Assunto
Entrada, Saída e Devolução de veículos - Nenhum veículo encontrado no Renave

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Veículos > Integração > Renave > Zero

Data

 

Autor

Nicolas Cristiano Pereira Lermen 

Área

Segmento Suporte Automotivo



Sumário

Finalidade

Esta página tem por finalidade instruir nas verificações quando ao realizar uma saída ou entrada no Renave, o sistema retorne a mensagem "Nenhum veículo encontrado"

Abrangência

Esta página é destinada a todas as concessionárias que utilizam a integração Renave Zero

Procedimentos

Entrada Renave


Partimos do princípio, nos processos de entrada do veículo no Renave.

Quando o chassi não está aparecendo na aba Consultar > Entrada Pendente conforme print abaixo e não possui registro na aba Consultor > Entrada Estoque, há duas possibilidades:



1º Possibilidade:

O modelo do veículo pode estar parametrizado para ocultar registros, com isso o veículo fica invisível aos olhos da integração, tanto para entrada, quanto para saída, neste caso é necessário marcar o parâmetro como "Não" caso esteja marcado como "Sim", para isso acesse o Menu: Veículos > Cadastros > Modelos



2º Possibilidade:

O veículo não possui pré cadastro na base bin ou possui alguma divergência de dados ou direcionamento, para entendermos melhor como funciona a BIN, podemos descrevê-la como um ambiente de dois lados, onde um lado é o da montadora e outro o da concessionária, quando a montadora fatura o veículo para a concessionária, realiza o envio do pré cadastro na base BIN, fazendo com que o veículo entre na base e seja direcionado ao lado da concessionária, porém ocasionalmente, seja por erro de informação, instabilidade, etc... pode ser que o veículo não entre na base BIN ou até mesmo entre mas se mantém no lado da montadora, com isso o veículo não aparece para entrada na concessionária.

Uma forma prática de verificar se o veículo está no ambiente da concessionária é consultar diretamente na API da SERPRO, através dos passos abaixo:

1 - Acessar o Link: https://renave.estaleiro.serpro.gov.br/renave-ws/swagger-ui.html?urls.primaryName=Estabelecimento e selecionar o certificado da revenda.

2 - Clicar na linha Estoque de Veículos Zero KM.

3 - Clicar na linha GET (Azul) e em seguida no botão TRY IT OUT (Estará no local do botão Cancel, do print abaixo)

Inserir o chassi no respectivo campo e em seguida clicar em Execute

O campo response body será o campo que precisaremos verificar, como estou consultando sem certificado válido para a utilização do Renave, o retorno será de erro, conforme print abaixo.


Porém se o campo vier apenas com o resultado "[ ]", como se estivesse em branco, significa que o veículo não está direcionado para o ambiente do certificado informado na consulta, neste caso é necessário contatar a montadora informando o chassi e solicitando o reenvio do pré cadastro para o ambiente da concessionária, para que possam prosseguir com a entrada.

Se trouxer resultado no campo com os dados do veículo, significa que está no ambiente da concessionária, neste caso pode-se verificar se o certificado utilizado no Renave está condizente com a revenda em questão através do menu: Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba Parâmetros > Sub aba Renave ou entrar em contato com a SERPRO para verificar a situação do chassi.

Saída Renave


Na saída de veículos há algumas possibilidades dependendo da situação.

1º Situação, veículo vendido no Linx DMS que precisa sair no Renave para emissão do ATPV, ao consultar traz os dados do veículo, mas ao clicar em solicitar o sistema retorna que nenhum veículo foi encontrado.

1º Possibilidade - Mencionado no processo de Entrada Renave:

O modelo do veículo pode estar parametrizado para ocultar registros, com isso o veículo fica invisível aos olhos da integração, tanto para entrada, quanto para saída, neste caso é necessário marcar o parâmetro como "Não" caso esteja marcado como "Sim", para isso acesse o Menu: Veículos > Cadastros > Modelos.


2º possibilidade:
Verificar se no menu: Veículos > Cadastros > Veículos existe mais de um código de veículo para este chassi, no exemplo abaixo temos dois resultados onde um foi devolvido a montadora e refaturado para a concessionária novamente, pode ter ocorrido de no Renave, o cliente não ter cancelado a entrada e solicitado novamente, com o novo código.
Exemplo: O veículo VUMIT00126 foi faturado para a concessionária e o usuário realizou a entrada no Estoque do Renave porém por algum motivo (Redução IPI) o veículo foi devolvido no Linx DMS e refaturado para entrar novamente com um novo código, mas o processo de devolução ou cancelamento de entrada no Renave não foi realizado, com isso, ele ainda estará atrelado ao código VUMIT00126, enquanto o veículo que foi/será vendido no Linx DMS é o VUMIT00096.



Neste caso é necessário acessar a aba: Consultar > Entrada Estoque: Buscar o chassi e cancelar a entrada, e então realizar a entrada novamente selecionando o código correto:

Devolver para a Montadora


No processo de devolução para a Montadora, a mensagem pode aparecer por dois motivos, o primeiro já vimos nos processos de entrada e saída, onde o registro pode estar oculto, o segundo é causado por processo operacional fora da ordem correta no processo de devolução do veículo e entrada da venda direta.

Quando ocorre uma venda direta, o veículo original é devolvido no Linx DMS para a montadora, e posteriormente é realizado a entrada da nota de venda direta, criando um novo código de veículo contendo a nota de venda direta, o veículo não é encontrado no Renave para devolução, quando o processo foge da ordem correta, segue abaixo exemplos "correto" e "errado" dos processos:

Errado: Veículo devolvido para a montadora > Veículo Entra no Linx DMS com nota de venda direta > Tentativa de devolução no Renave.

Correto: Veículo devolvido para a montadora > Veículo devolvido no Renave > Entrada da nota de venda direta no sistema 

O processo de devolver para a montadora no Renave, sempre busca pelo veículo de código maior, ou seja, caso a entrada da venda direta seja realizada antes da devolução, ele sempre buscará o código incorreto, para devolução no Renave, o sistema também valida as notas de entrada e saída, e como o veículo que entrou a partir da nota de venda direta possui apenas nota de venda direta e não de entrada/saída, o sistema não encontra o veículo para seguir com a devolução.

Correção: Felizmente neste caso para prosseguir com a devolução, basta copiar as informações das notas de entrada e saída do veículo DEVOLVIDO (empresa / revenda / numero da nota/ serie / transação / contador) para os respectivos campos do Veículo VENDA DIRETA, salvar e clicar para devolver para a montadora no Renave novamente

Após devolver no Renave com sucesso, pode-se apagar as informações das notas inseridas para evitar confusão nos registros.





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