipo de desconto não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal;
Observações gerais
Para os clientes que utilizam o produto "54 - PlugPharma" e no programa "Filiais" estiver parametrizado que a Associada é Ultra Popular, após realizar a importação da lista de preços do PlugPharma o campo "Preço de Venda" receberá o valor do PMC (preço mínimo ao consumidor) e o percentual de desconto será calculado com base no preço de venda e PMC retornado pelo PlugPharma;
E além disso, quando o produto possui regras de promoção progressiva, ao atualizar o percentual de desconto, essas regras são alteradas, observando à necessidade de manter as regras as mesmas serão mantidas após a atualização;
Caso o produto tenha regras de descontos progressivos o sistema verificará se quando a regra for maior ou igual a 1 se no campo percentual de desconto está registrado um valor igual ou maior que o retornado pelo PlugPharma. Se SIM, manterá o desconto marcado pelo usuário caso contrário substituirá o existente pelo % de desconto PlugPharma. Para demais regras, se possuir o desconto menor, repetirá o percentual de desconto para todas;
Quando o usuário tentar informar um valor menor que o desconto disponibilizado pela Lista de Preços, o sistema não efetuará a atualização e apresentará a mensagem informativa: "Este produto encontra-se em uma lista promoção/tabloide liberada "Ultra Popular", não sendo permitida a comercialização deste produto com desconto inferior ao repassado pela associação";
Visando garantir que o valor do custo médio não fique maior que o preço de venda o sistema executa uma validação entre os valores e emite e quando o custo médio estiver maior apresenta a seguinte mensagem: "O custo médio deste produto está maior que o preço de venda. Isso gerará um CMV na venda deste produto acima de 100%. Deseja continuar com a gravação? [SIM]/[NÃO]". Essa validação será realizada se o usuário estiver utilizando a opção "F8-Alteração Especial" e campo "Custo médio" não estiver habilitado.
- Sem rótulos