O License Server ou Linx App Licensing, é um sistema em nuvem criado para controlar se uma aplicação pode ser usada por um cliente através de um controle de liberação de licenças.
As respectivas licenças de acesso podem ter características diferentes de controle para cada aplicação, permitindo que um produto possa ter acesso controlado por Loja, Terminal, Módulo, Transação, etc.
Através da integração com a API do License Server será possível Gerenciar as permissões de uso dos sistemas do Grupo Linx através de um mecanismo de licenças.
Agora as aplicações Linx quando consumirem API de validação/ativação de licença passará a receber também as informações da régua de cobrança do mesmo cliente, permitindo maior controle de decisão na liberação/bloqueio e comunicação com o cliente.
Permissão
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É possível controlar o grupo de usuários que terá condições de solicitar o desbloqueio e obter licença extra.
Para isso vá ao menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários, selecione o usuário e
clique na aba Edição (F2).
Na seção Geral, localize e marque a opção "Permite solicitar desbloqueio de licença".
![](/download/attachments/456143122/licenseserverusuario-38.png?version=1&modificationDate=1712926277455&api=v2)
Figura 01 - Grupo de Usuários
Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big Farma
Régua de Cobrança - Licença do Sistema
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A régua de cobrança é uma ferramenta da área de cobrança para comunicar, bloquear, liberar/desbloquear e desbloquear em confiança (liberação temporária), a fim de validar a situação financeira do cliente junto à Linx, com o objetivo de recuperar débitos e evitar/reduzir o PDD.
Através da API são identificados os títulos em aberto e aplicados os filtros parametrizados pela área de cobrança.
Os possíveis cenários de acordo com a situação da licença do cliente são:
Liberado
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Quando o retorno obtido for Liberado, o sistema irá acessar normalmente.
Caso seja acessado o menu Ajuda > Licença de uso, será mostrada a imagem abaixo, garantindo a liberação do Sistema:
![](/download/attachments/456143122/Licen%C3%A7a%20V%C3%A1lida.png?version=1&modificationDate=1712926277433&api=v2)
Figura 02 - Acesso Liberado
Caso haja alguma pendência de valores em atraso, mesmo com a licença liberada, será mostrada a mensagem conforme a figura abaixo:
![](/download/attachments/456143122/Licen%C3%A7a%20V%C3%A1lida%20-%20Boletos%20disponiveis.png?version=1&modificationDate=1712926277409&api=v2)
Figura 03 - Acesso Liberado com Pendências
Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big FarmaBloqueio Parcial
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Quando o retorno for Bloqueio Parcial, será demonstrado em tela mensagem ao usuário informando haver a possibilidade de acesso ao sistema, porém apenas às funcionalidades do PDV (Caixa, Balcão e Vendas NF-e).
![](/download/attachments/456143122/licencavencida.png?version=1&modificationDate=1712926277277&api=v2)
Figura 04 - Bloqueio Parcial
É possível solicitar ajuda do Suporte através do botão
.
Ao
clicar no botão
, será aberta uma nova tela para obter uma licença extra (desbloqueio em confiança, Figura 06), caso tenha o parâmetro habilitado conforme a Figura 01.
O botão
pode ser utilizado para atualizar a consulta de licença, caso já tenha sido realizado o pagamento da licença.
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Bloqueio Total
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Se o retorno obtido for de Bloqueio Total, será demonstrada a mensagem ao usuário informando que o sistema está bloqueado por conta da não identificação do pagamento da licença.
![](/download/attachments/456143122/Bloqueiototal.png?version=1&modificationDate=1712926277340&api=v2)
Figura 05 - Bloqueio Total
É possível solicitar ajuda do Suporte através do botão
.
Ao
clicar no botão
, será aberta uma nova tela para obter uma licença extra (desbloqueio em confiança, Figura 06), caso tenha o parâmetro habilitado conforme a Figura 01.
O botão
pode ser utilizado para atualizar a consulta de licença, caso já tenha sido realizado o pagamento da licença.
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Desbloqueio em Confiança
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O objetivo deste item é lidar com a solicitação do desbloqueio em confiança solicitado pelo usuário para obter o uso da licença do sistema por um tempo até que seja regularizado a situação financeira da loja.
![](/download/attachments/456143122/Licen%C3%A7a%20Extra%20-%20Desbloqueio%20em%20confian%C3%A7a.png?version=1&modificationDate=1712926277220&api=v2)
Figura 06 - Obter Desbloqueio em Confiança
Quando é retornado ao CNPJ as situações de Bloqueio Parcial e Bloqueio Total, haverá a possibilidade de solicitar junto à Linx o Desbloqueio em Confiança, o qual retornará de imediato se possibilita a Liberação Total ao sistema por mais alguns dias, até que haja a regularização financeira ou um novo bloqueio através do botão
.
- Quando solicitado o Desbloqueio em Confiança no PDV (Balcão/Caixa), o sistema irá solicitar usuário e senha com a permissão liberada no grupo de usuário;
- Quando solicitado o Desbloqueio em Confiança no Retaguarda, apenas será validado se o usuário tem permissão do grupo de usuário liberada para a realização do desbloqueio;
- O retorno de Desbloqueio em Confiança pode ser de "Desbloqueio Realizado", permitindo o acesso ao sistema em seguida, ou pode ser "Desbloqueio Não Realizado", devido às regras existentes para uso;
Integração com API License Server + Régua de Cobrança no Linx Big Farma
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