O cancelamento de vendas deve ser efetuado respeitando a ordem de sua ocorrência e o prazo da SEFAZ.
Quando as vendas a serem canceladas possuírem produtos PBM e/ou transação TEF devem ser cancelados seus respectivos registros antes de prosseguir com o procedimento abaixo.
Cancelando vendas
Para cancelar as vendas, acesse Acesso Rápido > Monitor de Notas.
Figura 01 - Cancelamento de Vendas
Na sequência, pesquise pela nota desejada, então no resultado da pesquisa clique em então abrirá as opções conforme imagem abaixo:
Figura 02 - Cancelando vendas
O PBM Farmácia Popular é um exemplo que exige o registro da venda ativo no momento de solicitar o estorno.
Após clicar em o sistema direcionará para uma tela para descrever o motivo do cancelamento da nota:
Figura 03 - Confirmar cancelamento
Informe o motivo do cancelamento da nota e clique em .
Então é realizado o processo de cancelamento, em caso afirmativo a situação da nota será alterada para Cancelada, e caso negativo será apresentado o retorno da SEFAZ em tela.
Configurações
O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:
- PERMITIR_CANCELAMENTO_DE_VENDA: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário tem permissão para efetuar cancelamento de vendas NFC-e/SAT no PDV.