Sumário

Conceito

Por meio da intranet Linx é realizado o controle de versões mínimas do sistema, além de garantir aos clientes a utilização de versões atuais, contemplando melhorias liberadas pela Linx, deixando o contribuinte em conformidade com a legislação fiscal e evitando o uso de versões antigas. Também proporciona uma maior praticidade, já que o próprio sistema fará o aviso da necessidade de atualização da versão. Desta forma, quando o sistema identificar que a estação não possui a versão mínima exigida, será realizada a atualização desta, por meio do atualizador automático.

Adiante veremos o funcionamento do controle de versões e atualização automática.



1 Notificações e Atualização

A partir da versão 1.0.1.2, ao identificar uma versão mais atual, o sistema fará automaticamente a baixa desta. No próximo login será emitida uma notificação de atualização, onde será informado o prazo máximo de utilização do sistema, conforme abaixo:



Ao clicar NÃO, será possível continuar utilizando o sistema normalmente, até a data e horário informados na mensagem.

Clicando em SIM, todos os processos relacionados ao PDV serão finalizados, e o atualizador será aberto de forma automática.

No final do processo, o PDV é aberto e todos os processos que foram finalizados com ele serão abertos também. 


Durante a atualização do sistema, será apresentada uma barra de progresso para que o usuário possa acompanhar o status da atualização.



Antes de iniciar a atualização do sistema, a versão corrente é compactada e salva na pasta Backup, a qual também será automaticamente criada. Desta forma, sempre que for realizada uma atualização no sistema, será salva a versão anterior como backup.

A pasta Backup mantém uma cópia da instalação atual sem os arquivos de log e banco de dados. O sistema fará a restauração automaticamente em caso de falha no processo de atualização.


Importante

Para melhor performance do sistema, deve-se atentar aos requisitos mínimos, que podem ser conferidos no manual Equipamentos Homologados Jet Oil by Linx, ou acessando https://share.linx.com.br/x/SAilAg.


Após a atualização da versão, caso o cliente possua o módulo MID-e Client ativo e configurado na estação, será feita a verificação de versão mínima. Sendo encontrada uma versão inferior à versão que consta no FTP Linx (diretório de compartilhamento), o sistema fará o download do instalador na pasta raíz do sistema e iniciará a atualização do MID-e Client.

Atualização do Mid-e Client, por questões de compatibilidade, ocorrerá apenas em estações que utilizam sistema operacional Windows.



2 Versão Bloqueada

Caso a versão não tenha sido atualizada e já tenha alcançado o prazo exibido na mensagem de alerta, será apresentada a seguinte mensagem:



Ao clicar em Continuar, será realizada a atualização do sistema automaticamente. Assim como já mencionando anteriormente, antes de iniciar a atualização, a versão corrente é compactada e salva na pasta Backup, e no momento da atualização será apresentada uma barra de progresso para que o usuário acompanhe o status.