O que é a ferramenta? 

Através da ferramenta Controle de Consertos, é possível ter o controle dos produtos enviados para conserto, retorno e gerar a cobrança para o cliente. Neste manual você encontrará o passo a passo para registrar um conserto no SetaERP.


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

CONFIGURAÇÕES – PERMISSÕES DE ACESSO.  

Em consertos de produtos existem duas colunas, a primeira refere-se ao acesso a tela de consertos, caso esteja desmarcada não aparecerá no módulo CAIXA. E a segunda permite que o usuário consiga realizar o cancelamento de um conserto.  

Realizar o registro de consertos no SetaERP

Passo 1.: Para iniciar um registro de conserto, acesse o SetaERP, use o usuário e senha, entre no Módulo Caixa Fácil e clique no botão Conserto (cN) no canto esquerdo da tela, ou pressione as teclas de atalho Alt + N:


Passo 2.: Será apresentada a tela de Conserto de Produtos.

Nesta, será possível iniciar o registro de um novo conserto. Para tanto, basta clicar no botão Novo Conserto ou pressionar as teclas de atalho Alt + N.

Importante:  A tela trará as informações necessárias divididas em 5 categorias: Entrega, Produto, Venda, Conserto e Informações Gerais.

A primeira e a última categoria ficam bloqueadas, pois serão gerados pelo sistema quando o conserto for finalizado.

  • Na categoria Produto, é necessário fornecer o código do produto que requer este serviço. Você pode encontrá-lo de duas maneiras: digitalizando o código de barras do produto ou pesquisando o produto por meio de informações como descrição, cor, referência, marca, fornecedor, coleção, departamento ou linha, clicando na lupa. Uma vez que você tenha selecionado um produto e confirmado sua escolha, o sistema preencherá automaticamente o campo do código, bem como os campos de descrição e cor.
  • Na categoria Venda, será possível informar o cliente que comprou este produto ou código da venda, entretanto estes dois campos não são obrigatórios, pois pode ser que o cliente não tenha realizado cadastro no momento da compra, não tenha mais a nota fiscal ou bula de troca, ou ainda, pode ter ganhado este produto sem bula de troca ou ter perdido a mesma e não saber em qual cadastro foi realizada a compra. 

Mas, lembre-se, embora o sistema não bloqueie esta operação, é PRECISO SEGUIR AS NORMAS DA LOJA, caso a norma, seja não realizar nenhuma operação sem Nota Fiscal ou Bula de Troca, não será possível realizar este conserto.  

Passo 3.: A penúltima categoria - Conserto -  é obrigatório, pois refere-se aos dados do cliente que está solicitando o conserto. Diferente da tela de vendas padrão, ao digital o CPF de um cliente que ainda não foi cadastrado, não abrirá a tela de cadastrado, sendo necessário clicar no ícone da LUPA, no canto direito, logo em frente ao campo cliente ou F12 no teclado, para então realizar o cadastro do novo cliente.   

Após clicar em Novo ou F3 abrirá a tela de cadastro de cliente, bastará seguir os passos básicos, já conhecidos. Quanto mais completo o cadastro melhor, para facilitar o contato com este cliente quando o produto estiver pronto. Caso o cliente já possua cadastro na loja, não será necessário realizar este passo de inclusão, mas recomenda-se confirmar alguns dados, principalmente telefone.  

Depois será necessário informar o funcionário que atendeu este cliente, da mesma forma que é feita pelo caixa, digitando o código do vendedor, o nome, clicando na lupa ou F12 no teclado. Descrever o que será feito no calçado, informar se este conserto será cobrado ou não do cliente, caso não seja cobrado, bastará deixar o valor zerado, colocar a previsão de entrega e clicar em CONCLUIR ou ALT + C.  

 

Passo 4.: Preencha os dados conforme solicitados na tela e clique no botão Concluir ou pressione as teclas de atalho Alt + C


Passo 5.: O sistema pedirá se deseja confirmar o conserto, basta clicar sim e será aberta a tela de impressão. Nesta impressão constará o código do conserto, que foi gerado ao finalizar a operação, os dados do cliente e do calçado, vendedor, valor que será cobrado do cliente pelo conserto, dia que o cliente deixou o produto na loja e previsão de entrega deste produto, além de campo para assinatura. 


Importante:  Quando houver alguma cobrança para o cliente relacionado ao conserto, e esta tenha sido definida no lançamento, o sistema irá automaticamente gerar um Título a Receber em nome do cliente, com vencimento para a data prevista de entrega. 

Realizar a entrega de um produto consertado

Quando o produto retornar do conserto, será necessário contatar o cliente para solicitar que o mesmo retorne à loja para buscá-lo. Através deste informativo, será detalhado como realizar a entrega de um produto consertado no SetaERP Caixa Fácil.

Passo 1.: No módulo Caixa, acesse a tela de Consertos de Produtos novamente.

Assim que o cliente retornar à loja para buscar o seu produto, o atendente deverá buscar o conserto desejado, clicando no botão Entregar ou pressionando as teclas de atalho Alt + E, depois de localizar o conserto desejado. 


Passo 2.: Por fim, clique no botão Concluir ou pressionar as teclas de atalho Alt + C e confirme a entrega do produto.

 


Importante:  Caso tenha a cobrança de algum valor registrado no conserto, será necessário baixar o título, através do ícone Baixa de Títulos (Alt + T), disponível na tela do caixa.

Também é possível consultar os consertos através do Módulo Retaguarda > Estoques, opção Controle dos Defeitos.

Passo 1.: No módulo Caixa, acesse a tela de Consertos de Produtos novamente.

Assim que cliente retornar à loja para buscar o seu produto, o atendente deverá buscar o conserto desejado, clicando no botão Entregar ou pressionando as teclas de atalho Alt + E, depois de localizar o conserto desejado. 


Passo 2.: Por fim, clique no botão Concluir ou pressionar as teclas de atalho Alt + C e confirme a entrega do produto.

 


Importante:  Caso tenha a cobrança de algum valor registrado no conserto, será necessário baixar o título, através do ícone Baixa de Títulos (Alt + T), disponível na tela do caixa.

É possível consultar os consertos através do Módulo RetaguardaMenu Estoques, opção Controle dos Defeitos.

Cancelar um Conserto

Para cancelar algum conserto, clique no botão Cancelar Conserto ou pressione as teclas de atalho Alt + C.



Ao clicar em Cancelar Conserto, o sistema solicitará usuário e senha de quem deseja realizar esta operação. Após informar o acesso de alguém que tenha permissão de acesso para tal operação, o conserto será cancelado. 

Para registrar o contato com cliente, bastará clicar no botão Ocorrências. As ocorrências geradas ficarão registradas no registro do conserto, para futuras consultas. 

Registrar uma ocorrência

Para registrar o contato com cliente, bastará clicar no botão Ocorrências. As ocorrências geradas ficarão registradas no registro do conserto, para futuras consultas. 

Não tem um padrão para o registro de ocorrência, mas é importante detalhar o atendimento. Para isso será necessário clicar no botão Nova ou pressionar as teclas de atalho Alt + N


E iniciar o relato do atendimento, como todo este processo é realizado pelo login do caixa, embora não seja obrigatório é importante para futuras consultas, informar quem realizou o contato com o cliente. 

Mesmo que não tenha um padrão para o registro de ocorrências, existem alguns filtros para auxiliar neste processo de registro, são eles:

  • Todas: como o próprio nome já diz, trará todas as ocorrências geradas, independente se foi selecionado autorizado, recusado, aceito, comunicado ou anotação. 
  • Autorizado e Aceito: poderá ser utilizado para informar o cliente que o seu conserto foi autorizado e será realizado. 
  • Recusado: para informar o cliente que o conserto não foi autorizado pela gerência. 
  • Comunicado: alguma informação para o cliente, como que o produto já está disponível para retirada na loja. 
  • Anotações: alguma anotação interna, para que os demais funcionários tenham acesso, caso a pessoa responsável não esteja no momento em que o cliente estiver na loja. 

 

Ao finalizar o relato, é necessário clicar no botão OK ou pressionar as teclas de atalho Alt + O para registrar a ocorrência.


 


  • Sem rótulos