O Meu Crediário é um sistema que integra com o Microvix POS e a partir dele é possível realizar uma análise para concessão de crédito em vendas no crediário, ele consultará os principais órgãos de proteção de crédito simultaneamente para calcular o risco de cada cliente e sugerir limites seguros.
Nota
- O Meu Crediário não faz parte do produto padrão, para viabilizá-lo à sua empresa é necessário entrar em contato com setor Comercial da Linx.
- Esta integração estará disponível a partir da versão 6.0.9.0 do Microvix POS.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Parametrização
- Em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Crediário, o campo "Chave de acesso Meu Crediário" deve estar preenchido. O repasse desta informação é de responsabilidade da Meu Crediário.
Chave de acesso
Teste de comunicação ok
Executando a Rotina
Após a configuração, é possível acessar o Microvix POS e efetuar vendas utilizando a integração com Meu Crediário, no entanto, se a chave de acesso não estiver configurada, ao acessá-lo o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Alerta de configuração de chave
Se tudo estiver corretamente configurado, após inserir os itens e clicar "Pagamento", na aba Meu Crediário serão exibidas as informações para análise de crédito do cliente inserido.
Meu crediário
- Cliente;
- CPF;
- Em aberto: serão exibidas parcelas/faturas em aberto;
- Valor: permite definir o valor que será pago em crediário;
- Botão "Atualizar valor das parcelas": caso o valor seja alterado, através deste botão serão atualizados os valores correspondentes as parcelas;
- Motivo: caso o valor do saldo esteja zerado, ou seja, o cliente possua um valor total em aberto maior ou igual ao valor de limite calculado, ou a contratante tenha estabelecido alguma política de crédito que bloqueie a venda, será exibido o motivo neste campo;
- Órgãos de proteção de crédito: status do cliente perante aos órgão de proteção de crédito;
- Limite sugerido: este valor representa o valor total de limite do cliente se não possuir parcelas em aberto e não for impedido de comprar por alguma política de crédito estabelecida pela contratante.
- Total em aberto: valor total em aberto para o cliente em questão;
- Saldo de Limite: valor do limite disponível (descontando o valor em aberto do cliente);
- Planos de pagamento disponíveis: as opções de parcelamento exibidas na listagem serão as disponibilizadas pela Meu Crediário, serão apresentadas as seguintes informações:
- Perfil: representa o nível de risco que aquela opção de pagamento representa se for selecionada, os perfis considerados serão os seguintes:
- F - Política de Crédito: propostas que aderiram à uma ou mais políticas de crédito. Políticas de crédito são regras que alertam ou restringem a venda para perfis específicos e propostas.
- E - Risco Muito Alto: vendas neste perfil sem garantias reais, não são recomendadas, o risco de inadimplência é muito alto. Vendas neste perfil costumam ter inadimplência próxima à 30%. Você corre o risco de não receber 3 a cada 10 vendas realizadas neste perfil.
- D - Risco Alto: vendas neste perfil costumam ter inadimplência próxima à 20%. Você corre o risco de não receber 2 a cada 10 vendas realizadas neste perfil. Se você deseja vender mesmo assim, é indicado ser rigoroso no preenchimento do cadastro cliente e solicitar valor de entrada superior a 40%.
- C - Risco Médio: vendas neste perfil costumam ter inadimplência próxima à 8%. Você corre o risco de não receber 1 a cada 10 vendas realizadas neste perfil. Se você deseja mesmo assim, é indicado solicitar ao cliente um valor de entrada.
- B - Risco Baixo: este perfil não representa risco significativo para sua venda, mas sempre mantendo seus cuidados cadastrais. Vendas neste perfil costumam ter inadimplência inferior à 2%.
- A - Risco Muito Baixo: para classificarmos uma venda com perfil A é por que temos muitos motivos bons para isso. Tente não perder vendas deste perfil, mas sempre mantendo seus cuidados cadastrais. Vendas neste perfil costumam ter inadimplência inferior à 0,5%.
- Plano;
- Entrada: valor de entrada quando necessário;
- Parcela;
- Restrição de Venda: ação tomada quando o plano for selecionado, podem ser do tipo: Vende (finaliza a venda normalmente), Autoriza (solicita autorização de um usuário com permissão para liberação de crédito) e Bloqueia (impede a efetivação do pagamento).
- Perfil: representa o nível de risco que aquela opção de pagamento representa se for selecionada, os perfis considerados serão os seguintes:
Após selecionar o plano desejado serão apresentadas todas as informações, basta confirmar e finalizar o pagamento normalmente.
Confirmar plano
Parcelamento
Caso o plano selecionado possuir a restrição de venda "Autoriza" e o usuário que está operando o sistema não possuir permissão para liberação de crédito será necessário informar credencias que permitem a liberação.
Liberar venda
Nota
Para que seja possível autorizar o parcelamento a permissão "Liberar limite de crédito" deve estar marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS.
Caso o cliente esteja negativado, ao acessar a aba Meu Crediário será exibido o motivo.
Cliente negativado