Índice

1. Conceito

O Conecta Pró-Frotas é uma solução para fazer o gerenciamento e pagamentos de abastecimentos de forma 100% digital. Essa solução, por sua vez, é voltada para transportadoras e frotas do Brasil.

O projeto do Conecta Pró-Frotas visa integrar as operações com o sistema de Automação Ipiranga e SmartPOS, para que sejam realizados pagamentos de forma automática através do Hub Conecta via SmartPOS.

2. Pré-requisitos

Para que esta integração funcione corretamente, torna-se necessário possuir:

  • Versão mínima exigida do AutoSystem: 3.3.1.X;
  • Versão mínima exigida do SmartPOS: X.X.X;
    • Stone:
    • Rede:
    • Getnet:
    • Pagseguro:
    • Cielo:
    • Safra:
  • Módulos Ipiranga e Sinapse liberados na Intranet (controlado via automação);
  • Cadastro do Posto junto ao Pró-Frotas;
  • Gerar Nota Fiscal Modelo 55.

3. Configurações

Para utilizar o Pró-Frotas, não é necessário realizar nenhuma configuração no sistema de Automação Ipiranga para a integração com app Pró-Frotas, pois isso é nativa da automação.

O cadastro das contas no Plano de Contas e o Motivo de Movimentação são feitos de forma automática, porém, caso o estabelecimento queira alterar ou criar uma conta diferente, o acesso é feito através do módulo Gerencial (menu Cadastros > Plano de contas e menu Cadastros > Motivos de movimentação.

Abaixo, confira algumas imagens de exemplo:

Exemplo de Conta cadastrada:


Exemplo de Motivo de Movimentação cadastrado:


Já para o SmartPOS, torna-se necessário que sejam configuradas as formas de pagamento e que elas estejam vinculadas ao módulo de integração do AutoSystem com o SmartPOS através do botão Outras. Veja a imagem de exemplo:


A partir do momento que constar na lista e for marcada a forma de pagamento Pró-Frotas, o serviço de comunicação com o SmartPOS deve ser reiniciado, assim como o próprio SmartPOS. Isso se faz necessário para que a nova forma de pagamento seja enviada dentro do botão Outras (na tela de checkout) e seja apresentada para o operador.

3.1 Regras e comportamentos do sistema

Veja algumas regras e comportamentos da integração entre o Pró-Frotas e o SmartPOS:

  • Não é permitido realizar split (ou seja, divisão) de pagamento quando for utilizado o Pró-Frotas. Ou seja, ao selecionar a forma de pagamento Pró-Frotas como a primeira forma de pagamento, o SmartPOS já faz o bloqueio de outras formas de pagamento para que não seja possível pagar parcialmente com ela. Caso o Pró-Frotas não seja a primeira forma de pagamento selecionada, ao tentar lançar ela com o valor restante, o SmartPOS irá exibir uma mensagem e não irá permitir realizar o pagamento. Nesse caso, a mensagem Forma de pagamento não permite divisão de valores será apresentada ao operador;
  • O ID da forma de pagamento que será recebido pelo SmartPOS será o id =15;
  • Ao selecionar a forma de pagamento como Pró-Frotas, o SmartPOS valida junto ao serviço de integração, no momento do checkout, se os produtos enviados para pagamento podem, de fato, serem utilizados. Esse vinculo de produtos é realizado por CNPJ e é validado pelo Pró-Frotas. A princípio, é possível pagar apenas combustíveis (isso até o momento);
  • Caso seja apresentado algum produto que não esteja vinculado e liberado para pagamento com o Pró-Frotas, é apresentada uma mensagem ao operador, informando que tal produto da venda não é permitido e, com isso, deve ser trocada a forma de pagamento; ou o produto deve ser excluído daa venda;
  • No sistema, será apresentada uma tela de inserção de código manual de Número do pedido e Código do abastecimento. Esses dados também podem ser lidos via QRCode. Com isso, será apresentanda uma opção de câmera para que o operador opte por realizar a leitura ou inserir o código manualmente;
  • No checkout, permanecem as funcionalidades de regra de preço e promoções, bem como continua sendo possível fazer a aplicação de vouchers de desconto.

4. NFC-e e CF-e

Para emissores CF-e e MF-e SAT, os motivos de movimentação devem ter o campo Tipo pagamento CF-e configurado com a opção Outros, conforme a imagem abaixo:

5. Emissão do Modelo 55

Como pré-requisito, o Modelo 55 será obrigatório com esta modalidade de pagamento. Para isso, está sendo utilizada a rotina de emissão de Notas que o AutoSystem já possui, enviando os comprovantes por e-mail (caso tenha o e-mail cadastrado e o posto possua configuração de SMTP para isso).

Para a impressão do Modelo 55, o serviço do sistema de Retaguarda envia o Modelo simplificado em 38 colunas para o SmartPOS fazer a impressão dos dados no final da venda, bem como na reimpressão de comprovantes na rotina de detalhamento de vendas. Além disso, também é enviada uma mensagem na tela de finalização de venda o SmartPOS, informando que o comprovante de compra fiscal (Modelo 55) está sendo enviado para o e-mail cadastrado no cliente.

Importante

As Notas do Modelo 55 podem ser emitidas a partir desta implementação para qualquer cliente. Sendo possível, no SmartPOS, selecionar se deseja, ou não, o Modelo 55 na venda (caso não seja Pró-Frotas). Para o Pró-Frotas, por sua vez, não há a opção de escolha, sempre será o Modelo 55.

6. Formas de Pagamento

O sistema também associa, automaticamente, a modalidade de pagamento Ipiranga (menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Formas de pagamento).

Exemplo de Forma de Pagamento Pró-Frotas:


O cadastro de produtos específicos também são realizados de forma automática, porém, caso seja necessário fazer o cadastramento de produtos novos e/ou alterar algum existente, isso deve ser feito no menu Configurações > Módulo Ipiranga > Venda de produtos. O pagamento com Pró-Frotas se dá somente com produtos do tipo Combustível. Isso é validado para que o cliente seja informado na venda e tenha somente os produtos autorizados, sendo:

  • combustíveis; e
  • ARLA.

Veja algumas imagens de exemplo:


Observação

  • Não é possível excluir produtos. Caso isso seja necessário, um item pode ser inativado - evitando, assim, o envio para autorização da venda;
  • Caso seja necessário alterar ou incluir itens, isto deve ser feito em conjunto com a equipe do Pró-Frotas - que é quem define os códigos e produtos liberados para pagamento pelo app.

7. Venda com forma de pagamento Pró-Frotas

As vendas com a forma de pagamento Pró-Frotas são permitidas apenas para CNPJ, ou seja, o SmartPOS valida já na finalização do checkout os dados, enviando dados do cliente e a forma de pagamento selecionada. Caso seja enviado um cliente com CPF e selecionada a opção de Pró-Frotas, o serviço do sistema de Retaguarda retorna uma mensagem de orientação para que o SmartPOS apresente para o operador.

7.1 Gerando dados de abastecimento no App Pró-Frotas

Importante

Neste tópico, vamos demonstrar apenas uma breve explicação. Para mais informações sobre o app, você pode entrar em contato com o Suporte próprio do Pró-Frotas.

  1. Acesse o aplicativo Pró-Frotas e efetue o login com um usuário e senha cadastrados;
  2. Clicar no botão Abastecer para dar início ao processo de pagamento do abastecimento:


3. Na sequência, digite a placa do veículo:


4. Informe o hodômetro manualmente (também há a opção de enviar foto):


5. Para a placa informada, selecione o combustível desejado:


6. Digite a quantidade total de litros abastecidos:


7. Será gerado um resumo do pedido:


8. Ao clicar no botão Gerar Pedido, uma mensagem de alerta será apresentada na tela para que os códigos possam ser apresentados ao frentista do Posto:


9. O número do pedido e o código de abastecimento serão gerados:


10. Clicando em Finalizar, o usuário será informado de que o abastecimento foi concluído:

7.2 Envio de Notas Fiscais

Ao finalizar a venda, o sistema gera um documento fiscal conforme configurado no ambiente e, também, uma Nota Fiscal Modelo 55 - que será enviada ao Pró-Frotas. Esse procedimento, que era feito manualmente pelo Portal, agora é executado de forma automática pela Automação Ipiranga.

Observação

A Nota Fiscal Modelo 55 será enviada assim que ela for autorizada pela SEFAZ (o serviço de integração será o responsável por isso).

  • Caso a Nota não seja aprovada no momento da venda (emitida em contingência, por exemplo), o sistema irá salvar como pendência para envio posterior. Esse procedimento, por sua vez, é feito até 72 horas (3 dias) da data da venda;
  • Em caso de rejeição da Nota, ela pode ser reenviada pelo PDV ou pelo Gerencial depois dos devidos ajustes. Nesse caso, o sistema irá enviar a Nota automaticamente. Não se enquadram no envio automático as Notas Fiscais emitidas pelo Gerencial sem vínculo com a venda Pró-Frotas ou vinculada a mais de uma venda.

Conforme descrito acima, o sistema irá tentar enviar a Nota Fiscal ao Pró-Frotas de forma automática até 3 (três) dias da data da venda. Depois desse prazo, o sistema pode ser configurado para que envie um e-mail de notificação com as Notas pendentes. A configuração é feita no Gerencial, no menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Configurações, guia Opções (conforme a imagem de exemplo abaixo). Podem ser configurados vários endereços de e-mail, desde que eles sejam separados por ponto e vírgula (;).

Importante

Para que o sistema possa enviar os e-mails de notificação, torna-se necessário que o servidor SMTP esteja configurado. Isso pode ser feito pelo Configura Estação (guia Internet); ou pelo Gerencial, no menu Configurações > Empresas, guia Configurações, quadro Internet.

7.3 Autorização inválida

Em caso de falha na autorização do pagamento, o SmartPOS irá mostrar ao VIP (operador) uma mensagem com detalhes e ações sugeridas para resolução. Esses retornos são mapeados pelo sistema de Retaguarda e tratados para que sejam apresentados em tela no SmartPOS.

8. Cancelamento de Venda

O cancelamento da venda é feito normalmente e está sujeito às regras da SEFAZ. Uma vez cancelada a venda, o sistema envia ao Pró-Frotas um aviso de desassociação da Nota Fiscal Modelo 55 enviada na venda.

Observação

O Pró-Frotas não permite o estorno automático do pagamento feito pelo app. Esse procedimento, por sua vez, continua sendo feito via Portal Pró-Frotas. Essa informação/situação é apresentada ao operador no momento do cancelamento de uma venda já realizada, para que ele possa tomar a devida decisão e conhecimento do que fazer.

9. Atualização de Preços

As alterações de preço de combustíveis efetuadas no Posto são enviadas automaticamente ao Pró-Frotas pelo serviço de integração com o SmartPOS/AutoSystem, limitando-se aos combustíveis autorizados para pagamento pelo app do Pró-Frotas.

  • Sem rótulos