No módulo de Vendas Delivery possibilitamos a farmácia efetuar vendas com tele entrega com link de pagamento. Neste documento vamos abordar o funcionamento desta modalidade.
Vendas Delivery: Link de Pagamento
Para efetuar Venda Delivery - Link de pagamento, acesso o terminal de pré-vendas selecione a forma de pagamento Link de Pagamento e o cliente, na sequência clique em , então abrirá a tela Informações da Entrega:
Figura 01 - Informações da entrega
Após preencher as informações o usuário terá duas opções:
- Ao clicar em Atualizar cadastro será realizado o pré-cadastro do cliente no sistema de Gestão, que poderá ser utilizado em vendas futuras e também fidelizações, ou atualizará as informações do cliente selecionado.
- Se clicar em Salvar nesta entrega os dados serão utilizados apenas na venda em andamento.
Caso o cliente desejar que o CPF seja informado na nota, marque o campo .
As vendas com Delivery - Link de Pagamento somente podem ser realizadas para clientes cadastrados no Linx Farma Cloud.
Na sequencia informe os produtos desejados e finalize a pré-venda. Ao final serão disponibilizadas as opções abaixo para envio do link de pagamento para o cliente:
- Via WhatsApp
- Copiar o link.
Se caso tenha esquecido de enviar ou copiar o link nesse passo, poderá fazê-lo pelo Controle de Delivery.
Controle de Delivery
A emissão da nota e também os demais controles das vendas delivery, são realizados através da funcionalidade Controle de Delivery, localizada no menu Acesso rápido.
Aguardando pagamento
Assim que a pré-venda é finalizada fica com o status Aguardando pagamento, para verificar se o pagamento já foi efetuado selecione a pré-venda e clique em .
Após o retorno da consulta o status da pré-venda será atualizado, conforme segue:
- Aguardando emissão da nota: quando o pagamento foi efetuado com sucesso.
- Pagamento rejeitado: quando o pagamento foi rejeitado pela operadora do cartão.
- Pagamento em investigação: quando a operadora do cartão sinalizou que o pagamento solicitado está sob investigação.
Emissão da nota
Para emissão da nota acesse o Controle de Delivery via terminal de caixa do PDV, localize a pré-venda desejada e clique em , a emissão de nota ocorrerá sem carregar os dados da pré-venda em tela, e após a impressão da nota será impresso o comprovante do tele entrega.
Figura 02 - Comprovante
Entrega
Ao entregar os itens para os entregadores, deverá selecionar as vendas desejadas e clicar em , dessa forma as mesmas serão sinalizadas como Saiu para entrega.
Figura 03 - Entrega para entregador
Caso ocorra algum problema durante a entrega, e precise retornar o status para Aguardando entrega clique em .
Baixa
Após o entregador sinalizar que os itens foram entregues ao cliente, para dar a baixa na Venda Delivery selecione a mesma clique em , dessa forma a venda ficará com o status será alterado para Entregue.
Figura 04 - Baixa
Reimpressão do comprovante
Caso seja necessário reimprimir somente os comprovantes das entregas, selecione as vendas desejadas e clique em .
Cancelando notas
Quando ocorrer o cancelamento do pedido e a nota já foi emitida, no terminal de caixa clique em localizado no registro da nota desejada.
Esse processo abrirá a tela para cancelar a nota fiscal junto a SEFAZ, no final do procedimento o status do pedido será atualizado para Cancelada.
Cancelando pré-vendas
Quando ocorrer o cancelamento do pedido e a nota não foi emitida, ou seja o status esteja como Aguardando pagamento ou Aguardando emissão da nota, em Controle de Delivery selecione o pedido desejado e clique em , será solicitada a senha de autorização e a situação pedido será atualizada como Cancelada.