ASSUNTO

Manual com orientações de instalação e configuração do processo ILSVW. (Integração Elsa, Saga)

Produto

Bravos

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]


ÍNDICE

ABRANGÊNCIA

Esse processo se destina a todas as concessionárias VW que utilizam o Bravos.

Requisitos

Requisitos de Hardware/Sistema operacional

As máquinas de integração que ficarão junto a cada BtacBox, atualmente cada DN precisa de sua maquina de integração, devem atender os seguintes requisitos:

  • Uma máquina dedicada, exclusiva para cada revenda, com sistema operacional Windows 7 SP3 ou superior, que esteja disponível na rede 24 horas por dia, 7 dias da semana. Esta máquina deve possuir:

a.   Mínimo um processador dual core, 2 GB de memória RAM e 100 GB de espaço disponível no disco rígido;

b.   Acesso ao DMS-Backbone, através da rede do Cisco;

c.   Acesso via rede/internet ao servidor de integração.

  • O servidor de integração que irá realizar a conexão junto ao banco de dados, deve atender os seguintes requisitos: Uma máquina dedicada (ou servidor compartilhado), com sistema operacional Windows 7 SP3 ou superior, que esteja disponível na rede 24 horas por dia, 7 dias da semana. Esta máquina deve possuir:

a.   Mínimo um processador dual core, 2 GB de memória RAM e 100 GB de espaço disponível no disco rígido;

b.   Acesso ao Banco de dados do sistema BRAVOS, através de uma rede local.

Cisco/Btacbox

A BtacBox é o hardware responsável pela comunicação entre o sistema de integração VW e o sistema da própria VW na Alemanha. Cada revenda possui uma Cisco, que fornece acesso a sistemas como o ElsaPro e o SAGA/2, baseado nisso, para que uma estação de trabalho possa executar o ElsaPro, por exemplo, é necessário que ela esteja na mesma rede do Cisco.

Estrutura da rede

Importante: As máquinas de integração precisam ter acesso direto a sua respectiva BtacBox, já o servidor de integração não precisa em nenhum momento acessar a BtacBox.

Cenário 1 - Servidor local

O diagrama abaixo representa a estrutura onde o banco de dados está na mesma rede local de uma das revendas, as demais revendas acessam o banco de dados de forma remota.



Cenário 2 - Servidor em nuvem

O diagrama abaixo representa a estrutura onde o banco de dados está em uma estrutura separada, como por exemplo, um DataCenter. Neste caso, todas as revendas acessam o banco de dados de forma remota.


Funcionamento

Em nenhum momento, o BRAVOS faz acesso diretamente a BtacBox. Como pode ser visto nos diagramas acima, todos os processos do BRAVOS comunicam com o banco de dados e o sistema de integração que faz a comunicação entre o banco de dados e as BtacBox. Porém, é importante ressaltar, que em algumas telas do BRAVOS existe o botão "ElsaPro" (Agenda Oficina, Atendimento Oficina e Manutenção de Ordem de Serviço). Ao clicar sobre esse botão, é aberto o ElsaPro, já passando como parâmetro o atendimento/OS atual.

Baseado no que foi citado no capítulo referente ao tópico Cisco/Btacbox que para executar o ElsaPro em uma estação de trabalho é necessário estar na mesma rede do Cisco, temos como verdadeira a seguinte afirmação: Para abrir o ElsaPro, clicando no botão "ElsaPro" do sistema BRAVOS, é necessário que o BRAVOS esteja executando na mesma rede o Cisco. Nos casos onde o banco de dados não fica localmente na revenda, a solução que existe para essa situação é a utilização do BRAVOS 3 camadas. Caso o usuário não vá utilizar o botão "ElsaPro", mesmo que esse usuário faça processos que vão integrar com a VW (atendimento oficina, abertura OS, emissão NF, etc.) ele pode utilizar qualquer meio de acesso remoto, como por exemplo o Terminal Server.

Programas/Arquivos necessários

Para realizar o download dos arquivos e programas necessários, basta acessar ao DVI e realizar o download do pacote conforme a versão do seu banco de dados. Link: DVI - Liberações Linx DMS | DMS Automotivo - Automotivo - Linx Share



Instalação

Nova instalação - Servidor Integração VW

Extraindo arquivos

Após realizado o download do pacote de sistema de integração VW no DVI, extrair o conteúdo da pasta dentro do zip no diretório C:\VW\, após extraído, crie a pasta C:\VW\Services\ e C:\VW\AtualizaDN.

Instalando Apache

Acessar ao diretório C:\VW\Apache e realizar a instalação do Apache 2.2 (httpd-2.2.25-win32-x86-no_ssl.msi), realizar a instalação padrão, clicando em Next até que a instalação seja finalizada, após isso acessar diretório de configuração do Apache 2.2: C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf, faça um backup do arquivo httpd.conf, após isso edite o arquivo original e localize as seguintes informações:

  • Localize a linha contendo o texto #LoadModule isapi_module modules/mod_isapi.so e retire o caractere # do início
  • Localize a linha que existe a informação LISTEN, altere a informação de Listen 80 para Listen 8080
  • Ao final do arquivo insira a informação abaixo (certifique-se que a pasta informada na linha Alias /LinxDms "C:\Vw\Services" exista):
httpd.conf
<IfModule mod_alias.c> 
 AddHandler isapi-isa .dll 
 Alias /LinxDms "C:\Vw\Services" 
 <Directory "C:\Vw\Services"> 
 Options ExecCGI 
 AllowOverride None 
 Order allow,deny 
 Allow from all 
ISAPIReadAheadBuffer 262144 
 </Directory> 
</IfModule>

Após realizado a configuração do Apache, salve o arquivo e reinicie o serviço através do Gerenciador de Tarefas do Windows.

Atenção

Em caso de Windows 7 e versões mais recentes, pode ocorrer erro na inicialização do serviço que pode ser resolvido com os passos abaixo.

Passo 1: Acessar ao painel de controle e abrir Programas e recursos.

Passo 2: Selecionar a opção Ativar/Desativar recursos do Windows, com isso será aberto a janela de recursos do Windows.

Passo 3: Expandir as informações da opção Microsoft .NET Framework 3.5.1, selecionar as opções de HTTP e salvar as alterações.



Após isso copiar o arquivo <ILCLinxCollector.dll>, existe na pasta C:\VW para a pasta C:\VW\Services\, após isso tentar acessar à URL: http://localhost:8080/LinxDms/ILCLinxCollector.dll


Instalando serviço

Criar o diretório C:\VW\AtualizaVW e copiar todo o conteúdo do pacote de instalação para esta pasta.


Renomear o arquivo <Apollo_Exemplo.ini> para <Apollo.ini>, abrir o arquivo e informar o diretório conforme abaixo:

apollo.ini
C:\VW\AtualizaVW


Renomear o arquivo <ConexaoServidor_Exemplo.dat> para <ConexaoServidor.dat>, editar o arquivo e ajustar os parâmetros conforme conexão do banco de dados da revenda (Oracle ou SQL Server):

Banco Oracle - conexaoservidor.dat
[BANCODADOS]=ORACLE
[USUARIO_ORACLE]=CNP
[DATABASE]=AUTO
[PORTA]=INTEGRATIONLAYER:234
[DIRATUALIZACAO]=c:\apollo\arquivo\
[DIRLOG]=c:\temp\
//Porta onde está rodando o VerificaServer
[PORTA_VERIFICADOR]=210
//S->Serviço e A->Aplicação
[INTEGRACAO_VW]=S
Banco SQL Server - conexaoservidor.dat
[BANCODADOS]=SQLSERVER 
[DATABASE]=192.168.3.31:BRAVOS  
[PORTA]=INTEGRATIONLAYER:234
[DIRATUALIZACAO]=c:\apollo\arquivo\
[DIRLOG]=c:\temp\
//Porta onde está rodando o VerificaServer
[PORTA_VERIFICADOR]=210
//S->Serviço e A->Aplicação
[INTEGRACAO_VW]=S

Porta Integração

Caso o computador também seja um servidor de 3 Camadas, será necessário avaliar se as portas informadas nas tag [PORTA] e [PORTA_VERIFICADOR] estão disponíveis, caso contrário será necessário utilizar uma porta não utilizada por nenhum serviço.

Renomear o arquivo <ConexaoExemplo.dat> para <Conexao.dat>, editar o arquivo para que seja informado o IP do computador serviço de integração:

conexao.dat
[VERSAOEXE]=1.0.0.0
[DIRATUALIZACAO]=C:\Temp\
[BANCODADOS]=DATASNAP
[DATABASE]=127.0.0.1:234


Na pasta C:\VW\AtualizaVW\ executar o programa <AtuILSServer.exe> como administrador, após isso clicar em Instalar/Atualizar. (1) Ajustar/informar os parâmetros da tela conforme as instruções abaixo:

  • No campo <Pasta de atualização onde serão copiados os arquivos que ficarão junto a BTacBox>, informar o diretório para onde serão copiados os arquivos de instalação/atualização por DN. Será deste diretório que cada DN (máquina de integração) irá buscar os arquivos para instalação/atualização;
  • No campo <Pasta dos programas servidores (mesma rede do servidor de Banco de Dados)>, informar o diretório onde ficarão os programas no servidor de integração, por padrão esse diretório é o C:\VW;
  • No campo <Pasta dos serviços web servidores (mesma rede do servidor de Banco de Dados)>, informar o diretório onde ficarão as dlls que serão executadas como serviço web no servidor de integração, por padrão esse diretório é o C:\VW\Services;
  • No campo <Tipo Servidor de Aplicação>, selecionar a opção serviço;
  • No campo <Tipo Serviço Web>, selecionar Apache;
  • No campo <Script a ser rodado>, selecionar a opção. <AtualizaIntegracaoVWCompleta.exe> (2);
  • Após isso clicar para continuar (3) e aguardar até a mensagem Instalação / Atualização realizada com sucesso! apareça na barra de progresso;

Conexão banco de dados

Caso a revenda utilize uma senha de conexão ao banco de dados diferente da senha padrão Linx, é necessário copiar o arquivo senhabd.dat que a revenda utiliza para dentro da pasta C:\VW\Services\.

Nova instalação - Máquina de integração

Configurando o Bravos

Acessar ao Bravos e abrir o menu FábricaVW - Parâmetros aba Geral, informar o número do DN da revenda com 5 dígitos (preencher com 0 a esquerda).

Ir a aba Integrações e preencher os campos conforme abaixo:

  1. No campo "URL abertura ElsaPro", informar: https://grp.cpn.vwg/elsapro/elsaweb/ctr/DP/loadJobFromExternal?DMS_ORDER_ID=:CONTATO&JOB_DATE=:DTA_CONTATO
  2. No campo <Tipo de Integração SAGA/2>, informar qual ambiente que será utilizado (Produção);
  3. Nos campos do grupo <Incluir serviço do ElsaPro>, para os serviços incluídos pelo ElsaPro em um atendimento que já tem OS gerada, informe se estes serviços serão incluídos diretamente na OS ou em um Orçamento;
  4. Nos campos do grupo <Inclusão de Serviços>, informe os dados necessários para a inclusão de novos serviços vindos dos sistemas VW;
  5. No campo <Diretório de atualização dos arquivos por DN>, informar o diretório de onde serão copiados os arquivos de instalação/atualização por DN. Esse diretório tem que ser visível pela máquina de integração e também pelo servidor de integração;
  6. No campo <Diretório de programas por DN>, informar o diretório onde ficarão os programas na máquina de integração, por padrão esse diretório é o C:\VW.
  7. No campo <Diretório de serviços web por DN>, informar o diretório onde ficarão as dlls que serão executadas como serviço web na máquina de integração, por padrão esse diretório é o C:\VW\Services.
  8. No campo <Tipo Serviço Web>, informar o servidor web utilizado: Apache.

Cenário

Após realizado toda a parametrização para o serviço que irá comunicar com o banco de dados é necessário que seja realizado o registro do DN da revenda para que a comunicação se inicie. Neste parte existe um ponto que precisa ser verificado, caso a revenda tenha um servidor local, onde a maquina servidora também é uma uma maquina de integração (cenário 1), basta seguir o procedimento para servidor local, caso a revenda possua o servidor em nuvem (cenário 2) e filiais, basta seguir o tópico servidor remoto.

Comunicação da rede

Para parametrizar a máquina de integração é necessário que ela se comunique com a btacbox.

Servidor Local

Na máquina onde esta instalado o servidor de integração executar o programa <C:\VW\AtualizaVW\AtuILSDN.exe> como administrador, clicar no botão Instalar/Atualizar, na tela que será apresentada informar o número DN da revenda (informar o número do DN com 5 dígitos).

Após seguir as parametrizações iniciais, será exibido em tela um campo para informar o endereço do servidor web, informar o endereço IP do Servidor de integração VW.

Em seguida será exibido duas telas conforme abaixo, nela informe novamente o IP do computador que é o Servidor de integração VW, neste ponto está sendo instalado o serviço de comunicação e o monitor de integração.

Porta

Caso tenha configurado a porta diferente, devido à existir um servidor de 3 camadas na mesma máquina, deve ser informada porta parametrizada no arquivo C:\VW\ConexaoServidor.dat

Aguardar até a mensagem Instalação / Atualização realizada com sucesso! apareça na barra de progresso, partiremos agora para a configuração da DMS-Backbone

Servidor remoto

No servidor que se encontra na nuvem, zipar a pasta C:\VW e extrair no computador que será a maquina de integração VW e executar o programa <C:\VW\AtualizaVW\AtuILSDN.exe> como administrador, clicar no botão Instalar/Atualizar, na tela que será apresentada informar o número DN da revenda (informar o número do DN com 5 dígitos).

Após seguir as parametrizações iniciais, será exibido em tela um campo para informar o endereço do servidor web, informar o endereço IP do Servidor de integração VW que se encontra na nuvem.

Em seguida será exibido duas telas conforme abaixo, nela informe novamente o IP do computador que é o Servidor de integração VW que se encontra na nuvem, neste ponto está sendo instalado o serviço de comunicação e o monitor de integração.

Porta

Caso tenha configurado a porta diferente, devido à existir um servidor de 3 camadas na mesma máquina, deve ser informada porta parametrizada no arquivo C:\VW\ConexaoServidor.dat

Aguardar até a mensagem Instalação / Atualização realizada com sucesso! apareça na barra de progresso, partiremos agora para a configuração da DMS-Backbone

Configurando DMS-Backbone

O DMS-Backbone é o software que roda na BtacBox, através deste programa é necessário configurar alguns itens do equipamento, seguindo a documentação da Volkswagen (IT MASS 12, disponível no Portal Rede VW).

Para acessar ao DMS-Backbone é necessário anotar o endereço IP que é exibido no visor da btacbox, abrir o navegador e informar http://IP-BTAC:81, a senha padrão do equipamento é dms-BB4, após acessado ao sistema, buscar no menu lateral Services (1), para apontar os serviços de configuração para a maquina de integração do DN configurado. Caso ja exista o serviço informado para um IP, basta clicar no nome do serviço do quadro (2) e alterar IP no quadro inferior (3).

Abaixo estão os serviços da tela acima, para facilitar a operação de cadastro e permitir copiar do pdf e colar no DMS-BackBone.

ServiceNameTarget AdressDescription
BusinessPartnerDatahttp://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll/BusinessPartnerDataLinx BusinessPartnerData
ClaimProcessinghttp://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll/ClaimProcessingLinx ClaimProcessing
CustomerVehicleDatahttp://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll/CustomerVehicleDataLinx CustomerVehicleData
ShopDatahttp://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll/ShopDataLinx ShopData
SparepartOrderhttp://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll/SparepartOrderLinx SparepartOrder
WorkshopOrderhttp://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll/WorkshopOrderLinx WorkshopOrder


Após configuração dos serviços é necessário verificar se o MSH está ativo. Para isso basta acessar ao menu MSH-Activation.

MSH

Caso não exista o número do DN da revenda registrado, verificar o procedimento de ativação no documento disponível no Portal Rede VW - Download - IT_MASS_12, qualquer dúvida sobre a ativação desta funcionalidade, precisa ser verificado junto a Volkswagen.


Após realizado a configuração dos serviços e MSH, acessar ao menu System test clicar no botão Run All tests, que se encontra no final da página, e aguardar a finalização.

Firewall

Tanto na máquina de integração, quanto no servidor de integração a porta 8080 é recomendável que firewall Windows esteja desativado, caso não possa desativar, segue instrução para liberação: <LINK SHARE AREA CLIENTE>.



Serviços Btac

Segue abaixo a lista dos serviços relevantes ao sistema de integração e uma breve descrição do que é cada serviço:

BusinessPartnerData – Serviço de integração Linx responsável por enviar os dados do cliente. Utilizado pelo ElsaPro, Reserve e Etka (disponível no arquivo ILCLinxCollector.dll, serviço web).
ClaimProcessing – Serviço de integração Linx responsável pela comunicação com o SAGA/2, como os serviços de NewClaim e SetClaimStatus (disponível no arquivo ILCLinxCollector.dll, serviço web).
CustomerVehicleData – Serviço de integração Linx responsável por enviar os dados do veículo. Utilizado pelo ElsaPro, Reserve e Etka (disponível no arquivo ILCLinxCollector.dll, serviço web).
ShopData – Serviço de integração Linx responsável por enviar os dados de estoque, preço e locação de peças. Utilizado pelo Etka (disponível no arquivo ILCLinxCollector.dll, serviço web).
WorkshopOrder – Serviço de integração Linx responsável por enviar os dados das OSs e atendimentos oficina. Utilizado pelo ElsaPro, Reserve e Etka (disponível no arquivo ILCLinxCollector.dll, serviço web).
FishInfoBox – Serviço da BtacBox (VW) responsável por receber os dados das OSs e atendimentos oficina referentes a integração com o SAGA/2.
MSH – Serviço da BtacBox (VW) responsável por receber os dados das OSs e atendimentos oficina referentes a integração com o SAGA/2.
OrderServiceCentral – Serviço da BtacBox (VW) responsável por receber os dados das OSs e atendimentos oficina referentes a integração com o ElsaPro.
OrderServiceParts – Serviço da BtacBox (VW) responsável por receber os dados das OSs e atendimentos oficina referentes a integração com o Etka.

Configuração do ILConfig

Acessar à maquina de integração da revenda abrir o programa C:\VW\ILConfig.exe, acessar ao menu Configurações > ListenerN / Sender > WebServices, cadastrar os seguintes WebServices, onde o número do DN possui 5 dígitos, conforme exemplo abaixo.

Cadastro de WebServices

Observação: Alterar o IP dos endereços pelo IP da Btac-BOX. Este cadastro é por DN, ou seja, cada revenda terá o seu conjunto de WebServices.

Importante: As máquinas de integração precisam ter acesso direto a sua respectiva BtacBox, já o SERVIDOR de integração não precisa em nenhum momento acessar a BtacBox.


ServiçoDNURL
AliveTest0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/OrderServiceCentral.bb
FishInfoBox -> AliveTest0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/FishInfoBox.bb
FishInfoBox -> SubscriptionData0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/FishInfoBox.bb
OrderService -> AliveTest0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/OrderServiceCentral.bb
OrderService -> SubscriptionData0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/OrderServiceCentral.bb
WarrantyProcessing -> ProcessOrder0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/MSH.bb
WarrantyProcessing -> SetClaimStatus0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/MSH.bb
WarrantyProcessing -> DeleteOrder0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/MSH.bb
OrderServiceParts -> SubscriptionData0XXXXhttp://IP_BTACBOX:81/OrderServiceParts.bb


IP Btacbox

Caso o IP da btacbox não seja fixo, o IP muda a cada vez que o equipamento é reiniciado, é necessário acionar a Disal solicitando definir um IP fixo no equipamento. Contato: [email protected]


Após cadastrar cada um dos endereços WebServices, selecionar um por um e clicar no botão "Testar". Depois de alguns segundos clicar sobre o botão "Retorno Teste" para verificar o resultado do teste, a coluna Teste deve ficar com a palavra OK, Caso o retorno seja a palavra ERRO (será gravado um arquivo com o xml de retorno na pasta C:\VW, com o nome RetTesteWebService*.xml, onde o * são as informações de data e hora de gravação), o endereço do WebService e a comunicação entre a máquina de integração do DN e a BtacBox devem ser verificados.

Acessar ao menu Cadastro - Parâmetros do Serviço e preencher os campos conforme orientado abaixo:

  • Gera arquivo Log: Marcar caso queira que seja gravado os arquivos de log.
  • Diretório de Log: Informar um endereço local para gravação do log. Ex.: c:\temp\
  • Gera apenas XML dos WebServices: Se estiver marcado, não vai enviar nenhum xml de integração para o BtacBox. Nunca marcar em ambientes de produção.
  • Strings Indicativas Erro: (colocar entre separadores <>): Informar sempre - <EXCEPTION><ERROR >< ERROR>
  • Diretório de trabalho: Informar um endereço local para gravação dos arquivos de trabalho. Ex.: c:\temp\trab\
  • Tempo Listener (em segundos): Informar o intervalo de tempo para o serviço verificar se tem algo para enviar à BtacBox. Tempo sugerido de 10 segundos.
  • Tempo Refresh Monitor (em segundos): Intervalo de verificação do programa MonitorILS.exe. Tempo sugerido de 15 segundos.
  • ATENÇÃO: Os caminhos informados nos campos "Diretório de Log" e "Diretório de trabalho" precisam existir na máquina de integração que fica junto a BTacBox.
  • Nos campos <Enviar ElsaPro>,<Enviar Reserve> e <Enviar Etka> é possível configurar manualmente para enviar ou não as movimentações realizadas no BRAVOS.

Na aba Monitor ListnerX, cadastrar todos os DNs que deverão ser monitorados pelo MonitorILS, informando a url da dll, conforme exemplo que segue (o endereço abaixo se refere ao IP da máquina de integração por DN): http://IP_MAQUINA_INTEGRACAO:8080/LinxDms/ILCLinxListnerX.dll


Configurando o ETKA

Para realizar a configuração do ETKA basta seguir a documentação: [ETKA] Integração Bravos x ETKA, onde tudo referente a esta integração será tratada nela.


Atualização

Atualização Integração VW

Será explicado agora como realizar a atualização dos serviços de Integração VW, para caso realize a troca de versão ou sanar algum problema, esse item do manual é válido apenas para instalações já existentes. Para isso realizar acesso ao menu Fábrica VW - Parâmetros aba Integrações, nesta tela verificar o diretório de atualização configurado.

Atenção

Se possuir apenas 1 revenda e possua o servidor local, pode ser informado C:\VW\AtualizaDN, caso esteja na nuvem ou possua mais de uma revenda é recomendável que compartilhe no servidor de integração o diretório C:\VW\AtualizaDN, é necessário que seja acessível por todas as máquinas de integração.

Na maquina servidora de integração, criar o diretório C:\VW\AtualizaDN e extrair o pacote que será atualizado, copiar o arquivo C:\VW\ConexaoServidor.dat para a pasta C:\VW\AtualizaVW, em seguida executar o programa AtuILSServer.exe como administrador clicar em Instalar/Atualizar e selecionar a opção AtualizaIntegracaoVWExpressa.exe. Aguardar até a mensagem Instalação / Atualização realizada com sucesso! apareça na barra de progresso.

Atualização Máquina de Integração

Caso seja realizado a configuração de um diretório compartilhado no servidor de integração, pode ser necessário que nas máquinas de integração o serviço Linx - Serviço Monitor de Integração Volkswagen seja configurado um usuário e senha, para isso basta abrir os serviços do Windows, localizar o serviço e abrir as propriedades e ir na aba logon e informar o usuário e senha do usuário que consegue realizar acesso à pasta compartilhada no servidor de integração, após isso aplicar e iniciar o serviço.




Exportação/Importação

Exportação/Importação da configuração


A exportação/importação serve para copiar a configuração entre um banco de dados e outro. Ela também serve como cópia de segurança da configuração do sistema de integração. Para realizar a exportação da configuração, basta acessar ao C:\VW\ILConfig.exe, realizar login, acessar ao menu Geral - Importação/Exportação da configuração. selecionar o processo desejado:

  • clicando na opção Exportação: informar o diretório e nome do arquivo onde serão gravadas as informações e clicar no botão executa
  • clicando na opção importação: selecionar o arquivo à ser importado e clicar no botão executa

Informações

Excluir registros existentes: Se for selecionado <Sim>, os registros referentes a configuração, existentes na base serão excluídos e os importados serão incluídos. Se for selecionado <Não>, os registros referentes a configuração, existentes na base serão mantidos e a importação irá alterar os registros existentes e incluir os novos.


Expressa: Se marcada, irá importar apenas as configurações dos processos de envio/recebimento e gatilhos do banco de dados. Esta opção é muito utilizada para atualização da configuração dos processos. Dados como o cadastro dos webservices e a configuração do banco de dados na manutenção dos processos, não serão importados.



Monitor

Monitor de Serviços de Integração (MonitorILS.exe)


Monitora os serviços de integração e identifica se os mesmos estão em execução. Pelo MonitorILS é possível verificar se os serviços estão rodando corretamente e se não existe nenhum conflito de versão. Para verificar isso, deve-se verificar as seguintes colunas:

  • Status: Indica se os programas de integração estão rodando corretamente. Os valores que poderão aparecer são: (verde) Ativo e (vermelho) Parado.
  • Versão: Indica a versão dos programas de integração que estão rodando.
  • Status Versão: Indica se a versão dos programas de integração é compatível com as configurações de gatilhos e objetos do banco de dados. Os valores que poderão aparecer são: (verde) Versão válida, (vermelho) Programa desatualizado e (amarelo) Banco desatualizado.
  • Status Versão BRAVOS: Indica se a versão do sistema de integração é compatível com a versão do BRAVOS. Os valores que poderão aparecer são: (verde) Versão válida, (vermelho) BRAVOS desatualizado e (amarelo) Integração desatualizada.


Selecionar DNs

Para selecionar os DNs que serão exibidos no monitor, basta abrir o arquivo C:\VW\MonitorILS.ini e informar os DN desejados.

VerificaServer

VerificaServer

O VerificaServer.exe é utilizado para melhorar a estabilidade do servidor de integração e também tornar auto gerenciável o processo de reinicialização diária do serviço: Linx - Servidor de Aplicação Camada de Integração Volkswagen, para realizar a configuração, basta seguir a documentação: Integração VW | VerificaServer

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.