A funcionalidade Importar Preços, localizada no módulo Parâmetros, permite ao usuário importar e atualizar os preços pela nova tela (Importar Preços), através de arquivos disponibilizados por fornecedores ou outras empresas que disponibilizem listas de preço.
A aplicação irá possibilitar o envio de vários arquivos e suas tributações, visando agilizar a utilização do Plugpharma por nossos clientes.

Figura 01 - Acessando o programa Importar Preços

Layout de importação (padrão .csv)

O programa Importar preços permite ao usuário importar preços em diversas tributações utilizando arquivos no formato .csv (separado por ponto e vírgula) com as informações abaixo:

CODIGO_DE_BARRAS;PF;PMC

  • CODIGO_DE_BARRAS: Primeira coluna, código de barras do item.
  • PF: Segunda coluna caso a opção "Fábrica" seja marcada, preço de fábrica sugerido para o item.
  • PMC: Terceira coluna caso a opção "PMC" seja marcada e "Fábrica" também, senão preço máximo de venda será a segunda coluna definindo o valor a ser configurado para o item.



Ao enviar o arquivo com apenas um dos preços (PF ou PMC) enviado para importação, é importante lembrar que a primeira coluna será referente ao código de barras e a segunda com o preço selecionado.


Importação de arquivos
Para importar os arquivos .csv acesse o programa Importar Preços, siga os passos:

1º Passo: Selecione o layout do arquivo:

Figura 02: Nova tela de Importação de Preços

2º Passo: Informe a descrição da lista que está sendo importada, essa informação auxilia na identificação da mesma no processo de verificação (processamento) e de backup. Como sugestão o sistema traz a nomenclatura: FORNECEDOR_DDMMAAAA_HHMMSS, no entanto poderá ser alterada conforme a necessidade do usuário.
O sistema também liberará ao cliente as opções de PREÇO DE FÁBRICA e PMC. Neste caso, ambas estarão selecionadas, tendo edição permitida (no entanto, é necessário selecionar ao menos 1 opção).


Figuras 03 e 04: Tela de nomenclatura da lista de preços e tipos de preço 

3º Passo: Após informar o tipo de preço, é preciso selecionar as tributações a importar. Ao menos uma é obrigatória, não podendo selecionar a mesma duas vezes.


Figura 05: Tela de importação de tributação

Ao processar o arquivo enviado com sua devida tributação, o sistema listará em tela seu processamento, apontando ao fim a importação com sucesso ou mensagem referente ao erro encontrado no layout.


O arquivo CSV deverá conter: código de barras dos itens e coluna com o preço deste. Caso sejam selecionados os 2 filtros, a segunda coluna atende à FÁBRICA e a terceira à PMC.

Somente é possível informar tributações ativas e que possuam o parâmetro exibir no cadastro de produtos marcado.

É de suma importância selecionar a tributação correta, pois atualizará os preços aplicados no cadastro de produtos.

Observações gerais:

  • Se importar uma lista que esteja fora do padrão, serão apresentadas as linhas divergentes em tela.
  • Somente poderá vincular um arquivo por tributação.

Durante a importação, além da validação de layout o sistema verifica se os produtos estão ou não cadastrados no Plugpharma, Se a lista de preços conter produtos não cadastrados ou inativos no Plugpharma será gerado um relatório de inconsistências. Neste relatório conterá o código de barras, descrição do produto e a inconsistência.


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Após a importação da lista o sistema disponibiliza a lista na aba Processamento.

Atualizando preços (Processamento)

Na aba Processamento selecione a lista importada através do campo código, após carregar os dados serão listados somente como leitura os campos: nome e tipo da lista, tributação, data de criação.


Figura 06: Tela de processamento de arquivos

Para que os produtos sejam apresentados em tela clique em .

O campo data de processamento somente será atualizado após a atualização de preços.
Para fins de facilitar o processo da análise de preços o usuário poderá filtrar por: grupo principal, fabricante, fração do produto e se os mesmos possuem preço controlado.
Em tipo de controle possibilita ao usuário filtrar por todos os produtos, ou somente pelos monitorados ou liberados.
No menu preço atualizado efetua a busca somente dos produtos que já possuem preços atualizados ou não, essa informação esta armazenada na coluna coluna data da última atualização, onde são data e hora que foram atualizados os produtos pela última vez.
E, em filtrar por listará os produtos que estão ou não com o checkbox marcado da coluna Atualizar?, o Plugpharma traz marcados os produtos monitorados, no entanto o usuário poderá marcar/desmarcar os mesmos conforme sua necessidade.

Analisando os dados

Nas colunas P. Fábrica Atual e Lista, e PMC Atual e Lista são apresentados os preços de fábrica e de venda do cadastro de produtos e da lista importada, ao lado deles há o campo variação que mostra o percentual de variação entre eles.

Em variação, além do percentual há setas indicativas se o valor importado é maior , menor ou igual ao cadastro do produto.

Através do filtro de acesso rápido F12 (filtros adicionais), permite buscar na lista em processamento pelas variações através das opções de variação e por tributação.

  • Todas: não há filtro específico trazendo todos os produtos independente da variação.
  • Acima de: lista somente os preços acima do percentual informado.
  • Abaixo de: lista somente os preços abaixo do percentual informado.
  • Entre: lista somente os preços entre os percentuais informados.
  • Sem: retornará somente os preços que não possuíram alterações. 

Figura 07: Filtro por variação

Na coluna preço apresenta o ícone  quando houver mais de um preço para o produto, isso ocorre quando há código de barras vinculados ao item. Para selecionar o preço desejado clique em .

Figura 08: Selecionar preços

Após selecionar o preço desejado e clicar em  , ao retornar para tela o ícone será alterado  para  indicando que o produto já foi revisado.

O Plugpharma marcará por padrão o último preço encontrado na lista.

Marque os produtos que deseja atualizar e clique em , na sequência o Plugpharma gerará automaticamente uma lista de backup dos preços e atualizará os cadastros. Essa marcação também pode ser efetuada através da barra de espaço.

Recomendamos validar os tabloides vigentes. E se o produto pertencer a listas de preços, as farmácias associadas deverão atualizar suas listas para que apliquem os novos preços.

Restaurando Backups

Caso seja necessário restaurar os preços anteriores a atualização, acesse a aba Backup/Restauração, selecione a lista desejada e marque os produtos que deseje restaurar na coluna atualizar, e clique em .

Figura 09: Tela de backup

Para os produtos que sofreram mais de uma atualização será apresentado na coluna preços o ícone  e ao  clicar neste botão, abrirá a tela abaixo, para que o usuário selecione o preço que será restaurado.

Figura 10: Preços a restaurar

Botão Maximizar

O botão Maximizar tem a finalidade de expandir o espaço em tela do programa, para que todas as configurações da lista importada sejam mais bem visualizadas e dada a manutenção necessária.


Figura 11: Tela de Importar Preços maximizada

Botão Agendar

A intenção do botão é permitir que depois de importada uma lista de preços, seja possível agendar o dia em que serão aplicados os preços no cadastro de Produtos, não bloqueando a realização de ajustes necessários até o momento da execução.

Dentre as situações de agendamento disponíveis, se apresentam:

  • Ativos: Ainda será executado / processado.
  • Inativos: Agendamento cancelado antes de processar.
  • Executados: Foi processado.

Figura 12: Tela de agendamento de importação

Além disso, as colunas com suas respectivas informações:

  • Código: ID da lista (código interno da mesma).
  • Nome: Descrição da lista.
  • Executar: Dia agendado para o processamento.
  • Agendado: Data e hora que foi configurado o agendamento da lista.
  • Usuário agendamento: Qual o usuário que realizou o agendamento da lista.
  • Ult. Alteração lista: Data da última alteração da lista importada.
  • Usuário lista: Último usuário que editou a lista de preços.

    Observações gerais:
  • Para agendar uma lista basta informar o seu código (ou realizar a pesquisa) e informar a data de execução, sendo maior do que a atual e menor que 30 dias.
  • Somente pode-se adicionar listas se o filtro de agendamentos estiver em "Ativos".
  • As listas serão executadas na ordem que for realizado o agendamento/edição e não na ordem dos códigos da lista.
  • Depois que agendada uma lista, para excluir o agendamento basta selecionar o mesmo na listagem e pressionar a tecla "DEL" (delete). Assim, será movido para os agendamentos “Inativos”.
  • Não será possível agendar volta de backups.
  • Se mantida a mesma lista e alterada a data, deve automaticamente inativar o agendamento com o dia antigo e criar um novo registro com a nova data, mantendo assim um histórico.
  • Serão atualizados os itens que estão com o check-box "Atualizar" marcado (na tela de Processamento).


  • Sem rótulos