1. Introdução

      Com o intuito de sempre fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Softpharma traz inovações para o software através do release 105. Neste informativo serão abordadas as inovações referentes ao Gerenciamento de Usuários, bem como bloqueios e liberações de acordo com o perfil empregatício, alteração de senhas, dentre outros no qual veremos a seguir.

2. Usuário

      O Gerenciador de usuário permitirá que o gestor da farmácia possa gerir as liberações dos usuários e dos acessos ao sistema de BI. O objetivo deste gerenciador não é de gerar log de acesso e sim criar perfis de usuários que vão ter acesso a criar, editar e visualizar os Dashboard’s existentes.
      Na parte superior da janela está localizado o menu Usuário. Ao clicá-lo, será exibido as seguintes opções: [Cadastro, Liberação de cubo, Liberação de dashboard, Liberação de filial].

 


 

      Nas próximas linhas vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessa opções.

2.1 Cadastro

      Ao clicar no menu Usuário > Cadastro, será aberta uma nova janela para realizar o cadastro do usuário.
      Essa tela é composta por vários itens conforme apresentado na imagem acima das quais conheceremos a partir de agora. Do “Item 1 ao 7”, são os botões de ação da janela. Os Itens “8, 9 e 10”, serão referentes aos campos de preenchimento.
 


 

  • Item 1: Esse é o botão “Novo” que permite que você inicie o cadastro de um novo usuário no sistema. Esta opção somente está liberada para usuários com o perfil Gestor;
  • Item 2: Clique sobre o botão “Salvar” para gravar as informações cadastradas na janela do novo usuário. Se o nome de usuário informado já estiver cadastro no sistema, será exibido a seguinte mensagem no rodapé da tela “Já existe um usuário com este login”, e não permitirá gravar o registro;
  • Item 3: Através do botão “Consultar” será possível realizar uma busca pelo nome do usuário cadastrado facilitando assim sua localização. Quando clicado será aberta uma nova janela conforme imagem abaixo:

 


 

Após aberta, basta digitar o nome do usuário desejado (não precisa ser completo, apenas parte como no exemplo) e em seguida clicar no botão “Consultar”. Logo abaixo será listado o(s) nome(s) com base na informação digitada. Dê duplo clique rápido sobre o do usuário ou clique uma vez para selecioná-lo e depois pressionar ENTER no teclado. Retornará a janela principal com as informações do usuário;

  • Item 4: Esse botão “Excluir” somente estará ativo quando um registro de usuário estiver habilitado na janela. Dessa forma, bastando clicar sobre o mesmo para realizar a “Exclusão” do registro no sistema. Na sequência será exibida a seguinte mensagem “Deseja realmente excluir este usuário?”.

 


 

Bastando apenas clicar sobre a opção desejada. Esta ação somente poderá ser executada pelo usuário com o Perfil do Gestor;

  • Item 5: Esse é o “Duplicar” e deve ser utilizado quando for necessário realizar a duplicação do registro carregado. Esta opção tem o objetivo de duplicar todas as funções do usuário primário. Normalmente se utiliza esse recurso para facilitar o processo de cadastro de um novo usuário com as mesmas configurações de algum já existente. Esta opção somente pode ser executada pelo usuário com o perfil Gestor.

Dessa forma, ao clicar sobre esse botão, será aberta a seguinte janela:

Nesse momento o usuário deverá clicar no botão “Consultar” a frente dos campos “Usuário origem” e “Usuário destino”. Será aberta uma nova janela de consulta para localizar os usuários origem e destino.

O usuário origem é o usuário que possui as opções a serem herdadas pelo usuário destino. Ao clicar no botão “Salvar”, as informações serão salvas.

Atenção: Somente será possível duplicar usuários que possuam o mesmo “Perfil”, caso contrário o processo não ocorrerá e será exibida a mensagem “Só é possível duplicar usuário do mesmo perfil”;

  • Item 6: Esse comando “Alterar Senha” deve ser utilizado quando for necessário por qualquer motivo, realizar a alteração da senha do usuário carregado na tela. Quando clicado automaticamente o cursor ficará ativo no campo “Senha” para efetuar a alteração da senha;
  • Item 7: Clique sobre esse botão “Fechar” quando não for mais necessária a utilização desta tela;
  • Item 8: Nesse campo “Login”, digite o nome do usuário a ser cadastrado. Esse campo é de preenchimento obrigatório;
  • Item 9: Esse campo “Senha” é utilizado para digitar a senha de acesso do usuário a ser cadastrado. Seu preenchimento é obrigatório;
  • Item 10: Esse é o campo “Perfil” e será permitirá que seja selecionado qual é o perfil de acesso do usuário ao sistema. Os “Perfis” disponíveis até o momento no sistema são:
    • Gestor: Este perfil terá acesso total ao sistema, ou seja, sem restrições de acesso;
    • Gerente: Terá acesso limitado as filiais. Visualizará as informações das filiais liberadas pelo gestor. Poderá “exportar, excluir, editar e alterar os Dashboards” pertencentes aos cubos liberados pelo gestor;
    • Colaborador: Também terá acesso limitado as filiais, ou seja, visualizará as informações das filiais liberadas pelo gestor. Seu acesso será somente leitura dos Dashboards e não poderá “exportar, excluir, editar e alterar os Dashboards” pertencentes aos cubos liberados a ele.

Esta operação de troca de perfil poderá ser executada somente pelo perfil Gestor e permitirá editar somente o perfil de usuário. Por exemplo, se o usuário foi criado com perfil de Colaborador e agora passará a estar no perfil Gerente.

2.2 Liberação de cubo

      Ao clicar no menu Usuário > Liberação de cubo, será aberta uma nova janela conforme exibida na imagem abaixo:

 

 

      Através desse ambiente o gestor poderá configurar quais os cubos estarão disponíveis para que o usuário tenha acesso. Vejamos o que cada item representa nessa tela:

  • Item 1: Esse é o botão “Novo” e deve ser utilizado quando for iniciar uma nova configuração nessa tela;
  • Item 2: Esse é o botão “Salvar” e deve ser clicado após realizar as liberações necessárias para o usuário configurado;
  • Item 3: Clique sobre esse botão “Fechar” para sair dessa janela;
  • Item 4: Esse é o campo “Usuário” onde será exibido o nome do usuário em que está sendo realizado a configuração nessa tela;
  • Item 5: Esse é o botão “Consultar” e quando clicado, abrirá uma nova janela para que o usuário possa localizar o usuário que receberá a configuração de acessos na tela principal. A janela de consulta é a mesma já explicada anteriormente nesse documento, bastando apenas digitar o nome do usuário que está localizando (o nome inteiro ou parte dele), clicar no botão “Consultar” e depois efetuar o duplo clique sobre o nome do usuário desejado;

 

 

  • Item 6: Esse espaço é chamado “Cubos disponíveis” e aqui será exibido todos os cubos disponíveis de liberação para esse usuário. Nesse caso, o gestor precisará selecionar a opção em que deseja e em seguida clicar sobre o botão com a seta para direita [  ], deslocando a opção para a área do Item 7 “Cubos liberados”;
  • Item 7: Esse espaço é chamado de “Cubos liberados”, ou seja, todos os itens que foram adicionados, serão liberados para acesso ao usuário da configuração. Caso o gestor queira remover o acesso do usuário de algum dos itens aqui apresentados, basta clicar sobre o mesmo e logo em seguida clicar sobre o botão com a seta para esquerda [  ], fazendo com que ela seja retornada para o Item 6 “Cubos disponíveis”. Dessa forma, o usuário não mais terá acesso a essa opção quando acessar o sistema;

Observação: Quando remover um cubo de um determinado Perfil ou Usuário, o sistema validará se não há “Dashboard” liberado para este cubo. Se houver, abortará o processo exibindo uma mensagem ao usuário informando que existem Dashboards para o cubo. Caso não possua Dashboards para esse cubo, o mesmo será removido.

  • Item 8: Aqui estão disponíveis os botões de ação que permitirão deslocar as opções entre os quadros do Item 6 “Cubos disponíveis” e Item 7 “Cubos liberados”.

 

 

  • 1: Movimenta apenas o item selecionado do quadro “Cubos disponíveis” para o quadro “Cubos liberados”;
  • 2: Movimenta todos os itens independentemente de estarem selecionados ou não do quadro “Cubos disponíveis” para o quadro “Cubos liberados”;
  • 3: Movimenta apenas o item selecionado do quadro “Cubos liberados” para o quadro “Cubos disponíveis”;
  • 4: Movimenta todos os itens independentemente de estarem selecionados ou não do quadro “Cubos liberados” para o quadro “Cubos disponíveis”.

2.3 Liberação de dashboard

      Ao clicar no menu Usuário > Liberação de dashboard, será aberta uma nova janela conforme exibida na imagem abaixo:

 


      Assim como ocorre na tela de “Liberação de cubo”, o gestor também poderá liberar ou não acessos no Dashboard ao usuário do sistema. Vejamos o que cada item representa nessa tela:

  • Item 1: Esse é botão “Novo” e deve ser utilizado quando for iniciar uma nova configuração nessa tela;
  • Item 2: Esse é o botão “Salvar” e deve ser clicado após realizar as liberações necessárias para o usuário configurado;
  • Item 3: Clique sobre esse botão “Fechar” para sair dessa janela;
  • Item 4: Nesse quadro são apresentados o campo “Usuário de origem” bloqueado e o botão “Consultar”. Ao clicar sobre o botão “Consultar”, será aberta uma nova janela para que o usuário localize o usuário a ser configurado.

 


      Após isso será exibido os dados de acesso ao Dashboard em que esse usuário tem acesso. O usuário de origem não poderá ser o mesmo do usuário de destino.

      Agora basta selecionar o item desejado e clicar sobre a seta para direita [  ] para o quadro do “Item 5” onde o outro usuário tam-bém terá acesso no sistema;

  • Item 5: Nesse quadro também tem o campo “Usuário de destino” bloqueado e o botão “Consultar”. Ao clicar sobre o botão “Consultar”, será aberta uma nova janela para que o usuário localize o usuário que vai herdar a configuração do usuário selecionado no “Item 4”. Aqui nesse espaço o gestor vai definir quais são as opções do Dashboard em que terá acesso no sistema.

Observação: Quando liberado um Dashboard para um usuário novo e o mesmo não tenha acesso ao grupo de Dashboard’s, o sistema criará automaticamente um grupo chamado de “Liberados” e o Dashboard liberado ficará dentro desse grupo. Agora quando a liberação de um Dashboard for para um usuário já existente e o mesmo não possuir o grupo “Liberados”, o sistema criará automaticamente um grupo chamado de “Liberados”, e o Dashboard liberado ficará dentro desse grupo. Já quando a liberação de um Dashboard for para um usuário novo ou já existente, o sistema vai realizar uma cópia deste Dashboard, desta forma qualquer alteração realizada neste Dashboard pelo usuário de origem ou destino não terá nenhum vínculo;

  • Item 6: Aqui estão disponíveis os botões de ação que permitirão deslocar as opções entre os quadros do Item 4 “Usuários de origem” e Item 5 “Usuário de destino”.
    • 1: Movimenta apenas o item selecionado do quadro “Usuário de origem” para o quadro “Usuário de destino”;
    • 2: Movimenta todos os itens independentemente de estarem selecionados ou não do quadro “Usuário de origem” para o quadro “Usuário de destino”;
    • 3: Movimenta apenas o item selecionado do quadro “Usuário de destino” para o quadro “Usuário de origem”;
    • 4: Movimenta todos os itens independentemente de estarem selecionados ou não do quadro “Usuário de destino” para o quadro “Usuário de origem”.

2.4 Liberação de filial

      Ao clicar no menu Usuário > Liberação de filial, será aberta uma nova janela conforme exibida na imagem abaixo:

 


      Vejamos o que cada item representa nessa tela:

  • Item 1: Esse é botão “Novo” e deve ser utilizado quando for inici-ar uma nova configuração nessa tela;
  • Item 2: Esse é o botão “Salvar” e deve ser utiliado após realizar as liberações necessárias para o usuário configurado;
  • Item 3: Clique sobre esse botão “Fechar” para sair dessa janela;
  • Item 4: Nesse espaço encontra-se o campo “Usuário” bloqueado e o botão “Consultar”. Ao clicar sobre o botão “Consultar”, será aberta uma nova janela para realizar a localização do usuário que receberá as liberações das filiais no seu usuário.

      Após selecionar o usuário e pressionar ENTER ou efetuar o duplo clique sobre o mesmo, retornará na tela principal. Caso o usuário selecionado já possua o perfil “Gestor”, não será possível dar continuidade nesse processo pois o mesmo já possui acesso a todos os recursos e será exibida a seguinte mensagem: “Usuário com o perfil de gestor já possui acesso a todas as filiais. OK”. Sendo então necessário que seja selecionado um novo usuário.

 

  • Item 5: Nesse quadro serão exibidas todas as filiais disponíveis e que poderão ser liberadas para serem acessadas ao usuário selecionado anteriormente. Para isso, basta clicar sobre o nome da filial que será liberado o acesso ao usuário, clicar sobre o botão com a seta para direita [  ] e disponibilizá-la no quadro do Item 6 “Filiais liberadas”;
  • Item 6: Nesse quadro serão exibidas todas as filiais em que foram liberadas o acesso ao usuário a ser configurado. Caso o gestor queira remover o acesso de uma determinada filial desse usuário, basta selecionar a filial nesse espaço, clicar sobre o botão com a seta para esquerda [  ] que a mesma será removida desse espaço e retornará para o quadro do Item 5 “Filiais disponíveis”;
  • Item 7: Aqui estão disponíveis os botões de ação que permitirão deslocar as opções entre os quadros do Item 5 “Filiais disponíveis” e Item 6 “Filiais liberadas”.

  • 1: Movimenta apenas o item selecionado do quadro “Filiais disponíveis” para o quadro “Filiais liberadas”;
  • 2: Movimenta todos os itens independentemente de estarem selecionados ou não do quadro “Filiais disponíveis” para o quadro “Filiais liberadas”;
  • 3: Movimenta apenas o item selecionado do quadro “Filiais liberadas” para o quadro “Filiais disponíveis”;
  • 4: Movimenta todos os itens independentemente de estarem selecionados ou não do quadro “Filiais liberadas” para o quadro “Filiais disponíveis”.

2.5 Parametrizações de tela

      O usuário com o perfil Gestor poderá liberar ou bloquear os acessos ao sistema para os usuários. Nesse caso, abaixo segue algumas tabelas com os acessos aos usuários por perfil.

      Opções de acesso por perfil - Menu/Ajuda:



      Opções de acesso por perfil - Tela inicial:
 



      Opções de acesso por perfil - Dashboard / Botões de acesso:
 


      Opções de acesso por perfil - Novo Item de Dashboard:

 

 

      Opções de acesso por perfil - ETL/Cubo:

 

 

      Opções de acesso por perfil - Menu Filtro:

 

      Opções de acesso por perfil – Menu Tabela:


 

      Opções de acesso por perfil - Menu Gráfico:

 


3. Menu

3.1 Alterar senha

      Todos os usuários poderão ter acesso a trocar suas senhas para manter maior segurança em seu acesso ao sistema.

      Para isso, basta clicar na parte superior da janela em Menu > Alterar senha. Na sequência será aberta janela abaixo:


      A partir deste momento o processo de alteração de senha ocorre da seguinte forma:

  • Item 1: Digite nesse espaço a senha atual do usuário;
  • Item 2: Digite aqui a nova senha de acesso ao sistema;
  • Item 3: É necessário digitar novamente a senha para confirmar a mesma digitada no Item 2;
  • Item 4: Clique sobre esse botão para confirmar a alteração de senha. Se estiver tudo OK, será exibida uma nova janela com a mensagem “Senha atualizada”. Se a senha informada no campo “Senha atual” não estiver correta, será exibida a seguinte mensagem “A senha atual está incorreta.”, não permitindo continuar com a alteração de senha. Agora se senha informada no campo “Nova senha” for diferente da informada no campo “Confirmação nova senha”, ao clicar sobre o botão “Aplicar”, será exibida a se-guinte mensagem “A senha nova e a confirmação da senha nova devem ser iguais.”, sendo necessário que o usuário redigite a se-nha novamente para dar continuidade no processo;
  • Item 5: Clique sobre esse botão para Cancelar o processo de alteração de senha.

4. Compra e Venda / Venda por Item

4.1 Dimensão Colaborador

      Foi adicionado um Level na dimensão colaborador para o cubo Compra e Venda/Venda por Item, com as informações de (Código do Colabora-dor), que representará o código do colaborador cadastrado no sistema.

  • Nome do campo: “Código do Colaborador”.

4.2 Dimensão COO

      Foi adicionado um Level na dimensão COO para o cubo Compra e Venda/Venda por Item, com as informações de (COO), que representará o código do COO da venda.

  • Nome do campo: “COO”.

4.3 Medida Valor Subsidio MS

       Foi adicionado uma nova medida no cubo Compra e Venda/Vendas por Item, com a informação de (Valor Subsidio MS), que representará o valor do subsidio realizado pelas vendas de Farmácia Popular.

  • Nome do campo: “Valor Subsidio MS”.

4.4 Medida Valor do Benefício

      Foi adicionado uma nova medida no cubo Compra e Venda/vendas por Item, com a informação de (Valor do Benefício), que representará o valor do benefício recebido quando realizado venda pelo Farmácia Popular.

  • Nome do campo: “Valor do Benefício”.

4.5 Dimensão Venda - Clientes

      Foi adicionado um Level na dimensão Venda - Clientes para o cubo Compra e Venda/Vendas por Item, com as informações de (Telefone e Celular), que representará o telefone fixo e o telefone celular do cliente.

  • Nome dos campos: “Telefone”, “Celular”.

Observação: Se o campo telefone fixo e telefone celular não estiver preenchido no Softpharma o BI vai tratar como informação, "Inexistente".

4.6 Dimensão Operação

      Foi adicionado um Level na dimensão Operação para o cubo Compra e Venda/Venda por Item, com as informações de (Saída por Transferência), que representará as saídas feitas por transferências entre as lojas.

  • Nome do campo: “Saída por Transferência”.

Observação: Ao utilizar a operação saída por transferência considerar somente as seguintes medidas: CMV / Valor Bruto / Valor Líquido / Desconto / Clientes Atendidos / Quantidade, as demais medidas o sistema vai apresentar a informação como “zero”.

Ao utilizar a operação saída por transferência desconsiderar as seguintes dimensões: Forma de Pagamento / CRM / Entrada na Venda / NSU / PBM / PBM forma de pagamento cliente / Tabloide / Tipo de Desconto / Tele Entrega / Farmácia Popular / COO, estas informações serão apresentadas como “inexistente”. Para a demais informações o sistema vai tratar normalmente.

5. Inadimplência / Posição Financeira

5.1 Dimensão Receber - Clientes

      Foi adicionado um Level na dimensão Receber - Clientes para o cubo Inadimplência/Posição Financeira, com as informações de (Telefone e Celular), que representará o telefone fixo e o telefone celular do cliente.

  • Nome dos campos: “Telefone”, “Celular”.

Observação: Se o campo telefone fixo e telefone celular não estiver preenchido no Softpharma, o BI vai tratar como informação "Inexistente".

5.2 Dimensões e Medidas

      Foi unificado o cubo de Inadimplência com o cubo de Posição Financeira. Será mantido as dimensões existentes, pois elas se aplicam para os dois Cubos (Inadimplência e Posição financeira).

Cubo Posição Financeira.

Nome dos campos:

  • Valor Antecipado: Informará as projeções futuras;
  • Valor Pendente: Informará as projeções futuras;
  • Valor do Título: Informará as projeções futuras.

 

Cubo Inadimplência

Nome do campo:

  • Valor Amortizado: Informará os recebimentos e Inadimplência.
  • Valor Inadimplente: Informará os recebimentos e Inadimplência.
  • Valor do Título: Informará os recebimentos e Inadimplência.

6. Estoque

6.1 Medida Preço de Última Venda na Rede

      Foi adicionado uma nova medida no cubo Estoque, com a informação de (Preço de Última Venda na Rede), que representará o preço do produto da última venda na rede de farmácias.

  • Nome do campo: “Preço de Última Venda na Rede”.

6.2 Dimensão Produto

      Foi adicionado na dimensão produto do cubo Estoque, a opção de inativo para a (situação).

6.3 Medida Preço de Última Compra na Rede

      Foi mudado a forma de calcular a medida de Última Compra na Rede do cubo Estoque

Funcionamento atual:

Exemplo: O último valor pago pelo item foi de R$1,95; se estiver sendo filtrado por 3 lojas, o valor a ser apresentado será de R$5,85.

Novo funcionamento:

Exemplo: O último valor pago pelo item foi de R$1,95; se estiver sendo filtrado por 3 lojas, o valor a ser apresentado será de R$1,95. (5,85 / 3 = 1,95).

 


 





  • Sem rótulos