Instruções para abertura de issue para cada tipo de necessidade dentro do projeto Neemo.
1 - Quais são os tipos de issue do jira?
O jira possui vários tipos de issue, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada projeto. Alguns dos tipos mais comuns são:
Quais os tipos de Issues e quando usá-los:
Issue | Objetivo | Descrição | Utilizado por: |
---|---|---|---|
Projeto: | É a unidade de trabalho onde consolida todas as atividades de um Épico, História, Tarefa, Subtarefa e Bug. | Produto | |
Épico: | São grandes unidades de trabalho, na Linx estamos usando o Épico como o Projeto, na sua definição tradicional, que é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo". Os épicos são "quebrados" em unidades menores... | Produto | |
São unidades de trabalho menores, em relação ao Épico, caracterizadas por serem partes de software funcionando, ou entregáveis, que atendem um ou mais requisitos de negócio ou técnico. | Produto | ||
Tarefas: | São unidades de trabalho similares à História, porém não estão relacionadas à software, podendo ser atividades pontuais ou partes de um projeto (Épico). | ||
Bug: | Coletar informações sobre o mal funcionamento de um recurso que já existe para que o problema possa ser replicado e solucionado conforme o SLA de cada prioridade. | São unidades de trabalho similares à História, porém caracterizam por Erros e Problemas identificados nos sistemas, atendidos pelos times. Possuem informações diferentes das histórias e SLA para conclusão, caso sejam Erros em ambiente Produtivo. | Dev e RC |
Subtarefa: | São a menor unidade de trabalho do Jira, em escala hierárquica, estão abaixo da História, Tarefa e Bug. Podem ser criadas para complementar o planejamento e organização das entregas dos times. | Devs | |
Documentar sempre que uma melhoria, ajuste ou nova regra (executar um comportamento diferente do atual) Inserir quando necessário o nome do cliente que fez a sugestão e escrever como essa função pode ajudar nossa base de clientes ou cliente específico. | É uma unidade de negocio destinada somente para tratar solicitações de melhorias. Todas as demandas de melhoria ou inovação para o P&D devem ser através desta issue, pois ela será analisada, e em caso de aprovação será gerado automaticamente um Épic no projeto, lembrando que todos os épicos são elegíveis de apuração pela área de PMO Core. (Manual do processo da Wishlist: https://share.linx.com.br/x/mIUYCQ) | Toda empresa via Jira ou Workflow |
2 - Quais são os níveis de prioridade do jira para cada issue?
O jira permite definir o nível de prioridade para cada issue, que indica o grau de importância ou urgência da issue para o projeto. Os níveis de prioridade podem variar de acordo com a configuração do projeto, mas geralmente seguem a seguinte escala:
Altíssimo (P0): A issue impede o progresso do projeto ou o funcionamento do produto, e requer uma solução imediata.
Alto (P1): A issue afeta gravemente o projeto ou o produto, e requer uma solução rápida.
Médio (P2): A issue tem um impacto significativo no projeto ou no produto, e requer uma solução em um prazo razoável.
Baixo (P3): A issue tem um impacto mínimo no projeto ou no produto, e pode ser resolvida em um prazo flexível.
3 - O que é SLA e como usá-lo para cada tipo de prioridade?
SLA é a sigla para Service Level Agreement, que significa Acordo de Nível de Serviço. É um contrato entre o prestador de serviço e o cliente, que define os padrões de qualidade, tempo e responsabilidade para a entrega do serviço.
No contexto do jira, o SLA pode ser usado para estabelecer os prazos máximos para resolver cada tipo de issue, de acordo com o nível de prioridade. Por exemplo, se o SLA definido para uma issue de prioridade P0 é de 8 horas, isso significa que a issue deve ser resolvida em até 8 horas após ser criada ou recebida.
Os SLAs podem variar de acordo com o tipo de projeto, o tipo de serviço, o tipo de cliente e outros fatores. No entanto, uma sugestão de SLA para cada tipo de prioridade do jira é:
Bloqueador (P0): 8 horas
Crítico (P1): 56 horas
Maior (P2): 112 horas
Menor (P3): 168 horas