Assunto

Ao emitir uma nota fiscal ou consultar o status do WebService, retorna o erro:

[9000]-[Erro ao consultar Nfe]

Produto

Linx DMS / Autoshop / Bravos

Menu

Configuração > Cadastros > Status do WebService da NF-e.

Data

 

Autor

Lucio Fernando Vasconcelos Da Silva

Área

Suporte Linx DMS.

Finalidade

Tem por finalidade instruir os clientes que estão com o problema relacionado a emissão de nota fiscal que esteja retornando o erro 9000.

Abrangência

Todos os clientes Linx DMS / Autoshop / Bravos.

Incidente

Na emissão de alguma nota fiscal ou se consultar o WebService em Configuração > Cadastros > Status do WebService da NF-e. Aparece a seguinte mensagem:

Esta mensagem pode ser retornada nos seguinte motivos:


  • Webservice da SEFAZ está fora do ar;
  • Certificado vencido;
  • Certificado não está ativado;
  • Caminho da cadeia de certificação esteja com algum certificado desativado.


Solução


1 - Certifique que a SEFAZ origem esta com os serviços webservices ativos ou emitiu algum comunicado sinalizando instabilidades. 


Clique no link Portal da Nota Fiscal Eletrônica (fazenda.gov.br)

Localize a SEFAZ origem e verifique se os serviços estão ativos.

Exemplo:


Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica (fazenda.gov.br)

Verifique o quadro de Avisos.

Localize a SEFAZ origem que será direcionado.



Exemplo de um comunicado da SEFAZ-MG:



2 - Acesse o caminho Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba NF-e > Sub Aba Configuração de Acesso > Clicar na chave serial do certificado digital





Caos esteja vencido, primeiramente verificar o Tipo de Utilização do certificado em Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba NF-e > Sub Aba Configuração de Acesso



Caso seja Distribuído, cada máquina tem uma instalação e comunicação com a SEFAZ, ou seja, o certificado tem estar instalado e valido em cada máquina. Neste tipo de utilização, deverá clicar na chave para buscar o certificado validado e instalado na maquina e o Caminho do Certificado Digital não deve ser informado. Note que após selecionar o serial do certificado será preenchido.



Caso seja Centralizado, o certificado só precisa estar instalado no servidor e o caminho configurado no campo Caminho do Certificado Digital. Este certificado necessita estar acessível (liberado com permissão) no servidor, ou seja as maquinas na rede devem conseguir acessar a pasta onde esta o certificado.



Caso não esteja vencido verifique qual certificado está desativado ou apresentando problemas:


Em Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba NF-e > SubAba Configuração de Acesso > Clicar na chave serial do certificado digital > Exibir as propriedades do certificado > Aba caminho da certificação.




Verificar qual certificado está desativado ou apresentando problemas, no caso da imagem acima o certificado "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5" está apresentando o problema.


Para solucionar esse problema faça o seguinte:


1) Windows + R > certmgr.msc > Localizar em qual lugar está esse certificado que está desativado. No caso do "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5" fica em autoridades de certificação raiz confiáveis.


2) Clicar com o lado direito do mouse > Propriedades > Ativar todas finalidades do certificado.



Após os ajustes consultar novamente o WebService ou reenviar a NF e verificar que foi solucionado o problema.


Se o erro persistir e esteja relacionado ao envio de uma NF para outro estado, avalie a orientação Erro 9000 Consulta NFe | Consulta de NF de outro estado