1- O que é um Disparo de Mensagem?
Trata-se de uma funcionalidade para customização e disparo automático de mensagens. Com o Disparo de Mensagens é possível configurar regras de envio de SMS e E-mail de acordo com algumas características e gatilhos da agenda.
Essa funcionalidade pode ser utilizada para o envio de lembretes, instruções pós consulta, mensagens de agradecimento e comunicados em geral.
2- Como criar um disparo de mensagem?
1) Acesse o menu Administrativo → Mensagens → Disparo de Mensagens.
2) Na aba Agenda, informe um título para seu disparo.
3) Selecione a opção de envio desejada: SMS e/ou E-mail.
4) Selecione o Status de Agenda (o disparo será feito com base no status selecionado).
5) Selecione o Grupo de Procedimento (o disparo será feito para os pacientes agendados nesse grupo de procedimento).
6) Informe o tempo e selecione o intervalo (essa configuração é referente ao momento em que o disparo de mensagem será realizado. Exemplo: 1 hora / depois do evento).
7) Escreva o texto da mensagem e clique em "Salvar".
Exemplo:
Título - "Instruções Pós Atendimento".
SMS / E-mail - Selecionar a opção de envio desejada (somente os clientes que possuem o serviço de SMS em contrato estão aptos para utilizar essa opção de envio de mensagem. Para realizar o envio através do e-mail, é necessário que a tela Configuração de E-mail (Administrativo → Configurações → Configuração de E-mail) esteja devidamente configurada.
Status de Agenda - ATENDIDO (a mensagem será disparada somente quando o Status da Agenda estiver como ATENDIDO).
Grupo de Procedimento - CONSULTA (a mensagem será enviada somente para os pacientes agendados para o Grupo de Procedimento Consulta. É possível também que a mensagem seja configurada para todos os Grupos de Procedimento).
Tempo - Informar quando o disparo será realizado (se esse campo for preenchido com 0 a mensagem será disparada assim que o status da agenda for alterado. Caso insira 1, a mensagem será disparada 1 hora ou 1 dia antes ou depois do evento, levando em conta as demais configurações).
Intervalo - Informar se a mensagem será enviada dias ou horas antes ou depois do evento.
Mensagem - Texto da mensagem.
3- Qual a finalidade da aba Pacientes?
A aba Paciente da tela Disparo de Mensagens, Administrativo → Mensagens → Disparo de Mensagens, tem como finalidade fazer a configuração de disparos de mensagens direcionados a pacientes específicos.
Essa aba leva em conta o Status de Paciente, que é configurado na tela de cadastro do paciente (aba Paciente) através do caminho Recepção → Buscar Paciente. Ou seja, a mensagem será enviada sempre que o status do Paciente for alterado para determinado status que tenha um disparo configurado.
Exemplo: Configurando um Disparo de Mensagem para o Status de Paciente AGUARDANDO EXAMES.
Sempre que um paciente tiver o Status de Paciente alterado para o status AGUARDANDO EXAMES, a mensagem será enviada.
4- Como ativar um disparo de Confirmação de Agendamento?
Importante: A Configuração do disparo está limitada ao status do agendamento.
1) Acesse o menu Administrativo → Mensagens → Disparo de Mensagens.
2) Faça as configurações do seu Disparo de Mensagem.
3) Crie o texto da sua mensagem.
4) Selecione campo dinâmico ‘’link de confirmação de agenda’’ no seu texto, para que o link de confirmação seja disparado na mensagem e o paciente possa efetuar a confirmação através do mesmo.
5) Clique em "Salvar".
O paciente receberá um e-mail com o link no formato abaixo( de acordo com as informações que a clínica inserir dentro do campo de texto, dentro da configuração do disparo de mensagem):
Após a confirmação pelo paciente através do link, o Status de Agenda é alterado automaticamente para "Confirmado".
Para realizar o disparo de confirmação via SMS é necessário ter o serviço em questão contratado.