ASSUNTO

Apresentar as novas funcionalidades para Remessa Antecipada da marca MBB Caminhões


PRODUTO

Apollo

MENU

Incluso no Manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre


FINALIDADE

O objetivo deste documento é informar sobre as novas funcionalidades para Remessa Antecipada da marca MBB Caminhões, onde e como esta informação é atribuída e utilizada.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da montadora MBB Caminhões.

APLICAÇÃO

Neste documento são descritos os procedimentos de configuração e utilização do Linx DMS referentes ao processo de Remessa Antecipada MBB, desde o recebimento destas peças em notas fiscais até a saída delas através de O.S.
Nesse controle, as peças recebidas terão seu saldo considerado como "Pertence a terceiros" de forma que a saída das mesmas irá sempre ler este saldo para realizar a baixa do estoque.

Implementação da Remessa Antecipada MBB

Configuração e utilização da Remessa Antecipada MBB.

  • Manutenção do Código Fiscal de Operação
    Acesse o programa Apollo, para manutenção do Código Fiscal de Operação.
    Apollo: Menu: Configuração > Cadastros > Código Fiscal


  • Na aba "Outras opções", foi implementado o parâmetro "CFOP utilizado para Entrada de Itens de Remessa Antecipada MBB", que serve para o controle de notas fiscais de entrada referentes a itens de remessa antecipada. Deverá ser indicado um código fiscal para ser utilizado nas entradas de itens de simples remessa.


Figura 1: Manutenção do Código Fiscal de Operação


  • Manutenção do Tipo de Transação

Acesso ao programa em Apollo para manutenção do Tipo de Transação.

Apollo: Menu: Faturamento > Cadastro > Tipo de Transação


Figura 2: Manutenção do Tipo de Transação

  • Conforme detalhado abaixo nos parâmetros do Fábrica MBB, deverá ser indicado uma "Transação de Saída Remessa Antecipada MBB", que serve para o controle da transação que será utilizada na emissão de notas fiscais de garantia referentes a Remessa Antecipada MBB. Esta Transação deve ser configurada com o Subtipo Transação "Pertence a Terceiros".


  • Manutenção de Parâmetros do Fábrica

Acesso ao programa em Fabrica MBB.

Fábrica MBB: Menu: Fábrica MBB > Parâmetros;

  • O campo "Transação de Saída remessa antecipada MBB", existente na aba "Remessa Antecipada MBB", que serve para o controle da transação que será utilizada na emissão de notas fiscais referentes a Remessa Antecipada MBB.



Figura 3: Parâmetros do Fábrica MBB


  • Entrada de notas fiscais.
    Acesso ao programa em Apollo
    Apollo: Menu: Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada


Figura 4: Manutenção de Notas de Entrada

  • Ao realizar a entrada da nota fiscal de Remessa Antecipada MBB, o "Tipo de Transação" da nota deve ter seu "Subtipo Transação" como "Pertence a Terceiros" (Vide figura 2). Na tela de inclusão/alteração dos itens, deverá ser selecionado um código fiscal de operação que esteja com o campo "CFOP utilizado para Remessa Antecipada MBB" parametrizado, conforme o item 1 do tópico "Configuração do Linx DMS".


Observação: Para que o processo seja executado corretamente, é necessário que a transação de entrada a ser utilizada para esta operação, tenha sua referência cruzada cadastrada para o código de operação que foi marcado o campo "CFOP utilizado para Remessa Antecipada MBB". Menu: Faturamento > Cadastros > Referência Código Fiscal de Operação.


  • Criação de Remessa antecipada a em Ordens de Serviço.
    Acesso ao programa em Apollo
    Apollo: Menu: Oficina > Atendimento Oficina


Figura 5: Agendamento


  • Nas telas do sistema onde é possível realizar atendimento ao cliente com a inclusão de solicitações, foi adicionado um tratamento para que, na primeira solicitação de garantia, seja solicitado ao usuário informar se a solicitação é de Remessa Antecipada MBB ou não, essa opção irá valer para todas solicitações de garantia posteriores da Ordem de Serviço. Quando for selecionada a opção sim, o controle de peças disponíveis nas solicitações de garantia desta O.S. será feito sobre o campo "Pertence a Terceiros" e não sobre a quantidade contábil.


  • Manutenção do tipo de serviço das solicitações ao realizar a manutenção/alteração do tipo de serviço das solicitações, as mudanças realizadas do tipo garantia para outro tipo e vice-versa só poderão ser realizadas caso não existam peças na solicitação, do contrário, será exibida uma mensagem de alerta.



Figura 6: Manutenção do Tipo se Serviço.


Observação: Uma vez que sejam removidas as peças da solicitação a mudança de tipo de serviço será realizada normalmente. Ainda nesta opção, é possível realizar a manutenção da solicitação, ou seja, se ela é referente a recall ou não. Para isso, basta selecionar um serviço de garantia no campo "novo tipo de serviço" (podendo inclusive ser o mesmo). Não havendo peças na solicitação, será questionado novamente se a mesma trata de Remessa Antecipada MBB.


  • Requisição de peças em Remessa Antecipada MBB.

Ao efetuar a requisição de itens em solicitações de Remessa Antecipada MBB, será considerada como disponível a quantidade do campo "pertencente a terceiros" no estoque do item, e não a quantidade do campo "contábil", em virtude do controle de peças deste processo.


Exemplo de tela do item na seleção de peças de uma solicitação de Garantia referente a Remessa Antecipada MBB:

Figura 7: Seleção de Peças.
:
Exemplo do mesmo item da tela de consulta:

Figura 8: Consulta Gerencial de Peças.


  • Encerramento de ordem de serviço
    No encerramento da ordem de serviço, caso o usuário utilize a emissão separada de nota fiscal de peças e de serviços, a nota de peças será gerada com a transação preenchida no campo "Transação de Saída remessa antecipada MBB" presente nos parâmetros Fábrica MBB, conforme descrito no item 3 da configuração do fábrica.

Conteúdo do pacote

#

Nome do arquivo

Comentário

1

Apollo.exe

Entrada de Itens do Estoque, Consulta Gerencial de Peças, Atendimento Oficina, Cadastro de Transação e Código Fiscal.

2

FabricaMBB.exe

Fábrica MBB, Parâmetros.

3

Manual de Remessa Antecipada - MBB.pdf

Este documento.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos