Assunto
Como realizar o cancelamento de vendas efetuadas em TEF no Microvix POS.
Melhor Solução

Para efetuar o cancelamento de transação TEF no Microvix POS, é necessário que o cliente esteja em loja com o cartão utilizado na hora da transação. Caso contrario o estorno via Microvix POS não poderá ser realizado.

Antes de cancelar a transação do TEF, realize o cancelamento da venda no Microvix POS.


1 – No Microvix POS, acesse Menu Gerencial.

1 Menu Gerencial Microvix POS.


2 – No Menu Gerencial, localize e clique em Acessar Administração TEF.

2 Acessar Administração TEF.


3 – Após Acessar Administração TEF, irá apresentar as informações do Menu TEF. Localize a opção 3: Cancelamento de transação; e selecione via teclado, conforme abaixo.

3 Opção de cancelamento TEF.


4 – No próximo passo, deve selecionar o tipo de cancelamento, esta informação é o modo que foi realizado a transação (credito ou débito), deve informar via teclado, conforme abaixo.

Opções Menu Cancelamento TEF.

Existem opções que devem ser verificadas com sua administradora, se estão habilitadas para o estabelecimento, porem as mais utilizadas para este procedimento são opção 1: Cancelamento de Cartão de Debito; e 2: Cancelamento de Cartão de Credito;


4 Tipo de cancelamento TEF.


5 – Ao informar o tipo de cancelamento o sistema irá solicitar a inserção do cartão no aparelho Pinpad.

5 Solicitação de cartão TEF.


6 – Após deve ser informado os dados da transação, a primeira solicitação é o valor da transação passada naquele cartão inserido.

6 Valor transação TEF.


7 – Próxima solicitação é a data em que a transação foi realizada.

Prazo para cancelamento.

Consulte sua administradora para saber o prazo máximo para estorno, cada administradora possui um período máximo para realizar a tratativa via TEF.

7 Data transação TEF.


8 – No ultimo passo, deve ser informado o documento TEF para cancelamento, onde pode ser verificado nas vias de cartão impressa no cupom.

Documento cancelamento TEF.

Não deve ser utilizado o número do Cupom Fiscal, e sim o código da transação. Cada operadora imprime uma numeração diferente nos comprovantes. Conforme abaixo de algumas administradoras.

-Cielo: identificado no comprovante de transação como DOC;

-Redecard: identificado no comprovante de transação como COMPR;

-GetNet: identificado no comprovante de transação como NSU;

-Banrisul: identificado no comprovante de transação como NSU BERGS;

-Elavon: identificado no comprovante de transação como NSU;


8 Documento TEF para cancelamento.

 

9 – Se todas as informações inseridas para o cancelamento forem corretas, ao final do procedimento irá apresentar o retorno de Transacao Aprov e será impresso o comprovante de estorno dos valores no TEF.

9 Cancelamento confirmado.

  • Sem rótulos