Objetivo do aplicativo
Funcionamento do aplicativo IntegracoesEcommerce.exe com a configuração referente à loja virtual "Caffè Digital"
O aplicativo citado será executado e controlado pelo integracoes.exe, executando manipulações internas no sistema e externas na loja virtual, unindo-se assim as duas plataformas e facilitando o trabalho do operador de ambos os sistemas.
Configurando o aplicativo
Importante
Antes da configuração do aplicativo, a configuração do produto TAXA DE ENTREGA no CADASTRO DE FILIAIS aba ENTREGA do Sistema Linx BIG é imprescindivelmente necessária.
- Passo 1: Com os devidos aplicativos atualizados, a informação da nova integração adicionada é disponibilizada, juntamente com a opção de seleção de qual loja virtual estará configurada para a loja em questão.
Figura 01 - Integrações Sistema Linx BIG
- Passo 2: Selecione qual loja virtual será utilizada. Para a exemplificação deste documento será utilizada a loja virtual "Caffè Digital". Ao selecionar a loja virtual que será utilizada, o logotipo da mesma será exibida no lugar do logotipo da Linx BIG Sistemas.
Figura 02 – Seleção da loja virtual
- Passo 3: Após selecionar qual loja virtual será utilizada, selecione a opção "Habilitada". Este procedimento deve ser efetuado por um supervisor com a permissão "PERMITIR HABILITAR INTEGRAÇÕES". Esta permissão encontra-se no menu Cadastros > Usuários > Grupos de Usuários.
Nota
Dúvidas sobre cadastro de grupos de usuários ? Verifique o artigo Cadastro de Usuários - Grupos.
- Passo 4: Com a integração habilitada, as demais configurações para pleno funcionamento devem ser efetuadas. Para isso, basta clicar no logotipo da loja virtual para que abra a tela de atividades, que será descrita posteriormente, e em seguida no botão .
Figura 03 - Configuração da integração - aba geral
Sendo:
- - Mesmo procedimento acima.
Figura 04 - Configuração da integração - aba condições de pagamento, preço e produto
- - Demonstra a relação entre os tipos de pagamento retornados pelo WebService com as condições de pagamentos disponíveis na "Empresa Loja Virtual". Deve-se para cada tipo de pagamento retornado, selecionar qual será a condição subsequente utilizada na Venda clicando duas vezes rapidamente em cima da coluna "Utilizar Condição de pagamento" referente ao tipo de pagamento desejado, ou clicando duas vezes pausadamente, o botão (três pontos) será exibido para seleção quando acionado, exibindo a tela abaixo:
Figura 05 - Associar tipo de pagamento com condição de pagamento
Caso o tipo de pagamento não for "Cartão" uma mensagem será exibida informando que este tipo de pagamento não terá parcelamento, mesmo que a venda no e-commerce seja parcelada.
- - Caso surgir a necessidade, um novo tipo de pagamento retornado pelo WebService pode ser adicionado sem a necessidade de alteração do aplicativo. Basta clicar no botão para que a tela abaixo seja exibida e a descrição seja informada. A descrição deve ser idêntica ao retorno da loja virtual (esta informação deve ser obtida com a equipe de desenvolvimento da loja virtual).
Figura 06 - Adicionar Tipo de Pagamento
- - No Botão é possível definir os grupos desejados utilizando-se das teclas padrão de marcação do Sistema Linx BIG. Alguns filtros estão disponíveis, porém por padrão vem desmarcados.
Figura 07 - Configuração da integração - aba execução
- Enviar Estoque;
- Processar Pedidos;
- Atualizar Status Pedido;
- Enviar Preços;
- - Esta é a parte mais importante da configuração, onde deve-se informar quais serão os horários de execução de cada operação mencionada no item anterior, ou seja, em quais momentos o aplicativo irá se comunicar com a loja virtual efetuando a operação a que se refere.
Detalhamento das operações disponíveis para a Caffè Digital
- Importação de vendas efetuadas na loja virtual
O horário para a operação de importar pedidos deve estar previamente cadastrado nas configurações já citadas.
Após a execução do aplicativo efetuando a operação de importação de vendas (pedidos), uma cesta entrega será criada com as informações contidas na loja virtual.
O ícone da entrega no controle de entregas fica configurado para "Loja virtual" conforme a legenda e a Figura 08 abaixo:
Figura 08 - Controle de entregas - loja virtual
Atualmente não existe parcelamento para entregas, porém a venda na loja virtual permite o pagamento parcelado, sendo assim quando houver parcelas, uma tela com o parcelamento (conforme padrão do sistema e vendas) é aberto já configurado com a quantidade que a venda foi parcelada.
Figura 09 - Parcelamento
Na finalização da entrega o parâmetro de "Efetuar transação de cartão de crédito", item da Figura 03, será verificado para decidir se irá efetuar a transação TEF ou não (em caso da condição estar configurada para se utilizar TEF no Sistema Linx BIG)
Este procedimento é transparente para o usuário.
- Envio de estoque e preços para a loja virtual
- Caffè Digital realizaa envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo Sistema Linx BIG e consumido pelo ecommerce.
- Produtos Controlados não podem ser comercializados por loja virtual (é recomendado que os tipos Antimicrobiano e Serviço sigam a mesma regra).
- Dados necessários no cadastro de produto variam de ecommerce (obrigações padrões do Sistema Linx BIG já suprem essas necessidades).
- Nome principal do produto será usado pelo ecommerce, recomendado utilizar o campo "Descrição do produto para Etiqueta" como descrição para a loja virtual (uso configurado no integrador).
- Será enviado apenas o estoque final do produto.
- Estoque será enviado com base em movimentações reais.
- Não será considerada nenhuma operação de inventário para o valor final do estoque.
- Estoque enviado é gravado no banco de dados em tabela auxiliar.
- Ao realizar a operação de envio de estoque é verificado o valor final do estoque informado na tabela auxiliar e comparado com a tabela de estoque do Sistema Linx BIG, caso exista diferença será enviado o valor do estoque final dos produtos.
- Este procedimento leva em consideração o parâmetro de utilização da tabela de desconto. Caso esteja habilitado, o "preço de" e "preço por" serão calculados conforme regras atuais de desconto aplicadas na venda.
Figura 10 - Produto - Preço De / Por
Ao contrário, o preço 1 do cadastro de produto principal será assumido como "preço DE" e o preço 2 do cadastro de produto será o "preço POR".
- Atualização de status
Conforme configurado os horários de execução, a rotina de atualização de status é executada. A rotina consiste em atualizar a situação do pedido na loja virtual conforme sua situação no Sistema Linx BIG.
Quando um pedido é importado para o sistema de vendas, o status dele é PAGO, para cada ação aplicada no pedido, uma atualização de status pode ser realizada. Atualmente, o status Efetuado, Pago, Concluído e Cancelado estão previstos, porém a integração descrita apenas os status Concluído e Cancelado serão implementados, perante as condições e regras de negócio da empresa desenvolvedora da loja virtual.
Demonstração de atividades e notificações
Atualmente é possível verificar o plano de execução das integrações acessando o aplicativo Integracoes.exe e
clicando no botão , e será exibida uma tela mostrando a sequencia de execução de todas as rotinas configuradas no aplicativo, desta forma, permite-se um planejamento de execução mais apurado, visto que o usuário pode visualizar se uma operação prioritária está sendo executada após rotinas de menos prioridade.Figura 11 - Tarefas agendadas
Uma forma mais detalhada de visualizar as últimas tarefas executadas é acessando a integração do e-commerce configurado,
clicando em seu logotipo.A Figura 12 abaixo é exibida, com um detalhamento mais apurado como: status de execução, hora que iniciou a execução e hora que finalizou a execução.
Figura 12 - Integração loja virtual
Nota
No Sistema Linx BIG na aba "Notificações" é possível visualizar mensagens de notificação e de erro que ocorreram durante a execução das operações.
Com esta opção, o administrador do site pode verificar pedidos que não foram importados, produtos que não tiveram seu estoque atualizado e monitoramento de mensagens de erro que possam impedir o pleno funcionamento da integração.
Informações adicionais
Código das Operações :
Enviar Estoque e Preços | 1 |
Processar Pedidos | 2 |
Enviar Fabricantes | 3 |
Enviar Especificações | 4 |
Enviar Produtos | 5 |
Enviar Princípio Ativo | 6 |
Atualizar Status dos Pedidos | 7 |
Verificação Liberação Serviço na BIG | 8 |
Parâmetros de configuração no sistema_big.ini:
- Alterar limite de envio de registros:
[ConfigEcommerce]
limiteRegistroEnvioDados=999