SPED0200Plano de Contas Referencial
O objetivo do programa é manter a tabela ("spedrefe"), que armazena informações do relacionamento entre a conta contábil ("CADA0260") e o plano de contas referencial, utilizado na geração do arquivo SPED ("SPED1000").

Campo

Descrição

Filial

Código da filial ("CADA0220").

Entidade Responsável

Código da entidade responsável pela manutenção do plano de contas referencial ("SPED0100").

Id_plano

Identificação interna da conta contábil.
Campo não acessível.

Conta Reduzida

Número da conta reduzida do plano de contas ("CADA0260").

Conta Contábil

Número da conta contábil referente à conta reduzida.
Campo não acessível.

Centro Custo

Código do centro de custo da conta reduzida ("CADA0305").
Solicitado somente quando a conta exige centro de custos.

Conta Referencial

Número da conta referencial.
OBS: Campo exibido com máscara.
Ex: 1.02.03.01.02


Na aba "Manutenção" possui as seguintes opções:

  • "Dinâmica" permite uma manutenção dinâmica dos registros de uma determinada entidade responsável pela manutenção do plano de contas referencial ("SPED0100").

Após informar o código da entidade responsável, todos os registros do plano de contas referencial pertencentes à entidade são exibidos.
Para as contas contábeis que dependem de um centro de custo, é aberto uma janela para informar o número da conta referencial relacionado a cada centro de custo.
OBS: São gravados somente os registros com uma conta referencial informada. Para exclusão de um determinado registro, teclar <CTRL>+B na linha desejada.

OBS: Após a confirmação, são gravados somente os registros com o número da Conta Referencial diferente de zero (0).

  • "Duplicar Registros" permite duplicar os registros de uma filial para outra, de uma determinada entidade responsável pela manutenção do plano de contas referencial.

Quando existirem registros na filial de destino, o programa exibe uma mensagem de alerta e pergunta se deseja sobrepor as informações.
OBS: Para possibilitar a duplicação dos registros, a filial de destino deve ter o mesmo organograma funcional da filial de origem. Quando não encontrar um setor na filial de destino, o programa exibe uma mensagem de alerta e pergunta se deseja continuar a duplicação. Se continuar a duplicação, uma listagem é gerada com os setores de destino não encontrados.



Modelo do relatório:
NOME DA FILIAL Plano de Contas Referencial
SISDIA-SPED0200-vAL.FA.01 DATA: 06/03/2008 11:26:12 PAGINA: 1
--------------------------------------------------------------------------------
CONTA REDUZIDA/DESCRICAO CENTRO CUSTO/DESCRICAO CONTA REFERENCIAL
--------------------------------------------------------------------------------
111101 CONTA TESTE 1 1
111102 CONTA TESTE 2 2
921507 CONTA TESTE 3 01.01.01.01 VEICULOS NOVOS 3
921507 CONTA TESTE 3 01.01.01.02 VEICULOS - CONSORCIO 4



v04.55.01 – Julho/2012
Este programa será também chamado a partir do programa "CADA0260" – Manutenção do Plano de Contas, após a inclusão de uma conta nova, sempre que o usuário responder "Sim" à pergunta:




v05.10 – Abril/2015
Motivado pelas propostas promovidas pelo fisco federal que efetuou alteração no LEIAUTE da ECD (versão 3.00) para o ano calendário 20014 e com base na edição da IN-RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013 que institui a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), desta forma haverá necessidade de alteração na codificação do Plano de Contas Referencial utilizado no mapeamento das contas contábeis da empresa para montagem dos registros fiscais da ECF-Escrituração Contábil Fiscal. Deve-se portanto permitir a alteração destas contas (correlação) para o ano de 2014 sem alterar as contas já correlacionadas para anos anteriores e adequar o leiaute as modificações apresentadas na VERSÃO 3.00.
Com base no que anteriormente se expõe esta tela 'sofre' modificações substanciais para acolher o tratamento do conceito de 'Plano Correlato'.
O usuário inicialmente passa a definir em qual 'ambiente' deseja desenvolver os seus trabalhos, qual seja: 'Plano Referencial' ou 'Plano Correlato'.





Plano Referencial
Se a escolha do usuário for pelo 'Plano Referencial', o sistema irá apresentar a tela já com as modificações adequadas, porém, irá solicitar somente as informações já tratadas anteriormente, exceto, pelo acréscimo do campo de 'Ano de Referência', que foi um campo adequado à tabela 'spedrefe' para que se tornasse possível a distinção de correlações em ano e não mais único para todos os anos.
Vale dizer que a partir de então os cadastros terão validade anual e não se perderá mais a referência de alguma 'ECD' – Escrituração contábil digital já emitida no sistema, sendo possível a sua reemissão a qualquer momento.

Plano Correlato
Representa a opção do usuário em configurar às 'correlações para o plano correlato'. Inicialmente será necessário a informação de: Número do Plano, entidade responsável e ano de referencia, tal qual também o é para a seleção 'Plano Referencial'. Logo após o usuário será convidado a informar o código da conta reduzida.
Após a digitação das informações acima elencadas, o usuário deverá inserir alguns campos inerentes especificamente ao assunto em tela, qual seja: Identificação do Grupo, Conta Correlata e Natureza SubConta. Tais informações serão necessárias para o ECD3.0, pois, a partir deste passa a existir um tipo de registro 'I053 – SubContas Correlatas'. Sendo que tal registro é facultativo e quando da sua existência deverá constar após o registro 'I052 – Indicação dos códigos de aglutinação, se existir.
O sistema não obrigará o registro sistemático de correlação entre cada conta analítica do plano de contas e uma correspondente na relação 'correlata'. O usuário irá configurar tantas contas correlatas quanto as que se fizerem necessárias à sua necessidade, não adotando o mesmo procedimento vigente para as correlações de plano referencial, onde obrigatoriamente faz-se necessário a correlação para TODAS as contas com o intuito de geração do registro tipo I051 – Plano de Contas Referencial.
Tela que representa a apresentação de recepção de registros para o plano referencial e também para o plano correlato e ainda o 'acréscimo' de campos em relação ao modelo anterior:


Se a opção do usuário for por plano referencial, o campo 'Conta Referencial' será requerida e se escolhido 'plano correlato', os campos: Identif. Grupo, Conta Correlata e Natureza SubConta serão solicitados. Tais informações adicionais serão armazenados na mesma tabela que se fazia antes à modificação: spedrefe – Plano de Contas Referencial para o Sped, porém, para que se distingua entre um tipo de registro e outro foi criado um novo atributo ' tipo' nesta tabela 'spedrefe', cujo conteúdo será "R" para plano Referencial e "C" para plano Correlato.
Tais informações catalogadas por este código terão tratamento específico quando da execução do código SPED1000 – Geração de arquivos Sped e especialmente quando da emissão da opção ECD3.0.
v06.12 – Outubro/2016
A partir dessa implementação, ao clicar na opção "Listar", o usuário deverá informar um ano calendário para geração do relatório. A tela abaixo será exibida ao clicar em "Listar":

Após informar o ano e pressionar <ENTER> o relatório será gerado com base no ano calendário informado.
v06.12 – Outubro/2016
No campo Conta Correlata o sistema permite incluir ou selecionar as contas cadastradas no Plano de Contas do programa "CADA0260", para efetuar a seleção das contas posicione sobre a campo e tecle <CTRL+E>. A máscara do campo Conta Correlata tem que ter a mesma formatação da conta do Plano de Conta.