As vendas à cartões são geradas através dos terminais de vendas pelos usuários que possuam acesso devidamente liberado. 

Figura 01 - Vendas de mercadorias

Para realizar vendas cartão POS/TEF é necessário realizar o cadastro de bandeira através da funcionalidade Administradora de Cartões.

Para registrar uma venda deverá informar o código do operador, ou seja, o colaborador responsável pelo atendimento, em forma de pagamento selecionar Dinheiro, ou conforme, cadastro no Retaguarda.

Nos exemplos que utilizamos neste artigo os cartões foram vinculados no Meio de Pagamento - Dinheiro.

Após informe os produtos que serão dispensados na venda, a busca pode ser realizada pelo nome ou código de barras do item, conforme o usuário for informando os produtos na venda os mesmos serão registrados na fita detalhe, conforme apresentamos na figura 01

Consumidores

A identificação de consumidor na venda à vista não é obrigatória,  para identificar o cliente clique em então abrirá a tela abaixo para pesquisa e seleção do consumidor desejado

Figura 02 - Consulta consumidor

Editando produtos na venda

Após inserir um produto na fita detalhe é possível excluir ou editá-lo na venda, para isso basta  clicar sobre o produto que abrirá a tela de Detalhes.

Figura 03 - Detalhes do produto

Os campos que são permitidos alterar são:

  • Quantidade
  • % de desconto
  • Valor total

Os campos % Desconto e Valor total somente estarão habilitados quando o produto selecionado possuir desconto vinculado a ele.

Para deletar um item da venda  clique em .

Finalizando vendas

Após realizar todos os lançamentos o usuário poderá então finalizar a venda através do botão , na sequencia será solicitado se deseja informar ou não CPF na nota, se durante a venda for informado o cliente, nesta tela haverá o recurso se deseja utilizar o CPF do cadastro. 

Caso o cliente não informe o CPF, basta  clicar em .

Figura 04 - Informando CPF

Na tela Meios de pagamento selecione o tipo de cartão desejado, neste exemplo utilizamos:

  • Cartão Débito/Crédito POS
  • Cartão Débito/Crédito TEF

Figura 05 - Meios de pagamento

Cartão POS

Quando o tipo de cartão selecionado for do tipo POS, o sistema abrirá uma tela para que o usuário selecione a bandeira e na sequência informar o código de autorização (NSU) gerado na transação.
Figura 06 - Cartões POS

Quando selecionados cartões do tipo Crédito são apresentadas a quantidade de parcelas vinculadas a bandeira selecionada pelo usuário.


Cartão TEF

Quando o tipo de cartão selecionado for do tipo TEF, o sistema abrirá a tela abaixo para informar o valor que será pago pelo cliente via cartão e após confirmar efetuará a comunicação com o TEF configurado e finalizará a venda. 

Figura 07 - Cartões TEF

Em vendas TEF a seleção da bandeira é realizada automaticamente ao passar/inserir o cartão no dispositivo (PINPAD)

Múltiplos pagamentos

É possível ratear o pagamento em vários meios de pagamento, ou seja, caso o consumidor queira efetuar o pagamento de suas compras parte em dinheiro outra parte em cartão de crédito, na tela em que é solicitado o valor informe o valor que será pago em dinheiro e na sequência selecione o meio de pagamento em cartão desejado e informe o restante do pagamento.

No entanto, o rateio de meios de pagamento somente ocorrerá com as opções configuradas para a forma de pagamento selecionada no início da venda.


Para mais informações sobre cadastro de Formas de Pagamento, clique aqui.


Configurações

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade. Para efetuar configurações por filial para este programa, acesse o Parâmetros Empresa/Filial (Configurações) no Retaguarda no campo Empresa  selecionar a opção Filial, em Filial selecionar a loja desejada, e em tipo de sistema escolher a opção Farmacloud.

  • DTEF: Ao configurar o parâmetro como TRUE habilitará as funcionalidades TEF para a filial selecionada.