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As Listas de Preços são utilizadas para conceder preços diferenciados para determinados clientes selecionados, podendo ser realizado através de desconto ou um preço fixo diferenciado. Existem clientes que possuem "convênio" com algumas empresas, a partir disso criam as listas de preços para que ao realizar a venda para os clientes que possuem lista de preço associada, o desconto seja concedido.

Para incluir uma nova "Lista de Preço", basta acessar o menu Cadastros > Produtos> Listas de Preços e clicar no botão "Incluir". A inclusão é realizada por etapas:

Informações da Lista

Deve ser informado o nome da lista. Nessa mesma seção, quando quiser inativar a lista, marque a opção "Inativo".

Condições/Preços

Na seção "Condições/Preços", após clicar no botão "Adicionar" é apresentada tela para seleção dos produtos a serem incluídos na lista. A pesquisa pode ser realizada filtrando por “estrutura mercadológica” ou por “produto”. Na pesquisa por produto é possível filtrar pelo código do mesmo, pela sua descrição ou descrição resumida ou por estrutura mercadológica. Após localizar os grupos, subgrupos e/ou artigos ou produtos, marque os desejados para que sejam incluídos na lista.

Na seção "Preço" é necessário informar no filtro "Tipo de Reajuste", qual opção será concedida ao produto no momento da venda. Temos 3 opções disponíveis:

- "Percentual de Desconto": o percentual informado será aplicado como desconto ao realizar a venda do(s) produto(s) cadastrado(s) nessa lista de preço para o cliente configurado na lista. Quando utilizada essa opção, deve ser informado o campo “Percentual de Desconto”;

- "Valor de Desconto": o valor informado será aplicado ao vender os produtos associados a esse lista e cliente configurados na mesma. Desconto por valor não pode ser configurado na lista de preços para grupo, subgrupo ou artigo, somente diretamente para produtos. Quando utilizada essa opção, deve ser informado o campo “Valor de Desconto”;

- "Preço Fixo": o valor informado será fixo e caso o preço de venda do cadastro seja inferior, será concedido desconto para o produto na venda, se o preço for maior, será registrado acréscimo, porém, somente para o Linx Postos POS (PDV7), pois o Linx PDV Seller (PDV6) não contempla a opção de acréscimo). Quando utilizada essa opção, deve ser informado o campo “Preço de Venda Final”.

Após selecionar o "Tipo de Reajuste" e seu valor/percentual correspondente, caso o desconto seja concedido somente quando o cliente utilizar determinadas formas de pagamento, selecione as formas desejadas no filtro "Forma de Pagamento"e clique no botão "Adicionar". Confira se as configurações estão todas corretas e para finalizar esta etapa, clique no botão “Salvar e atualizar Condições/ Preços”.


Clientes

A próxima etapa é informar os clientes para os quais a lista será associada, para isso, na seção “Clientes”, clique no botão “Incluir”. Na tela apresentada, temos as seguintes opções para escolha:

- Todos: a lista será aplicada aos clientes cadastrados no sistema, clientes avulsos identificados no momento da venda e consumidor final, ou seja, a lista será aplicada para todos clientes.

- Definir, que possibilita as opções:

- para um ou mais clientes já existentes no cadastro do sistema – marque os clientes desejados no filtro “Cliente”;

- Lista de Preços para Clientes Avulsos – a lista será aplicada quando efetuada venda para cliente que não pertence ao cadastro do sistema e nem é “Consumidor Final”, ou seja, cliente avulso;

- Lista de Preços para Consumidor Final - a lista será aplicada quando efetuada venda sem especificar cliente, ou seja, para o “Consumidor Final”.


Finalização

Informe o período de vigência para a lista, deve ser informada a data inicial (que não pode ser anterior ao dia atual) e a data final e clique no botão “Adicionar”. São apresentados os clientes conforme configurado, confira se está tudo ok e em caso positivo, clique no botão “Salvar e atualizar Condições/ Preços”. O sistema retorna para a tela inicial. Verifique se todas as configurações estão corretas e para concluir a inclusão da lista de preços, clique no botão “Salvar Lista”. Aguarde alguns instantes a atualização nos PDVs e a lista já estará disponível para utilização.

Clientes

A próxima etapa é informar os clientes para os quais a lista será associada, para isso, na seção “Clientes”, clique no botão “Incluir”. Na tela apresentada, temos as seguintes opções para escolha:

- Todos: a lista será aplicada aos clientes cadastrados no sistema, clientes avulsos identificados no momento da venda e consumidor final, ou seja, a lista será aplicada para todos clientes.

- Definir, que possibilita as opções:

- para um ou mais clientes já existentes no cadastro do sistema – marque os clientes desejados no filtro “Cliente”;

- Lista de Preços para Clientes Avulsos – a lista será aplicada quando efetuada venda para cliente que não pertence ao cadastro do sistema e nem é “Consumidor Final”, ou seja, cliente avulso;

- Lista de Preços para Consumidor Final - a lista será aplicada quando efetuada venda sem especificar cliente, ou seja, para o “Consumidor Final”.


Finalização

Informe o período de vigência para a lista, deve ser informada a data inicial (que não pode ser anterior ao dia atual) e a data final e clique no botão “Adicionar”. São apresentados os clientes conforme configurado, confira se está tudo ok e em caso positivo, clique no botão “Salvar e atualizar Condições/ Preços”. O sistema retorna para a tela inicial. Verifique se todas as configurações estão corretas e para concluir a inclusão da lista de preços, clique no botão “Salvar Lista”. Aguarde alguns instantes a atualização nos PDVs e a lista já estará disponível para utilização.

Ao acessar o cadastro de listas de preços é exibida a tela de pesquisa onde são apresentadas todas as listas de preços existentes no cadastro.

São disponibilizados filtros para pesquisa por nome da lista, por um produto específico, por agrupador de produto, por grupo, subgrupo ou artigo (estrutura mercadológica), por cliente e/ou por forma de pagamento. Após definir os filtros a serem utilizados, clique no botão “OK” para que o sistema realize a busca e apresente o resultado. Será listado o(s) nome(s) da(s) lista(s) e seu status. Para consultar seus demais dados, clique sobre a lista desejada.





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