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1 Conceito

As rotinas de Borderô de Pagamento e Aprovação de Lançamentos, permitirão melhorar as rotinas de Contas a Pagar e Lançamento em contas. Estas rotinas exigirão a aprovação dos títulos e permitirão realizar pagamentos de títulos por borderôs. Borderô é o registro detalhado dos movimentos ou dos créditos e débitos de um período ou e uma operação, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

No Linx Postos AutoSystem® o borderô será como um lote de títulos onde o usuário selecionará os títulos que serão inclusos no borderô, sendo o mesmo, salvo para ser pago posteriormente.

2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de borderô de pagamento e aprovação de títulos será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas de borderô de pagamento e aprovação de títulos, devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Movimentação de Contas > Permitir ao usuário aprovar lançamentos do tipo a pagar;
  • Movimentação de Contas > Permitir ao usuário recusar lançamentos do tipo a pagar;

Conforme exemplo a seguir:


3.2 Cadastrar Fornecedor

Para realizar as rotinas de borderô de pagamentos e aprovação de títulos será necessário cadastrar fornecedores. Para isto, acessar o menu Cadastros > Fornecedores. Para informações referentes ao cadastro de fornecedores, acessar o Manual de Cadastros Gerais. 

3.3 Plano de Contas

Para funcionamento das rotinas de borderô de pagamento e aprovação de títulos será necessário incluir contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas. A tela a seguir será exibida:

  

Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar uma conta ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar uma conta;
  • Excluir: permitirá excluir uma conta;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;
  • Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Nos capítulos a seguir serão descritas as configurações das contas a serem criadas no plano de contas.

Para habilitar a Aprovação de Lançamentos no sistema será necessário habilitar uma opção nas contas do plano de contas. Para isto, selecionar a conta Passivo > Circulante > Contas a Pagar, clicar no botão Editar e habilitar a opção Exigir aprovação de lançamento realizados para esta conta conforme imagem a seguir:

 

Os lançamentos realizados na conta terão um status de Aguardando aprovação e não será possível movimentá-los sem o aceite por usuário com permissão, alterando o status para Aprovado.

ara informações referentes ao plano de contas, acessar o manual Cadastros Gerai.


3.3.1 Despesas Gerais 

Para incluir a conta Despesas Gerais, selecionar a conta Despesas e clicar no botão Novo.

Preencher os campos:

  • Tipo contábil selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta.

Habilitar as opções Aceitar lançamentos e Controlar pendências.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

3.3.2 Juros Contas a Pagar

Para incluir a conta Juros Contas a Pagar, selecionar a conta Despesas e clicar no botão Novo.  


Preencher os campos:

  • Tipo contábil selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta.

Habilitar a opções Aceitar lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.



3.3.3 Multa Contas a Pagar

Para incluir a conta Multa Contas a Pagar, selecionar a conta Despesas e clicar no botão Novo.

Preencher os campos:

  • Tipo contábil selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta.

Habilitar a opções Aceitar lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.  

 
3.3.4 Desconto Contas a Pagar

Para incluir a conta Desconto Contas a Pagar, selecionar a conta Despesas e clicar no botão Novo.


Preencher os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta.

Habilitar a opções Aceitar lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

3.4 Parâmetros de Contas

Para utilizar a rotinas de Contas a Pagar será necessário vincular a conta à uma chave do sistema. Para isto, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Contas. A tela a seguir será exibida:



 Esta tela possui os campos:

  • Chave: exibirá a chave selecionada;
  • Conta: informar a conta a vincular com a chave.

Localizar a chave Contas a Pagar e vinculá-la à conta Contas a Pagar.

Clicar no botão Salvar informações para registrar as alterações.


3.5 Motivos de Movimentação

Para executar as rotinas de borderô de pagamento e aprovação de títulos será necessário configurar motivos de movimentação, conforme descritos nos capítulos a seguir. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Para informações referentes a motivos de movimentação, acessar o manual Cadastros Gerais.  


3.5.1 Compra de Mercadoria a Prazo

Para incluir o motivo de movimentação Compra de Mercadoria a Prazo, clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:


Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Estoque (E);
  • Conta creditar: informar a conta Contas a Pagar (E).

No campo Tipo movto selecionar a opção Compra Consignada. Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.5.2 Lançamento de Despesas a Pagar

Para incluir o motivo de movimentação Lançamento de Despesas a Pagar, clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:


Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Despesas (E);   
  • Conta creditar: informar a conta Contas a Pagar (E).

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.5.3 Despesas Gerais

Para incluir o motivo de movimentação Despesas Gerais, clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:

Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome d:o motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Caixa ADM (E);
  • Conta creditar: informar a conta Despesas (S).

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

3.5.4 Pagamento de Borderô

Para incluir o motivo de movimentação Pagamento do Borderô, clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:


Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação; 
  • Conta debitar: informar a conta Contas a Pagar (S);
  • Conta creditar: informar a conta Despesas (S).

No campo Tipo movto selecionar a opção Baixa de Pendência.

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.5.5 Juros de Contas a Pagar

Para incluir o motivo de movimentação Juros de Contas a Pagar, clicar no botão Novo.

Preencher os campos conforme descrito a seguir:



Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Juros Contas a Pagar (E);
  • Conta creditar: informar a conta Caixa ADM (S).

No campo Tipo movto selecionar a opção Juros – Contas a Pagar.

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.5.6 Multa de Contas a Pagar

Para incluir o motivo de movimentação Multa de Contas a Pagar, clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:


 

Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Contas a Pagar (S);
  • Conta creditar: informar a conta Desconto Contas a Pagar (S).

No campo Tipo movto selecionar a opção Multa – Contas a Pagar.

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


3.5.7 Desconto de Contas a Pagar

Para incluir o motivo de movimentação Desconto de Contas a Pagar, clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:


Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação;
  • Conta debitar: informar a conta Contas a Pagar (S);
  • Conta creditar: informar a conta: Caixa ADM (S).

No campo Tipo movto selecionar a opção Desconto – Contas a Pagar. Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4 Funcionalidades

As rotinas de Borderô de Pagamento e Aprovação de Lançamentos, permitirão melhorar as rotinas de Contas a Pagar e Lançamento em contas. Estas rotinas exigirão a aprovação dos títulos e permitirão realizar pagamentos de títulos por borderôs.

4.1 Contas a Pagar

A rotina de Contas a Pagar permitirá realizar lançamentos, aprová-los e recusá-los além de permitir o borderô de pagamento. Para executar estas rotinas, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Contas a Pagar. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os filtros:

  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Conta: informar a conta;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Vencto. entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão entre: informar o período de emissão;
  • Pagto. entre: informar o período de pagamento.

A opção Situação permitirá selecionar as opções:

  • Pagas: permitirá exibir as contas pagas;
  • Em atraso: permitirá exibir as contas em atraso;
  • A vencer: permitirá exibir as contas a vencer.

Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida: 

Esta tela possui os botões:

  • Filtrar permitirá retornar a tela: Contas a pagar – Filtrar;
  • Baixar: permitirá realizar a baixa de lançamentos, conforme descrito no capítulo 4.2.1;
  • Colunas: permitirá definir as colunas exibidas na relação de contas a pagar.

Exibirá a tela conforme imagem a seguir:



 Habilitar os campos desejados e clicar no botão Confirmar.

  • Nova: permitirá realizar um novo lançamento de movimentação financeira;
  • Editar: permitirá editar um lançamento;
  • Excluir: permitirá excluir um lançamento;
  • Rastrear: exibirá o rastreamento do lançamento selecionado;
  • Aprovar: permitirá aprovar lançamentos.

Esta opção só será exibida caso a conta selecionada nos filtros estiver configurada para Exigir aprovação dos lançamentos realizados;

  • Recusar: permitirá recusar lançamentos.

Esta opção só será exibida caso a conta selecionada nos filtros estiver configurada para Exigir aprovação dos lançamentos realizados;

  • Borderô: permitirá realizar um borderô de pagamento com títulos selecionados.

Esta opção só será exibida caso a conta selecionada nos filtros estiver configurada para Exigir aprovação dos lançamentos realizados;

  • Imprimir: permitirá imprimir um relatório de histórico de contas a pagar e despesas pagas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

A aba A Pagar exibirá uma relação de contas a pagar de acordo com os filtros informados.

A aba Pagas exibirá a relação de contas pagas de acordo com os filtros informados. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



4.1.1 Realizar Lançamentos

Para realizar os lançamentos, clicar no botão Nova. A tela a seguir será exibida:


Selecionar o motivo de movimentação e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Data movto.: informar a data de movimentação;
  • Turno: informar o turno do módulo caixa;
  • Usuário: exibirá o operador de caixa do turno selecionado;
  • Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado;
  • Débito: informar a conta de débito;
  • Crédito: informar a conta de crédito;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Data doc.: informar a data de emissão do documento;
  • Borderô: informar o número do borderô;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor do lançamento;
  • Observação: informar uma observação.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar o lançamento da movimentação;
  • Cent. Custo: permitirá adicionar um centro de custo ao lançamento. 

Exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Nesta tela será possível adicionar ou excluir centros de custo. Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as alterações.

  • Informações: permitirá incluir informações adicionais a este lançamento. Exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Veículo: informar o modelo do veículo;
  • Km: informar a quilometragem;
  • Motorista: informar o motorista.
  • Cancelar: permitirá cancelar a emissão do lançamento.

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento das movimentações financeiras.

4.1.2 Aprovar/Recusar Lançamentos

Após realizar os lançamentos para a conta devidamente configurada para exigir aprovação dos lançamentos realizados, conforme configurado no capítulo 3.3, será possível realizar a aprovação ou recusa dos lançamentos. Os lançamentos possuem uma coloração que indicará seu status no sistema.

O significado destas cores será:

  • Aguardando aprovação: será exibida em lançamentos que aguardam aprovação;
  • Recusado: será exibida em lançamentos recusados;
  • Aprovado: será exibida em lançamentos aprovados;
  • Sem validação: sem validação. A cor cinza indicará títulos de contas que não exigem aprovação. Isto deverá ser configurado diretamente no plano de contas, conforme descrito no capítulo 3.3.

Para aprovar os lançamentos, selecioná-los e clicar no botão Aprovar. A tela a seguir será exibida:



Clicar no botão Sim para aprovar os lançamentos selecionados. A tela a seguir será exibida:


Para recusar os lançamentos, selecioná-los e clicar no botão Recusar. A tela a seguir será exibida: 



Clicar no botão Sim para recusar os lançamentos selecionados. A tela a seguir será exibida:



Informar a observação de recusa e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


4.1.3 Borderô

Para gerar um borderô de pagamentos será possível selecionar os títulos que desejar incluir no borderô e clicar no botão Borderô no Contas a Pagar, a tela a seguir será exibida: 


Esta tela possui os campos:

  • Situação: exibirá a situação atual do borderô;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Observação: informar uma observação;
  • Valor: exibirá a soma :dos valores dos títulos;
  • Data: informar a data;
  • Vencto.: informar a data de vencimento;
  • Baixa: exibirá a data de baixa;
  • Obs. baixa: exibirá a observação de baixa.

A guia Relação de títulos possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar títulos à relação;
  • Editar: permitirá editar os títulos da relação;
  • Excluir: permitirá excluir títulos da relação.

Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • nformar a conta;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Data lançamento: informar o período de lançamento;     
  • Vencimento até: informar o período de vencimento.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar.


A tela a seguir será exibida:

Esta tela possui os botões:

  • Ok: permitirá adicionar o título ao borderô;
  • Regras: permitirá retornar à tela Borderô – Filtrar títulos;
  • Visualizar: permitirá visualizar o detalhamento do título selecionado;
  • Marcar: permitirá todos os títulos, nenhum ou inverter a seleção;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Após informar os campos e adicionar os títulos à relação, clicar no botão Confirmar para gerar o borderô. A tela a seguir será exibida: 


  Clicar no botão Ok para fechar a tela. 

4.2 Borderô de Pagamento

A rotina Borderô de Pagamentos permitirá o pagamento de títulos por borderôs. Para executar esta rotina, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Pagar > Borderô.

A tela a seguir será exibida:

Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Fornecedor: informar o fornecedor;
  • Borderô: informar o borderô;
  • Vencto.: entre informar o período de vencimento;
  • Pagto: entre: informar o período de pagamento;

A opção Situação permitirá selecionar:

  • Pagas: permitirá exibir na relação os borderôs pagos;
  • Em atraso: permitirá exibir na relação os borderôs em atraso;
  • A vencer: permitirá exibir na relação os borderôs a vencer.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar.

A tela a seguir será exibida:   


 Esta tela possui os botões:

  • Filtrar: permitirá retornar à tela Borderô – Filtrar;
  • Baixar: permitirá realizar a baixa do borderô;
  • Estornar: permitirá realizar o estorno do borderô;
  • Novo: permitirá lançar um novo borderô conforme descrito no capítulo 4.1.3.
  • Editar: permitirá editar o borderô selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o borderô selecionado;
  • Imprimir: permitirá imprimir um relatório do borderô selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

4.2.1 Baixar Borderô

Ao clicar no botão Baixar a tela a seguir será exibida:


Informar uma observação referente à baixa do borderô e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


 Esta tela possui a guia Contas a pagar onde será possível visualizar os lançamentos selecionados para baixa.   

 Esta guia possui o botão:

  • Editar: permitirá :editar as informações do lançamento.

Esta guia possui os campos:

  • Multa: exibirá o valor da multa;
  • Juros: exibirá o valor dos juros;
  • Desconto: exibirá o valor ou porcentagem do desconto;
  • Compensação: clicar no botão para adicionar os valores de compensação.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui o campos:

  • Motivo: informar o motivo de movimentação de Baixa de Débito de Fornecedores.

Selecionar os valores para compensação e clicar no botão Confirmar. A compensação será incluída na guia Formas de Pagamento.

Esta guia possui os botões:

  • Adicionar: permitirá incluir uma forma de pagamento;
  • Editar: permitirá editar as formas de pagamento;
  • Excluir: permitirá excluir formas de pagamento.

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:     


Selecionar o motivo de movimentação, e clicar no botão Confirmar.

A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Data movto.: informar a data de movimentação;
  • Turno: informar o turno do módulo caixa;
  • Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado;
  • Débito: informar a conta de débito;
  • Crédito: informar a conta de crédito;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Data doc.: informar a data de emissão do documento;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Pessoa: informar a pessoa;   
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor do lançamento;
  • Observação: informar uma observação.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar o lançamento da movimentação;
  • Cent. Custo: permitirá adicionar um centro de custo ao lançamento.

Exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Nesta tela será possível adicionar ou excluir centros de custo.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as alterações. 

  • Informações: permitirá incluir informações adicionar a este lançamento.

Exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Veículo: informar o modelo do veículo;
  • Km: informar a quilometragem;
  • Motorista: informar o motorista.
  • Cancelar: permitirá cancelar a emissão do lançamento.

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.  

Após realizar as configurações de baixa, clicar no botão Confirmar. O sistema realizará a baixa do lançamento e exibirá novamente a tela de Borderô.

4.2.2 Estornar Borderô

Para realizar o estorno de borderô será necessário selecionar os borderôs pagos, através da aba Pagos, conforme imagem a seguir: 


Selecionar o borderô e clicar no botão 






  • Sem rótulos