A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para  somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem algumas situações que podem ocorrer ao se processar um arquivo. Uma delas é a de Erro de processamento.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos com erro de processamento.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que apresentaram erros ao serem processados pelo fisco. Além da relação dos arquivos com erros, também podem ser apresentadas instruções para auxiliar na identificação e correção desses problemas.

Ao acessar uma das opções de Arquivos com erro de processamento, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Exemplo de Erro de Processamento


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que tiveram erro de processamento;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção são exibidos os detalhes do erro como: Data e Hora, Usuário, Detalhe do erro e, eventualmente, as possíveis ações que podem ser tomadas para lidar o erro;

 - Aqui são apresentadas as tentativas de solicitação de reprocessamento;

 - Opção para gerar um novo arquivo para envio ao fisco depois que o erro for corrigido;

 - Através dessa opção é possível solicitar o reprocessamento do arquivo;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).


Os detalhes dos erros encontrados pelo fisco podem ser visualizados na seção Histórico de erros. No exemplo acima,a SEFAZ rejeitou o arquivo porque identificou um produto com GTIN (código de barras) inválido.

Uma ação de correção deve ser realizada para cada arquivo nessa condição.

Concluída a correção, um novo arquivo deve ser gerado e enviado para o fisco.