1. Introdução
O SELLER WEB possui integração com o Smart POS possibilitando realizar a venda de combustíveis e produtos disponíveis nas lojas de conveniência através do aplicativo. O processo de venda se dá desde a escolha dos produtos ou abastecimentos, até a finalização através das opções de pagamento dinheiro, á prazo, cartões de crédito e débito além de voucher. Possibilita ainda a impressão de documento fiscal nos modelos 59 - Cupom Fiscal Eletrônico e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Permite a consulta de crédito de clientes e operações de sangria e suprimento.
DICA
- Para saber mais sobre as configurações e funções da Integração Smart POS, clique aqui.
- Para saber mais sobre Integração de Comandas com Smart POS, clique aqui.
- Para ver um "Case de Sucesso" utilizando o SMART POS na prática, clique aqui.
2. Premissas
2.1 Integração Seller Web com Smart POS
Para que a Integração do sistema Postos Seller (PDV7) com o Smart POS funcione corretamente, será necessário possuir:
- Equipamentos Ingenico APOS A8 para Linx Pay e Getnet e Gertec GPOS 700 para REDE.
- DTEF instalado e configurado;
- Módulo Smart POS liberado na intranet para uso da integração.
- NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.
- Módulo TEF Direção liberado para o produto SmartPOS.
3. Cadastro de Periférico
Para que a integração realizada na retaguarda seja recebida pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de periférico. Para isso, acessar no retaguarda Seller o menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> PERIFÉRICOS:
- Para incluir um novo Periférico:
- Clique na na aba Periférico ();
- Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
- Descrição: Nome do equipamento (descrição livre);
- Tipo de Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
- Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
- Porta de Comunicação: Número da porta para comunicação com a estação PDV local (alinhar com Time do PDV a sequência), se tiver mais de um SMART deve-se aplicar a próxima numeração em sequência (9000, 9001, 9002..);
- Número de Série: Informar o número de série contido na etiqueta do Equipamento; SMART;
- Código de Ativação: Este campo se refere a ativação do "Stonecode do Cliente" para que o SMART seja integrado com a Plataforma Stone. O Estabelecimento deve obter este código via plataforma da Stone - http://partnerhub.stone.com.br;
- Clique em Salvar no menu lateral direito ().
4. Cadastro de Máquina
Para concluir o processo de integração também se faz necessário realizar o cadastro de maquina na retaguarda para que seja recebido pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de maquina. Para isso, acessar no retaguarda Seller o menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> MÁQUINA:
- Para incluir um nova Máquina:
- Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
- 1) ABA - DETALHES ()
- Itens: Selecione "Integração Smart POS" e "É PDV", caso seja necessário pode selecionar os demais itens;
- Almoxarifado: Selecione o tipo de almoxarifado conforme a utilização do Estabelecimento;
- 2) ABA - PERIFÉRICOS ()
- Tipo de Equipamento: Selecione "Smart POS";
- Dados Complementares: Selecione o equipamento cadastrado em periféricos (item 3 acima) e clique em adicionar ();
- Periféricos Cadastrados: Será exibido o Smart POS com as informações de (Porta, Num. Série e Nome);
- 3) ABA - CONFIGURAÇÕES PDV ()
- Mobile Payment: Selecionar "Pagamento Mobile" e "Abrir/Fechar Turno Automaticamente";
- Responsável Padrão: Selecione um Colaborador indicado pelo Estabelecimento;
- 4) ABA - PERFIL DE BICOS ()
- Bomba/Bico: Caso o Smart POS seja utilizado em Pista, selecionar as opções conforme o Estabelecimento;
- 5) ABA - SMART POS ()
- Opções: Selecione as opões disponíveis, com foco nas principais:
Habilitar Abrir/Fechar Turno Automaticamente + Seleção do Responsável (indicado na aba Configuração PDV);
Habilitar a validação de estoque ao lançar o item no carrinho;
Habilitar o lançamento de produtos;
Habilitar o lançamento de abastecimento (caso a opção Vendo Combustível for informada na aba Detalhes);
- Habilita forma de pagamento (NOTA: Caso não seja selecionado nenhuma forma de pagamento, os pagamentos serão feitos somente com Cartão de Débito e Crédito, nativos do próprios do Smart POS.):
Dinheiro
QR Linx
Voucher
- Opções: Selecione as opões disponíveis, com foco nas principais:
- 1) ABA - DETALHES ()
- Clique em Salvar no menu lateral direito ().
- Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
1) ABA - DETALHES
2) ABA - PERIFÉRICOS
3) ABA - CONFIGURAÇÕES PDV
4) ABA - PERFIL DE BICOS
5) ABA - SMART POS
5. Relatório de Venda
Para consultar as vendas realizadas via Smart POS, acessar no retaguarda Seller o menu AUDITORIA -> VENDAS POR DOCUMENTO FISCAL:
- Para exibir a origem da venda no relatório será necessário fazer a parametrização de Delivery.
- MENU - Cadastros -> Estabelecimento -> Estabelecimento;
- Selecione o Estabelecimento;
- Clique em Configurar;
- Selecione a opção "Integração Delivery" e Clique em "Salvar";
- Selecione as opções conforme os filtros disponíveis em tela e/ou a Origem da Venda "Smart POS".