Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Assunto

Emitir o boleto de cobrança bancária em formato PDF, sem necessitar de software do banco, possibilitando o envio do mesmo ao cliente.
Neste processo será gerado o arquivo de remessa para o banco, para que o banco receba o boleto de cobrança emitido na concessionária.

Pre-Requisitos

CADA0230 - Cadastrar a Agência Bancária no sistema

OBS: Os campos '% Juros Atraso' e '% Multa Atraso' influenciam diretamente na emissão do arquivo de remessa para envio ao banco. Estas informações devem ser preenchidas conforme contrato existente com o Banco de Cobrança utilizado.


CADA0235 - Relacionar o Banco/Filial

OBS: Os campos 'Filial Cobrança', 'Nro Convênio', 'Instr.Cobranc 1', 'Instr.Cobranc 2', 'Cod.Carteira' e 'Perc. Multa' influenciam diretamente na emissão do arquivo de remessa para envio ao banco. Estas informações devem ser preenchidas conforme contrato existente com o Banco de Cobrança utilizado.


CADA0220

OBS: O campo 'Banco Cobrança' influencia diretamente na emissão do arquivo de remessa para envio do Banco. Esta informação deve ser a mesma da Filial de Cobrança informada no CADA0235 anteriormente.

Arquitetura

Uma vez definida a conta de cobrança e associada a filial, o PDF poderá ser gerado a partir de qualquer processo do sistema que emita boleto bancário:

“ORCA2000” e “BALC2000”, conforme parâmetro do setor no CADA0280, para finalizar Orçamento/O.S pelo “VENDEDOR”

"NOTA1000" e "NOTA1900", conforme parâmetro do setor no CADA0280, para finalizar Orçamento/O.S pelo “CAIXA”


O sistema irá gerar o boleto no diretório padrão definido no "COPE0100" para o programa “NOTA2210”.


A reimpressão de boletos é realizada pelo NOTA2230 e o boleto será gerado no diretório padrão definido no "COPE0100" para o programa "NOTA2230"

Fluxo de execução

Sisdia Evolution/EVO2016: O sistema irá apresentar a mensagem “PDF do boleto gerado:” [nome_do_arquivo], e irá abrir o PDF em uma janela do Navegador de Internet.

Sisdia BDS (Desktop): O sistema irá apresentar a mensagem “PDF do boleto gerado:” [nome_do_arquivo], e irá abrir o PDF no aplicativo de leitura de PDF que estiver instalado na maquina local, conforme configuração do ambiente abaixo.


Configuração de Ambiente:

  • Todos os arquivos necessários estão localizados no arquivo compactado “boleto_pdf.zip” no atalho abaixo "Acesso ao Aplicativos" - Boleto PDF (fmt's) e deverão ser baixados e copiados para o diretório onde os programas compilados do Sisdia estão contidos, normalmente diretório “/ext/sisdia/”, “/ext/sisdia/SisdiaEvolution/” e /ext/sisdia/SisdiaEvolution25/"


Também faz-se necessário dar permissão aos arquivos copiados e a pasta onde os arquivos PDF serão gerados (“NOTA2210”), para tal o usuário deve logar-se com usuário ROOT e executar os seguintes comandos:


  • O arquivo itext-1.4.8.jar deve ser copiado para o diretório do Java que armazena os arquivos .JAR, normalmente “/usr/local/jre1.6/” ou “/usr/java/latest/”, e esse caminho completo da localização deste arquivo deve ser informado na variável CLASSPATH do arquivo .XCF (normalmente contido no caminho “/usr/local/genero/gas/app/”) de configuração do Gereno Application Server.


  • Para abertura automática do PDF, na versão do Sisdia BDS (Desktop), deverá existir o cadastro do programa “BOL_PDF” no (“COPE0300”), também deverá existir para esse programa, o diretório (“COPE0100”) onde estará o arquivo gerado e este diretório deverá estar compartilhado (no Samba), ou seja, acessível pela maquina local.

    Exemplo (“COPE0100”):
    Se o diretório compartilhado report estiver mapeado a uma letra “p”, na maquina local:
    Filial = 1
    Programa = BOL_PDF
    Diretório = p:\\

    Se o diretório report estiver apenas compartilhado:
    Filial = 1
    Programa = BOL_PDF
    Diretório = \\\\srvsisdia\\report\|


ATENÇÃO: Independente da forma como o caminho é informado no programa (“COPE0100”) para os programas (“NOTA2210”) e BOL_PDF, o diretório destes programas deve ser o mesmo.


  • O arquivo “call_pdf.bat” deve estar na maquina local, em “C:” e deve conter o caminho do aplicativo de leitura de PDF. Exemplo: ECHO OFF REM INFORME O PATH DO ADOBE OU EQUIVALENTE ECHO ON "C:\Arquivos de programas\Adobe\Reader 10.0\Reader\AcroRd32.exe" %1
  • Sem rótulos