Assunto

Este documento contém as instruções das configurações necessárias no Linx DMS/BRAVOS, para que seja possível realizar a geração do registro 0220 – Fatores de Conversão de Unidade, do arquivo SPED Fiscal – EFD ICMS IPI.

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Peças > Cadastros > Unidades de Medida

Data

 

Autor

Área

DMS Suporte



Finalidade

Esta página tem por finalidade instruir no cadastro do fator de conversão para que seja gerado no registro 0220 do SPED ICMS/IPI (SPED FISCAL)

Abrangencia

Todas as revendas que tenham interesse em gerar o registro 0220 – Fatores de Conversão de Unidades – do arquivo SPED Fiscal – EFD ICMS IPI, devem ler e executar as configurações deste documento.



Aplicação
  1. No Linx DMS/BRAVOS, menu (89140): “ Peças > Cadastros > Unidades de Medida”, foi criado o campo Fator de Conversão. Esse campo é o fator de conversão das unidades de medida das notas fiscais de entradas de peças. Informando este campo, indicará que esta unidade é passível de
    conversão, conforme a figura 1:

  2. No Linx DMS/BRAVOS, menu (89060): “ Peças > Cadastros > Itens”, aba “Manutenção (47) > Informações Adicionais”, foi criado o campo Unidade de Medida de Conversão. Neste campo deve ser informada a unidade de medida de conversão para as peças que tiverem a sua unidade de medida do cadastro diferente da unidade de medida das notas fiscais de entrada. Por exemplo, um óleo para motor, que na sua nota fiscal de compra, vem com a unidade de medida igual a caixas – cada caixa possui 20 litros do produto -, mas no seu cadastro possui a sua unidade de medida igual a litros, pois a revenda vende este produto em litros. Então, no campo Unidade de Medida de Conversão deve ser informada a unidade caixa, que no seu cadastro, deve ter informado no campo Fator de Conversão o valor 20,00. No campo Unidade de Medida de Conversão, só será possível selecionar as unidades de medida
    que possuem alguma informação no campo Fator de Conversão. Informando este campo, indicará que a peça é passível de conversão da unidade de medida nas
    notas de entrada e será gerado o registro 0220 do SPED Fiscal, conforme a figura 2:


    No campo Unidade de Medida só serão mostradas as unidades de medida cujo campo Fator de Conversão for igual a zeros ou null.



  3. No Linx DMS/BRAVOS, menu (86110): “ Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada”, ao importar um arquivo XML de uma nota fiscal para uma peça com a Unidade de Medida de Conversão informada e a unidade de medida do arquivo XML for igual à esta unidade de medida de conversão, será gravado no movimento do item, no campo novo Unidade de Medida da Nota de Entrada, a unidade de medida que veio informado no XML. No campo novo Quantidade não convertida do movimento do item, será gravada a quantidade que foi importada do XML e no campo Quantidade será gravada a quantidade do XML multiplicado pelo fator de conversão, da unidade de medida de conversão da peça. No exemplo da nota abaixo, foram comprados 20 litros, porém no arquivo XML vem informados 10 caixas, conforme as figuras a 3 e 4:




  4. Quando houver divergência entre a unidade de medida de conversão, informada no cadastro da peça e a unidade de medida do arquivo XML, será sinalizado no momento da importação do XML, ou seja, na entrada das Nf-e´s de peças no estoque, mostrando uma mensagem, onde será informado ao usuário que há peças com divergência entre as unidades de medida do arquivo XML e a unidade de medida de conversão informada no cadastro de peças, interrompendo a importação, conforme a figura 5:

5. No menu (55845): “Livros Fiscais > Relatórios Fiscais > SPED > Escrit.Fiscal Digital-EFD Sped Fiscal”, ao gerar o arquivo do SPED Fiscal, para um período em que tenham sido geradas notas fiscais com as características acima descritas, será gerado o registro 0220 – Fatores de Conversão de Unidades – do arquivo SPED Fiscal – EFD ICMS IPI – para as peças que possuírem informada a unidade de medida de conversão no seu cadastro, e na geração do registro C170 – Itens da Nota, a unidade de medida que está gravada no movimento e que foi importada do arquivo XML da nota de entrada e no campo quantidade será gravada a quantidade importada do arquivo XML da nota de entrada, sem conversão. No arquivo SPED Fiscal, serão gravados os registros “0200” e “0220” da seguinte forma:

Dicas

Gerar registro 0220 no SPED ICMS/IPI (SPED FISCAL)

Conteúdo do Pacote
#Nome do ArquivoComentário
1

Gera Registro 0220 SPED Fiscal -
704016.pdf


2

3

  • Sem rótulos