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 Dúvidas frequentes (FAQ)


Qualquer dúvida sobre as opções de inventário como: Algumas Marcas, Alguns Departamentos e outros, acesse a nossa página de dúvidas: FAQ's sobre o Inventário Físico no SetaERP

 Manual de uso da ferramenta


Finalizar o inventário com acerto do Estoque

Passo 01: Acesse o retaguarda, estoque, inventário fisico

Passo 02: Defina o código de inventário e clique em Acertar

Passo 03: Defina a maneira como você irá realizar o acerto e clique em ok

Forma de Realizar o acerto de estoque

Use o link a seguir: Formas de realizar o inventário de estoque no SetaERP

Passo 04: Clicando no botão OK, o sistema abrirá a tela Acerto do inventário do estoque, onde irá carregar todos os produtos que estavam na tela Locais Inventariados.


Os produtos serão divididos, conforme legenda na lateral esquerda, da seguinte forma:

  • Todos: os produtos serão carregados em tela independente de sua situação;
  • Confere: as quantidades informadas no inventário são as mesmas que já haviam no estoque, desta forma, não será modificado o estoque;
  • Não confere: as quantidades informadas no inventário não são as mesmas que já existiam, sendo que o sistema irá fazer um acerto, deixando o estoque com a mesma informação do inventário;
  • Não contados: são produtos que possuíam alguma quantidade, porém, não foram informados no inventário, desta forma, o sistema irá zerar a quantidade de tais produtos;


Recomendamos que, antes de realizar o acerto do inventário, salve os arquivos no formato .XLS (Excel), separados pelas categorias informadas acima, isso será muito útil caso necessário realizar alguma conferência futuramente.

A partir da versão 6.201.20 o SetaERP salva automaticamente os relatórios para auditoria do inventário na pasta "C:\SetaArquivos\Inventários"


Passo 05: Para salvar os arquivos, selecione a categoria desejada e também o agrupamento, em seguida, clique no botão Excel. Caso prefira salvar em .PDF ou realizar a impressão, clique no botão Imprimir.



Passo 06: É possível também Imprimir em PDF dos relatórios 'Todos', 'Confere', Não Confere', 'Não Contado', 'Não será acertado'. Recomendamos que faça de cada um e salve em uma pasta ANTES DE REALIZAR O ACERTO DE ESTOQUE, pois depois que realizar o acerto não é mais possível obter esses relatórios.


Passo 07: Você pode selecionar a opção 'Confere' e clicar no botão Imprimir e salvar em alguma pasta.



Passo 08: Após salvar todos os arquivos, clique no botão Acertar ou pressione a tecla de atalho F5, sendo que deverá ser informado o usuário e senha do responsável.


Relatório de Produtos 

É importante verificar se depois de acertar o estoque, o sistema atualizou o estoque dos produtos no ERP. Você pode validar essa informação usando o relatório de Produtos.

Acesse o retaguarda, relatórios, produtos

Use o relatório 3 - Resumo de Preço e Estoque. Define se você deseja agrupar por grupo, departamento... No campo da Data do Cadastro ele irá trazer a data atual

Irá abrir outra tela, clique em Visualizar

Depois de gerar o relatório, valide na coluna Quantidade o totalizador se confere com o total de itens que existe na sua loja depois de realizar o acerto


Estornar inventário

Caso perceba que faltaram produtos ou ocorreu algum outro problema com o inventário acertado, o mesmo poderá ser estornado. Só poderão ser estornados os inventários que estiverem concluídos.

Para estornar um inventário, siga os passos abaixo.


Passo 01: Clique na lupa ao lado do campo Código do Inventário e dê dois cliques sobre o inventário desejado (status Concluído)


Passo 02: Clique no botão Estornar.


Passo 03: Será exibida a seguinte mensagem:



Passo 04: Clique em Sim para confirmar e informe o usuário e senha do responsável.


Passo 05: O sistema retornará o seguinte:

Feito isso, seu estoque irá retornar com as quantidades que estavam antes de realizar o acerto do inventário.

Importante: após finalizar o acerto do inventário, faça novamente a impressão do relatório de estoque, conforme mencionado no início deste manual. Esse relatório será de extrema importância caso necessite realizar alguma auditoria futuramente.



PRIMEIRA FASE: Coleta do Inventário
  • Há três formas de realizar a coleta do inventário:

        I - Contagem de Estoque dentro do Seta;

       II - Utilizando arquivo de texto (txt)

       III - Usando o seta coletor

Aprenda sobre as três formas clicando no link: Como coletar o inventário físico no SetaERP


SEGUNDA FASE: Importar os produtos do Inventário
  • Depois de finalizar a primeira fase, você precisa enviar os dados coletados para o computador. Você irá aprender como fazer essa exportação que é a segunda fase do processo.
  • Vamos para a segunda fase, clique no link e vamos para o próximo passo: Como importar os produtos do inventário físico no SetaERP
TERCEIRA FASE: Definir o que será acertado
QUARTA FASE: Acerto do Estoque



  • Sem rótulos