Através desta rotina é possível relacionar um produto a vários clientes. Este relacionamento é utilizado para que seja possível aplicar um fator de conversão na venda através da seleção da unidade de venda e da quantidade do produto, assim adequando a unidade de venda para cada cliente específico.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização Restrita

Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar as seguintes configurações:


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para habilitar esta funcionalidade, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento e habilitar o parâmetro "Habilita rotina para Relacionamento Produto x Cliente", para mais informações clique aqui.

Executando a Rotina

Para utilizar esta rotina acesse Suprimentos > Estoque > Produtos > Link  "Relacionamento Produto x Cliente". Ao acessar, será necessário preencher as seguintes informações para cadastrar o relacionamento.

  • Produto: permite selecionar um produto, buscando por meio do código, nome, código de barras, referência ou código auxiliar;
  • Cliente: permite selecionar o cliente que será relacionado ao produto. A busca do cliente poderá ser realizada por meio do nome, CPF/CNPJ ou pelo código;
  • Unid. p/ venda: permite selecionar qual a unidade para venda do produto que será relacionado ao cliente;
  • Fator de conversão: permite informar o número que determinará a conversão que será realizada. É possível trabalhar com produtos que tenham a unidade de venda diferente da unidade de compra, como por exemplo, informar a quantidade de produtos que compõem cada caixa.


Cadastro do relacionamento


Após preencher os dados, basta clicar em "Cadastrar". Na mesma tela será confirmado o cadastro. Para realizar a busca de um relacionamento criado, basta acionar o botão "Pesquisa". Na pesquisa é necessário inserir o código, nome, código de barras, referência ou código auxiliar do produto.


Pesquisa de um relacionamento


Realizada a pesquisa, se o produto estiver cadastrado em um relacionamento, será exibido na listagem. Na listagem, será possível visualizar as seguintes informações:

  • Produto: será exibido o código do produto;
  • Cliente: será exibido o cliente que está relacionado ao produto;
  • Unidade Venda: será exibida a unidade da venda cadastrada para o cliente em questão;
  • Fator Conversão: será exibido o número de fator para a conversão da venda;
  • Ícone : disponibiliza algumas ações para o cadastro:
    • : nesta ação será possível editar o cadastro do relacionamento. Porém, somente os campos "Unid. p/ venda" e "Fator de conversão" poderão ser editados.


Edição do cadastro


    • : permite excluir o relacionamento em questão;


Confirmar remoção


Resultado da pesquisa de relacionamentos


Nota

  • As informações de conversão cadastradas serão apresentadas somente no XML/DANFE;
  • O relacionamento não irá refletir em nenhum relatório de estoque e venda do Microvix;
  • O relacionamento não será refletida no documento interno da nota e no orçamento;
  • O relacionamento não irá refletir nas escriturações fiscais tais como SPED Fiscal, Contribuições e demais;
  • O relacionamento não irá refletir na rotina de Entrada de Compras;
  • Não será considerado nas vendas realizadas pelo POS.


  • Sem rótulos