- Criado por Mylena Ribeiro De Castro, última alteração por Kathia Zanotto Franklin em mai 13, 2024
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Essa integração está disponível a partir da versão 211.000.
Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 142- Ifood - 1.0 liberado para a filial.
Para liberar o serviço, entre em contato com o nosso time comercial.
A integração com o Ifood possibilita o envio de lista de produtos e baixa de pedidos.
Configuração da Integração
Para acessar a tela de Configuração da integração, vá até o menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações.
Figura 01 - Configuração de Integrações
Selecione a opção Integração Ifood e clique no botão "Clique aqui para acessar a configuração do Ifood".
Integração Ifood
Na tela da Integração, existem as Etapas de Configuração.
Credenciais
Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro da loja no Ifood.
Figura 02 - Credenciais
No campo Filial, selecione a filial que deseja realizar a configuração.
O endereço URL virá preenchido automaticamente.
O Usuário (Client ID) e Senha (Client Secret) devem ser repassados pelo Ifood.
Ao pressionar Enter no campo Senha ou clicar no botão , uma comunicação com o Ifood deve ser realizada onde irá retornar para o Linx Softpharma a informação de Código Loja.
Ao clicar no botão , será realizada uma validação do código fornecido.
Caso exista mais de um Código Loja cadastrado no Ifood para estes mesmos Usuário e Senha, aparecerá a listagem no campo Código Loja para seleção.
Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.
Financeiro
Nesta etapa serão solicitadas as informações para o cadastro da bandeira Ifood no Linx Softpharma.
Figura 03 - Financeiro
No campo CNPJ do Ifood informe o CNPJ do Ifood repassado pelo mesmo.
Em Taxa pedidos pagos pelo Ifood (%) informe o valor que será cobrado pelo Ifood quando o pagamento for Cartão através do site/app.
Na seção Conta Recebimento informe a conta que será cadastrada dentro da bandeira para recebimentos em cartão.
Na seção DRE informe Fornecedor, Plano de Contas, Local de pagamento e Tipo de documento que serão lançados em DRE;
Ao clicar no botão será automaticamente criada a bandeira e também uma forma de pagamento Ifood em cartão já com a bandeira vinculada na mesma.
Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.
Contas a Pagar
Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento de recebimentos de contas a pagar.
Figura 04 - Contas a Pagar
No campo Fornecedor informe qual é o fornecedor.
No campo Plano de Contas informe para qual plano de contas o lançamento deve ser gerado.
Em Local de pagamento informe o local de pagamento.
Em Tipo de Documento informe o tipo de documento do lançamento.
No campo Taxa pedidos pagos pela loja (%) informe a taxa referente aos pedidos pagos pela loja.
Por último, informe a data de vencimento para o título no campo Dia de vencimento do título a ser lançado.
Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.
Pré-Venda
Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento das pré-vendas referentes aos pedidos importados do APP.
Figura 05 - Pré-Venda
No campo Tempo de Consulta para pedidos (1 a 9 minutos) informe o tempo para realização das consultas automáticas de pedidos.
Informe o convênio que será cadastrado o cliente dos pedidos no campo Ao receber um pedido cadastrar o cliente no convênio.
No campo Vendedor (informe vendedor para novas vendas) selecione um vendedor que irá aparecer nas vendas importadas do Ifood.
Em Produto relacionado a taxa de serviço selecione o produto que será adicionado na venda com o valor da taxa de serviço do Ifood. Lembrando que este não é o produto Tele-Entrega (usa o produto informado na tela de Parâmetros do Sistema).
Em Condição de Pagamento padrão paga no Ifood, no caso da venda ter sido paga pelo ifood, selecione neste campo qual a condição de pagamento esta pré-venda deve ser lançada.
Em Condição de Pagamento padrão paga na loja, Dinheiro, no caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em dinheiro na loja, selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda.
Em Condição de Pagamento padrão paga na loja, Cartão, no caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em cartão na loja, selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda.
Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.
Produto
Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro de produtos a ser enviado para o Ifood.
Figura 06 - Produto
No campo Tempo de sincronização de estoque/preço com Ifood informe a cada quanto tempo o sistema deve realizar a sincronização automática de estoque e preço dos produtos da lista.
No campo Percentual de estoque de produtos a ser enviado ao Ifood informe qual é o percentual de estoque dos produtos que deve ser enviado ao Ifood.
Por Exemplo
Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item.
Em Padrão de preço de produtos a serem enviados para o Ifood selecione qual é o tipo de preço que deve ser enviado ao Ifood entre Preço de Venda ou Preço com Desconto.
Em Executar este processo prioritariamente no terminal selecione o terminal que terá prioridade de execução dos processos que envolvem a integração, ou seja, envio de estoque/preço, busca de pedidos, sincronização de cadastros.
Após preencher todas as informações, clique em para ir até a próxima etapa.
Finalização
Nesta etapa é informado que a configuração foi realizada e finalizada.
Para iniciar o processo de envio de produtos para o Ifood, é necessário criar uma lista de produtos no Gerenciador de Integrações com E-commerce.
Gerenciador de Integrações com E-Commerce
Na tela do Gerenciador de Integrações com E-Commerce é possível criar e manter a lista de produtos que está no Ifood.
Também é possível visualizar os pedidos e corrigir as inconsistências dos mesmos.
Lista de Produtos
Nesta tela é possível criar e manter a lista de produtos que deve ser enviada ao Ifood para posteriormente realizar vendas.
Figura 07 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Lista de Produtos
Na tela do Gerenciador é possível filtrar por:
- Integração - Selecionar a integração com Ifood;
- Filial - Selecionar a loja para efetuar a lista;
- Produto - Inserir um a um ou pelo filtro avançado os itens que devem fazer parte da lista;
- Estoque (% a subir) - Informar a % do estoque que deseja subir para o Ifood. Essa informação é configurada na etapa de Produtos do wizard mas pode ser alterada nesta tela;
Por Exemplo
Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item;
- Valor Produto - Escolha entre Manter Preço (Irá manter o preço de venda que está no cadastro de produtos), Informar Desconto (Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de desconto que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood) ou Informar Acréscimo (Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de acréscimo que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood);
Na grade são exibidas as informações:
- Situação: Indica em forma de imagem a situação do item na lista entre Editando, Carregado ou Excluindo;
- Código: Indica o código interno dos produtos das lista;
- Produto: Mostra a descrição + apresentação dos produtos;
- EAN: Indica o código de barras dos produtos das lista;
- Preço: Mostra o preço do item sem desconto ou acréscimo;
- Preço Venda: Traz o preço do item já aplicado o desconto ou acréscimo;
- Estoque (%): Mostra o percentual de estoque irá subir para o site/APP;
- Preço (%): Mostra o percentual de desconto ou acréscimo aplicado no item;
- Status: Indica em forma de escrita o status do item na lista se está sendo editado, se já foi carregado ou se está sendo excluído;
- Estoque Disponível: Mostra a quantidade em estoque disponível para o Ifood;
- Última Atualização: Carrega a data e hora da última atualização do item no Ifood;
Após realizar a inserção dos itens na grade, é necessário gravar a lista. Para isso, clique em .
Após esse processo, lista será enviada para o Ifood e os produtos com quantidade de estoque maior que 2 irão aparecer ativos no site/APP para compra pelo consumidor final.
A regra referente a mostrar no site apenas produtos com estoque maior que 2 é gerenciada pelo Ifood.
O envio da lista será realizado com um máximo de 8 mil produtos por vez então se tiver enviando 20 mil produtos serão realizados 2 envios de 8 mil e mais 1 com os últimos 4 mil produtos.
Os itens que tiverem atualizações de preço e estoque devem ser enviados de forma automática a cada tempo configurado na Integração.
Ao selecionar um item da lista e pressionar Delete, o mesmo será marcado como Excluindo. No momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque, essa exclusão também será enviada.
Ao clicar no botão , todos os itens da lista são marcados como Excluindo. No momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque, essa exclusão também será enviada.
Ao realizar exclusão de item ou de lista no site/APP os itens marcados como excluídos no Linx Softpharma vão aparecer como Inativos.
Pedidos
SubAba Pedidos
Nesta tela serão listados os pedidos realizados no site/APP.
Figura 08 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Pedidos - Pedidos
É possível filtrar por Data Pedido, informando qual é a data dos pedidos que devem ser listados;
No filtro Situação é possível selecionar entre:
- Todos: Serão listados todos os pedidos independente da sua situação;
- Emitido: Pedidos emitidos no Ifood, mas ainda não conferidos, sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
- Em Separação: Pedidos que estão em separação no site do Ifood sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
- Aguardando Retirada: Pedidos que já foram separados no site do Ifood e que estão aguardando a retirada pelo cliente na loja, sendo assim, já deve ter pré-venda para ser finalizada;
- Enviado: Pedidos que já tiveram a nota fiscal emitida e estão em envio para o cliente;
- Finalizado: Pedidos já enviados e recebidos pelo cliente;
- Em Devolução: Pedidos que estão em processo de devolução no Ifood;
- Cancelado: Pedidos que foram cancelados no Ifood;
Após selecionar os filtros, clique em .
Na grade são exibidas as colunas:
- Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
- Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
- Situação: Situação do pedido no Ifood;
- Nota/Pré-venda: Número da nota ou da pré-venda a depender da situação;
- Data/Hora: Data que o pedido foi realizado;
- Cliente: Nome do cliente do pedido;
- Valor: Valor do pedido;
- Pagamento: Se o pedido já está pago e qual é a forma de pagamento;
- Tipo Entrega: Tele-entrega ou retirada na loja;
Ao clicar no botão será aberta uma tela onde é possível visualizar os logs das comunicações com o Ifood.
O botão força a comunicação com o Ifood para importar novos pedidos ou corrigir eventuais inconsistências.
Ao selecionar um pedido e clicar no botão será aberta uma tela contendo os itens daquele pedido, conforme a imagem a seguir:
Figura 09 - Consulta Nota
SubAba Inconsistências
Nesta aba serão listados todos os pedidos com algum tipo de inconsistência para que seja corrigida e posteriormente o pedido será liberado para finalização.
Figura 10 - Gerenciador de Integrações do E-Commerce - Pedidos - Inconsistências
É possível filtrar por Data Pedido, informando qual é a data dos pedidos que devem ser listados;
No filtro Inconsistência é possível selecionar entre:
- Todos: Serão listados todos os pedidos com inconsistência independente da sua situação;
- Bairro: Pedidos com inconsistências referentes ao bairro;
- Cidade: Pedidos com inconsistências referentes a cidade do cliente;
- Produto Taxa TE: Pedidos com inconsistências referentes ao produto taxa de tele-entrega;
Após selecionar os filtros, clique em .
Na grade são exibidas as colunas:
- Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
- Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
- Data/Hora: Data que o pedido foi realizado;
- Cliente: Nome do cliente do pedido;
- CPF: CPF do cliente;
- Tipo Inconsistência: Mostra qual é o tipo da inconsistência do pedido;
- Inconsistência: Detalha a inconsistência;
Ao clicar no botão será aberto o cadastro de produtos para realizar as correções necessárias.
Ao clicar no botão será aberto o cadastro de cidades para realizar as correções necessárias.
Ao clicar no botão será aberto o cadastro de bairros para realizar as correções necessárias.
Após corrigir as inconsistências, clique em para que os pedidos sejam enviados para a guia Pedidos.
Caixa On-Line
Após realizar a importação dos pedidos e a correção das inconsistências é gerada a pré-venda dos mesmos e as pré-Vendas serão listadas normalmente no Caixa On-Line.
Ao selecionar uma pré-venda oriunda de um pedido Ifood a mesma será sinalizada e um detalhamento aparecerá na tela do caixa on-line.
Figura 11 - Caixa On-line
Na grade são apresentadas as colunas:
- Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
- Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
- Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
- Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
- Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
- Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação.
Para realizar a finalização desta pré-venda, basta pressionar a tecla F4 ou F5 para chamar as vendas NF-e, ECF, NFC-e ou S@T, como já é de costume da loja.
Ao finalizar vendas oriundas de qualquer tipo de E-Commerce, não é possível realizar nenhum ajuste, ou seja, não é possível inserir mais itens ou trocar a forma de pagamento, por exemplo.
Tele-Entregas
Após realizar a efetivação das pré-vendas com Tipo de Entrega igual a Tele-Entrega as mesmas ficam liberadas para entrega e são listadas na tela de Tele-Entrega.
Ao selecionar uma dessas vendas o mesmo detalhamento que aparece no Caixa On-Line deve aparecer nesta tela.
Figura 12 - Tele-Entregas
Na grade são apresentadas as colunas:
- Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
- Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
- Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
- Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
- Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
- Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação;
O processo de entrega permanece o mesmo.
- Sem rótulos