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Sumário

1 Introdução

Através do Smart POS é possível realizar a venda de combustíveis e produtos disponíveis nas lojas de conveniência. Por meio de um aplicativo instalado em uma máquina sem fio, o atendente realiza a baixa do abastecimento ou a venda de um produto, e o cliente efetua o pagamento sem a necessidade de sair do carro. Além da praticidade e agilidade no processo, o Smart POS proporciona ao estabelecimento uma maior economia de papel, uma vez que a impressão da via do cliente é opcional, podendo ser impressa ou não.


O processo de venda se dá desde a escolha dos produtos ou abastecimentos, até a finalização através das opções de pagamento dinheiro, á prazo, QR Linx, cartões de crédito e débito além de voucher. Possibilita ainda a impressão de documento fiscal nos modelos 59 - Cupom Fiscal Eletrônico e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.  Permite a consulta de crédito de clientes e operações de sangria e suprimento.


2 Requisitos

Para que a Integração do sistema com o Smart POS funcione corretamente, será necessário possuir:

  • Equipamentos Ingenico APOS A8 para Linx Pay e Getnet.
  • Módulo TEF Direção liberado na Intranet;
  • DTEF instalado e configurado;
  • Módulo Smart POS liberado na intranet para uso da integração; 
  • NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.

Os Módulos precisam estar liberados no produto correspondente (retaguarda) utilizado no estabelecimento. No exemplo abaixo o produto é o AutoSystem.




3 Configurações da Retaguarda

O Smart POS possui integração com retaguardas de diferentes produtos, que necessitam de configuração. 

Para conferir como efetuar a configuração da retaguarda integrada ao Smart POS, basta clicar no link do produto correspondente, do painel abaixo.


Retaguardas Integradas


4 Download do Smart POS nos Terminais Getstore

Para realizar o download do aplicativo Smart POS nos terminais Getstore, será necessário observar os procedimentos a seguir.

Acesse o Getnet, busque pelo aplicativo Linx Postos e pressione o botão Obter.



Devem ser seguidos os passos para instalação, selecionando a opção Assinatura padrão e pressionar o botão Continuar.

Após, deve ser selecionada a opção Assinar e Instalar para completar a instalação do aplicativo. 



Após completar a instalação, basta informar o CPF e senha.

O login deve ser o mesmo utilizados nos portais Getnet.



A solicitação de terminal para a Getnet deve ser realizada diretamente via executivo Getnet ou gerente Santander e deve ser solicitado o terminal POS Digital TEF. Terminais diferentes não terão sucesso na implantação.


5 Ativação do Smart POS

Ao realizar o download do aplicativo Smart POS, ao operador será apresentada a tela de boas vindas juntamente as informações de configuração. Para avançar, pressione o botão Continuar.



Ao apontar a câmera do celular para o QR Code apresentado na tela, o usuário será direcionado para o Linx Share, onde poderá acessar o manual do usuário, bem como o release notes contendo as melhorias e ajustes das versões do Smart POS.


O operador deverá informar o CNPJ do estabelecimento e pressionar o botão Continuar para prosseguir com a solicitação.



O campo CNPJ é de preenchimento obrigatório. Caso não seja informado, não será possível dar continuidade e será apresentada uma mensagem de alerta para que o mesmo seja informado.



Ao Continuar, o usuário deverá optar pelo tipo de comunicação do aplicativo.




Caso o cliente opte por utilizar o serviço através de conexão pela nuvem, não será necessário preencher nenhum campo.

Caso opte por utilizar o serviço de rede Wi-Fi (Conexão local), deverá preencher os dados de endereço de IP da estação que estará com o serviço ativo, e a porta. O endereço do IP deve ser o da máquina no qual o Smart POS foi relacionado na retaguarda. A porta de comunicação deve ser a mesma configurada no PDV na retaguarda.



Em seguida pressionar Continuar.


Ao acessar o aplicativo, caso na retaguarda tenha sido configurada a necessidade de informar o Usuário e Senha para acesso ao Smart POS, insira os dados e pressione o botão Entrar para realizar o login, como mostra a imagem abaixo:


O usuário e senha utilizados para login no Smart POS são os mesmos utilizados para acesso ao PDV.



Na tela inicial serão apresentadas as opções de Iniciar Atendimento, Consulta e Crédito além do Menu Operações. Todas as opções serão descritas a seguir.



6 Iniciar Atendimento

A opção Atendimento apresenta duas guias: Abastecimentos e Produtos.




6.1 Abastecimentos

Em Abastecimentos é possível consultar os bicos e os combustíveis relacionados além dos abastecimentos realizados no bico.

Ao selecionar um bico, serão apresentados todos os abastecimentos realizados pelo mesmo.



Esta tela apresenta as informações de número do bico selecionado, tipo de combustível, os abastecimentos realizados e as informações relacionadas ao mesmo como: litragem, tipo de combustível abastecido, valor total do abastecimento e data e hora em que foi realizado.

Quando o abastecimento é adicionado ao carrinho do cliente, ocorre a reserva de abastecimento. 



Ao realizar a reserva, é gerada uma pré-venda no PDV e o mesmo abastecimento não poderá ser baixado em qualquer outro PDV a não ser no PDV que gerou a pré-venda.

Assim que o abastecimento for baixado no PDV, não será mais exibido na lista de abastecimentos do Smart POS.


IMPORTANTE

A reserva de abastecimento inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem e Postopop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.


Caso tenha sido configurado na retaguarda para bloquear abastecimentos com data diferente da data do caixa, será apresentada uma mensagem de alerta ao operador para que o caixa seja fechado e aberto (data do abastecimento maior que a data do caixa), ou para que a venda seja baixada no PDV (data do abastecimento menor que a data do caixa).




IMPORTANTE

O bloqueio de abastecimento com data diferente do caixa inicialmente está homologada apenas para a integração com a retaguarda AutoSystem.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link AutoSystem.


6.2 Produtos

Já na guia Produtos é possível inserir no carrinho de compras um produto disponível para a venda. Para isso, basta selecionar um produto da lista. Nessa opção, serão apresentadas as descrições dos produtos, os preços unitários e através do botão  é possível realizar a inclusão dos produtos nos pedidos. A lista será apresentada em ordem alfabética e será carregada com todos os produtos disponíveis para a venda conforme o usuário for explorando a lista, utilizando a barra de rolagem. 



Na parte inferior da tela, será apresentado o valor total e a quantidade de itens inseridos no pedido.



Ao inserir uma quantidade de produto que não consta no estoque, o Smart POS informará o operador através da seguinte mensagem:



IMPORTANTE

A validação do estoque inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem e PostoPop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.

Ainda nessa mesma tela, é possível realizar a consulta de um produto e inseri-lo à venda por meio do código de barras. Basta pressionar o botão  localizado no canto superior direito e posicionar o código de barras próximo à câmera. 




Inclusive há a possibilidade de utilizar o flash do equipamento, localizado no canto superior direito, caso seja necessário.

O código de barras também poderá ser localizado via digitação. Basta pressionar o botão Digitar o código de barras, e informar seu número.



Após informar o código de barras e pressionar o botão Pesquisar, o produto será retornado para ser adicionado.



No campo Buscar Produto será possível realizar a consulta de um item específico, basta digitar o produto a ser pesquisado. Conforme o produto for digitado, será apresentada a lista de produtos relacionados com a busca.



Após selecionar os abastecimentos e/ou produtos, será apresentada a tela para conferência dos itens. 

O botão Limpar localizado no canto superior direito permite excluir os itens do carrinho. Ao pressionar o botão, todos os itens do carrinho serão excluídos.


 Caso seja necessário alterar as quantidades inseridas no carrinho, basta utilizar o botão . Se nesse momento ainda for necessário acrescentar mais algum item, basta clicar no botão  que a lista de produtos será novamente apresentada. 



Pressione o botão Efetuar Pagamento.

Caso tenha sido configurado na retaguarda a obrigatoriedade em identificar o operador, será apresentada a seguinte tela para seleção.



A lista com os nomes dos operadores estará vinculada à empresa cadastrada. Quando a empresa possuir mais que uma filial, somente os funcionários cadastrados na filial que estiver utilizando o aplicativo estarão visíveis.

Na retaguarda PostoPop a obrigatoriedade de identificação está vinculada a produto ou atendente comissionados.


IMPORTANTE

A obrigatoriedade em identificar o operador inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem e PostoPop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.

Dando sequência à operação, será apresentada uma tela com as opções de pagamento disponíveis.



Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Valor total a pagar: valor dos produtos/abastecimentos inseridos no carrinho de compras e conferido anteriormente;

  • Identificar Cliente: caso o cliente não tenha sido identificado até esse momento, o Smart POS possibilita que através do campo Identificar Cliente, seja consultada uma lista com clientes cadastrados previamente na retaguarda para identificação do cliente em atendimento. A busca pode ser efetuada por meio de CPF, placa do veículo ou nome. Caso o cliente pesquisado não esteja cadastrado e o operador quiser adicioná-lo, basta clicar no botão  e inserir os dados do cliente.

Ao clicar para pesquisar o cliente, a seguinte tela com as informações será apresentada:



Para clientes que possuem cadastrado do tipo frota, caso tenham sido configurados veículos e motoristas específicos para realizar abastecimentos e compras, ao informar uma placa ou um motorista diferente dos cadastrados, serão apresentadas as seguintes mensagens:




IMPORTANTE

A restrição de veículos e motoristas inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem e PostoPop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.

Retomando a tela anterior, as formas de pagamento disponibilizadas pelo Smart POS podem ser conferidas baixo:



  • Dinheiro: permite o recebimento dos pagamentos através de dinheiro diretamente ao operador responsável pelo atendimento;
  • Crédito: possibilita pagamentos com cartão de crédito;
  • Débito: possibilita pagamentos com cartão de débito;
  • Faturado: possibilita realizar pagamentos "a faturar". Ao selecionar essa opção, a identificação do cliente é obrigatória;
  • Voucher: possibilita pagamentos com cartões-benefícios. 

Selecione a forma de pagamento desejada e pressione o botão Efetuar PagamentoNesse exemplo, será selecionada a opção Crédito, porém as transações Crédito, Débito e Voucher seguirão os mesmos procedimentos.

Caso seja identificado que o cliente possua regra de preço, a qual é cadastrada na retaguarda, será apresentada uma tela conforme exemplo abaixo:



Ao Confirmar, será dado sequência na transação. 




Após selecionada a modalidade da venda, será apresentada a tela para inserção do cartão do cliente e digitação da senha pelo mesmo. Digitadas as informações, a venda será concluída. Caso o cliente tenha sido identificado, seus dados serão apresentados nesta tela juntamente com a confirmação do pagamento.



Nesta tela será possível imprimir novamente o comprovante da venda e iniciar um novo atendimento.


AMBIENTES PAF-ECF

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.

Poderão ser reimpressos no Smart POS somente o comprovante não fiscal de nota a prazo (vendas a faturar) e o comprovante TEF, ao final da venda, por meio do botão Imprimir Comprovante.


6.3 Vendas com dinheiro

Ao selecionar a forma de pagamento dinheiro, será apresentado o valor total a pagar, o campo Valor Pago será habilitado permitindo que o operador informe o valor pago pelo cliente, e em casos do valor pago ser superior ao valor a pagar, o aplicativo informará o valor de Troco que o operador deverá entregar ao cliente.



Finalizados os procedimentos, basta pressionar o botão Confirmar.


Nos casos em que o pagamento tenha sido realizado em dinheiro com troco, será exibido no Danfe conforme exemplo abaixo:



AMBIENTES PAF-ECF

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.


6.4 Vendas com cartão

As operações de pagamento com cartões de crédito, débito e voucher seguirão processos semelhantes e serão demonstradas a seguir.

Ao selecionar uma dessas opções, o Smart POS iniciará o processamento do pagamento. Será apresentando em tela o valor a ser pago e logo abaixo, a modalidade de pagamento.



Ao inserir ou passar o cartão, o operador será direcionado para a seguinte tela onde poderá selecionar o tipo de pagamento (à vista, financiamento loja ou administrativo). Esta opção é válida apenas para pagamentos com cartões de crédito.


Além de passar ou inserir o cartão, o pagamento também poderá ser feito por aproximação do cartão no equipamento; o qual fará a leitura e seguirá para a escolha do tipo de pagamento.




Selecionado o tipo de pagamento, será apresentada a tela onde o cliente poderá digitar a senha do cartão. Após a transação ter sido concluída, a venda estará paga e o cartão deverá ser retirado do equipamento.



Além do comprovante de pagamento emitido para o estabelecimento, será possível também imprimir a via do cliente.




Selecionando Sim, a via do cliente será impressa e a venda será finalizada.

Ao clicar em Imprimir Comprovante, o Danfe será emitido.




AMBIENTES PAF-ECF

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.

O comprovante TEF poderá ser reimpressos no Smart POS ao final da venda por meio do botão Imprimir Comprovante.


6.5 Vendas a faturar

Caso a opção de pagamento selecionada seja Faturado, selecione a opção na tela de pagamento do Smart POS.


Para ter acesso a essa forma de pagamento, o cliente precisa ter sido cadastrado na retaguarda e possuir a configuração de notas a prazo no cadastro.



A opção de pagamento será apresentada em tela e será necessário, no campo Identificar Cliente, realizar a busca do cliente cadastrado na retaguarda para o qual a nota deverá ser emitida.



Ao final da operação será apresentada uma tela para que o cliente insira sua assinatura digitalmente.

 


Para concluir clicar em Confirmar.


O layout de impressão é configurado na retaguarda pela área de serviços no momento da implantação. 


IMPORTANTE

A forma de pagamento vendas a faturar inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem e PostoPop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.


AMBIENTES PAF-ECF

Em ambientes PAF-ECF, os documentos de venda serão impressos somente na ECF, ou seja, não serão impressos no próprio Smart POS.

O comprovante não fiscal de nota a prazo será impresso na ECF e salvo em PDF. Também poderá ser reimpresso ao final da venda por meio do botão Imprimir Comprovante.


6.6 Múltiplas formas de pagamento

O Smart POS possibilita realizar os pagamentos através de múltiplas formas de pagamento. Caso o cliente desejar realizar o pagamento com mais de uma opção, os seguintes procedimentos devem ser seguidos.

Após confirmar os produtos/abastecimentos a serem adquiridos, na tela de pagamento, pressione a opção de primeira forma de pagamento desejada.



O botão  será habilitado para inserção dos valores. Informe o valor a pagar desejado para aquele tipo de pagamento e pressione o botão Adicionar.



Logo após será apresentada a tela para confirmação da operação. Pressione o botão Continuar para prosseguir com o pagamento. Serão apresentados para conferência a forma de pagamento selecionada e o valor total a ser pago.



Caso a opção escolhida seja cartão de crédito, débito ou voucher, os procedimentos serão semelhantes.



Após confirmado o pagamento na primeira forma escolhida, será preciso indicar como o restante do pedido será pago.

A tela com as opções de pagamento disponíveis será apresentada novamente e será preciso indicar uma segunda forma de pagamento. O Smart POS indicará em seguida o valor total restante para pagamento.



Nesse exemplo foram simuladas duas formas de pagamento (crédito e dinheiro). O pagamento em dinheiro ocorrerá ao operador responsável pelo atendimento que indicará o valor pago e o próprio sistema indicará o valor de troco (caso houver).



Para finalizar a operação com múltiplas formas de pagamento, pressione o botão Confirmar e a seguinte tela será apresentada:



Nesta tela será possível imprimir novamente o comprovante da venda e iniciar um novo atendimento.


6.7 Venda de Kit de Produtos

O Smart POS também possibilita a venda de kit de produtos, tendo como opção kit simples, onde os produtos são fixos, ou kit variável, onde algum item possui opção de escolha.

Os kits serão apresentados juntamente com os demais produtos e sua busca poderá ser efetuada pelo seu código interno, pelo código de barras e descrição.

Para que um kit de produtos seja apresentado para venda, este deve estar previamente cadastrado na retaguarda. 


IMPORTANTE

A venda de kit de produtos inicialmente está homologada apenas para integrações com as retaguardas AutoSystem e PostoPop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.


No aplicativo, na guia Produtos será possível localizar o kit de produtos.

 


Para selecionar a quantidade desejada, basta pressionar o botão  ao lado da descrição, ou pressionar sobre a descrição do produto, onde será exibida a opção de seleção de quantidade, conforme abaixo:

 


Após selecionar a quantidade de kit que deseja comprar (Por exemplo: o cliente deseja comprar 2 kits), em seguida será apresentada uma tela para a escolha das opções do item, caso seja um kit variável.



Caso o kit possua mais de um produto a ser escolhido, não será possível prosseguir com a venda se a quantidade mínima/máxima não for selecionada, sendo apresentada mensagem de alerta ao usuário, conforme imagem abaixo:




Caso seja um kit simples, ao selecioná-lo serão apresentados os itens fixos que compõem o kit, conforme exemplo abaixo:



Para prosseguir com a venda, após a seleção das quantidades e escolha das opções de itens, pressionar o botão Concluir. Será apresentada a tela para efetuar pagamento. O processo será o mesmo já visto nos capítulos anteriores. 


6.8 Venda com Integração App do Posto

O SmartPOS possibilita efetuar vendas integrado ao App do Posto, onde por meio deste, é gerado um código de desconto. Caso o cliente opte por utilizar o voucher gerado no App, o operador de caixa informará este código no Smart POS ou poderá ser efetuada a leitura via QR Code e o desconto será aplicado na venda.

Para utilizar esta integração, devem ser realizadas configurações na retaguarda.


IMPORTANTE

A venda integrada com o App do Posto inicialmente está homologada apenas para a integração com a retaguarda AutoSystem.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link AutoSystem.


A venda no aplicativo deve ser feita normalmente, selecionando os produtos e quantidades desejadas.




Ao Prosseguir, será apresentada uma tela questionando se o usuário deseja informar o voucher do de desconto.



Ao selecionar Sim, será apresentada a tela para inserir o código do voucher.



Após informar o voucher, pressionar o botão Adicionar Voucher. A aplicação fará a adição do voucher e prosseguirá com a venda para a selecionar a forma de pagamento.




Ao Efetuar Pagamento, será exibida a tela contendo o valor do produto, o valor do desconto concedido pelo voucher e total a pagar. 



Ao Confirmar será apresentada a tela para conferência do total a pagar e do troco, caso haja.



Ao Confirmar, o pagamento será confirmado, será possível imprimir o comprovante e a venda será concluída.



IMPORTANTE

Cabe ressaltar que não é possível aplicar o voucher de desconto em vendas de kits de produtos.


6.9 Venda com Integração QR Linx e PIX

Quando integrado com o QR Linx, o Smart POS pode oferecer mais uma opção de forma de pagamento: QR Linx. Quando selecionada, o cliente terá opção de efetuar seu pagamento através da leitura de um QR Code gerado na tela do Smart POS, por meio de um aplicativo de pagamento digital (Exemplo: Linx Pay, PIX, AME, Mercado Pago, PicPay) instalado em seu Smartphone.  




O QR Code pode ser lido direto na tela do Smart POS, ou impresso e entregue ao ciente para que este efetua sua leitura.

Após a conclusão do pagamento  pelo cliente através de seu Smartphone, o Smart POS identificará o pagamento e dará andamento para finalização da venda. Na tela será apresentado um questionamento se o operador deseja emitir a via do cliente.



Selecionando Sim, além da via do estabelecimento será emitida também a via do cliente. Selecionando Não, somente a via do estabelecimento será emitida. 

Com o pagamento concluído, a venda será finalizada.



IMPORTANTE

Por hora, a Integração QR Linx está homologada somente para o Smart POS integrado às retaguardas Autosystem e PostoPop.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link correspondente, AutoSystem ou PostoPop.


7 Consulta

Ao acessar a opção Consulta serão disponibilizadas as guias Vendas e Produtos.

Em vendas, é possível visualizar as vendas realizadas e sua identificação, os produtos vendidos, além da data e valor total.



Já na guia Produtos, será possível consultar os produtos disponíveis para a venda. Através dessa opção, é possível inciar um atendimento e inserir produtos no pedido. São apresentadas as descrições, os preços unitários, unidade de medida. Basta clicar no produto desejado para que o mesmo seja incluído no pedido.

A lista será apresentada em ordem alfabética e será carregada com todos os produtos disponíveis para a venda conforme o usuário for explorando a lista utilizando a barra de rolagem. 

Caso queira realizar a consulta de um produto específico, basta no campo Buscar Produto digitar o produto desejado.



Ao selecionar um produto da lista, a seguinte tela será apresentada:



Será possível alterar as quantidades e inseri-los ao carrinho.

Ainda nessa mesma tela, é possível realizar a consulta de um produto por meio do código de barras. Basta pressionar o botão  localizado no canto superior direito da tela e posicionar o código de barras próximo à câmera. Dessa forma. serão apresentadas as informações completas do produto pesquisado.


Também é possível efetuar o cancelamento da venda, caso esta esteja dentro do prazo (até 30 minutos após a realização da venda). Para isso, acessar a guia Vendas e selecionar a venda que deseja cancelar.




Em seguida clicar no botão Cancelar Venda. Será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha, e o Motivo do cancelamento.



Após o preenchimento dos campos, clicar e Confirmar.


AMBIENTES PAF-ECF

Cabe ressaltar que em ambientes PAF-ECF, o cancelamento da venda deve ser efetuado direto no Caixa PDV.

Não é possível efetuar o cancelamento da venda diretamente no Smart POS, em ambientes PAF-ECF.


8 Crédito

Ao acessar a opção Consulta de Crédito será possível consultar se o cliente possui alguma restrição relacionada ao crédito. É possível utilizar os dados de CPF, CNPJ, placa do veículo ou código do cliente para realizar a pesquisa e relacionar às formas de pagamento disponíveis.




Após informar um identificador do cliente, basta pressionar o botão Consultar para que o Smart apresente se há ou não restrição de crédito para o cliente.




Além da restrição ou não do crédito, caso tenham sido configuradas na retaguarda, outras informações podem ser conferidas, conforme abaixo: 



Serão apresentados os limites disponíveis para o cliente e também os botões Formas de Pagamento e Motoristas, sendo que este último poderá ser visualizado bastando deslizar a tela para cima.



O campo Identificador continuará sendo exibido na tela, não sendo necessário voltar à tela anterior para efetuar uma nova pesquisa. Basta informar um novo identificador e pressionar o botão Consultar.



As informações sobre as formas de pagamento podem ser conferidas pressionando o botão Formas de Pagamento, onde serão exibidas detalhadamente.




Já as informações detalhadas sobre bloqueios de motoristas, podem ser conferidas pressionando o botão Motoristas.




Para consultar os dados sobre os limites de um determinado motorista, basta selecioná-lo (pressionando em cima do bloco de informações sobre ele). 




Para sair da tela, pressionar o X no canto superior direito.

Na integração com a retaguarda PostoPop, os dados apresentados serão do crédito feral e a faturar. 

 

9 Menu Operações

No menu Operações podem ser encontradas as seguintes opções:

  • Abrir e Fechar Turno
  • Sangria
  • Suprimento
  • Abastecimento
  • Sincronia
  • Configurações
  • Ajuda
  • Fechar App

O detalhamento de cada opção do menu Operações pode ser conferido a seguir. 


9.1 Abrir e Fechar Turno

As opções Abrir Turno e Fechar Turno possibilitam que o operador efetue o início e a finalização do seu turno.




Será realizada a validação se o turno está aberto ou fechado. Caso já esteja aberto, no menu Operações será apresentada somente a opção Fechar Turno. Se o turno estiver fechado será apresentada somente a opção Abrir Turno.


Ao selecionar Abrir Turnoserão apresentadas as informações de Data e hora, Conta PDV (Host) e Turno, Responsávelconforme imagem abaixo:



Informar o valor do Troco Inicial, caso haja, e pressionar o botão ConfirmarSerá apresentado um questionamento se deseja abrir o turno.



Ao pressionar Sim, será apresentada uma mensagem de turno aberto com sucesso.



Ao selecionar Fechar Turno, serão apresentadas as informações de Data e hora, Turno e Responsável, conforme imagem abaixo:



Para realizar o fechamento pressionar o botão Confirmar. Será apresentado um questionamento se deseja fechar o turno.



Ao pressionar Sim, será apresentada uma mensagem de turno fechado com sucesso.



IMPORTANTE

Cabe ressaltar que as opções Abrir e Fechar turno, inicialmente estão homologadas apenas para a integração com a retaguarda EMSys.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link EMSys.


9.2 Sangria

A opção Sangria possibilita realizar a sangria de dinheiro diretamente no aplicativo Smart POS. 





No campo Motivo de movimentação selecionar se a sangria a ser realizada será dinheiro ou documento.

No campo Valor à retirar informe o valor desejado para realizar a sangria.

O campo Observação poderá ser utilizado caso seja preciso registrar o motivo da sangria ou qualquer outra informação importante.

Realizado o procedimento, pressione o botão Confirmar e o comprovante da sangria será impresso.


AMBIENTES PAF-ECF

Cabe ressaltar que em ambientes PAF-ECF não será apresentado o campo Motivo de movimentação.

O comprovante de sangria será impresso somente na ECF, ou seja, não será emitido no próprio Smart POS. Após a operação, será apresentada na tela uma mensagem informando que o documento foi impresso na ECF.


9.3 Suprimento

Para efetuar suprimento de caixa, bastará clicar na opção Suprimento




Em Valor à suprir será possível informar o valor desejado para o suprimento de caixa. No campo Observação permitirá informar uma observação para ser registrada sobre o motivo do suprimento ou qualquer outra observação desejada.

Para concluir selecionar Confirmar e o comprovante do procedimento será impresso.


AMBIENTES PAF-ECF

O comprovante de suprimento será impresso somente na ECF, ou seja, não será emitido no próprio Smart POS. Após a operação, será apresentada na tela uma mensagem informando que o documento foi impresso na ECF.


9.4 Abastecimentos

Através da opção Abastecimento será possível consultar a lista dos últimos abastecimentos realizados pelo estabelecimento.




Esta tela apresentará as informações referentes ao bico em que o abastecimento foi realizado, a litragem abastecida, o tipo de combustível, data e hora do abastecimento e o valor total.


9.5 Sincronia

A opção Sincronia de Vendas realiza o envio dos dados das vendas para a retaguarda, assim como recebe os dados referentes a produtos, estoques preços e condições de pagamento do sistema da retaguarda.



A sincronia é feita de forma automática, porém através da tela de sincronia de venda, é possível consultar se existe alguma sincronia pendente de envio para a retaguarda. 



O aplicativo apresentará a lista com as vendas pendentes de sincronia, caso houver.



Para realizar a sincronia, basta clicar no botão Sincronizar no Smart POS.


No PDV do sistema integrado ao Smart POS, será gerada a pré-venda. Assim que a pré-venda for processada, a mesma será baixada.


Quando o operador clicar no botão Sincronizar, a venda será sincronizada no Smart POS será apresentada a seguinte mensagem: 



Após realizada a sincronia, a pré-venda também não será mais apresentada no PDV.


AMBIENTES PAF-ECF

Em ambientes PAF-ECF, como o envio de dados deve ser simultâneo, não há sincronia. Desta forma, ao finalizar a venda as informações são simultaneamente enviadas à retaguarda e caso ocorra alguma inconsistência com a venda, o operador será informado na tela do Smart POS.


9.6 Configurações

Ao acessar a opção Configurações, caso o usuário não tenha permissão de acesso, será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha, conforme abaixo:




A configuração para esta permissão é realizada na retaguarda. 


IMPORTANTE

Por hora, a restrição de acesso às configuração está homologada somente para o Smart POS integrado à retaguarda Autosystem.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o item Configurações da Retaguarda e clique no link AutoSystem.



Retomando à tela de configurações, após informar usuário e senha, serão apresentadas as informações para autenticação das transações. Essas informações são fornecidas pelo DTEF.



Ao Ativar a conexão local, outros campos serão habilitados.



Esta tela é apresentada ao implantar a integração. As informações contidas nos dois primeiros campos são retornadas pelo DTEF, sendo necessário preencher o CNPJ do estabelecimento, o IP e a Porta de acesso à conexão local. Em seguida Confirmar.


9.7 Ajuda

Ao acessar a opção Central de Ajuda será apresentado o número de contato para dúvidas e resolução de eventuais problemas. Esse número de telefone será exibido de acordo com o produto que o Smart POS fará a integração (sistema de retaguarda). 




Ainda nessa tela, será disponibilizado o Termo de Uso e Política de Privacidade do aplicativo e o botão que apresenta o Sistema e a Empresa Desenvolvedora, contendo informações da versão, como mostra a imagem abaixo:



Também será possível realizar a exportação do log do equipamento para a máquina do servidor. Ao clicar na opção Exportar Arquivo de Logs do Sistema, será apresentada uma tela questionando se deseja exportar o log e informando que o processo poderá demorá.



Ao clicar Sim, a exportação será iniciada e após concluída será exibida uma mensagem informativa.

 



Após a conclusão da exportação, o usuário deverá acessar na máquina do servidor, a pasta onde está instalada a retaguarda integrada ao Smart POS. Nesta pasta acessar log > backup, como mostra o exemplo abaixo:



Na pasta backup, será apresentado um arquivo compactado, conforme exemplo abaixo: 



Após descompactá-la e acessá-la, será possível visualizar o log, como mostra o exemplo abaixo:


9.8 Fechar App

No menu Operações, ao pressionar o botão Fechar App, o aplicativo desconectará o usuário que estiver logado e excluirá as informações.



10 Orientações ao Usuário

10.1 Perda de Conexão

Caso ocorra a perda de sinal de internet, o operador será informado através da seguinte tela que será apresentada no Smart POS:



O usuário poderá realizar uma nova tentativa de conexão através do botão Tentar novamente, ou efetuar a troca da conexão local por conexão em nuvem. Para isto, basta pressionar o botão de engrenagem localizado no campo superior direito. Será apresentada uma tela questionando ao usuário se desejar resetar (redefinir) as configurações do aplicativo.



Ao clicar Sim, a plicação retornará para a tela inicial de configuração já vista no momento da ativação do Smart POS, conforme abaixo:



10.2 Serviço sem Resposta

Caso o serviço não esteja respondendo e o servidor acusar que o tempo máximo de resposta foi excedido, o operador será orientado a Tentar Novamente.



Quando for restabelecida a conexão com o serviço, o aplicativo retornará na tela onde parou o atendimento.

Assim como acontece na perda de conexão, pressionando o botão da engrenagem, a aplicação questionará se deseja resetar (redefinir) as configurações e em caso afirmativo retornará para a tela inicial.




  • Sem rótulos