Se for necessário cancelar um atendimento após a conclusão da venda é possível e recomendável fazê-lo pelo PDV. 

Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse o menu do módulo Atendimento;
  • Na primeira linha de opções, clique em Concluídos ou pressione SHIFT + F11;
  • Uma aba com todos os atendimento finalizados será aberta. Selecione a venda que deseja cancelar e clique em Confirmar (✔);
  • Os dados da venda serão carregados, pressione F6 ou vá novamente ao menu do módulo, e clique na opção Cancelar, na terceira linha de botões;
  • O sistema pedirá a confirmação da operação, clique em Confirmar (✔) para avançar;
  • Informe o motivo de cancelamento e clique novamente em Confirmar (✔);
  • A parte final desse processo vai variar conforme o ambiente configurado: SAT, NFC-E ou ECF.

Ambiente SAT

Se o comprovante foi emitido a menos de 30 minutos atrás, será cancelado o documento fiscal, anulada a cobrança de impostos em cima da venda e emitida o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) de cancelamento.

Se foi emitido a mais de 30 minutos atrás, será exibido um alerta, e o sistema pedirá a confirmação do cancelamento.

Ambiente NFC-e

Ao confirmar o motivo de cancelamento, a venda será anulada junto ao documento fiscal gerado pela NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Ambiente ECF

Ao confirmar o motivo do cancelamento, caso tenha sido a última venda registrada no PDV, o cupom fiscal será anulado e um documento de cancelamento impresso.

Caso contrário, será necessário emitir uma nota fiscal de devolução de venda (entrada) para abater os impostos.

Para ambiente ECF, só é possível realizar o cancelamento da venda no período em que o caixa ainda estiver aberto.

Se preferir, acompanhe o processo no #DicaLinx a seguir: